terça-feira, 29 de setembro de 2015

Palestra no Porto "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa" com o Prof. Joaquim Fernandes

Dia 17 de Outubro 17:30h no Ateneu Comercial do Porto: Conferência do Prof. Joaquim Fernandes " O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa" - com o apoio da ACPC


Joaquim Fernandes, cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em História com uma tese sobre “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a primeira da sua temática numa Academia portuguesa e europeia e editada sob o título “Moradas Celestes” (ed. Âncora Editora, 2014).

Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias, e o debate entre ciência e religião.


É membro de vários organismos internacionais e coordenador internacional do “MARIAN Project que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada.
Desde 1997 que tem promovido a realização de vários congressos internacionais subordinados ao título genérico de “Fronteiras da Ciência”, na Universidade Fernando Pessoa.
Colaborou na organização da conferência “Ciência e Consciência” integrada no programa do “Porto 2001, Capital Europeia da Cultura”.
Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, “O Cavaleiro da Ilha do Corvo”, a que se seguiram os ensaios ”O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos”, “”Mundos, Mitos e medos - O Céu na Poesia Portuguesa”.
Em 2010 escreveu em coautoria o guião do telefilme "A Noite do Fim do Mundo”, que retrata as reações em Portugal à aproximação do Cometa Halley, em 1910, integrado no ciclo dedicado ao Centenário da República Portuguesa programado pela RTP1. Para a RTP2 coordenou a série temática "Encontros Imediatos", dedicada ao fenómeno OVNI em Portugal.
O presente livro prossegue a linha de investigação da obra "História Prodigiosa de Portugal.
Mitos & Maravilhas" (Quidnovi, 2012). Em 2014 publicou o seu segundo romance histórico "As Curandeiras Chinesas.
Um motim que abalou a I República” (ed. Gradiva).
Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do século XX” (Porto Editora, 2001).

A NÃO PERDER ESTA OPORTUNIDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário