quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

OVNI persegue carro em Tavira 1980

08/09 Fevereiro 1980

Quinta-feira, cerca das 09h45. 
Três pessoas que circulavam em duas motos na EN 125 (no sentido Tavira/Vila Real de Sto. António) junto à ponte do Almargem,  avistaram um corpo luminoso que desce rapidamente do céu a desaparece no lado direito da via. 
Uma estrela cadente ou meteorito? 

Provavelmente não, visto que o suposto asteróide  emitia uma fortíssima  luminosidade, não obstante as suas reduzidas dimensões. 
Pormenor curioso  foi a quebra de luminosidade da moto de menor cilindrada, que fica imobilizada durante o espaço de tempo da observação

 Sexta-feira 05h30. 
Maria Luísa Giro Pires de Brito preparava-se  para deixar a sua residência em Amaro Gonçalves para se dirigir para o trabalho na empresa "Tavipesca", quando sente uma sensação estranha que não consegue explicar. Ao abrir a porta de casa surpreende-se pela claridade desusada nessa altura do ano. 
Então olha para o relógio - não fosse o despertador ter-lhe pregado uma partida. 
Mais descansada, visto que o seu relógio coincidia com despertador,  pensou que tal claridade fosse devida ao luar. 
Tenta tirar o carro da garagem e pô-lo em marcha. mas só o consegue depois de inúmeras tentativas - "um caso pouco habitual pois carro é novo e fica sempre na garagem" - declarou. 
           
06h00 -  Quando finalmente inicia a marcha, repara então num forte reflexo luminoso que incide nos vidros da viatura do lado esquerdo - mas o pensamento do luar ainda a descansa. 
Contudo. decorridos alguns quilómetros, a "lua" executa diversas manobras ascendentes e descendentes, mantendo-se sempre paralela à viatura - ora desaparecendo, ora aparecendo por entre as árvores que ladeiam a estrada. 
Perturbada pensa ainda poder tratar-se de um avião. 
Mas ao atravessar cruzamento da Luz de Tavira que dá acesso a E.N.125. esse pensamento perde significado pois o objecto luminoso circula a poucos metros do solo e não possui as luzes convencionais de aterragem é ovalado não tendo mais de um metro de diâmetro a emite intensa luminosidade, mais forte ainda no centro (ou núcleo).               
Maria Luísa abranda então bruscamente a marcha, e a "luz" ultrapassa-a para logo voltar a colocar-se em marcha paralela. 
Subitamente, antes do cruzamento que dá acesso a Tavira a insólita luz muda-se para o lado direito do carro. 
Para alívio da, assustada, condutora abandona a perseguição quando esta entra em Tavira.  
Mas o pânico apodera-se dela quando ao chegar perto da Praça da Republica, depara com a luz que calmamente a espera e logo reinicia a perseguição. 
Junto ao mercado municipal, avista três colegas de trabalho (respectivamente - Maria Catarina Serra. Natália Reis e Maria Manuela).  
Fora de si grita-lhes: - entrem depressa no carro pois estou a ser seguida por uma luz. 
A risota que tal exclamação provoca desvanece-se num ápice de tempo. quando as colegas testemunham o insólito fenómeno. 
Para melhor se certificarem do que viam não param na "Tavipesca" prosseguindo a viagem até às Quatro Aguas, manobra que a secundada pelo objecto desta feita "colado" a viatura. 
Voltam para a Tavipesca a quando o carro finalmente pára a sua marcha a "luz" eleva-se por sob a copa das palmeiras e aí se estabiliza.

07h00 - A "luz" voltou a mover-se - desta feita a para espanto geral - penetrando nas instalações da "Tavipesca" e estabilizando-se dentro de um dos armazéns. 
Uma vez aí desaparece misteriosa e definitivamente por volts das 08h00.

Heitor Morais
Pufoi

3 comentários:

  1. Boas, copiei esta postagem para o meu blog, sou de Tavira onde decorreram estes fenómenos e tenho a repara que talvez tenha sido em 1990 ou 91 e não 80. um abraço e boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se possível nos envie mais informações, como também de avistamentos na região.

      Eliminar
  2. Será de mencionar que sim nos inicio dos anos 90 houve dois ou três casos em que alguns carros foram seguidos por luzes vindas do céu.
    Uma das testemunhas relatou o caso nomeadamente em 2003/2004, não sei precisar a data em concreto!
    Mas recordo que a testemunha diz ter parado a viatura e ver essa luz passar bem por cima do seu carro, ficando sem palavras para o que tinha visto, ele e outros que seguiam aquele percurso.

    ResponderEliminar