domingo, 21 de dezembro de 2014

Após mais de um ano, Luzes avistadas em Leiria continuam sem explicação

O fenómeno observado durante uma noite de Julho 2013, em Vale Salgueiro, freguesia da Maceira, apanhou Bruno Santana completamente de surpresa. 
O jovem já tinha avistado um OVNI no mesmo local uma semana antes...


Eles andam aí e andam a pairar pelo céu da pequena aldeia de Vale Salgueiro, na freguesia de Maceira, em Leiria.
Que o diga Bruno Santana, de 27 anos, que nunca pensou poder vir a assistir ao aparecimento, não de um, mas de sete OVNIS (Objectos Voadores Não Identificados) num período de uma semana.
Enquanto fazia a sua caminhada habitual com os pais, na quarta-feira passada à noite, o jovem, natural daquela freguesia do concelho de Leiria, foi completamente apanhado desprevenido ao vislumbrar no céu uma luz brilhante, estática, “de cor laranja e uma áurea branca”.
“Pareceu estarmos a ver uma estrela muito brilhante, mas aquilo não era uma estrela.
 Era diferente de qualquer tipo de avião ou do que quer que seja.
Tinha uma cor laranja com uma áurea branca e não se deslocava, estava estática no céu.

Afinal, Bruno Santana não foi o único a ver os Ovnis – Objectos Voadores não Identificados – na noite de terça-feira Julho 2013.
Após a publicação da notícia na edição no Diário de Leiria, rapidamente se multiplicaram nas redes sociais os testemunhos de outros leirienses que, sensivelmente à mesma hora, afirmam ter visto luzes brilhantes, tal como de leitores que nos contactaram a dizer que também testemunharam o fenómeno.
“Eu alertei logo que era um OVNI.

Vi uma luz brilhante branca e também amarelada em nossa direcção, apagou e acendeu três vezes e depois não mais foi visto”, disse um dos nossos leitores. Pelo mesmo diapasão seguiu outro avistamento no centro da cidade de Leiria: “Quando olhei para a parte esquerda do castelo, vi [as luzes] três vezes, mas pensei que seriam meteoritos”.



Após estas manifestações o Ufo Portugal, recebia inúmeros relatos de avistamentos variando um pouco por todo o território nacional.
Dando destaque ao trabalho realizado então pelo colaborador "Carlos Lopes", que também registava estes estranhos Objectos Voadores Não Identificados.
O que eram, de onde vêm ainda permanece num verdadeiro mistério até aos dias de hoje.



Em meados de Janeiro de 1979 na localidade de Leiria deu-se um acontecimento estranho quando toda a cidade ficou repentinamente, e sem razão aparente às escuras.
Neste periodo de "black out" foram vistos por inumeras pessoas desta localidade objectos voadores impossiveis de ser identificados ao promenor mas que devido às suas formas aparentemente bizarras e às manobras fantasticas que estes faziam foram unanimemente identificados como sendo OVNIs.
O facto é que estas aparições também foram vistas noutras localidades, nomeadamente em Lisboa e inclusive foram registados em radar objectos não identificados e não autorizados a precorrer o espaço aéreo nacional (GPPOVNIS).

Em 2009 OVNI foi observado por pai e filha em Leiria.
A jovem estudante, de 20 anos, disse ter visto "um objecto que se deslocava na horizontal e se inclinava, tinha um visual que parecia ser achatado".
O mesmo reflectia uma luz "muito intensa e inclinava-se de segundo em segundo"

O novo relato volta a colocar Leiria na ‘rota’ dos muitos testemunhos sobre a observação de OVNIS na região.
"Vi um objecto que parecia que reflectia a luz do Sol.
Era muito intensa e inclinava-se de segundo em segundo".

Outro testemunho de Diogo Valente, ao Diário de Leiria, refere-se a uma segunda observação no mesmo período.
O jovem, estudante na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, deslocava-se com o pai, de carro, na Estrada Nacional 109.

Cortesia do Diário de Leiria e Ufo Portugal

27 comentários:

  1. Por vezes ainda se vê algumas luzes anormais em Leiria.
    Se forem para as serras como por exemplo porto de mós tenho certeza que vão ver alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Para 2015, vamos, nos concentrar na região de Leiria.
    Para quem vive em Leiria e queira de alguma forma participar ou tenha informações adicionais entre em contacto connosco.

    UFO_PORTUGAL@SAPO.PT

    ResponderEliminar
  3. Portugal e tão pequeno que para ve-lo no mapa acho que a vida extraterrestre que pilotava o disco coador necessitou usar 1 binoculo do disco para que possa avistar o terreiro de galinha, no mais sou brasileiro moro no estado do tocantins e ainda acho que não fomos visitados por uma outra civilização extra terrestre tantos avistamentos e nenhuma prova vejo isso uma paixãi das pessoas a vontade imensa de que isso aconteça e causa-lhe delirios e a imagem do disco venha a aparecer apenas para esta que só pensa nisso e acredita e sonha em ver isso, existir tenho certeza que existe se não existisse o universo seria 1 disperdicio de energia , em alguma estrela tenho certeza que a vida existe a questão e a distancia, mas quando os humanos abastados de dinheiro e o caso dos estados unidos tiverem tecnologia para visitar essas estrelas a 1 velocidade rapida de ida e volta logo acharão vida, e acho que e muito diferente da vida na terra.

    ResponderEliminar
  4. Olá senhor nuno errei 2 palavras no lugar de coador e VOADOR no lugar de paixãi e PAIXÃO

    ResponderEliminar
  5. Anonimo a observação de OVNIs estão documentados por militares, pilotos civis, relugiosos e cientistas!
    Acha mesmo que é delírio ou paixão?
    Discordo com as suas palavras.
    A onda OVNI na Bélgica era um delírio!
    No seu país a noite oficial OVNI envolvendo a FAB era um delírio!
    A Operação Prato em 1977 também foi um delírio!
    Roswell, Rendlesham, Fatima, entre outros no seu entender foi um delírio!
    Você está certo disso?
    Significa que bilhões de pessoas formadas vivem em delírio!
    Discordo na totalidade com as suas palavras.
    Já agora se me permite.
    O sr. anónimo é religioso e acredita em Deus?

    ResponderEliminar
  6. Chamo-me Luciana e resido em Ermesinde, num 5º andar virado a Este. Ontem, dia 21 de dezembro de 2014, às 21h45m, vi, pela porta da minha varanda, o que me pareceu ser fogo de artifício a desvanecer. Mas, em vez de desaparecer, continuou a movimentar-se. Eram centenas de luzes intermitentes, de um branco azulado e um pulsar constante, numa formação arredondada, como se de pássaros ou patos bravos se tratasse.
    A formação continuou a movimentar-se, sempre à mesma velocidade, no sentido Este – Oeste. Eu estava a olhar em direção ao Norte e a formação passou por baixo da Ursa Maior, mas sempre no mesmo percurso, à mesma velocidade, num piscar a um ritmo constante.
    Não havia qualquer som.
    Estariam a uma altitude de 200 a 300m e a luz emitida assemelhava-se à das estrelas, bem como o seu tamanho. Estive a vê-los deslocar-se durante cerca de 10 minutos, até o prédio onde resido me tapar a visão relativamente ao seu percurso a partir daí. Continuei na varanda por mais algum tempo e ainda vi mais três, isolados, a voar na mesma direção. Então vi mais um… e um último…
    Foi algo que durou 15 minutos.
    Foi ao presenciar algo que nunca tinha visto que resolvi fazer uma pequena pesquisa. Foi aí que encontrei este blog.
    Fiquei muito surpreendida ao saber que há relatos de fenómenos semelhantes desde 2013 e em vários pontos do país.

    ResponderEliminar
  7. Será que observou alguns balões leds!
    Pela descrição pode ser.
    Bom mesmo era a filmagem destas coisas!

    ResponderEliminar
  8. De tocantins brasil não sou evagelico, mas deixo- te 1 bela pergunta RPG se fomos visitados inumeras vezes de tantas as vezes, seriam essa vida extraterrestre retardada, para ficar fugindo de nós, se vieram de tão longe e tem a tecnologia para estar aqui em outro mundo o planeta terra, porque fugirem e não tentarem contato, parece meio debil essa reação de quem vem de tão longe não acha, continuo achando que todos mentem a sociedade só há bandidos estupradores ladrões só tem o que não presta, então vejo isso como 1 mentira em escala global onde o ser humano mente de cada pais que vive , de lá ele inventa sua mentira depois vai fazer 1 assalto ou estuprar 1 mulher e fica sorrindo das pessoas que acreditam nele olha só o caso nesta pagina da italia do jogo de futebol impossivel não sorrir daquilo.

    ResponderEliminar
  9. Viva a realidade de todos os paises viva os presidios lotados de bandidos, acha mesmo que devemos confiar em humanos. de tocantins brasil vida tem mas como já imagina esta a anos luz de nós, para chegar a betelgeuse necessitaria viver seculos em 1 nave que viajasse a velocidade da luz.

    ResponderEliminar
  10. O anónimo tem as suas ideias fixas e quanto a isso não vale a pena se perderem.
    Defende o seu cétcismo sem conhecer o que realmente se passa ao redor do mundo.
    Objecto Voador Não Identificado não quer dizer que seja algo extraterrestre!
    Quanto ás viagens de que fala serem impossíveis... Sim são impossíveis para nós seres humanos, porque não a possuímos.
    Mas se uma outra entidade a tiver, irá usar essa tecnologia a seu favor para viagens a que nós achamos impossíveis!
    Limitações existem sim, mesmo dentro da nossa ciência e física como a conhecemos.
    Julgamos conhecer e saber tudo o que se passa a nosso redor, mas na realidade nem a nós nos conhecemos.

    Os próprios astronautas admitem a existência de objectos voadores não identificados que em várias ocasiões acompanharam as suas missões.
    Quanto aos seus tripulantes uma incógnita, embora exista o famoso Roswell em que os tripulantes teriam sido capturados.
    Mas quanto a isso não poderei afirmar nada porque simplesmente não vi nada até ao momento.

    Dizer e afirmar que somos os únicos seres vivos inteligentes ou não, no Universo será escusado dizer que é ser ignorante!

    Para se afirmar não a alguma coisa, terá que possuir provas palpáveis e credíveis do que afirma, caso contrário recomendo a não se falar de algo que não entende.

    A realidade vai bem mais além do que se transmite nas TVs!
    Existe muita contra informação.

    O acreditar vai da cabeça e mentalidade de cada pessoa.
    Há que ter uma mentalidade aberta e os pés bem assentes no chão.

    ResponderEliminar
  11. O cético é uma pessoa que não consegue aceitar verdades que sejam impostas através de falácias ou emoções, pois ele valoriza muito a racionalidade. Como se diz, o cético precisa “ver para crer”, pois o único meio de convencê-lo é através de argumentos lógicos que se apóiem em evidências incontestáveis.

    A convicção de que a lógica está em absolutamente tudo que existe é o principal motivo para alguém tornar-se cético. Esta certeza não se baseia apenas em conhecimentos, pois as crenças, os valores e o equilíbrio emocional também são importantes para formar o cético. Em outras palavras, os céticos sempre estão questionando porque são muito racionais, mas também estão sujeitos as suas crenças e valores.

    O cético é um gerador de conflitos em potencial, pois as suas opiniões geralmente divergem da maioria das pessoas. Os maiores conflitos ocorrem quando o assunto é religião, pois as religiões e similares se sustentam em “estórias” que contrariam as possibilidades naturais. Em outras palavras, o cético tende a gerar conflitos porque não aceita que o desenvolvimento cultural e humanístico seja atrapalhado por verdades sustentadas em incoerências.

    Para o cético a verdade tem que ser demonstrada logicamente. Ele não consegue aceitar que a verdade que se baseie apenas em depoimentos ou registros, mesmo que estes sejam considerados sagrados. Ele pensa assim porque sabe que nada pode garantir que os depoentes ou registros contem a verdade. Em outras palavras, o cético não abre mão da lógica, porque os fatos demonstram que as pessoas e os registros não são totalmente confiáveis. O cético também sabe que algumas vezes a mentira pode ser involuntária. A mentira involuntária pode ser gerada por interpretações equivocadas ou por disfunções mentais. A percepção de que a mediunidade pode ser apenas uma disfunção mental é bem antiga. A história conta que a igreja já acusou doentes mentais de possessão demoníaca para atender aos seus interesses.

    A esquizofrenia é uma disfunção mental que pode criar situações que parecem verdadeiras para os esquizofrênicos e para as pessoas desavisadas, despreparadas e influenciáveis. A esquizofrenia pode provocar alucinações fazendo com que os esquizofrênicos conversem e vejam pessoas que existem apenas nas suas mentes. Alguns esquizofrênicos chegam até a acreditar que são pessoas famosas como Napoleão Bonaparte ou Jesus Cristo. Portanto, a probabilidade de que a telepatia e a comunicação com o além sejam apenas manifestações esquizofrênicas é muito grande. A telepatia é a comunicação direta de pensamentos. Convém lembrar que a maioria dos cientistas não acredita na telepatia porque as ciências já pesquisaram muito sobre ela e não comprovaram a sua existência. Atualmente, os esquizofrênicos são cerca de 1% da população mundial e no Brasil aparecem cerca de 56.000 novos casos por ano. Imagine quantos esquizofrênicos já existiram. Certamente, muitos deles já pensaram ou pensam serem médiuns, profetas ou divindades. Certamente, muita gente de boa fé já seguiu ou segue esquizofrênicos.

    Em suma, ser cético não é necessariamente ruim como muitos pensam, pois os fatos demonstram que é muita imprudência acreditar naquilo que pareça contrariar as leis da natureza. Entretanto, ninguém é cético por opção, pois o condicionamento cultural fala mais alto. Em outras palavras, as pessoas são socializadas (programadas) pelos seus meios culturais para serem crédulas ou céticas. Entretanto, novos conhecimentos podem melhorar a visão crítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caro amigo diz coisas interessantes, mas também consegue dizer coisas com as quais eu não posso nem devo concordar! Faz generalizações abusivas e toca em temas dos quais aparentemente nada entende, contribuindo para alimentar o preconceito e a desinformação sobre os mesmos!

      Penso que o senhor deveria entender melhor o que é a comunidade cientifica e as dinâmicas de grupo às quais está submetida a mesma. Existem tabus na comunidade cientifica e existem dogmas também, existem reais obstáculos ao desenvolvimento de certas áreas de pesquisa e tentativas de encobrir aquilo que podemos chamar de evidência cientifica (empíricas)!

      Uma certa dose de cepticismo é saudável, claro, estamos de acordo nesse aspecto, mas o problema é que alguns cépticos não são isentos, todos nós temos a nossas inclinações. Muitos cépticos são, na realidade, materialistas convictos, alguns são debunkers, têm uma ideologia particular. Convém dizer que o materialismo nada tem a ver com ciência, o materialismo é uma corrente filosófica, apenas isso, não é uma verdade cientifica e, se tivermos em conta o que dizia Popper, mesmo as teorias cientificas não constituem verdades perfeitas ou absolutas... Por isso , eu tenho razões de sobra para acreditar que boa parte dos cépticos têm uma agenda, são tendenciosos. E olhe, por exemplo, uma vez que falou num diagnóstico psiquiátrico, porque é que os cépticos não tocam em algumas aldrabices e mentiras perpetuadas por essa área tão "cientifica" que é a psiquiatria? Pois, sabe porquê? Porque não faz parte da agenda!

      Em relação à telepatia e aos fenómenos PSI, existem sim evidências (em laboratório, devidamente publicadas), mas logicamente esbarram com o paradigma de muita gente e por isso tentam destruir ou encobrir. Sempre que algo não encaixa no paradigma, tentam encontrar forma de se livrar das anomalias, até um dia...

      Em relação aos fenómenos religiosos/misticos, isso dava pano para mangas e não penso que possamos afirmar de forma redutora que tudo se resume a histórias de gente perturbada, ilusões ou uma qualquer hipóxia cerebral...

      Depois refere que testemunhos e depoimentos são bons é para meter no lixo, mas os tribunais e a policia trabalham com eles, não é? São epistemologias diferentes...

      Para terminar, equiparar os avistamentos de OVNIS a alucinações não me parece justo ou lógico, isso não faz qualquer sentido. Os depoimentos e testemunhos não aparecem isolados, eles muitas vezes aparecem dentro de um contexto onde fazem parte outros dados (alguns objectivos), e muitas vezes estamos a falar de casos de múltiplas testemunhas. A Ovnilogia não é uma ciência, assim como são as ciências naturais. A Ovnilogia é uma área de pesquisa onde se juntam várias ferramentas, algumas podem vir da área das ciências naturais, mas não exclusivamente. Portanto, assemelha-se em grande parte a uma investigação criminal e policial, etc. Apenas podemos compreender certos fenómenos, se fizermos uma abordagem multidisciplinar, e é exactamente isso que falta a outras áreas que despoticamente apenas querem ver as coisas numa única e exclusiva perspectiva. E eu penso que sim, nós somos visitados por alguém ou algo exógeno, e quem pensa o contrário, na minha opinião, está errado e deve reflectir e pesquisar um pouco mais. Por isso, aqui a evidência toma um outro sentido que não aquele estritamente cientifico, uma vez que não temos nave exposta num museu nem ADN no laboratório, mas temos muitas outras coisas e é possível e, ao mesmo tempo que filtramos, tem sido possível montar um certo puzzle...

      Eliminar
  12. Não se trata de avaliar se é ou não céptico!
    A questão principal neste caso foi tentar identificar o fenómeno ao longo destes meses!
    Será de realçar que não muito distante temos a Base Aérea de Monte Real, onde estão estacionados os nossos F-16!
    Não é a primeira vez, que objectos misteriosos surgem no nosso espaço aéreo sem serem detectados pelos Radares.
    Ou quando o são simplesmente não temos essas informação.
    Vou estar na região por muito tempo de forma avaliar estes registos.
    O colaborador Carlos Lopes elaborou um excelente trabalho no passado com registos em vídeo.
    Esperemos conseguir ver esses mesmos objectos.
    Será que a observação destas luzes, pode ter alguma conexão com apróximação de Fátima e Serra da Gardunha!
    Vamos ficar atentos.
    Qualquer informação que disponham, enviem para ufo_portugal@sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. O carioca aproveitou pra escrever somente merda ai,

    ResponderEliminar
  14. Interesting these cases that arise in our country.
    Many countries have reported the same lights.
    What are remain a real mystery.
    Good work your held in Portugal.
    Merry Christmas

    ResponderEliminar
  15. Olá nuno não esqueça da sua camera filme se ver algo real, que não seja o ET BILÚ, espero que aviste algo que não seja pipas de led, esperamos provas cientificas e reais. aproveito pra dizer sobre aquele jogo da Fiorentina acho que os ets foram mesmo torcer pela Fiorentina puta babaca, concerteza voçe e mais 1 nuno apaixonado por misteiros que nunca irá gravar 1 ovni real, infelismente como já havia dito acho que nenhuma vida no universo tenha tecnologia para essas viagens longas, se tivessem talvez já haviam chegado aqui não para ver o jogo da Fiorentina e chingar o juiz, e fugirem para distancias inimaginaveis, creio que nós humanos iremos encontrar vida fora da terra vi 1 cientista americano dizendo, que quando a energia do sol se esgotar , e talvez o sol engolir a terra, os humanos já estarão vivendo em outro planeta, ou seja nossa especie e eterna, e com certeza vai em busca de vida na imensidão do universo, estamos aqui a pouco tempo ,saimos de cima da arvore a alguns milhões de anos nosso cerebro apenas sabia descascar bananas, e no futuro nossa especie viverá em outro planeta com 1 forma de vida diferente da que evoluiu na terra. o universo, ainda não foi descoberto pelo cerebro que temos, se ele evoluisse mais talvez o universo seria 1 cubo magico para nós humanos ,essa tecnologia chegará genios que ainda irão nascer, quem viver verá. de tocantins brasil, eu não acredito que fomos visitados, por vida extraterrestre

    ResponderEliminar
  16. O carioca não tem inteligencia suficiente para escrever isso e claro o que e comum na internet ele só copiou e colou, como já havia dito antes nosso cerebro e limitado, olhem de onde foi copiado, https://sites.google.com/site/osvbyja/home/ser-ou-nao-ser-cetico

    ResponderEliminar
  17. Pensar que neste universo somos os únicos seres vivos, é ser completamente obtuso.
    Se analisarmos o nosso passado podemos constatar que está minado de relatos.
    Vejam os Maias, Incas e Egípcios.
    Construções similares, ambos descrevem o seu Deus oriundo das estrelas!
    Não podemos de forma alguma ignorar a história os nossos antepassados.
    Recordam-se daquela história dos meninos numa escola em África onde estiveram prestes a fazer contacto!

    O que houve ou continua a decorrer em Leiria e arredores pode ser um projecto militar!
    Se não for ai o caso muda de figura.
    Sou apenas um curioso e não um entendido nesta materia.
    Desejo boa sorte, que nos tragam mais evidências e sobre tudo resultados que nos ajudem a compreender o que anda a voar sob nossas cabeças.

    Abraço a todos e votos de um santo natal.

    Luís Carlos

    ResponderEliminar
  18. No vídeo de Ferreira há uma descrição de que o objecto terá 1km de diâmetro, mas não é feita qualquer alusão ao seu formato. Pelas imagens dá no entanto a entender de que será triangular, e muito semelhante à suposta aeronave de um projecto secreto dos states, o TR 3B

    ResponderEliminar
  19. Isso colocaria no encalço do TR3B os nossos caças!
    Esses projectos são secretos e não são permitidos voos sobre o nosso país.
    Um avião secreto ou que pretenda permanecer invisível nunca iria manter luzes ligadas!
    Não faz muito sentido!
    Drones portugueses também não acredito que seja.
    Basta ver este sucesso de lançamento de um drone por parte da Marinha Portuguesa.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZOHnxMNuAfg

    Se nem um drone conseguimos manter no ar, como alguma vez vamos conseguir interceptar ovnis!

    Infelizmente esta situação mostra que estamos incapacitados de lidar com determinados fenómenos.

    E a tecnologia drone, deixa muito a desejar.
    A Marinha utiliza tecnologia da loja dos chineses.
    Alguns superficies comerciais vendem drones bem mais equipados.

    Uma outra referencia que julgo ser de extrema importancia!
    Nunca em situação alguma, um país estrangeiro iria colocar as suas aeronaves a sobrevoar uma região "Leiria", onde existe por perto uma Base Militar, completamente cheia de caças f-16 prontos atacar com uma prontidão de 24 horas.
    Seria um acto de suicídio para quem tentar violar esse espaço aéreo.

    Hoje existem meios e formas de interceptar drones e também os aviões de alta tecnologia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, não estou aqui para defender o ministro nem o investimento. E não sou especialmente simpatizante de coisas relacionadas com o militar, etc. Não faz parte da minha maneira de ser nem da minha filosofia e visão do mundo, mas é este o mundo que temos e as forças armadas têm uma função no mundo tal como o conhecemos. Espero que um dia tudo isso seja extinto e venha a ser substituído por outras ideias mais avançadas.

      Convém dizer que este vídeo do drone tem sido usado, ou aproveitado, por algumas pessoas para alimentar lógicas preconceituosas e xenófobas, mas pelo menos desta vez penso que a intenção é diferente da habitual, pois colocaram o vídeo completo, não foi cortado propositadamente.

      Embora Portugal não seja uma potência militar actualmente, penso que também não precisamos de exagerar, é como se fossemos totalmente incapazes de vigiar satisfatoriamente o nosso território e espaço aéreo, e eu penso que isso é uma ideia errada e distorcida! Portugal faz parte da NATO e da união europeia, os militares recebem preparação como qualquer outro país, a nível de treinos e não só. E apenas porque um fuzileiro lançou mal um drone, não me parece justo afirmar que tudo é uma porcaria. O importante é que ele conseguiu na segunda tentativa e o drone pode, de facto, servir para certas missões. O importante é perceber que os OVNIS violam o espaço aéreo de todos os países, mesmo os mais avançados em termos de defesa militar.

      Para além disso, não me parece que isto seja coisa de loja de chineses. O drone possui tecnologia um pouco mais sofisticada do que se possa pensar, e se não me engano, foi criado por uma empresa portuguesa que também fabrica outros drones e um deles tem um tamanho considerável, particamente do tamanho de uma mota, mais ou menos... Este drone do video parece que, entre outras funções, serve para vigiar a nossa costa, pois possui câmara e um sistema informático, não deve ser a coisa mais barata do mundo…

      Em Portugal, lembrar que a polícia também tem drones, a Força aérea também tem (um modelo diferente deste e que não precisa de ser lançado).Em Portugal, existem drones maiores e mais complexos do que este, mas simplesmente a marinha deve ter optado por estes mais pequenos, devido ao facto de serem mais fáceis de transportar e facilmente montados e desmontados e para o tipo de missões escolhidas serve muito bem e faz o trabalho.

      Eliminar
  20. Se luzes fizessem eco nos radares o aeroporto de lisboa estaria cego! desculpe o comentário, mas lá por ser visível não quer dizer que seja detectavel ao radar, e são já sobejamente conhecidos aviões com tecnologia que permite fugir ao radar e não vamos misturar os drones porque a função destes é diferente, muito menos drones recreativos e drones militares.

    Seria um pouco ingenuo da nossa parte, humanos crédulos em Rosewell e no fenómeno ovni//ufo, se não acreditássemos que toda aquela tecnologia recuperada não estivesse a ser empregue, e que inúmeros dos avistamentos ufo sejam hoje em dia e em maioria tripulados por humanos.

    São inúmeros os relatos de que a tecnologia militar secreta caminha 40 anos à frente da tecnologia militar usada hoje dia....e é assim que faz todo o sentido pois é assim que se mantem a alma do negócio (guerra).

    Uns são crédulos, outros mantêm o fenómeno ovni/ufo enclausurado nos padrões restritivos da ciência moderna......há que abrir a mente e acordar para a realidade, afinal de contas o que sabemos nós do universo???

    ResponderEliminar
  21. Sou de Leiria e já vi essas luzes.
    Sou ex piloto da força aérea e garanto que não são tecnologia nossa.
    Não entendo o porquê d notícias ser referência a Leiria e se desviar o assunto para outros afins!
    Não posso adiantar muito.

    Um conselho de amigo. Abram bem os olhos.

    Voltem ao passado.
    Estudem tudo de novo.
    Não enveredem pelo que aprenderam nas escolas!
    Existe muito mais lá fora.

    Pilotei um dos fiat da FAP e vi o que vocês chamam de OVNIs.

    Por favor não me falem em Drones.
    Isso não existia no meu tempo.

    Comecem pela Gardunha.
    Podem vir a ter grandes surpresas.

    Neste momento registem o que puderem em Leiria!
    É a ponta do iceberg e fico feliz por o terem conseguido.

    ResponderEliminar
  22. Nada estranho na noite de 24/12 pelas 20h?... Estejam atentos...

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, hoje dia de natal por volta das 19:30 avistei algo realmente impresionante. Tinha visto pequenos pontos de luz que facilmente podemos confundir como estrelas, mas neste caso elas dirigiam se em direcção a norte. Estou em Portimão, a primeira que vi estava parada como uma estrela qualquer e cinco minutos depois, estou ao telefone com a minha irmã a contar-lhe o sucedido e passa mais uma e outra e outra todas se dirigindo para norte e a ultima emitiu uma luz brilhante tão intensa que quadruplicou o seu tamanho foi incrível. Mas andam por aí, muitas naves, só não vê quem não quer... Xana

    ResponderEliminar
  24. Alerta

    Este objecti foi observado de novo em território nacional no dia 14.03.2016.

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar