sábado, 15 de novembro de 2014

Luzes sob a Serra da Arrábida - Setúbal

Localização da Observação - Serra da Arrábida, Setúbal
Serra da Arrábida - Setúbal 
Data hora - 20/09/2014 - 20:30h
Testemunha - Srª Esperança Candima

Ao chegar a casa depois de ir às compras  estacionei o carro e com a minha filha de 9 anos preparava-me para tirar os sacos do porta bagagens quando reparei num grupo de luzes que pensei tratarem-se de foguetes, disse à minha filha para olhar mas logo de imediato raciocionei "então e o barulho?" "então e não caiem?".
Em vez de cair vinham todas do mesmo lado, do lado do mar na zona da Serra da Arábida, estavam a passar quase por cima de nós mais ou menos à altitude a que circulam os aviões e deslocavam-se na direção de Lisboa com alguma rapidez mas suficientemente lentas para que as pudéssemos observar, eram amareladas e muito cintilantes, eram mais de 100 e não produziam nenhum barulho que pudéssemos ouvir, a sensação era a de um grupo de estrelas que de repente se pôs em marcha todas atrás umas das outras.

Eu e a minha filha ficámos perplexas, a miuda agarrou-se a mim e disse "Mãe tenho medo".
Ao mesmo tempo todos os cães se puseram a ladrar, eu também fiquei ao mesmo tempo fascinada mas um pouco amendrontada. as luzes continuaram a passar por uns cinco minutos, pensei em filmar mas não tinha o telemóvel, disse à minha filha que fosse lá dentro avisar o pai que estava em casa, ela correu a chamá-lo à varanda e ele e o meu filho mais velho ainda chegaram a tempo de ver.
Ficámos todos mais uns cinco minutos a tentar perceber se seriam balões com luz ou alguma produção de alguma festa ou evento mas não conseguimos perceber o que era.
Desapareciam todas por trás de uma grande nuvem que estava mesmo por cima de nós, nenhuma das mais de cem luzes passou para lá da nuvem apesar de irem todas à mesma velocidade e na mesma direção, foi muito estranho!
Procurei no google e no youtube e encontrei o vosso blogue com relatos semelhantes, quanto às largadas de balões com leds e sem querer ser tendenciosa, vi algumas imagens e constatei aquilo que já sabia, os balões sobem não se deslocam como aviões com um rumo certo.
Gostava que me dessem a vossa opinião ou dissessem se mais alguém viu este fenómeno ou se alguém sabe do que se tratou.

Se reside na área e observou o mesmo fenómeno queira entrar em contacto com o Ufo Portugal ufo_portugal@sapo.pt

14 comentários:

  1. Eu vi algo identico e eram balões, tambem estranhei o fato de irem todos certinhos e á mesma velocidade, mas se a corrente de ar for estavel e o vento constante é possivel.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que os balões com helio sobem mas no caso dos que vi iam a manter a altitude ou a subir muito ligeiramente.

    ResponderEliminar
  3. Uma vez apanhei um que estava preso num arbusto com o led ainda ligado.

    ResponderEliminar
  4. Hó Luis.
    Então para ti isso são tudo balões leds!
    Desculpa amigo mas não acredito nas tuas palavras.
    Até apanhaste um balão com led ligado e tudo!!!
    Isso não história a mais por acaso?!
    Acredito que muitos avistamentos sejam os balões mas não acredito que seja tudo balões ou alucinação das pessoas.
    Querem ver que as luzinhas brancas que acompanhavam os aviões no Canal da Mancha durante a segunda grande guerra eram os balõezinhos que os portugas andavam a lançar!
    E as flotilhas na America Latina! Tinha de ser alguém com muito dinheiro para comprar bilhões e bilhões de balões!

    Será de recordar que este tipo de avistamento já existia bem antes da invenção dos balões com leds.
    O Luis diz que são balões com leds porque na sua consciência e conhecimento o seu cérebro lhe tenta dar o conhecimento de algo, que conhece "balões", mas que na verdade desconhece por completo.

    Balão com led ligado e tudo..... pois sim...
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Viva, ainda não estou maluco e acredito no que vejo. Tambem nem tudo são ovnis.

    ResponderEliminar
  6. E nesta noite estava claridade suficiente para se ver os tais valoes. Ainda sei o que é um balão ou pelo menos distingui-lo. Se for necessario enviu-lhe fotos do que apanhei e depois veremos quem tem um cerebro limitado. Eu nao falo ao calhas falo apenas do que tenho a certeza que vi e não tinha mais pessoal comigo e posso provar.

    ResponderEliminar
  7. Estou a dizer isto porque no dia que a senhora diz ter avistado eu estava ao pe das antenas na serra e la no topo dava para ver a silhueta de alguns baloes no grupo.

    ResponderEliminar
  8. Eu nessa noite estava no portinho da Arrábida e tb vi essas luzes.
    Não se pareciam nada com balões.
    Mas só deus sabe o que era realmente.

    ResponderEliminar
  9. No meio dessas luzes duas voltam para tras e ficam estatísticas seguindo depois para Sul a uma velocidade superior à de um avião a jato e sem ruído.
    Ainda me vem aqui dizer que são balões :-(
    Era tudo menos balões

    ResponderEliminar
  10. Tem de haver uma explicação para tudo, e essa dos "balões leds" é a desculpa mais esfarrapada que já ouvi. Se bem que, na maioria dos casos, são mesmo balões leds, mas vão continuar a desmentir que existem OVNIS a visitar a terra?

    ResponderEliminar
  11. Durante as observações dos balões é provável que se tenha manifestado algo mais!

    ResponderEliminar
  12. Estes fenomenos são recorrentes em várias partes do mundo (registados por várias pessoas com vídeos). Numa passagem de ano em Setúbal vi também com a minha mulher e o meu pai vários destes 'baloes' de cor alaranjada. Na altura nao sabiamos muito bem o que pensar. Claro que as primeiras explicações seriam tratar-se de balões chineses ou algo do género dada a data da observação. Mas tendo eu e o meu pai conhecimentos de aerodinâmica logo nos pareceu duvidoso dada a forma como se moviam. Centenas, todas na mesma direcção e com uma velocidade constante, como se de uma formação se tratasse. Por vezes algumas aumentavam ou diminuiam a velocidade para acompanhar as outras... O que na verdade se tornaria difícil se fossem baloes ou algo nao propulsionado. Esqueci o assunto por algum tempo mas uns meses mais tarde devido procurar informação. Nessa mesma noite várias pessoas filmaram o mesmo fenômeno em vários sítios da Europa.

    ResponderEliminar
  13. Falem com aldeões antigos, pois muitos têm relatos de luzes que os acompanhavam durante a noite. Engraçado é um amigo me ter relatado o fenómeno há cerca de um mês atrás. No Alentejo era visto como algo normal. A luz acompanhar as pessoas, mas não se deixar tocar...na altura não existiam leds e balões nunca perseguiram as pessoas.

    ResponderEliminar