domingo, 3 de agosto de 2014

Aglomerado de estrelas a deslocar-se "Portugal"

Os relatos não param de chegar ao Ufo Portugal, onde luzes "estrelas em movimento" são a principal observação das testemunhas, espalhadas um pouco por todo o país e ilhas.
Os relatos em suma são referentes ao Mês de Julho expecto o caso da Ilha da Madeira que está referente ao Mês actual "Agosto".
Desta forma partilhamos os relatos e observações avançadas pelas testemunhas sobre as suas ocorrentes observações.

Relatos...

Madeira - Hoje (03-08-2014) por volta das 00:15 observei no céu uma série de luzes cintilantes.
Não sei precisar o número, mas eram seguramente uma centena delas. Inicialmente estavam relativamente agrupadas e deslocavam-se de Sul para Norte.
Posteriormente, desagruparam-se até que deixei de as conseguir observar.
Este fenómeno demorou cerca de 25 minutos.
Realizei dois vídeos, mas como a câmara não possui muita resolução não é perceptível o fenómeno.
Como verifiquei, que existem relatos similares no vosso blog, decidi enviar-vos o meu testemunho, observado por mais duas pessoas que se encontravam comigo.
Gostaria ainda de perguntar se já existem explicações para o sucedido.

Catarina Ferreira

Lisboa - Olá boa tarde,
tinha enviado um e-mail ao Instituto de Astronomia, mas até agora ninguém respondeu.
Uma vez que aquilo que vimos foi tão espectacular fiz uma pesquisa na net como aglomerado de estrelas a deslocar-se e encontrei no vosso site quase que uma resposta e a certeza que mais pessoas têm visto o que nós vimos na noite de 26 de Julho pelas 23h00-23h30 (seguramente depois das 23h00).
Espero que vocês me respondam!

Este é o nosso testemunho:

Podemos também afirmar que não eram estrelas cadentes ou chuvas de estrelas, balões leds, fogo de artificio...

Nesta noite de sábado (26 de Julho) pelas 23h20 mais ou menos e o fenómeno terá durado ainda uns bons 15 minutos, o céu estava limpo e com algumas estrelas.
No terraço da minha irmã (Penha de França/Sapadores) temos uma ampla visão do céu.
Mas de repente o céu, literalmente por cima das nossas cabeças, ficou cheio de estrelas (mais baixas pareceram,creio eu, que as estrelas...digamos...normais).
Mas quando digo cheio é mesmo cheio.
O alerta foi dado pela minha sobrinha Sofia que insistia para irmos ao terraço ver porque ela achava que não estava "a ver bem"!

Um arrastão delas e em movimento creio que na orientação oeste -este.
Mas além de uma beleza estonteante de nos deixar deslumbrados, espantados, enfim, sem palavras,piscavam com grande intensidade e uma ou outra fazia movimentos rápidos e a luz dessas ia diminuindo à medida que se deslocavam rapidamente.

Também o mais estranho é que apesar de se estarem a deslocar e olhando na direcção para onde iam (mais ao longe), não havia uma continuação. Desapareciam.

Ficaram para o fim duas dessas luzes em paralelo, avançaram e depois desapareceram.

Tivemos depois a ver se havia alguma notícia sobre o assunto nos telejornais mais tardios, mas nada. Não é possível que só nós tenhamos assistido!

Tentámos filmar com o telemóvel, mas não aparece nada. Só escuro, nada.

Desconhecendo assim o fenómeno a que assistimos gostaríamos de saber o nome (?) para este acontecimento, que creio ter sido um daqueles raros momentos de sorte de estarmos no sítio certo na hora certa.

Testemunhas : Família Özkaplan (Sílvia/Nail/João - 7 anos/ Pedro - 6 anos) e Família Santos (Cristina/Luís/Marta(15 anos) e Sofia (12 anos).

Sílvia

Guimarães - Venho por este meio relatar um avistamento de um Objecto Voador Não Identificado, em Souto de Santa Maria (Guimarães, Portugal)
Por volta das 23.00 horas da passada 6a feira, estávamos os dois ao ar livre, a apreciar os encantos de mais uma noite de verão maravilhosa, numa propriedade em Souto de Santa Maria, em Guimarães.
A dada altura a minha mulher chama-me, apontando para o céu, dizendo "olha, olha pr'aquilo!" (Disse-me mais tarde que "algo" a fez olhar para trás e olhar naquela direcção.)
Olhei de imediato e vi o que me parecia ser fogo de artificio, daqueles pouco intensos do tipo estrelitas a cair, cintilantes.
Lembro-me de ter pensado de imediato "que bonito... adoro fogo de artificio!".
Após alguns segundos de observação detectei algo de estranho nesse "fogo de artificio": não caía!
E percebi então que não poderia ser fogo de artificio.
As luzes, cerca de 30, talvez mais, piscavam alternadamente, a cada segundo aproximadamente, sem padrão aparentemente visível.
Quando vi pela primeira vez, tinha uma forma alongada, ligeiramente mais larga no centro, vertical.
Com o passar do tempo essa forma foi-se achatando, transformando-se numa forma mais arredondada, ate que se converteu numa forma mais próxima de uma banana ou boomerang, já na horizontal.
Do nosso posto de observação, as luzes estavam a sul, a uma altitude aproximada à de um avião voando a alta altitude, e a intensidade das luzes similar às das estrelas mais cintilantes que se podem avistar no céu. Depois foi-se afastando para sul/sudoeste, de forma lenta, numa trajectória aparentemente ascendente, com a intensidade da luz a diminuir lentamente, ate que desapareceram por completo.
O esquadrão de luzes estaria ligeiramente a leste do eixo traçado entre Souto de Santa Maria e Guimarães, deslocando-se depois, numa trajectória mais ascendente, para sul/sudoeste.
O tempo de avistamento terá durado entre 5 a 7 minutos, tendo terminado por volta das 23.30.
Nuno. T

Arcos de Valdevez - Quero partilhar convosco um fenómeno, no mínimo estranho, que tive a sorte (?) de partilhar com a minha esposa e uma cunhada.

O fenómeno ocorreu no céu, em Arcos de Valdevez, cerca das 23 horas. O dia esteve muito quente e àquela hora estavam cerca de 22º C.
Minha esposa gosta imenso de observar as estrelas e ontem deparou-se com um fenómeno estranho, e chamou-me para o ver também.
Olhando para leste, viram-se imensas ( não sei quantas, mas umas dezenas ) de luzes que piscavam , a grande altitude, e deslocavam-se como em formação para oeste.

Passados talvez 5 minutos já tinham percorrido uma distância enorme e nessa altura alteraram a sua rota para sul, acabando por desaparecer.
Posso salientar que as distâncias entre elas eram constantes assim como a velocidade a que se deslocavam.

Gostei, e como já pensava que não nos encontramos sozinhos nesta universo, isto foi a sua confirmação.

Raul Costa

Serra da Gardunha - Sou Emigrante na França tenho 20 anos e estou cá a passar as minhas ferias,mas esta noite fui seguido por uma bola de luz azul por mais de 5 quilómetros na serra da Gardunha a vir de Castelo Branco Para o Fundão, depois foi em direcção da serra da estrela, foi o maior susto da minha vida, no fim de semana passado tinha ouvido uma conversa entre uns velhotes que virão umas luzes estranhas na serra a noite, será que era o mesmo que eu vi?
Será que por ai mais pessoas que virão o mesmo que eu?

Se observou ou registou o fenómeno em fotografia ou vídeo entre em contacto connosco ufo_portugal@sapo.pt

Enquanto as observações em Portugal, também curiosamente no dia 26 de Julho sobre Milão Itália era registado o seguinte vídeo em plena luz do dia.


137 comentários:

  1. Onde andam os jornalistas!!!! A dormir?

    ResponderEliminar
  2. Custa a acreditar, e atenção que não duvido de uma palavra do que está aqui escrito, que com tanta tecnologia disponível e ninguém tem uma foto ou vídeo da coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de assistir ao mesmo em matosinhos,cerca das 00:50 procura no Facebook Isilda Garrido acabamos de publicar a nossa camara apanhou parte das estrelas

      Eliminar
    2. Assistimos ontem a noite, ou seja, hoje dia 18 por volta da 1h 1h30 da manha na baixa do porto. Na direcao do interior vindo da foz/ matosinhos..

      O tlm nao conseguia focar as luzes

      Eliminar
  3. Devem andar ocupados com as despoliticas e com alienação do BES.
    Nada que não estejamos já habituados.

    ResponderEliminar
  4. Filmar com telemovel à noite não é tarefa facil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ver igualando ao relatado mas em forma de onda,ou serpenteava, a uma velocidade bem rápida,as luzes de tom azulado,tentei filmar mas em vão, fantástico chamei o meu marido e juntamente com a nossa filha nos todos vimos o mesmo, zona Gondomar em direção a porto Gaia penso que na direcção do mar

      Eliminar
    2. Voltou a acontecer na Madeira, estávamos na praia Formosa já passava da meia noite 7-8-2016,noite um aglomerado de estrela apareceu, cada uma delas piscava com um cadencia constante mas não sincronizadas entre elas, deviam ser a volta de 50, depois deslocaram-se em varias direções muitas delas aos pares até desaparecerem. estava no Bar Maresia várias pessoas viram o mesmo, inclusive quando sai do bar encontrei dois casais de turistas boquiabertos a olhar o céu e questionaram-me o que era aquilo, respondi i've have no idea!

      Eliminar
    3. Brandão eu vi essas estrelas mas à meia noite em direção ao mar em forma de serpente e sempre a piscar,vi eu e mais umas 20 pessoas na zona de gaia

      Eliminar
    4. Brandão eu vi essas estrelas mas à meia noite em direção ao mar em forma de serpente e sempre a piscar,vi eu e mais umas 20 pessoas na zona de gaia

      Eliminar
    5. Ontem à noite,6-8-2016,por volta das 23:50 horas eu e as minhas amigas assistimos ao mesmo fenómeno em Celorico de Basto e também procuramos em todo o lado se havia algum relato do acontecimento, mas não encontrámos nada. Ficámos muito curiosas e gostaríamos, também, de saber o que realmente aconteceu. Se existem vários testemunhos, acho que alguém responsável deveria começar uma investigação! Fomos mais de 10 pessoas a presenciar este acontecimento.

      Eliminar
    6. Ontem à noite,6-8-2016,por volta das 23:50 horas eu e as minhas amigas assistimos ao mesmo fenómeno em Celorico de Basto e também procuramos em todo o lado se havia algum relato do acontecimento, mas não encontrámos nada. Ficámos muito curiosas e gostaríamos, também, de saber o que realmente aconteceu. Se existem vários testemunhos, acho que alguém responsável deveria começar uma investigação! Fomos mais de 10 pessoas a presenciar este acontecimento.

      Eliminar
    7. Bom dia! Sou da Madeira, e no passado sábado (06.08.2016), por volta das 23h45, eu e o meu namorado observámos o mesmo fenómeno que acima descrevem. Estávamos na estrada monumental (uma estrada próxima ao mar) e quando olhámos para o céu, vimos cerca de 50 (ou mais) "estrelas", muito brancas e brilhantes, a piscar intermitentemente, muito bem organizadas numa coluna oblíqua. Apesar de eu as estar a chamar de "estrelas", distinguiam-se destas por serem muito mais brilhantes, mais próximas, e estarem geometricamente organizadas numa gigante linha/coluna oblíqua. Em todo o percurso da estrada vimos pessoas estupefactas a olhar para o céu e a tentar fotografar. Há dois anos, também no Funchal, eu e uns amigos assistimos ao mesmo fenómeno. Estávamos num Festival no mês de Julho e quando olhámos para o céu, vimos centenas destas "estrelas" a deslocarem-se lentamente da serra (norte), para depois ficarem paradas "por cima" de nós. Após alguns minutos "estacionadas" voltaram a deslocar-se até desaparecerem completamente. Até hoje, não consegui encontrar explicação para esta experiência, que tem tanto de bela e fascinante como de aterradora! No entanto, não vale a pena virem para aqui dizer que eram pirilampos, balões, ou outra tentativa de explicação destas, porque já vi ambos e nada se compara ao que assistimos destas duas vezes!! Ah..e quanto a não haver provas...tb sou uma das pessoas que tentou fotografar com o telemóvel, mas obviamente que fica tudo escuro!! Teria que ser com uma lente de uma máquina profissional e de longo alcance!!

      Eliminar
    8. 3 de Setembro de 2016 repetiu-se o fenómeno e hoje, 17 de Setembro, às 23:50, outra vez. O brilho é intenso mas, não o suficiente para os telemóveis, infelizmente. A coisa mais fantástica que já vi.

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Ontem 18-09-2016 vi algo muito parecido com o que descrevem, por isso mesmo vim à procura do que poderia ser. Por volta das 22.30h,quando ia a conduzir, vi muitas "estrelas" no céu a piscarem muito, pensei que o céu estava muito estrelado e que se vim muitas estrelas. Contudo parecia que estavam em movimento, primeiro pensei que já estava cansada, depois de um dia inteiro de trabalho, mas realmente elas não estavam paradas. Abri a janela e quase parada confirmei que não estava a ver mal. Um pouco mais à frente consegui parar na berma da estrada, e saí para fora e elas estavam a passar por cima de mim, a piscarem muito e viam-se as outas estrelas paradas no meio daquele movimento. Eu tinha acabado de passar Vale de Lobos, e o movimento era como se viessem do lado do Sabugo indo para Belas. Quando cheguei a casa, comentei com o meu marido o que tinha visto, dizendo-lhe que se não eram estrelas, era um bando de pássaros bem grande com lanternas na cabeça para poderem ver o caminho. Pois neste caso eram mesmo muitas pois vi-as durante um bom bocado, pois deu tempo de conseguir parar e ainda fiquei a vê-las passar por cima de mim, até que acabaram de passar e fiquei a vê-las desaparecer ao longe. Não pude filmar nada, pois o meu tlm não é dos mais modernos, e se nem uma lua cheia fica nada em condições, nem tentei fazer nada. Mas fiquei com pena, pois estava sozinha e não tenho como mostrar aquilo que vi, além de que gostava de rever o fenómeno.

      Eliminar
  5. Basta tentar filmar com os vossos telefones para verem os resultados ao filmarem uma estrela ;-)

    ResponderEliminar
  6. Ontem (05/06/2014) presenciei um fenómeno incrível e ao mesmo tempo aterrador.

    Eram 22:30 ou 23:00, estava eu a acompanhar uma amiga até à casa dela aqui na zona de Bicesse (perto do largo de Manique) quando entretanto olhamos para o céu na direcção Norte e vimos um gigantesco aglomerado de objectos luminosos a deslocarem-se em direcção ao Sul.

    Eram centenas e centenas de luzes inexplicáveis a passar por cima da nossa zona em direcção ao mar.... parecia até um exercito de aeronaves.

    Penso que aquilo tenha vindo do norte passando na zona da L.S., e veio em direcção ao mar entre Estoril e Carcavelos.
    Como a gente se encontra em Bicesse / Manique, os objectos passaram mesmo por cima de nós.

    Primeiro julgamos tratar-se de aviões, mas aqueles objectos para alem de não emitirem barulho, viajavam aos ziguezagues... alem disso o aglomerado era demasiado denso para serem aviões.
    Depois julgamos tratarem-se de estrelas, mas igualmente descartamos essa hipótese...

    Sem formas de encontrar explicações lógicas, decidimos simplesmente presenciar o evento completamente fascinados e ao mesmo tempo aterrorizados.

    O fenómeno durou cerca de 5 a 10 minutos até as luzes desaparecerem no céu do horizonte... ainda tentamos tirar umas fotos e filmar com a camera do telemóvel, mas a qualidade saiu péssima e só se vê tudo escuro. Mas possuímos as filmagens e as fotos.

    Entretanto fui ao facebook e fiz uma publicação relacionada com o assunto para saber se mais alguém presenciou o fenómeno.

    Pelos vistos não fomos os únicos.

    Eu só espero que algum deles tenha filmado aquilo em melhores condições...

    ResponderEliminar
  7. Presenciei precisament isso no dua 26 de julho em snt comba dao, mas agr voltei so a ber as ditas luzes a pairar e andar sozinhas no ceu.. No dia 6 vi luzes a pairar e levantar no ceu e a irem mto longe em direcao a serra da estrela.. Mudava de direcao e desaparecia quando queria.. Varias detas luzes sao vistas pelas pessoas q.passeiam a noite e posso dizer que aqui na cidade ja toda a gente plha para o ceu a espera d as ver.. Penso ter sido a cnsciencia 0 em relacao ao ceu mas agr tda a gente daqui se interessa em saber mais..

    ResponderEliminar
  8. Boa noite.
    Acabei de presenciar precisamente este fenómeno em Portimão. Mais de uma centena dessas luzes deslocava-se a uma velocidade assinalável de Este para Oeste. As que se encontravam aparentemente a maior altitude não passavam de luzes a piscar, enquanto que as que aparentemente se encontravam a menor altitude pareciam ter uma forma arredondada, e uma luz intermitente de cor azulada.
    Tentei filmar com a minha camara, mas sem grande sucesso, talvez por falta de resolução. Alguém me pode dizer alguma coisa acerca do assunto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola eu tambem as vi ontem em portimao... E tenho imagens e video delas, ja alguem sabe o que se viu???

      Eliminar
  9. Alguem pode me dizer qual a magnitude

    ResponderEliminar
  10. Boa gente hoje por volta das 22 horas au sair de casa com a minha mulher para tomar um cafezito sem kerer e ate custumo fazer o mesmo gesto varias vezes a noite, que é olhar o ceu ate porque gosto... E por coincidencia vi exactamente o ke o amigo wilson santos viu, mas desta vez aqui na cidade do porto mais precisamente zona de francos, os objetos brilhavam intenxamente e dirigiamxe em direxao a norte, entretanto reparei que aus poucos se dessipavam... Comexaram uns a tomar direcoes diferentes... E mais a frente... Vindo do nada. Vi a sair la do meio alguns objetos com uma velocidade inexplicavel... Au principio penxei ke fosse estrelas mas como olho para o ceu com frequencia e logo entendi que estava fora de hipotese... Uma coisa é certa, nunca tinha visto nada igual....

    ResponderEliminar
  11. Acabei de ver um aglomerado de estrelas,uma boas centenas, a cruzarem o céu....não eram estrelas cadentes nem merda semelhante. A coisa mais estranha que alguma vez vi. Existe algum fenómeno natural que explique e que me esteja a escapar? Estou em Gaia.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, acabei de ver algo creio como relatado acima.

    Após ter visto o fenómeno pesquisei na net e encontrei o vosso site e por isso partilho, aguardando se possível aguma explicação ou avistamentos semelhantes.

    Estava no jardim junto à Camara de Gaia e ao olhar para cima vejo um conjunto daquilo que me pareceram estrelas em movimento, sempre mantendo a mesma altitute, e piscando como se fossem lulas nas profundesas dos oceanos conforme se vê nos documentários.

    O piscar era regular em intervalos de 1 segundo mais ou menos.
    Sempre com a mesma intensidade.
    Deslocavam-se de sul para Norte e movima-se lado a lado.
    Vi este fenómeno entre as 23:45H e a 00:02 de 16 para 17 de Agosto

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  13. Dia 17 de Agosto. 0:15. Arcos de Valdevez. Acabo de ver o que descrevem, cerca de 15 minutos, objetos com luminosidade parecida com as estrelas, contudo pontos mais pequenos e juntos tipo um bando de pássaros a se movimentarem de um lado para o outro e a piscarem com elevada frequência. O numero de pontos, seguramente nas centenas.
    Os satélites podem ter este tipo de comportamento se programados? Mais nenhuma nave atual pode-se mecher em grupo com tanta facilidade, certo?

    ResponderEliminar
  14. Dia 17 de Agosto de 2014- Cidade do Porto - 23:30 - 23:45.
    Vi com mais 4 amigos um aglomerado de estrelas anormal no céu do Porto.
    Essa massa de "estrelas" era arredondada e deslocava-se na direção Noroeste.
    Isto durante cerca de 10 minutos , de seguida essa masa de luzes se "achatou" e emitiu um clarão instantâneo de uma luz branco-amarelado....ainda se deslocando emitiu um feixe de luz em direção do mar...pouco depois foi-se esbatindo até desaparecer por completo...
    Nunca presenciei tal...procurei na net relatos idênticos e encontrei o vosso site, e aqui deixo o meu relato.

    ResponderEliminar
  15. Barcelos, 16 agosto 2014
    Por volta das 23:00h , sabado, avistou-se o mesmo fenomeno descrito aqui por outros comentadores...conjunto de luzes em movimento espiral no ceu.
    Que pelo fim foram desaparecendo, mas perduraram mais as duas que aparentavam ser maiores quando se deu o fenomeno.
    Estando uma a frente parecendo guiar todas , e outra no meio do conjunto.
    Apesar de outros amigos que tambem avistaram e estavam num local proximo de mim , que viram de forma diferente.
    Uma pessoa disse avistar uma estrela cadente ao as luzes desaparecerem
    , Enquanto que eu e com quem tava avistamos no inicio , uma estrela cadente.
    Viu-se no fim , avioes (de quê nao sabemos) a sobrevoar baixo , um com uma luz branca a frente e luz verde atras...
    Etc..

    ResponderEliminar
  16. Boas gente, no dia 16 de agosto por volta das 22 ou 23 horas nao me lemau certo au sair de casa com a minha mulher para tomar um cafezito sem kerer e ate custumo fazer o mesmo gesto varias vezes a noite, que é olhar o ceu ate porque gosto... E por coincidencia vi exactamente o ke muitos amigos viram aki... mas desta vez aqui na cidade do porto mais precisamente zona de francos, os objetos brilhavam intenxamente e dirigiamxe em direxao a norte, entretanto reparei que aus poucos se dessipavam... Comexaram uns a tomar direcoes diferentes... E mais a frente... Vindo do nada. Vi a sair la do meio alguns objetos com uma velocidade inexplicavel... Au principio penxei ke fosse estrelas mas como olho para o ceu com frequencia e logo entendi que estava fora de hipotese... Uma coisa é certa, nunca tinha visto nada igual....

    ResponderEliminar
  17. Na noite de 16 de Agosto de 2014, encontrava-me a fazer uma caminhada nocturna, por volta da 23h, na zona de Sta.Cruz (Torres Vedras), com um grupo de aproximadamente 30 pessoas, quando nos deparamos com algo que ninguém tinha visto nem conseguido identificar o que estávamos a ver. Era semelhante a um bando de pássaros em forma triangular como se costumam agrupar, só que era brilhante como estrelas a cintilar e "voavam" de Sul para Norte. Eram centenas. Andei a pesquisar e não consegui descobrir nada, até que me falaram no vosso site e aqui estou a partilhar a minha experiência.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite... O meu nome é Bruno e na noite de 15\08\2014 eu e 6 amigos vimos algo parecido ao comentado aqui... Na zona de alenquer por volta das 00h00, depois de muito discutirmos nao chegamos a nenhuma conclusao.. Eram mais de 100 luzes, sem forma particular e exactamente como se fosse um cardume de peixes ou um bando de aves. as luzes piscavam e na minha opiniao parecia um bando de pirilampos, se calhar é parvo mais é a unica explicação real para o que conseguimos ver, talvez a 50 ou 100 metros no ar e sem fazerem barulho nenhum, nao conseguimos filmar porque nao aparecia nada no telemovel.. demorou cerca de 1 ou 2 minutos

    ResponderEliminar
  19. Vi exatamente o que falam aki cerca de 50 luzes sempre a brilhar e entre elas existiam estrelas que tinham a sua luz continua..era dia 16 deste mês por volta das 00:45 em Guimarães. Éramos um grupo de amigos e todos conseguimos avistar o fenómeno não me pareceram mexer e sua luz ficou cada vez mais fraquinha como se tivessem a ir para muito longe até deixarmos de avistar essas luzes..alguem tem alguma explicação???
    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Fundão
    Boas, acabei de presenciar o mesmo fenomeno, cerca de 8, apenas consegui contar 8 luzes em formacao muito juntas para serem de facto avioes comerciais, ainda por cima sem barulho e a noite. sao cerca de 22:56, avistei este fenomeno á cerca de 15 m atras mais ou menos, o que eu acehei mais estranho é as luzes ainda permanecerem paradas e a piscar bem em cima desta zona, pois vinham em movimento e acabaram por parar, aos pares de 2 afastadas.

    ResponderEliminar
  21. 23.08.2014 - Praia de Matosinhos - eu e um grupo de amigos, assim como todas as pessoas da esplanada do café, presenciamos este fenómeno por volta das 23.45. Tratava-se de cerca de uma centena de pontos brilhantes, semelhantes a estrelas, conduzidos por 4 pontos brilhantes maiores. Deslocava-se a uma velocidade considerável, alterando a forma, em direção ao mar. Podemos assegurar que não se tratava de balões ou aviões ou outra coisa qualquer. Apenas uma massa luminosa semelhante a muitas estrelas agrupadas que se deslocava. Que explicações podem ser dadas para este fenómeno? Já alguém tem informação? Nunca antes tinha presenciado algo assim. Obrigado.

    ResponderEliminar
  22. 30.08.2014 - Guimarães

    Todos os vossos relatos voltaram acontecer hoje entre as 23.00h e 23.30h com duração de cerca de 10 minutos. Um aglomerado de estrelas, tipo centenas, estavam todas juntas e com uma luz branca brilhante que piscavam entre si suavemente. Ao longo do tempo todas elas se afastaram e depois juntaram-se, passado algum tempo elas voltaram a afastar-se mas tipo umas atrás das outras dando um imagem de banana ou bumerangue desaparecendo sempre nesse formato. Fomos 4 testemunhas eu e o meu namorado e de seguida chamei meus pais. Fiquei realmente assustada, O que será? Alguém sabe? E porque sempre ente as 23.00h?

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, sou de Paços de Ferreira e acabo de avistar o mesmo fenómeno descrito anteriormente, por volta da meia noite. Apenas consegui observar cerca de 5 minutos. Deslocavam-se a uma velocidade semelhante a de um avião e distinguiam-se três cores: vermelho, azul e branco.O meu marido e filhos também testemunharam o acontecimento. Alguém tem explicação para o sucedido?

    ResponderEliminar
  24. Boa noite. Acabo de ver exatamente o mesmo, neste exato momento na cidade do Porto...

    ResponderEliminar
  25. Boa noite,

    Acabados de chegar a casa, pouco antes da 1:04 da manhã, hora do acontecimento que vou relatar, o meu irmão chama-nos à atenção para algo esquisito no céu, na altura pensou que fosse algo com o fio de electricidade que passa ao lado de nossa casa, fui à rua e verifiquei que era no céu, bem alto, parecia à altura das estrelas. Centenas de pontos cintilantes deslocavam-se a grande velocidade sobre as nossas cabeças e nós sem sabermos daquilo que se tratava. Pontos de luz que se deslocavam , direcção Norte-Sul, aparentemente à mesma velocidade e mais ou menos equidistantes, primeiro iam em linha recta, depois agruparam.se e formaram uma bola e depois uma forma que parecia uma ferradura, voltaram a alinhar em linha recta até que um desses pontos sai da rota e vai no sentido do mar, poucos instantes depois todos os pontos cintilantes desapareceram da mesma forma que apareceram, sem qualquer explicação. Curiosa fui pesquisar se mais alguém tinha assistido a este acontecimento e dei com o vosso site....as declarações não enganam.
    Tentamos com as máquinas dos telemoveis filmar e fotografar, mas a qualidade de imagem é pessima.
    Moro numa zona privilegiada, vejo um ceu estrelado fantastico todas as noites que as nuvens o permitem, já vi estrelas cadentes com fartura, o acontecimento de hoje não tenho explicaçao.


    31 Agosto/01:04 da manhã/S. Roque Oliveira de Azeméis

    ResponderEliminar
  26. Sou bastante ceptico em relação a fenomenos do genero, mas no inicio do mes de Agosto, na zona da Praia da Rocha (praia do Vau), no sentido Oeste-Este, vimos num fenomeno que durou cerca de 5 min em tudo semelhante ao que descrevem.
    Inumeras luzes, sem ruido, a uma altitude baixa (calculo 250 - 500 m), de diferentes tamanhos com a mesma cor de luz.
    Estava no mesmo momento a receber uma chamada internacional, e não quis desligar para gravar com o telemovel. Ainda assim, gravamos com GoPro, mas não se visualiza nada na gravação.
    O fenomeno foi presenciado por pessoas com idades entre 70 anos e 20 anos, e atribuimos que fossem ou aves em migração, ou pequenas aeronaves - já assisti a encontros/passeios de aeronaves e seria uma jistificação. Ainda assim, não tinham luz a piscar vermelha, que penso ser obrigatorio.

    ResponderEliminar
  27. No sábado vi algo parecido.. Tipo uma "auto-estrada" de centenas de luzes a piscar... Durou cerca de 10 a 20 minutos (talvez 30 minutos? não tinha relógio comigo).
    Foram no sentido este-oeste.
    Ao principio pensei que fossem balões LED mas, no final, vinham duas luzes um pouco afastadas e que pararam no céu alguns minutos. Quando as outras desapareceram, essas duas luzes voltaram para trás, sentido oeste-este.
    Nunca tinha visto uma coisa assim, achei super estranho.

    ResponderEliminar
  28. Ola quando hoje cliquei no link desta noticia recebi Alerta de Virus...no entanto so quero dizer que esta excelente este todo Artigo

    ResponderEliminar
  29. Sou de Mangualde e tenho por hábito sempre que chego a casa olhar o céu e numa dessas noites em que o céu estava completamente limpo observei o mesmo fenómeno... foi incrivel o que observava, fiquei completamente estupefato, não tenho a noção do tempo que fiquei a observar o céu, ainda pensei que fossem aviões de combate talvez americanos não sei, mas nunca vi tantos voarem ao mesmo tempo lado a lado e com um movimento uniforme. Cheguei a contar cerca de 30 mas eram mais do que isso.

    ResponderEliminar
  30. Vi a horas atraz na maia valongo este fenomeno.....durante uns 5 10 minutos.... Uma densidade brutal e cintilante com uma velocidade lenta e constante

    ResponderEliminar
  31. Ola, sou de Coimbra e acabei de ver o mesmo fenómeno. Era algo incrível, alguém sabe do que se trata?
    Data do acontecimento 13\09\14 as 21:45

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Boa noite, ainda bem que encontrámos este blog pois à 10 minutos atrás (22:10) pensei que eu e o meu marido estávamos malucos, avistámos o que está a ser relatado neste blog, estamos em Sintra mais propriamente no Magoito e assisti a um momento único, mas infelizmente não encontro algo que explique o que é.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite, este fim de semana, sabado dia 13 e domingo dia 14, na zona onde moro, Aroeira - charneca de caparica entre as 22.30 e 23 h tambem avistei as luzinhas cintilantes às dezenas... E nao fui a unica. Pareces que eles andam ai.

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  36. Boa noite, eu e a minha esposa estávamos no terraço de casa em Ermesinde por volta das 0h00 e presenciámos algo parecido. Cerca de 20 luzes a cintilar como se fossem estrelas a deslocar-se tipo em "bando" rapidamente de sul para norte em movimentos por vezes irregulares. O fenómeno durou talvez 2 minutos

    ResponderEliminar
  37. Boa Noite. Acabei agora mesmo de ver exactamente o mesmo fenómeno na Ericeira... é impossivel conseguir registar uma vez que os telemóveis não têm capacidade para filmar sem luz.... deslocava-se em bando e fez uma curva ligeira à esquerda, sempre intermitente e sem qualquer ruído. Não eram apenas 20, eu diria 100 e mais de 10 minutos.... já há alguma entidade a manifestar-se sobre esta questão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu vivo na Charneca-Venda do Pinheiro e estavamos em casa por volda das 23.30h da noite quando o meu sobrinho veio de quintal aflito a dizer que estava a ver ovnis no céu, eramos 6 pessoas e estavamos incredulas com o que viamos. Era assuatdor o céu estava cheio de luzinhas a piscar era enorme, tentamos gravar com o telemovel e a minha sobrinha ainda conseguiu captar qualquer coisa. Falamos para a protecção civil que nos informou que já tinham sido registados em Agosto na nossa zona um outro testemunho. Informaram que quando voltasse a aparecer que os contactassemos...

      Eliminar
  38. Este fenómeno foi visualizado hoje 20 Setembro entre as 23.30 e as 00 horas na zona da Ericeira

    ResponderEliminar
  39. VI CERCA DE 50 LUZES BRANCAS A CENTILAR E A MOVER FORMARAM UMA FILA E DEPOIS DESAPARECERAM AOS POUCOS

    ResponderEliminar
  40. Montijo.... também presenciei o fenómeno e já li alguns comentários de que poderiam ser balões com leds, muito em voga ultimamente, mas tenho a certeza de que o que vi não era nada disso, pois de repente deslocaram-se com muita velocidade como se batessem em retirada,e não estava vento absolutamente nenhum que justificasse o movimento repentino e coordenado que presenciei

    ResponderEliminar
  41. já vi o fenómeno por 2 vezes em Ermesinde, curioso que da última vez, dia 3 de Outubro, foi durante o dia cerca das 15h30 e durou cerca de 25 minutos. Assemelha-se à luz de uma estrela mas em movimento e várias, talvez 30 a 40.

    ResponderEliminar
  42. Acabei de testemunhar o mesmo fenómeno em Almada, cerca das 21:40 (12/10/2014), centenas de luzes a piscar deslocando-se em formação no sentido Costa de Caparica -> Lisboa. A observação durou cerca de 6 minutos até as luzes se confundirem com o horizonte.

    ResponderEliminar
  43. Não percebo porque é que os telejornais não comentam estes avistamentos! sobretudo quando, como no caso, são vistos por centenas de pessoas!

    ResponderEliminar
  44. Ontem sábado em Lisboa Queluz visualizei este evento sem explicação. Centenas de luzes a piscar no céu , em movimento e a mudar de forma . O que poderá ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vi o que esta aqui a ser descrito ainda nao ha explicação?

      Eliminar
    2. vi o que esta aqui a ser descrito ainda nao ha explicação?

      Eliminar
  45. Vi o mesmo em Tavira ja ha ecplicasao?

    ResponderEliminar
  46. Vi o mesmo em Tavira ja ha ecplicasao?

    ResponderEliminar
  47. O mesmo que esta aqui a ser descrito aconteceu me em tavira as 22:00 já ha açguma explicação?

    ResponderEliminar
  48. O mesmo que esta aqui a ser descrito aconteceu me em tavira as 22:00 já ha açguma explicação?

    ResponderEliminar
  49. Observamos na Costa da Caparica em Lisboa centenas de luzes cintilantes. Piscavam de forma síncrona duas a duas e o efeito global cintilava. O efeito movia-se numa direção. Observado por 4 adultos por volta da 1 da manhã. Mais alguém viu?

    ResponderEliminar
  50. ppl.com.pt/pt/prj/terra-a-heranca-dos-deuses

    ResponderEliminar
  51. Observei em Évora no dia 13 de Junho de 2015, pelas 23 horas um fenómeno idêntico aos já descritos. Um conjunto de objectos luminosos (como estrelas), talvez cerca de meia centena deslocando-se de oeste para este. Pude observar o fenómeno durante cerca de 10 minutos porque entretanto apareceram nuvens. Alguém pode confirmar esta observação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo! Eu também vi isso... foi bem na hora da festa de Santo Antonio em Lisboa... Vi isso de madrugada e achei estranhíssimo!

      Eliminar
    2. Olá amigo! Eu também vi isso... foi bem na hora da festa de Santo Antonio em Lisboa... Vi isso de madrugada e achei estranhíssimo!

      Eliminar
  52. Observei dia 19.06.2015 pouco passava das 22h em cascais.

    Fortíssimo

    ResponderEliminar
  53. Ontem, por volta das 21,30h em Sobreda- Almada observei (eu a família) um espetáculo lindíssimo no céu. um aglomerado de estrelas cintilantes mudavam de forma à medida que se ia deslocando. Movimentavam-se em grupo. Alguém me pode dizer que fenómeno foi aquele que literalmente abrilhantou o jantar de aniversário da minha mãe com a família? Obrigado!

    ResponderEliminar
  54. Hoje 8 de Agosto 2015. Zona de Tondela 23:30 - 23:45. Aglomerado de várias dezenas/ centenas? de luzinhas cintilantes sentido nordeste - Sudoeste. Testemunhado por inúmeras pessoas.... explicações?

    ResponderEliminar
  55. Boa noite,

    Venho deixar aqui o meu testemunho sobre um fenomeno muito estranho que acabei de observar nos céus da Maia/Porto. Eram cerca das 23:15 e durou uns 10 a 15 minutos. Parecia um bando de estrelas a cintilar a moverem-se de Oeste para Este. Vinham da costa. E em determinado momento todas se concentraram num ponto do céu e aí iam desaparecendo lentamente dando a impressão que em vez de se deslocarem longitudinalmente estavam sim a subir progressivamente até um ponto em que mais não se viam. Foi um fenômeno muito parecido com o descrito e testemunhado pela Família Özkaplan (Sílvia/Nail/João - 7 anos/ Pedro - 6 anos) e Família Santos (Cristina/Luís/Marta(15 anos) e Sofia (12 anos) em Lisboa no passado dia 26 de Julho de 2015.

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde
    . Na noite de ontem entre as 22:05 e as 22:15 presenciei junto com o meu marido e alguns vizinhos um fenómeno que não soube de todo identificar. Estava eu a estender roupa e tenho uma vista desafogada sobre o Tejo ( resido em Cacilhas) e olho para o céu e vejo um aglomerado de estrelas a movimentar-se no sentido norte sul enquanto cintilavam, junto delas existiam duas maiores que se movimentavam no mesmo sentido mas também para cima e para trás, chegando a um ponto que a sensação que deu foi que se foram apagando uma a uma. Entretanto manti-me a olhar para o céu e mais atras passado cerca de 5 minutos aparecerem duas que eu ao inicio achei que eram dois aviões o que seria impossível pela proximidade atras dessas duas apareceu mais um aglomerado de estrelas sendo essas duas as mais fortes que mais uma vez se movimentavam em mais de um sentido. Ao inicio achei ser detritos de um meteorito mas dada a coordenação e aspecto não me parece possível. Já reparei no site UFO Portugal que ha relatos de situações idênticas.

    ResponderEliminar
  57. Boa tarde
    . Na noite de ontem entre as 22:05 e as 22:15 presenciei junto com o meu marido e alguns vizinhos um fenómeno que não soube de todo identificar. Estava eu a estender roupa e tenho uma vista desafogada sobre o Tejo ( resido em Cacilhas) e olho para o céu e vejo um aglomerado de estrelas a movimentar-se no sentido norte sul enquanto cintilavam, junto delas existiam duas maiores que se movimentavam no mesmo sentido mas também para cima e para trás, chegando a um ponto que a sensação que deu foi que se foram apagando uma a uma. Entretanto manti-me a olhar para o céu e mais atras passado cerca de 5 minutos aparecerem duas que eu ao inicio achei que eram dois aviões o que seria impossível pela proximidade atras dessas duas apareceu mais um aglomerado de estrelas sendo essas duas as mais fortes que mais uma vez se movimentavam em mais de um sentido. Ao inicio achei ser detritos de um meteorito mas dada a coordenação e aspecto não me parece possível. Já reparei no site UFO Portugal que ha relatos de situações idênticas.

    ResponderEliminar
  58. Hoje dia 20 de setembro de 2015 voltei a ver esse aglomerado a piscar no fundão. É inexplicável. Gostava mesmo de saber de que se trata estas coisas
    Alguém consegue me explicar??

    ResponderEliminar
  59. Hoje dia 20 de setembro de 2015 voltei a ver esse aglomerado a piscar no fundão. É inexplicável. Gostava mesmo de saber de que se trata estas coisas
    Alguém consegue me explicar??

    ResponderEliminar
  60. Boas noites!
    À mais o menos meia hora presenciei o mesmo fenómeno em Valença do Minho, Viana do Castelo. Luzes muito parecidas com estrelas mas que piscavam e se moviam no céu coordenadamente! Cerca de 80 talvez 90 luzes! Estava no carro, parado no semáforo e elas surgiram no céu à minha frente. Peguei no meu telemóvel (Iphone 4S) mas era impossível filmar, mesmo com a janela aberta, porque as luzes da iluminação ofuscavam.
    Não sei dizer o que era, pensei em varias hipóteses, entre as quais que eram um enxame de pirilampos, pois eu sei que eles piscam para atrair a fêmea, no entanto voavam aparentemente muito alto e não se pareciam aos pirilampos que eu costumo ver. Não sei se se trata de algum fenómeno atmosférico.
    Continuo sem uma explicação para esta aparição! Se alguém tiver uma teoria mais plausível gostaria de ouvir!
    ps. este é um relato sério, não acredito à primeira que se tratava de uma nave de uma civilização inteligente, no entanto não encontro outra explicação! Procuro respostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir que:
      - o céu estava limpo, logo conseguia destingir as verdadeiras estrelas das luzes semelhantes que se moviam em conjunto!
      - atravessaram o céu e pareciam estar a ganhar altitude
      - é plausível que sejam balões Led de alguma festividade, vejam o video ( https://www.youtube.com/watch?v=Qlf27pSMGHM )

      Eliminar
    2. - dado que hoje é sábado à noite é provável que haja festividades e lançamentos de balões Led! Acredito que não se trata de um ovni, mas sim de Balões Led.
      Este video é quase igual ao que eu observei, observem vocês e digam-me se foi este o fenómeno. Se sim é provável que sejam balões Led, mas sem certezas absolutas claro.

      Video: https://www.youtube.com/watch?v=Qlf27pSMGHM

      Eliminar
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  62. Balões festivos com hélio podem subir até aos 2/3km até estoirarem ou esvaziarem, só percebes que são balões na fase inicial onde são largados, depois quando estão mais altos são um estranho enxame de luzes levado pelo vento. Nos casamentos geralmente a malta mais endinheirada disposta a enviar este lixo todo para o ar compram um balão por convidado, e há casamentos com centenas de convidados.

    https://www.youtube.com/watch?v=Qlf27pSMGHM

    ResponderEliminar
  63. vi um conjunto de luzes piscando nos ceus de coimbra dia 4 dezembro 2015. formavam um padrao grande e um pequeno, parecia um papagaio... o movimento parecia controlado e a forma manteve-se inalterada o tempo todo, eram cerca de 50 +-. parecia um voo controlado e bastante alto... até que em poucos segundos desapareceram quase todos ao mesmo tempo... drones baloes naves?... ovnis com certeza

    ResponderEliminar
  64. Hoje dia 17 de Dezembro avistei por volta das 20:15 várias luzes brilhantes deslocando-se no mesmo ritmo, parecendo estrelas piscando, é a segunda vez que vejo a mesma coisa. Também as vi há meses quando vinha conduzindo do Porto em direção à Póvoa, por volta das 23:00. Eu sei que não são estrelas, nem são meteoritos porque não deixam um rasto brilhante...alguém sabe o que é? Susana Mendes /Póvoa de Varzim

    ResponderEliminar
  65. Bom dia, esta madrugada, 00.30 +/- dia 1 Maio eu e mais 6 amigos tavamos a tomar cafe ao pe do rio aki em viana do castelo quando vimos um aglomerado d luzes (centenas) a deslocar-se no sentido sul norte sempre numa especie de formacao e a piscarem de forma intensa, kase a chegar ao fim do rio, inicio do mar comecaram a dispersar ate k deixamos d as ver por completo. Se alguem souber k tipo d fenomeno e este partilhe, nunca vi nada igual

    ResponderEliminar
  66. ontem, por volta das 23:30, apreciamos exatamente o mesmo fenómeno. Estávamos presentes 8 pessoas, isso aconteceu durante cerca de 30 a 35minutos e foi no alto da Morreira, na estrada nacional 101, que liga Braga a Guimarães.Também gostaríamos de saber que fenómeno é esse, de centenas de estrelas a brilhar, enquanto se deslocam, até acabar num ponto só. Esperamos por uma resposta saudável a esta visão, pois, ao mesmo tempo, noutras zonas do céu, eram vistas luzes forte e em sentido ascendente (até desaparecerem da vista), e que também nos intrigou muito.
    Fernando - Balazar - Guimarães.

    ResponderEliminar
  67. Olá.
    Também deixo o meu testemunho:
    Dia 11 junho 2016, por volta das 00:30h. Foz do Douro.
    Um aglomerado (Dezenas ou centenas) de objectos cintilando, em direcção ao sul. Seguiam igualmente a direcção do vento. Constatei que alguns objectos (muito poucos) seguiam atrasados.
    Passado uma hora ou duas, o mesmo fenómeno mas a uma altura superior. Não pareceu-me balões led.
    No ano passado, por esta altura, o mesmo fenómeno em Matosinhos.
    Neste caso, observei a partir de uma rua ladeada de prédios. Voavam, aparentemente a uma dezena de metros de altitude e pude observar que no mesmo objecto, piscavam umas luzes e rotação, fazendo 3/4 de volta. Também dirigiam-se para sul.
    Pelo menos o espectáculo foi bonito.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  68. Boa noite, acabei agora de ver algo fantástico "por cima" da serra da sintra: todas as estrelhas "sairam" do seu sítio, "reuniram-se" e passado uns minutos voltaram a espalhar-se para os "seus locais".. Todos os meus vizinhos estavam nas janelas a tentar fotografar! 08-07-2016 pelas 00:00.

    ResponderEliminar
  69. Boa noite a todos.
    Quero tambem deixar o nosso testemunho. Este fim semana(09-07-2016) estavamos na Madeira e por volta das 23h olhamos para o ceu e vimos exactamente o fenomeno de Estrelas a deslocarem em forma de linha continua. Eram imensas estrelas e durou cerca de 15min.
    A minha namorada ainda pos a hipotese ser algum projector... mas rapidamente viu que nao poderia ser isso. E logo concluimos que era mesmo um "corredor" enorme de estrelas a piscarem e a movimentarem se.
    Foi um espectáculo lindo de se assitir.
    Continuamos sem saber que fenomeno se trata, mas sem duvida que gostavamos de ver outra vez.

    ResponderEliminar
  70. Boa noite, hoje em Setúbal por volta das 23 horas aconteceu a mesma coisa, eu e os meus pais estamos a regressar a casa quando eu olhei para o ceu e me deparei com esse fenómeno, e logo disse aos meus pais para olharem também, e para por favor dizerem que também estavam a ver a mesma cosa que eu... e sim eles também viram o mesmo que eu, não estava maluca de todo ! Decidimos vir logo para casa e pesquisar algo, e vimos que esse fenómeno ja aconteceu algumas vezes mas que ninguém tem provas de que algo como aquilo que hoje vimos tera acontecido. Nos também tentamos filmas, mas é impossível, os telemóvel quando filmamos o ceu fica sempre tudo preto... Foi super estranho e ninguém parece querer acreditar... Gostava imenso de ter respostas para isso ...

    ResponderEliminar
  71. Boa noite, hoje em Barcelos por volta das 00:00 horas aconteceu a mesma coisa, eu e os meus filhos e esposa estava mos em casa quando a minha esposa me chamou para ir fora de casa e olhar para o ceu e me deparei com esse fenómeno. Nos também tentamos filmar, mas é impossível, com telemóvel.
    O aglomerado de luzes deslocavam- se de Este para Oeste tipo Barcelos para a Povoa de Varzim.

    ResponderEliminar
  72. Boa Noite,

    Acabei de presenciar um fenómeno semelhante em Penafiel, umas largas dezenas, ou mesmo centenas de luzes cintilantes que se deslocavam de nascente para poente a grande altitude. Manobras militares??!

    ResponderEliminar
  73. Aconteceu o mesmo em Lousada na noite passada.

    ResponderEliminar
  74. luzes vermelhas nos arredores de Lisboa,só é pena não poder ter como gravar já fez duas passagem aqui só de binóculos é que consigo ver...

    ResponderEliminar
  75. Aconteceu hoje...estava em gaia Avintes...e um grupo de estrelas apareceu do nada a percorrer o ceu a piscarem intensamente a uma velocidade média...presenciei eu e dezenas de pessoas que assistiam a um concerto...por coincidencia apareceram por tras do palco no sentido das pessoas

    ResponderEliminar
  76. Vi agora o mesmo, um corredor imenso de "estrelas" a passar deviam ser centenas, eu e toda a minha família, ficamos todos de boca aberta...

    ResponderEliminar
  77. Vi agora o mesmo, um corredor imenso de "estrelas" a passar deviam ser centenas, eu e toda a minha família, ficamos todos de boca aberta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ver as tais "estrelas" bem cintilantes, ora em coluna ora agrupadas. Vão direção norte e avistei durante 25 a 30 minutos (pois fiquei sem visão para o lado que foram). Qq coisa de fantástico. O que será? Achei lindo. Não consegui filmar nem fotografar. Ribeirão, VN Famalicao.

      Eliminar
  78. Boa noite, ontem em Braga vi precisamente o que disseram e consegui um filme de apenas 3 segundos...

    ResponderEliminar
  79. Boa noite. Podem-me chamar de louco mas hoje vi este mesmo fenomeno em Oeiras (estava junto à praia). Eram centenas e centenas dessas "estrelas" e deslocavam-se em grande velocidade. Passava pouco da meia noite e foi incrivel.

    ResponderEliminar
  80. Boa noite. Podem-me chamar de louco mas hoje vi este mesmo fenomeno em Oeiras (estava junto à praia). Eram centenas e centenas dessas "estrelas" e deslocavam-se em grande velocidade. Passava pouco da meia noite e foi incrivel.

    ResponderEliminar
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  82. Olá, presenciei esse fenómeno ontem em cascais por volta das 00h. Eram mais de 100 estrelas a piscar e se deslocar horizontalmente em uma velocidade bem rápida. Procurei alga notícia sobre isso na net mas não encontrei nada nos jornais. Alguem sabe o que é realmente aquilo?
    Cump.

    ResponderEliminar
  83. Olá, presenciei esse fenómeno ontem em cascais por volta das 00h. Eram mais de 100 estrelas a piscar e se deslocar horizontalmente em uma velocidade bem rápida. Procurei alga notícia sobre isso na net mas não encontrei nada nos jornais. Alguem sabe o que é realmente aquilo?
    Cump.

    ResponderEliminar
  84. Misterio desvendado, baloes led, comprovem no youtube..

    ResponderEliminar
  85. Monte Real: olá está noite assisti ao mesmo fenómeno, na companhia do meu marido e do filho, eram centenas deslocavam se para sul, nunca tinha visto tal coisa... Lindo as primeiras iam em grupo seguia uma calda informe de duas a duas...maravilho. ☺

    ResponderEliminar
  86. Boa noite esta noite entre as 23h30 e as 0h presenciei este fenómeno.Eu e MT mais gente estávamos numa festa da terra e aquele espetáculo cintilante a céu aberto.Um grupo enorme que se movimentavam de oeste para este e DPS acabaram por desaparecer.... Isto em V.N.Gaia(Candal).Haverá explicações para tal????👍🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟

    ResponderEliminar
  87. Boa noite esta noite entre as 23h30 e as 0h presenciei este fenómeno.Eu e MT mais gente estávamos numa festa da terra e aquele espetáculo cintilante a céu aberto.Um grupo enorme que se movimentavam de oeste para este e DPS acabaram por desaparecer.... Isto em V.N.Gaia(Candal).Haverá explicações para tal????👍🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟

    ResponderEliminar
  88. Hoje, por volta das das 23 horas, quando saía da A3 para a Circunvalação, vi um conjunto de pontos brilhantes e cintilantes que se movimentavam de norte para sul. Paramos e filmamos com 2 telemóveis e nada ficou. Liguei para o meu irmão que mora em Gaia, direcção que levavam esses pontos citilantes, mas nada viu. A sua explicação para o meu avistamento é que poderia ser um bando de aves em voo e iluminadas por alguma fonte de luz.

    ResponderEliminar
  89. Hoje 16 de Junho de 2017 vi novamente tudo que teem aqui descrito, a camara conseguiu apanhar parte dos sinais a cintilar, depois parece que começaram a fugir e a Câmara deixou de ser tao precisa, afinal nao teem a mesma capacidade como o olho humano. Tenhono video no Facebook para quem quiser voltar a ver novamente e poderem passar àqueles que nao se acreditavam quando vocês disseram o que viram. O que será isto?

    ResponderEliminar
  90. Hoje 16 de Junho de 2017 vi novamente tudo que teem aqui descrito, a camara conseguiu apanhar parte dos sinais a cintilar, depois parece que começaram a fugir e a Câmara deixou de ser tao precisa, afinal nao teem a mesma capacidade como o olho humano. Tenhono video no Facebook para quem quiser voltar a ver novamente e poderem passar àqueles que nao se acreditavam quando vocês disseram o que viram. O que será isto?

    ResponderEliminar
  91. Boa tarde, ontem em Gondomar, entre as 23,50 e as 00,10 de hoje verifiquei que no céu existia um corredor de estrelas (centenas/milhares) em andamento e a piscar, dirigia-se para este, passado este período de tempo desapareceram, o que poderá ser?

    ResponderEliminar
  92. Hoje dia 16/07/2017 foi avistado um fenómeno deste por volta das 1:40 na Madeira, no céu, visto na via rápida ao chegar ao Funchal vindo na direção de câmara de lobos? Alguém viu também?

    ResponderEliminar
  93. Dia 28 de Julho pelas 21h00 foram avistados muitos pontos luminosos na zona da boca do inferno em Cascais. As minhas filhas até ficaram assustadas. Durou cerca de 5 minutos e o céu estava completamente limpo. Um espectáculo digno de se ver mas muito intrigante. Cláudia Vaz

    ResponderEliminar
  94. Dia 29 de Julho foi avistado o mesmo fenómeno em Vilamoura pelas 23h . Várias pessoas tentaram filmar mas não conseguiram captar. Milhares de pontos piscavam enquanto se deslocavam lentamente . Durou cerca de 10 minutos.

    ResponderEliminar
  95. Dia 29 julho, cerca das 23h30, Santarem!

    ResponderEliminar
  96. Acabo de presenciar o mesmo fenómeno em Viana do Castelo às 00:30h, no sentido este/oeste. Eram dezenas de luzes brancas cintilantes, organizadas e a deslocarem-se numa velocidade constante e terminando a sequência numa única luz.06

    ResponderEliminar
  97. Dia 19 de agosto 2017, em Óbidos. O fenomeno durou cerca de 5 minutos, as "luzes" deslocavam-se de norte para sul, com a mesma cadencia e de forma organizada..
    Seriam drrones? Algeum viu?

    ResponderEliminar
  98. Acabei de passar pela ponte 25 de Abril e ao virar para a entrada da Caparica vi um aglomerado de estrelinhas muito juntas que comecaram a dancar parecia como um guardanapo que se abana quando leva com o vento mas de uma maneira gentil e subtil.
    Sera normal??

    ResponderEliminar
  99. Pois é pessoal, acabei de presenciar a um fenômeno igual ao que aqui é descrito. Na cova da piedade em Almada junto ao restaurante tia Be às 23:55 até ás 00:00 vi mais de 200 estrelas a atravessar o céu durante uns 5 minutos,... muito estranho, ... já tenho 41 anos e nunca vi nada assim. Duvido que sejam baloes. Para mim era como se visse centenas de aviões a 11km de distância á velocidade de 1000km/hora a piscar e a voar no mesmo sentido. Hoje dia 10 de setembro 2017 as 00:01

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi exatamente a mesma coisa mas a uns dias atras no dia 29 de Agosto... Nao sei se sera normal ou nao....

      Eliminar
  100. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  101. Ontem, dia 23 de setembro de 2017, eu e o meu pai assistimos a este fenómeno, mais ou menos às 23h 30min, em Portugal, Porto. Eram luzes a piscar a mover-se, por vezes, em direção reta ou a fazer curvas onduladas, em forma de serpente.
    Eu, assustado, perguntei ao meu pai o que era na esperança de alguma resposta e ele respondeu então que acreditava ser um satélite a desfragmentar-se na atmosfera. Pouco depois, aparaceram dois aviões (um seguido do outro, com alguns minutos de diferença) com rotas não muito vulgares e o meu pai disse que podiam ser aviões militares a investigar o caso. Tentei filmar com um telemóvel, porém este não tinha 'zoom' suficiente para captá-las, mesmo elas emitindo luzes tão fortes. Tudo isto aconteceu com céu limpo na presença de outras estrelas, se é que aquelas luzes a piscar fossem estrelas (eu não acredito que fossem).

    ResponderEliminar
  102. No sábado dia 23 de Setembro de 2017, cerca da 1:30 da manhã tb testemunhei este fenómeno no Alentejo, mais concretamente em Estremoz. Era uma fila de estrelas que faziam uma linha (grossa até), e quê se moviam, até que por fim se dissiparam no Céu. Não consegui filmar o momento pois o telemóvel não dava para filmar devido á distância. Vi pesquisar na net e vi vários relatos mas sem uma única explicação. Existe algum site de astronomia onde possamos tentar pedir algum esclarecimento?

    ResponderEliminar
  103. Foi visto hoje 7-10-2017 em Guimarães e em agosto Também vi, um grupo de pontos luminosos piscarem e seguirem na mesma direção durante uns 5 minutos até desaparecerem. Mais pessoas viram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,aqui em Castanheira do Ribatejo,confirmamos, porque eu e minha colega,tbm o vimos.E sim vinham da zona do norte.Eram quase 21h,ontem dia 7 de outubro de 2017.Eu encontro-me aqui na zona de Lisboa, Castanheira do Ribatejo.

      Eliminar
  104. Boa noite.Hoje dia 7 de Outubro de 2017
    por volta das 21h eu e minha colega de trabalho avistamentos os mesmos pontos luminosos.Vinham da parte sul,todos juntos,pareciam sincronizados uns com os outros,de forma a não chocarem uns nos outros,mas bailavam no céu caminhando para oeste até desaparecerem.Eram muitos pontos luminosos.Eu e minha colega ficamos maravilhadas a olhar o céu até desaparecerem.E não, não eram lâmpadas LED.Teria-se notado.

    ResponderEliminar
  105. Bom dia
    Moro no Porto e ontem à noite, 08/10/2017 por volta das 01:15h presenciei um fenómeno de luzes estranhas que vinham de Sul para Norte. Eram dezenas de luzes com a intensidade de estralas, mas com a particularidade de piscarem como aeronaves. No entanto, aeronaves mesmo que sejam militares apenas voam em formação e não de forma desorganizada como estas luzes. O fenómeno durou cerca de um minuto deste as primeiras luzes até à ultima.

    ResponderEliminar
  106. Acabei de presenciar com mais 2 pessoas esse fenomeno na maia. Centenas de luzes em direçao a sul, depois mudatam de rota para nw e desapareceram

    ResponderEliminar
  107. Hoje, há 10 minutos(23.50h) atrás acabei de ver o mesmo aqui em Braga.

    ResponderEliminar
  108. Ontem 11-08-2018, por volta da meia noite, visualizei, numa aldeia na zona de Chaves, o mesmo fenómeno:uma "faixa" bastante larga preenchida por milhares do que parecia serem estrelas,que se movimentava pelo céu, no sentido sul-norte,piscando como as estrelas. Ao afastarem-se formaram uma espécie de bola gigante e desapareceram. Sem comentários, apenas extraordinário!

    ResponderEliminar
  109. Ontem foi a minha vez de ver este fenómeno, numa aldeia do concelho de Alenquer. Isto por volta das 00:30. Dezenas de "estrelas" que piscavam e se deslocavam em grupo até que se foram dispersando e desaparecendo. Não sei se mais alguém deu por isto. Foi algo bonito de se ver, mas gostava de saber qual a origem deste fenómeno, do qual pelos vistos já há vários relatos pelo menos desde 2013.
    Tenho estado a pesquisar e parece que ainda não há consenso. No entanto, não vejo outra explicação sem ser esses tais balões LED (que nunca tinha ouvido falar), porque em 1º lugar não acredito nessas coisas de OVNIS, e em 2º lugar houve um casamento aqui perto.

    ResponderEliminar