domingo, 4 de agosto de 2013

Luzes sobre Braga, Vizela e Odivelas

Localização - Braga, Vizela e Odivelas
Data hora - 03/08/2013 - 22:45h / 23:00h
Testemunha - Sr Júlio Alves, Srª. Carla

Relato da testemunha...
Esta noite, por volta das 22:45 olhei casualmente para o céu e vi um "agrupamento" de luzes a piscar a uma cadência constante.
Eram cerca de 30 e, apesar de se moverem com alguma velocidade eram mais lentas (aproximadamente 1/3) da velocidade de um avião comercial que passou por elas no nesse mesmo momento.
Liguei para a minha irmã que estava em Braga que também pode observar o fenómeno.

A astronomia é um dos meus hobbies e quando um colaborador meu me contou um avistamento semelhante (penso que deverá ter sido o do dia 22 de Julho já comentado no blog) achei que podiam ser satélites e tentei encontrar uma explicação lógica mas neste momento não consigo.  Principalmente porque reparei num pormenor que mostra alguma organização intencional: as luzes eram encabeçadas por 5 em formação,  seguia-se depois um conjunto de umas 20 a 30 e terminavam com mais umas 5 em  formação.

Pela forma como se moviam e, principalmente da forma como piscavam, sei o que não podem ser satélites. Também não podem ser balões de S. João ou xenom LED's. Tive também o cuidado de verificar se ao passarem por estrelas se estas desapareciam mas não,  o que demonstra que eram mais do que um objecto com várias luzes e que não era de grandes dimensões ou então estavam a voar a grande altitude.

Continuo a não saber o que eram mas vou passar a estar muito mais atento ao céu nocturno e manter os binóculos por perto.  Ainda tentei fotografar e filmar mas não se nota nada.

                                  Ufo Portugal

Em Odivelas decorria uma outra observação, da qual curiosamente apresenta a mesma semelhança do caso a cima.

Relato da testemunha...
Descobri o vosso site porque, depois do que vi mais algumas pessoas, fui pesquisar no Google.
Precisávamos realmente de mais pessoas que validassem que também viram alguma coisa no céu hoje...
Sobre Odivelas, Pontinha e Benfica avistámos hoje pelas 22:30 e até próximo das 23:00 algumas luzes que se moviam de forma estranha.
Ao todo vimos 5, uma delas completamente vermelha.
Pareceu-nos que se movia em círculos, e a velocidade variava.
As outras 4 pareciam estrelas a moverem-se para cima, depois para a frente, num ângulo como nunca vimos.
De referir que, dada a proximidade do aeroporto, vimos também luzes normais de aviões, à sua velocidade normal, como vemos normalmente. Aliás, de início pensámos que se tratassem de aviões, mas o que nos chamou a atenção foi o facto de se moverem de forma diferente, o que nos fez ficar alerta e repararmos depois nas outras luzes. Passado algum tempo, desapareceram.

A única coisa que gostávamos de saber, é se realmente mais alguém destas zonas viu. Seria engraçado comparar as experiências.
Depois de termos avistado da janela da nossa casa (Odivelas) ligámos a uma amiga (na Pontinha) que também viu. A minha mãe, que mora em Benfica, viu o mesmo.

Não sei se o relato vos será útil, mas esperamos que sim.
Nunca na minha vida tinha visto nada assim, e sinto-me para já simplesmente grata :)

18 comentários:

  1. Eu vi umas luzes estranhas no céu na zona de Vizela, já não sei dizer a data especifica mas foi no mês de julho. Pareciam ser apenas 5 luzes que iam relativamente perto umas das outras, ate cheguei a ver duas dessas luzes a descerem em direção ao solo.eram objetos relativamente pequenos mas brilhantes depois inconscientemente continuei a caminhar e não fiquei para ver o resto.

    ResponderEliminar
  2. Há pouco ( Domingo 04 de Agosto) passou uma luz enorme, esférica, a baixa altitude e velocidade, de Oeste para Leste, sobrevoando Penafiel e Amarante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola amigo, sou de Lousada e também vi 2 focos de luz anormais muito intensas que segundos depois em andamento desapareceram. elas vinham na direção de Felgueiras exatamente no domingo o mais curioso e que antes destes focos de luz forte já tinha visto dezenas de pequenas luzes em movimento que depois desapareciam . isto não e normal, o que se passara nos céus de Portugal já são demasiados casos penso que as autoridades portuguesas deveriam ver os nossos radares e seguir os relatos das pessoas, para decifrar o que se passa.
      ate mais,

      Eliminar
    2. Boa noite. Só para apresentar que hoje (24/07/2016) presenciei um fenómeno idêntico em Penafiel.

      Eliminar
    3. Boa noite, hoje pela noite na zona de Penafiel (Porto), eu e uns amigos presenciamos um fenómeno fantástico. Confesso que sou adepto do tema mas nunca presenciei nada de invulgar ou para a qual não tivesse explicação, como homem de ciências que sou. Eram talvez 150-200 pequenas luzes brancas que se movimentavam como se tratasse de um bando de pombas mas bem mais alto. O conjunto de luzes mudava de forma, ora esticava ora arredondava até ficar como uma linha ou um rectângulo muito comprido. Esse conjunto de luzes movimentava-se também como um só, parecia que todas elas estavam em sintonia nos seu movimentos.
      quando fomos tentar vê-las melhor descobrimos mais a Este outro conjunto bem mais alto e talvez com a mesma quantidade de luzes.
      Dentro desses conjuntos de luzes cada uma individualmente possuía um movimento diferente com direcções e sentidos diferentes.
      Desde criança que vejo no céu e lanço balões de S.João e posso desde já dizer que essa hipótese não se enquadra uma vez que eram centenas, e a sua luz branca não a típica amarela/alaranjado, possovos garantir que eram luzes eléctricas, com mesmo tempo de intermitência cada uma delas.
      Apercebi-me que se movimentavam para Oeste no sentido Este-Oeste, depois de voltar á estrada e coma a luz publica deixamos de as ver até que fomos avistando por vezes ao longe ainda mais altas, tornando-se quase imperceptíveis apenas como uma pequena mancha esbranquiçadas como que um grupo de estrelas distantes.
      Sendo bastante céptico e com uma mente aberta, posso dizer pelo menos que não eram aviões nem drones pois a sua coordenação excêntrica era impressionante, quase como que um bando de aves.
      Se alguém tiver avistado o mesmo ou quiser mais pormenores, por favor entrem em contacto.

      Eliminar
    4. Olá. Ontem vi no céu de Penafiel essas luzes de que fala. Moro na zona de Marecos vinham da cidade e desapaeceram mesmo por cima da minha casa. Nunca tinha visto nada igual. Impressionante.

      Eliminar
  3. Enviem os vossos relatos.
    Se tiverem imagens do inédito, melhor ainda de forma a podermos mostrar a público que o fenómeno existe ou que algo voa sobre o céu de Portugal sem o controlo das autoridades da defesa aérea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno, Infelizmente, não disponho de equipamento adequado...Ando à procura de uma camara low-lux e low cost...
      Sobre o relato, não há muito mais a acrecentar a não ser que logo a seguir passa um avião com as luzes comuns na mesma rota com um atraso de 2/3 minutos.

      Eliminar
  4. Em relação a este avistamento, e dadas as semelhanças, deixo aqui também o meu, passado há cerca de 1 ano atrás:
    O avistamento em questão foi no dia 24 de Agosto de 2012, pelas 23H aproximadamente, numa freguesia de Gaia.
    O objecto(s) avistado(s) era composto por muitas pequenas luzes (semelhantes a estrelas), neste caso um "enxame" composto por cerca de 30 a 40 destas luzes.
    O objecto deslocava-se lentamente na direcção de Este para Oeste de uma forme a relativamente lenta, visto o avistamento ter durado aproximadamente 5 minutos, até que as luzes se diluissem por completo e deixassem de se ver. Comparativamente a um avião, a velocidade seria possivelmente ligeiramente mais lenta.
    Durante estes 5 minutos houve fazes em que pareceu existir imobilização do objecto, mas por poucos segundos.
    A Forma do objecto era indefinida, à primeira visualização, quanto este estava longe, lembrava quase um bando de aves migratórias, ao aproximar-se notava-se claramente que era composto por dezenas de pequenas luzes (esbranquiçadas) muito semelhantes a estrelas como havia referido.
    A luminosidade foi outra das coisas que mais me intrigou neste objecto, pois entre todos os pontos luminosos, a luz parecia percorrer todas estes pontos (numa tonalidade vivamente mais forte) de uma forma intermitente, como um feixe de luz que começava numa ponta do objecto(s) e terminava no outro extremo (percorrendo-o todo) de forma sistemática.
    Este fenómeno foi observado com o meu irmão, convém referir capitão dos Bombeiros, ex militar das operações especiais (Lamego) onde alcançou o estatuto de tenente, e também não soube dar qualquer explicação lógica para o sucedido.
    Este "enxame" dissolveu-se gradualmente no espaço, até se desaparecer por completo e deixar de se ver.

    ResponderEliminar
  5. Olá amigos acho engraçado mais pessoas verem o mesmo aparente fenómeno que vi a mesma hora em Gondomar (ver meu relato neste mesmo site com título "aglomerado de luzes sobre Gondomar ") gostava de saber por parte destes testemunhos se alguma luz isolado procedia o aglomerado de luzes como no meu caso é mais alguns onde testemunhas relatam uma luz mais que procedia o aglomerado . . Obrigado
    Paulo Bento

    ResponderEliminar
  6. ESta noite, de dia 10 de Agosto de 2013, aproximadamente pelas 23h40/45, na Charneca da Caparica, observei com os meus pais, a deslocação no céu, no sentido norte-sul, a muito grande altitude, de um conjunto de muitas e muitas dezenas (talvez mesmo centenas) de objectos brilhantes que pulsavam em perfeita sincronia uma luz branca intensa. Do grupo da frente,que parecia voar emm formação triangular, fazia parte um objecto maior, e de luzes mais coloridas,um ou outro emitia uma intensa luz azul. A passagem ter-se-á prolongado por cerca de 15 minutos. Um espectáculo impressionante. Gostaria de saber se mais alguém assistiu a esta autêntico desfile luminoso e se existirá alguma explicação para este fenómeno. Maria

    ResponderEliminar
  7. eu sou de Odivelas e hoje à noite consegui ver 8 naves da minha janela, mas fiquei na dúvida porque algumas não se mexiam, peguei nos binóculos e fiquei parvo porque emitiam 3 tipos de luz vermelho azul e verde, eu não acreditava em ufo´s mas depois do que vi hoje...

    ResponderEliminar
  8. No dia 24 de agosto fui acampar para a Gambia ali nos arredores de Setubal com um grupo de amigos. Pelas 22:55 vimos algo de estranho no ceu, era como que um grande grupo de estrelas (mais de 100) movimentando-se pelo ceu, estas deslocavam-se no sentido nordeste -> sudoeste a uma velocidade um pouco inferior as que vemos num avião comercial quando estes andam pelos ceus, estranho tambem foi ver que conforme umas "acendiam" outras "apagavam" e este piscar durava coisa de 1 segundo ou dois no maximo enquanto elas continuavam o seu caminho. Tenho astronomia como hobbie desde miudo e não encontro nenhuma explicação para isto que se passou, mas estão descartadas as hipoteses de meteoros e satelites pois esses conheço-os bem. Agora estou naquela do que é que seria aquilo, sera lixo espacial?

    ResponderEliminar
  9. Ontem ,dia 14 de Agosto de 2013, aqui na zona de Paredes, distrito do Porto eu , o meu marido e o meu filho vimos pelas 22.40 h um conjunto enorme de luzes brancas que piscavam e se deslocavam como se fosse um bando em direcção a poente. A maioria seguia uma rota única mas havia outras que andavam para trás e para a frente no meio das demais. Conseguimos vê-las por alguns minutos passar por cima da minha casa e desaparecerem no horizonte. Alguém sabe explicar isto? Alguém viu algo semelhante?

    Paula

    ResponderEliminar
  10. Eu presenciei hoje este fenómeno em Braga, eram 19h49m tentei filmar mas nao aparece nada no video, um aglomerado de luzes piscando, ao principio parecia mesmo uma constelação ate que reparei que elas moviam se e bem rapido, iam em sentido Este. Muito peculiar este fenómeno.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, hoje pela noite na zona de Penafiel (Porto), eu e uns amigos presenciamos um fenómeno fantástico. Confesso que sou adepto do tema mas nunca presenciei nada de invulgar ou para a qual não tivesse explicação, como homem de ciências que sou. Eram talvez 150-200 pequenas luzes brancas que se movimentavam como se tratasse de um bando de pombas mas bem mais alto. O conjunto de luzes mudava de forma, ora esticava ora arredondava até ficar como uma linha ou um rectângulo muito comprido. Esse conjunto de luzes movimentava-se também como um só, parecia que todas elas estavam em sintonia nos seu movimentos.
    quando fomos tentar vê-las melhor descobrimos mais a Este outro conjunto bem mais alto e talvez com a mesma quantidade de luzes.
    Dentro desses conjuntos de luzes cada uma individualmente possuía um movimento diferente com direcções e sentidos diferentes.
    Desde criança que vejo no céu e lanço balões de S.João e posso desde já dizer que essa hipótese não se enquadra uma vez que eram centenas, e a sua luz branca não a típica amarela/alaranjado, possovos garantir que eram luzes eléctricas, com mesmo tempo de intermitência cada uma delas.
    Apercebi-me que se movimentavam para Oeste no sentido Este-Oeste, depois de voltar á estrada e coma a luz publica deixamos de as ver até que fomos avistando por vezes ao longe ainda mais altas, tornando-se quase imperceptíveis apenas como uma pequena mancha esbranquiçadas como que um grupo de estrelas distantes.
    Sendo bastante céptico e com uma mente aberta, posso dizer pelo menos que não eram aviões nem drones pois a sua coordenação excêntrica era impressionante, quase como que um bando de aves.
    Se alguém tiver avistado o mesmo ou quiser mais pormenores, por favor entrem em contacto.

    ResponderEliminar
  12. Vi hoje esse fenômeno em Braga, fiz uns vídeos mas n de muita qualidade! Mando ou divulgo para quem???

    ResponderEliminar