quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Intervenção direta de Nuno Alves sobre as recentes observações OVNI em Portugal

Tirem as vossas conclusões através deste vídeo que visa alertar as pessoas "público", para a realidade, mente aberta mas fundamentalmente com os pés bem assentes na terra.
Deixem os vossos comentários e opiniões.

55 comentários:

  1. Olá amigo Nuno . . Esta tudo dito de salientar que os jornais fazem um mixing dos casos e põe de lado com uma pitada de ridículo mas até se entende o ponto de vista desses jornalistas que certamente nem conhecimentos abrangentes tem e então dão prioridade a venda dos vais jornais. . E o que vende ? Política futebol e artigos cor de rosa . . Tá tudo explicado para este caso. . Quanto aos cépticos tem uma ideia e deve ser respeitada desde que não façam dessa ideia uma maneira de gozar quem testemunhou tais fenómenos como foi meu caso que vocês relataram na integra . . Eu próprio evito usar o termo ovni por haver uma certa confusão entre o ovni e a nave extraterrestre pois um ovni não é necessariamente uma nave extraterrestre com toda a tecnologia que existe é que não é conhecida poderia por hipótese ser algum tipo de experimento secreto daí daí não confundir ovni com disco voador realmente depois da minha observação tenho andado mais atento e então tenho reparado que este fenómeno tem maior incidência no norte de Portugal apesar de haver relatos de outros pontos de Portugal e não só . .não obstante gostaria de saber se torre de controlo de pedras rubras detectou algo para isso tenho tentado encontrar um amigo controlador lá mas sem efeito até à data . . Claro que será muito difícil saber o que seria esses aglomerado de luzes que observei uma coisa foi notória aquilo tinha um comportamento que designo por inteligente não foi uma coisa ao acaso ou os tais ditos balões de Led levados pelo vento . . Algumas camadas da atmosfera ionizadas ? Cargas electrostáticas ? Creio que não pelo comportamento . . E também pelo facto de alguns outros relatos noutras localidades e em dias diferentes serem muito semelhantes em tudo ou mesmo iguais de salientar a grandiosidade e a dimensão do fenómeno . . Quanto a sua intervenção directa os parabéns pois foi bastante esclarecedora para umas certas camadas de pessoas menos informadas sobre este actual fenómeno é assim sendo fica aqui o apelo para que os jornais e os senhores jornalistas vejam mais além da política e do futebol pois o que se está a passar é real e merece ser noticiado . . Obrigado
    Paulo Bento

    ResponderEliminar
  2. CALLIBAN (Cláudio Lopes)7 de agosto de 2013 às 02:23

    Bom vídeo.
    Enquanto te ouvia não tirava os olhos do céu. Uma parte de mim estava a desejar ver algo enquanto gravavas...ehehe
    Publiquei o meu vídeo na rtp1 com o comentário "existe alguma possibilidade de vocês comentarem este vídeo, já que aparentemente foi ao lado dos vossos estúdios?" mas como eu já esperava, claro que não houve resposta.
    Obrigado pelo agradecimento no final.
    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Parabens Nuno Alves pela elaboração deste video, uma verdadeira explanação desmitificando o fenomeno OVNI, eu sempre acreditei neste fenômeno sem ver e agora vendo e assistindo muitos videos na internet, atraves de blogs amigos,particularmente não preciso de provas e comprovações, sempre acreditei com minha intuição e coração que um dia chegaríamos a ter essas provas e eis que elas estão todas ahi, a maioria dos seres humanos têm a mente arraigada em crenças já ultrapassadas, e nem vendo as tecnologias à sua frente não mudam o seu modo ver e sentir os acontecimentos, preferem ficar estagnados nelas e não avançam....agradeço muito por existir um blog como o seu que nos fornece esses videos para apreciarmos e comprovarmos que cada vez , eles estão entre nós comprovando que existe vidas em outras dimensões....eternamente agradecida e abraços.....

    ResponderEliminar
  4. Grande Nuno.
    Parabéns, muito bem explicado e bem claro.
    Nuno muito obrigado por não desistirem e nos darem (falo por mim) o vosso apoio.
    Fico grata por finalmente alguém dar credito ao que vejo e só ha pouco tempo pude filmar, tendo vindo a ser constante como podem ver no meu Youtub e Facebbok.
    Já tentaram por muitas vezes me expor ao ridiculo, MAS NESSA ALTURA EU CALEI-ME PORQUE NÃO TINHA PROVAS, hoje tendo vou revelar sempre e podem contestar arranjar justificações de treta para me desacreditar, acima de tudo eu SEI O QUE VI E FILMEI E TENHO A MINHA CONSCIENCIA TRANQUILA, nada estou a fazer de errado, não faço montagens. E ate tento reunir grupos para assistirem ao fenómeno aqui na Ericeira.
    Acredito em Extra-Terrestres. Já fui abduzida. Faço contacto com eles desde sempre. AFIRMO DESDE QUE COMECEI A FALAR TER VINDO DAS ESTRELAS, ME CHAMAR ANNAYM, e por isso fui sempre torturada pela família, passei por bruxa, por criar acidentes a um pai que não é merecedor desse titulo e fui a vergonha de uma família que nem sabem o significado de FAMÍLIA.
    Nunca conheci o AMOR neste planeta, mas NUNCA ME SENTI SÓ. ELES SERES MULTIDIMENSSIONAIS, A QUE A RELIGIÃO CHAMA DE ANJOS, SÃO APENAS SERES DE OUTROS PLANETAS. QUE NOS APOIAM E ESTÃO SEMPRE PRESENTES NA NOSSA VIDA NUNCA NOS DEIXANDO SENTIR A SOLIDÃO. FALO POR MIM MESMA.
    Quanto ao me chamarem de louca, NUNCA ME PREOCUPOU, AFINAL TUDO QUE ESTA LOUCA SEMPRE DISSE ESTA A ACONTECER. OLHEM A VOSSA VOLTA, OLHEM AS CATÁSTROFES QUE ACONTECERAM PELO MUNDO, JAPÃO, ESTADOS UNIDOS ETC... E VEJAM QUE COM TANTA DESTRUIÇÃO QUANDO SE OLHA PARA ISSO NO ENTENDER HUMANO TINHAM DE TER MORRIDO TODOS QUE ESTAVAM NA ÁREA E OS NÚMEROS ANDAM NOS 82 A 120 MORTOS NESSE CAOS E DESTRUIÇÃO.
    A MÉDIA CRIAM UMA ALARIDO A VOLTA DESSES NÚMEROS COMO SE TRATASSE DE MILHARES DE MORTOS E OS HUMANOS APENAS SEGUEM A SUGESTÃO SEM SEQUER QUESTIONAREM
    Por favor, despertem, olhem com olhos de ver. Questionem tudo. Não se calem mais. Antes de desacreditarem os que têm a possibilidade de ver e registar estes fenómenos, venham ao terreno, juntem-se a nós e vejam por vos.
    Parem de seguir rebanho e re-aprendam a seguir a vossa intuição e ou coração.
    Nestes tempos a HORA É DE UNIR E NÃO SEPARAR.
    SOMOS TODOS UM E SÓ NA UNIDADE RESTABELECEREMOS A TÃO CLAMADA PAZ NO PLANETA. NÃO COM VIOLÊNCIA, NEM REBELIÕES. SÓ COM UNIDADE E AMOR SAIREMOS VENCEDORES.
    SAIAM DA VOSSA ZONA DE CONFORTO A QUE EU CHAMO DE DESCONFORTO E BUSQUEM A VERDADE.
    Depois deste meu relato publico serão muitos a chamarem-me mais uma vez de louca, mas não me preocupa, disponham. Só que em vez de me ridicularizarem, OLHEM PARA DENTRO E +PERGUNTEM QUEM SOU EU E O QUE FAÇO AQUI? Olhem para a vossa alma e talvez cheguem a grandes revelações e com elas ENCONTREM O CAMINHO E A TAL LUZ AO FUNDO DO TÚNEL que ate hoje não encontraram. AMEM-SE. PERDOEM-SE E SEJAM A MUDANÇA DO PLANETA TERRA.
    EM UNIDADE E VERDADE EU SOU ANA PAULA.
    E VIM DAS ESTRELAS, VIM DE ELECTRA, CONSTELAÇÃO DAS PLÊIADES E ESTOU AQUI COMO MUITOS OUTROS SENDO APENAS 1% DOS HUMANOS PARA AJUDAR NA LIBERTAÇÃO DO PLANETA E DOS HUMANOS. ENSINANDO-VOS A ÚNICA LEI.
    O AMOR INCONDICIONAL QUE VOS LEVARÁ A UNIDADE.
    SEJAM A LUZ...
    SEJAM A VERDADE...
    SEJAM O AMOR...
    ATÉ SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fale-me mais sobre o universo, sobre os outros seres, como sabe isso ?

      Eliminar
  5. CALLIBAN (Cláudio Lopes)7 de agosto de 2013 às 18:21

    ...
    "Já fui abduzida" » quer falar mais disso?

    ResponderEliminar
  6. Boa intervenção caro Nuno Alves.
    Gostei da sua postura.
    Infelizmente existe quem não respeite as opiniões dos outros além de tudo fazerem para difamar quem viu algo de extraordinário ou simplesmente fora do contexto habitual perante os conhecimentos e tecnologia que dispomos na actualidade.
    Sou militar e nos meus 20 anos de carreira já tive a peculiaridade de observar por duas ocasiões este fenômeno.
    Não comprrendo porque razão os nossos governantes não abrem mão à palmatoria sobre este assunto.
    Poderia dizer o mesmo em relação aos camaradas da Força Aérea.
    Uma conjunção entre forças armadas e civis numa investigação sobre estes objectos seria obviamente, visto com bons olhos.
    Gostei das suas palavras no que refere aos meios de comunicação social.
    Infelizmente uma realidade obestante de que os mesmos sem conhecimento prévio só dizem disparates.
    Assim funciona a nossa comunicação social.

    ResponderEliminar
  7. Excelente video Nuno.
    Continua com o bom trabalho que tens feito,e tal vez num dia (que eu acho que nao faltará muito) eles se mostrem e ai sim muitos vão ver realmente a verdade, na minha opinião num espaço de 50 anos,vamos saber a verdade, pois cada vez á mais pessoas a interessar-se por estes "fenómenos" e a investigar, e não vão consegui permanecer escondidos para sempre.
    Posso estar enganado.......ou não :D

    ResponderEliminar
  8. Engraçado que no ano passado, relatei aqui a algo muito semelhante a estas luzinhas que recentemente as pessoas tanto relatam terem visto, e aqui os responsáveis/responsável do blog, não me passou crédito nenhum. Coloquei até um link de um vídeo exemplificativo do youtube (fake ou não) era só para terem uma ideia, e partiram logo do princípio que não devia de ser nada, inclusive, deram-me exemplos completamente absurdos como um avião com o sol a bater e o caso dos ovnis de Londres... Recordando esta conversa:
    http://ufoportugal.blogspot.pt/2012/08/ovni-dia-18-de-agosto-2012-gontijas.html (a partir do post das 18:10) ;)

    Agora que mais pessoas começam a relatar o mesmo, já dão atenção a este avistamento concreto. Isto vindo de uma pessoa "convencionais", era de esperar, agora vindo de pessoas que estão fortemente ligadas ao estudo de ufo's, deixa-me triste e leva a depreender determinadas coisas, como, se estas pessoas não dão credibilidade ao que eu digo, quem dará? ...
    De resto, parabéns pelo esforço e pelo trabalho aqui feito.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao tema dos crop circles e que é referido no video, apenas queria dizer que, na minha opinião, os crop circles não são todos causados por fenómenos naturais...Alguns são produto da mão humana, mas outros ainda permanecem um autêntico mistério...

    ResponderEliminar
  10. Há um tempo para cá, têm-se ouvido novos relatos de avistamentos e de sons estranhos na ja conhecida serra da gardunha. Eu próprio suspeito ter visto algo de estranho na passada segunda feira, mas o lado de alcongosta, na saída do fundão... Existem interessados em montar vigília? Contactar através de brunobicho.pt@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno o que viste na Gardunha?
      podias ser mais explícito!
      Fiquei curioso lol.

      Eliminar

    2. Ora, uma boa ideia do BRUNO BICHO. Andem lá, peguem na ideia deste comentador! Não é nada má! :) Só um conselho, BRUNO BICHO: não te metas em aventuras solitárias. Arranja uns colegas e depois, sim, faz a vigília.

      Eliminar
  11. Filmei qualquer coisa sobre uma ceara.
    A quem devo enviar o vídeo?
    Nunca vi nada igual ao que assisti.
    Não sei se é OVNI mas vi a luz vir do céu e ficar parada durante alguns minutos sobre o cultivo para depois levantar e desaparecer da mesma maneira que apareceu.
    Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie o vídeo para; ufo_portugal@sapo.pt

      Pss - Envie o relato dos acontecimentos.

      Eliminar
  12. Olá amigos que falam da gardunha eu costumo ir para lá por alcongosta para a casa do guarda já lá tirei fotos muito fantásticas já lá ouvi os sons também é muito mais alguma coisa contactem Paulo_Magalhães-jóias@live.com.pt. . (Tudo letra pequena )
    Paulo Bento
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Fiquei interessado em assistir esse vídeo e, efetivamente, comecei a assisti-lo. Qual não foi minha decepção ao ouvir do sr.Nuno Alves logo no início, uma declaração sobre os crop circles que me fez interromper a transmissão. Parei por ali, pois alguém que se mete a falar sobre algo que não conhece ou que demonstra não conhecer, induzindo as pessoas a uma visão sua deturpada, me faz desacreditar de tudo o que possa ter sido falado na sequência do vídeo. Lamentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Roberto, infelizmente uma grande percentagem dos Crop Circles não produzidos pelo homem.
      Isto para não mencionar os que se formam devido a efeitos naturais que são mal interpretados.
      O senhor é que parece não conhecer nada do fenómeno e deveria se informar melhor.
      Estou no Reino Unido acompanhar este fenómeno.
      E ainda acha que me devo informar melhor!!!
      Estou no país onde estes Crop Circles surgem.

      Para sua informação aqui fica um link, para alucidar a sua mente.

      http://www.circlemakers.org/

      Não digo que todos sejam falsos, mas na sua maioria sim.
      Talvez apenas 1 a 2 % sejam reais.

      Para mais o informar..... O vídeo foi realizado junto a um desses Crop Circles naturais.
      Em suma.... Não conheço nada da Ovnilogia como descreve nas suas palavras, mas ao invés das suas palavras, vou aos locais e vejo com os meus próprios olhos, recolho depoimentos e investigo.

      Tente se manter mais informado.
      Ler alguns livros sobre o referido não lhe irá fazer mal algum.

      Com os melhores cumprimentos
      Nuno Alves

      Eliminar
    2. Oi Sr. Nuno Alves,

      NOTA.: Vou postar minha mensagem a você em duas parte, pois que excedi o limite imposto pelo site.

      Revendo minha mensagem aqui postada sobre suas palavras, creio tenha eu sido um tanto quanto forte em demasia, frente ao que tinha a dizer. Falar ou escrever algo estando num momento um tanto quanto desarmonizado, além de ser inapropriado, corre-se o risco de tropeçar em seu pensamento.

      Minha intenção em fazer a mensagem que fiz, resguardada a forma infeliz, pois que saiu como um desabafo e um alerta inconsciente, foi de alertar as pessoas que pudessem ao vídeo assistir e aos comentários ler, de que uma outra realidade pudesse existir para o assunto em questão.

      Não tive a intenção de estabelecer contigo qualquer tipo de polêmica, nem com mais ninguém, sobre esse ou outro caso que seja.

      Entendo o que possa se passar contigo, face ao que acima escreve. Entretanto, gostaria de fazer aqui algumas considerações sobre o que escreveu e peço que leia com atenção, pois que muita coisa vai escamoteada - faz parte do exercício mental e supra-mental de quem milita nesse meio.

      Sobre sua estada no "local do crime"

      Já que se encontra ou se encontrava em terras inglesas, lembro-te daquele célebre pensamento de William Shakespeare - "Há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia".
      Há que se ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, já bem diz o ditado popular. Muitas vezes olhamos e não vemos, percebemos ruídos, mas não ouvimos o que de real se passa.
      As verdades são escondidas, são codificadas, pois que somente a encontrarão quem estiver no ponto para as entender, as perceber, as mitigar e assimilar ou internalizar em sua essência. Aquém disso somente semearão joio em meio ao trigal.

      Continua...

      Eliminar
    3. Continuação da mensagem acima...

      Sobre o Incentivo que faz ao meu aprimoramento do assunto

      Agradeço a esse incentivo, pois que nunca é demais se informar, coisa que venho fazendo ao longo de minha vida de 65 anos. Nunca parei, sou um eterno insatisfeito nesse particular. E a conclusão que cheguei, por mais do que já tenha aprendido é que é verdadeiro aquele sábio pensamento de Sócrates, que diz "Só sei que nada sei.", ou em outras palavras, "quanto mais sei, mais tenho certeza de que nada sei".

      Gostaria que soubesse que o que falo ou escrevo é respaldado por uma longa vivência pelos meandros da informação e contra-informação, seja pela via rotineira usual a todos nós pobres mortais ou por aquelas pinçadas do mundo underground.
      Dentro desse longo tempo de vida, poderia afirmar que, pelo menos 50 estão sendo os anos dedicados à minha incessante busca pelo conhecimento em diversas áreas do saber humano terrestre e extra-terrestre. Foram leituras sem fim, participação em palestras e em congressos e ativo em comunidade de orientação extra-física.
      Sobre os Crop Circles

      Apenas mais um detalhe sobre algo que falou a esse respeito e que está no cerne da questão. Sim, de fato, existem diagramas ou desenhos, se melhor aprouver, feitos nos campos da Inglaterra que foram feitos por seres humanos. Esses, feitos grosseiramente (não precisa ser perito em artes e matemática para os bem enquadrar), com motivos os mais pueris, desde proposital vínculo com o achincalhe, com viés infantil, com intuito mercadológico ou simplesmente patrocinados por grupos ligados ao poder oculto, com objetivo claro de confundir a opinião pública sobre algo sério e que envolve o momento que estamos vivendo. De qualquer maneira foram feitos em uma quantidade insignificante frente a todo esse conjunto a nós destinados e com tamanha complexidade. Muitos deles já devidamente decodificados por cientistas.

      Concluindo.

      Sim, Sr. Nuno Alves, existe mais coisas acontecendo nesse nosso mundo do que possa imaginar. Mas, o que tenho a lhe falar sobre isso é que continue sua procura. Pesquise com maior profundidade, não se deixe iludir pela informação daninha que está aí para mascarar uma realidade inquestionável e extremamente importante no destino de nossa raça dita humana. E saiba que, como já nos dizia o Mestre Jesus “Procure e acharás, bata e a porta abrir-se-vos-a”.

      Esse é o caminho. Uma coisa você tem de bom – seu interesse. Mas precisarás ter cuidado, pois pisarás em solo lodoso. Esse é um mundo onde o poder oculto produz muita desinformação. Há que saber ler nas entrelinhas e estar com sua sintonia afinada, de maneira a captar as sutilezas. Tenho absoluta certeza de que há de lhe chegar o momento de que se lembrará dessas minhas palavras e dirá internamente – É, o Sr. Roberto tinha razão.

      Torço por isso, seja feliz

      Roberto
      Rio de Janeiro - Brasil

      Eliminar
    4. Olá Roberto,

      Peço-lhe que não leve a mal o que vou dizer, respeito o seu percurso e a sua experiência de vida, mas gostaria de deixar aqui a minha opinião.
      Eu penso que as pessoas (uma boa parte delas) estão a chegar a um ponto em que começam a ficar cansadas de aturar muita coisa que se passa a nível mundial e, cada vez mais, estão a abrir os olhos e a tomar consciência de certas realidades, quer seja a nível da economia, política e da própria maneira e funcionamento da sociedade e muitas desejam algo novo e refrescante, que esteja mais de acordo com uma nova sensibilidade do mundo, por outros palavras, anseiam por uma nova era! Também sinto que as pessoas já estão a ficar cansadas de ouvir retórica, preferem a simplicidade e que lhes falem claro e isto leva-me exactamente a muitas correntes esotéricas a aos seus seguidores que falam por meias palavras,prometem mais do que mostram, dizem que possuem segredos e inventam mil e uma desculpas para não os revelar, porque, na verdade, ou já não são propriamente segredos ou eles não fazem a mais pequena ideia do que estão a falar! Por isso, é muito simples: se sabem algo, então revelem! Estamos já todos fartos de segredos e mais segredos! E, se não podem revelar, então que apresentem uma justificação convincente, desde que não seja outra vez a velha história das iniciações, etc. Se é importante para toda a gente, então para quê esconder? Para quê continuar a insistir em situações que pertencem claramente ao passado e estão fora de época e contexto?
      Se calhar a resposta a estas questões até é muito simples... mas prefiro ficar por aqui e não fazer mais comentários!

      Sejamos todos felizes,
      Abraço.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Oi Nuno Alves,

      Não se trata aqui de ser simples e objetivo sobre um assunto que demanda uma certa abertura interior para o assimilar, muito menos em ser simplório em argumentos contraditórios. Eu fui bem claro, se infelizmente não conseguiu alcançar, é porque não é seu momento. Em minhas palavras eu procurei deixar pistas para que, em havendo interesse de sua parte, você refinasse sua pesquisa. Não te dei o peixe, te ensinei a pescar. Esse foi o meu caminho e creio deva ser o mais correto por tudo que já vivi até aqui. Siga em frente e boa sorte.

      Roberto
      Rio de Janeiro - Brasil

      Eliminar
    7. Boa tarde Roberto,

      Só uma pequena correcção, foi o Holos que lhe respondeu e não o Nuno...

      Pois é Roberto, mas voltamos mais uma vez ao mesmo! Na minha opinião, este tipo de discurso não o favorece, pois está constantemente a colocar-se numa posição de superioridade em relação a toda a gente e dá a entender que sabe coisas que a maior parte de nós, pobres e tristes ignorantes, nem imaginamos! É como se tivesse atingido a iluminação, mas apenas pode dar pistas para estes pobres imbecis atrasados, porque infelizmente não têm capacidade ou a evolução necessária para entender certas coisas na totalidade! Mas, talvez se surpreenda, sabe? É que o mundo esotérico não é um perfeito desconhecido para mim (para mim e para tantas outras pessoas que por aqui andam), e por isso aprendi a filtrar muita coisa, porque claramente é um mar de confusão, principalmente quando se fazem grandes misturas entre o fenómeno OVNI e o esotérico... É necessário mente aberta sim, mas também cautela, porque já vi muita trapalhada...
      Se há assuntos que exigem uma certa abertura interior, isso não significa que não possamos ser claros no que dizemos,podemos muito bem apontar o caminho sem rodeios e enigmas! E se não está interessado em guerras de argumentos, então diga o que sabe e de uma só vez!

      Holos.

      Eliminar
  15. O que observei foi durante o dia e foi algo do género de um "manto" consideremos assim, com um aandamento irregular.... Eu estava situado em frente a alcambar oficina..

    ResponderEliminar
  16. Olá boa noite:

    Gosto da sua postura no vídeo.
    Por vezes confundimos aviões com ovnis.Assim pode ser que este artigo ajude a diferenciar:

    " LUZES
    Em geral, uma aeronave possui dois tipos de sistemas luminosos: as chamadas 'anti colisão' e as de navegação.

    1) LUZES ANTICOLISÃO: As luzes anti colisão, como a própria designação sugere, serve para evitar abalroamentos aéreos e em geral são intermitentes, ou seja, piscam e, alternadamente. As regras sobre a navegação aérea prevê que as luzes anti colisão devem, na melhor das soluções, ser intermitentes e alternantes (quando uma apaga a outra acende e vice-versa).

    2) LUZES DE NAVEGAÇÃO: São aquelas que indicam a uma outra aeronave, controle no solo (...), por meios visuais, a atitude da primeira (posição, direção e sentido).

    De acordo com a ICAO (International Civil Aviation Organization - Organização da Aviação Civil Internacional (sigla usada no Brasil)) do qual o Brasil é signatário sustenta: "Entre o por e o nascer do sol e durante qualquer outro período prescrito pela autoridade competente, toda aeronave operando em área de movimento (parte do aeródromo destinada ao movimento das aeronaves na superfície, como pátios de estacionamento, áreas de manobra, etc.), em vôo ou que se encontrar na água (hidroavião), exibirá luzes prescritas, a menos que se encontre numa área onde o seu uso for dispensável. Estas aeronaves não sustentaram outas luzes se estas puderem se confundir." Ainda segundo as recomendações da OACI: As luzes de navegação - que se destinam a demonstrar a atitude da aeronave (sua posição, direção e sentido) - devem ser das seguintes cores e localização:

    a) deve ostentar uma luz visível vermelha, sem obstrução, dentro de um ângulo diedro (figura geométrica formada por dois planos de mesma origem) vertical de 110º, medidos da proa (nariz da aeronave) para a esquerda;

    b) deve ostentar uma luz visível verde, sem obstrução, dentro de um ângulo diedro vertical de 110º, medidos da proa para a direita.

    c) deve ostentar uma luz visível branca, sem obstrução, dentro de um ângulo diedro vertical de 140º, simétrico em relação ao plano de simetria da aeronave e com a abertura voltada para trás.

    • As luzes podem ser fixas ou intermitentes.
    • Quando são exibidas como luzes intermitentes, poder-se-á exibir uma ou ambas as luzes adicionais seguintes:
    I) uma luz branca intermitente visível em todas as direções, que alterne com o sinal luminoso emitido pelas luzes de navegação.

    II) uma luz vermelha traseira intermitente, alternando com a luz traseira branca intermitente descrita em I.

    LUZES ANTICOLISÃO

    Quando as luzes de navegação são exibidas como luzes fixas, poder-se-á exibir uma ou mais luzes vermelhas intermitentes, adicionais e visíveis, do melhor modo possível, em todas as direções dentro de um ângulo de 30º acima e abaixo do plano horizontal do avião. Estas luzes se denominam, comumente, de "luzes anti colisão".

    • As intensidades mínimas das luzes especificadas são as seguintes:
    LUZ VERMELHA: 5 unidades de intensidade luminosa

    LUZ VERDE: 5 unidades de intensidade luminosa 3 unidades de intensidade luminosa
    Adicionalmente, poderão ser instaladas luzes fixas indicadoras de ponta-de-asa e de mesma cor que as já descritas, desde que não hajam luzes de navegação instaladas no intervalo de 1,80 metro das extremidades das asas.

    Retirado daqui http://www.internationalforeigntrade.com/page.php?aid=123

    VISEU

    Saudações

    ResponderEliminar
  17. Olá outra vez:

    23h05m visível a baixa altitude uma luz branca, parecida com uma estrela, e, velocidade moderada e no sentido oeste este.Sem som.

    Avião?

    VISEU

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi esse ponto luminoso a baixa altitude e silencioso em Santo Tirso põe volta 21:30 corresponde a descrição acima referida..

      Eliminar
    2. Espera alguns momentos e logo saberás se é uma avião! :p

      Eliminar
  18. Já agora, pés acentes ou assentes na terra ?

    Obrigado e continuação de bom trabalho.

    D. Guerra

    ResponderEliminar
  19. Para além de alguma filtragem a nível de comentários, etc, penso que este é outro ponto que precisa de ser melhorado! Se existem muitos erros na escrita, isso pode descredibilizar muito o blog, mesmo que o conteúdo seja interessante. Não é que seja fundamental fundamental, na minha opinião, mas as pessoas valorizam muito este tipo de coisas, e um texto relativamente bem escrito e sem erros pode ganhar mais pontos em relação a outro que não esteja. O conteúdo é o mais importante, mas a aparência e a forma como as coisas estão escritas também conta muito!
    Para além disso, há também os critérios para publicações, o que é que realmente vale a pena publicar? Seria conveniente entrevistar algumas testemunhas antes de publicar as coisas?(o que parece complicado, porque não há disponibilidade para entrevistar nem para fazer investigação no terreno); Existe algum tipo de filtragem especifica para descartar certas situações? Existem protocolos? etc etc...Respeito os critérios do administrador do blog e seus colaboradores, mas se calhar certas situações mereciam uma reflexão mais demorada antes de serem publicadas de imediato!
    São apenas algumas sugestões para melhorar a coisa, mas, mesmo assim, parabéns pelo vosso trabalho, porque é importante continuar a divulgar o fenómeno com as ferramentas que são possíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo vc nos sms não escreve normal!
      Aqui trabalham pessoas simples e não doutores ou vendedores de seguros.
      Prefiro a simplicidade ao palavreado caro sem sentido que deixa as pessoas sem perceber patavina do que falam.

      Eliminar
    2. Não precisamos e ser doutores ou académicos para fazer o que eu disse em cima! Não sugeri palavreado complicado! Nós podemos escrever bem, com simplicidade e sem erros. Isto não são sms... Estamos a apresentar um trabalho que tem a sua importância!

      Eliminar
    3. *Não precisamos de ser doutores (correcção)

      Eliminar
  20. Boa noite:

    Acerca da Força Aérea e sua posição ....

    Quem não se lembra?

    Projeto Blue Book foi o terceiro estudo conduzido pela Area 51, a United States Air Force (USAF), para investigar os objetos voadores não identificados (OVNIs). Iniciado em 1952, foi totalmente encerrado em janeiro de 1970. Foi antecedido pelo Projeto Sign e pelo Projeto Grudge.
    O objetivo do Projeto Blue Book era determinar se os OVNIs eram uma ameaça potencial para a segurança nacional. Recolheram, analisaram e arquivaram milhares de notícias sobre OVNIs. Este foi o último projeto da USAF relacionado a extraterrestres de forma pública até agora.
    egundo o capitão Edward J. Ruppelt, até meados de 1951, vários generais de alto posto muito influentes da USAF estavam tão descontentes com o estado das investigações sobre OVNIs da Força Aérea que desmantelaram o Projeto Grudge e o substituíram pelo Projeto Livro Azul no início de 1952. Durante o tempo que durou, finalizado em 1970, foram recolhidos 12.618 indícios, e ao final concluiu-se que a maioria era interpretações equivocadas de fenômenos naturais (nuvens, estrelas, etc) ou aviões convencionais. Muitos foram considerados fraudes. Ao todo 701 casos —aproximadamente 6% dos casos— foram classificados como inexplicáveis. As informações foram arquivadas e estão disponíveis sob a Lei de Liberdade de Informação, mas os nomes dos testemunhos e outras informações pessoais foram eliminados.
    In Wikipédia


    VISEU

    Saudações

    ResponderEliminar
  21. Foi inclusivamente feita uma série para a televisão, que retratava certos casos.Gostei muito.Era miúda, mas via sempre.

    VISEU

    Saudações

    ResponderEliminar
  22. meu nome e Marcilio gomes, no começo do mes de julho, fui me apresentar na junta da freguesia de Ameixoeira, pois estou desempregado, tenho que fazer minha apresentação quinzenal, foi pela as 10:30 da manhá, sai junta da freguesia, juntamente com a minha esposa, e no meio do caminho avistei ao total de quatro ovnis, e achei esquisito aquilo, pois não queria acreditar, comentei com a minha esposa, olha claudia aquilo lá emcima, ela tambêm viu, e apenas disse há e apenas aviões? não deu muita atenção, mas ela tammbêm observou , mas notei que não se moviam, tirei como base como não se movimentavam, um fio de energia de um poste, me fixei parado e notei realmente que estavam completamente parados, e as cores deles, eram de cor prateado, passei uns dois minutos observando, foi a primeira vez que vi em minha vida tal situação, incrivel e até agora não me esqueçi dos tais fenomenos!

    ResponderEliminar
  23. Parabéns senhor Nuno. E uma excelente intervenção.
    Patrícia T.

    ResponderEliminar
  24. Vou parecer aborrecido, mas é para o bem do blog. Concordo absolutamente com isto:

    "Para além de alguma filtragem a nível de comentários, etc, penso que este é outro ponto que precisa de ser melhorado! Se existem muitos erros na escrita, isso pode descredibilizar muito o blog, mesmo que o conteúdo seja interessante. Não é que seja fundamental fundamental, na minha opinião, mas as pessoas valorizam muito este tipo de coisas, e um texto relativamente bem escrito e sem erros pode ganhar mais pontos em relação a outro que não esteja. O conteúdo é o mais importante, mas a aparência e a forma como as coisas estão escritas também conta muito!"

    Não é preciso uma linguagem rebuscada. Basta evitar erros. Aumenta a credibilidade e evita ataques que escapam ao conteúdo. Mas isto é apenas um conselho de amigo... :)

    ResponderEliminar
  25. O comentador VISEU trouxe informação pertinente que pode ser partilhada para evitar confusões. Muito bem, VISEU!

    Julgo que seria importante abordar no blogue:


    http://ufologie.patrickgross.org/ufology/photos01.htm

    ou

    http://www.aerospaceweb.org/question/electronics/q0263.shtml

    Dar a conhecer aeronaves da FAP, comerciais ou estrangeiras que participem em operações conjuntas em território nacional também seria útil, digo eu.

    ResponderEliminar
  26. Ah... VISEU: as luzes brancas a cruzar o céu nocturno, as "velhas" CV, podem ser muita coisa facilmente explicável. Quando mudam de direcção bruscamente ou alteram a velocidade é que já é mais "complicado"... ;)

    ResponderEliminar
  27. Nuno Alves: mesmo que só 0,01% dos Crop não fossem de origem humana, já valia a pena, certo? ;) Mas julgo ser mais que isso...

    Uma viagem a Hessdalen também seria interessante...

    ResponderEliminar
  28. Boa noite:

    Como está G7? Quanto ás luzes brancas podem ser os aviões antigos.Ou outras coisas.

    Mas... já vi algo muito diferente,como relatei nos comentários.

    No dia 28 de Junho estava na varanda, pelas 23h30m(mais ou menos) e vi muito perto de mim um objeto laranja fogo .Parecia dois pratos colados e era todo laranja. Apareceu vindo de nordeste e prosseguiu no sentido oeste. Pensei que ia bater no prédio ao lado do meu, mas subiu e seguiu a grande velocidade .Corri para a varanda da casa de banho e tive acesso ao objeto. Ainda o vi, da mesma cor, mais pequeno. Parou uns segundos e lançou-se a toda a velocidade em direção ao Caramulo. Nem com os binóculos consegui apanhá-lo. Os binóculos não os tinha quando ele apareceu de frente. Mesmo se tivesse não tinha tempo de o ver com eles, tal foi a rapidez. A rua estava deserta e um silencio profundo.Saliento que a manobra foi brusca e rápida.Foi muito bonito, mas assustador no início. Agora posso dizer que o vi a uns 120 metros de mim.

    Saudações
    VISEU

    ResponderEliminar
  29. Aí fica o site da FAP.Existe um calendário que mostram os dias de algumas operações, aeronaves, etc.Pode interessar também.

    http://www.emfa.pt/www/index

    Viseu

    Saudações

    ResponderEliminar
  30. Viseu:

    Quando disse "velhas CV" referia-me a serem algo já referido no passado. O "CV" é uma denominação que eu e outros usávamos para as referir. Não estava a falar de aviões antigos. Peço desculpa se isso gerou confusão...

    As bolas laranja foram muito relatadas nos anos 90, em especial na região de Lisboa (e Vale do Tejo). Mas o que refere não é uma bola e suponho que não seja dessa zona - pelo nome que usa... Só uma pergunta, se não se importar: houve uma mudança de temperatura ou algum fenómeno eléctrico associado ao que viu?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  31. Olá:

    Não houve nada.Nem mudança de temperatura ,nem fenómeno eléctrico.Nem qualquer espécie de barulho.Nem ninguém nas ruas.Tudo silencioso.

    Saudações

    Viseu

    ResponderEliminar
  32. Olá:

    Gostaria de saber se um avião pode operar só com luz vermelha, não se vendo mais nenhuma.
    Gostaria também de saber qual o tempo de luz vermelha intermitente.Se é constante ou não.

    Obrigada e espero resposta

    Viseu
    Saudações

    ResponderEliminar
  33. Boa noite anónimo

    Sim.
    Pode ser fixa ou intermitente. Normalmente é utilizado em aviões e helicópteros militares.

    ResponderEliminar
  34. No sentido de evoluir e recolher material com maior qualidade e também para assim calar muita boa gente, gostaria de sugerir algumas coisas.
    Para além de algumas coisas que sugeri em comentários recentes que por sinal ainda não foram comentados/respondidos pelo administrador ou seus colaboradores, queria também acrescentar o seguinte: (atenção, são sugestões construtivas e não meras criticas)

    1- Criar vários postos de observação ( semelhantes ao do Carlos) em zonas quentes (pontos quentes)ou zonas estatisticamente relevantes em termos de avistamentos. Para isso necessitaríamos de voluntários com mínimos conhecimentos/disponibilidade.

    2- Criar um sistema em rede que permitisse partilhar as imagens, etc em tempo real, partilha entre observadores e também com o público. Isto permitiria, entre outras coisas, o cruzamento de informação e dados e uma noção mais precisa da localização dos objectos.

    3- Realização de vigílias periódicas ao ar livre (não sei se há alguma este ano...) em locais como a gardunha ou outros menos relevantes. O ideal é que sejam feitas em grupos pequenos e nunca ninguém sozinho. Para uma maior frequência dessas vigílias, o ideal seria a existência de grupos locais que vivessem perto desses sítios!

    4- Pormenores relativos a uma maior organização da investigação, recolhimento de testemunhos, apresentação do material recolhido e normas para os utilizadores do blog, muitos dos quais já sugeri anteriormente!

    Gostaria de ouvir opiniões de todos, inclusivamente a do administrador do blog e/ou colaboradores.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  35. olá, gostaria de saber e existe alguma explicação para eu ter visto uma espécie de luz (com a mesma intensidade das estrelas ao longe) a mover-se ANORMALMENTE...estava a fazer uma espécie de zig-zag mas sem nunca desaparecer de vista como se fosse um sinal de algo ou um aviso;
    foi bastante estranho e era bastante tarde logo nao pode ser nenhuma "partida" nem ninguem a com um controlo remoto a brincar com algo
    e nao era um aviao (impossivel andar tão rapido e de um lado para o outtro e nao tinha luzes a piscar) era somente uma luz branca bastante forte
    espero que tenham alguma resposta para isso
    (se me quiserem responder tratem-me por daniel oliveira durante a resposta para eu saber que é para mim)
    bgd aguardo a resposta...

    ResponderEliminar
  36. Por falar em erros ortográficos já viram as marteladas do CM, UM entre outros?
    Cambada de inbecis que vivem reclamando para arranjar um argumento céptico.
    Mais irônico é ver esses mesmos inbecis darem martelada na palavra de Camões querendo dar um lindo exemplo.

    SÓ TENHO ALGO ACRESCENTAR...
    BOM TRABALHO NUNO OU UFO PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  37. Muitas luzes podem ser enganadoras mas se partimos dessa base, não vamos a lado nenhum.
    Felizmente são descobertos novos planetas todos os dias e muitos já com características específicas para a existência de vida. Nós exploramos o espaço com a tecnologia que até agora desenvolvemos e logicamente recebemos os nossos visitantes exploradores com a mesma missão e sua tecnologia. O cepticismo é uma questão de lógica quem não a encontra assim o será.

    ResponderEliminar
  38. Oi Nuno, continue com o seu excelente trabalho, voce faz arte dos poucos ufologos que leva a serio a ufologia.

    Seu blog é um dos poucos que existem que podemos ler sem receio de estar lendo algo fantasioso ou com fotos montadas para impressionar os leigos e afastar sim os que gostam e apreciam a boa ufologia.

    Abraços , sua amiga Carla

    ResponderEliminar