segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sondas espaciais alienígenas podem estar no nosso Sistema Solar

Sondas alienígenas de mundos distantes já poderiam estar no nosso sistema solar -, mas nós somos apenas muito burro para não conseguir identificá-los.

Esta é, essencialmente, a essência de um estudo de matemáticos da Universidade de Edimburgo, que usado massivamente poderosos computadores para simular uma grande variedade de cenários.

Entre os seus cenários, foi a idéia de que a frota de sondas alienígenas oi-tech invisíveis à nossa tecnologia relativamente primitiva poderia ter explorado a nossa galáxia, usando uma técnica de "estilingue", e as probabilidades, surpreendentemente, não são contra.

Os investigadores disseram que: "sondas interestelares podem realizar manobras estilingue em torno das estrelas que visitam, ganhando um impulso de velocidade, extraindo energia de movimento da estrela ao redor do centro galáctico,".

Voyager sonda espacial da humanidade usa essa mesma técnica estilingue, em vez de estrelas ou seja, as velocidades alcançadas não são tão grandes.

A fim de pesquisar toda a Via Láctea em 10 milhões de anos (não muito em termos de espaço) nossos aliens teria que viajar a 1/10 da velocidade da luz.

Duncan Forgan e Arwen Nicholson sugerem que é perfeitamente possível - e acrescentar que os robôs poderiam "se auto-replicar", re-construir-se a partir de rochas espaciais e poeira.

Então, por que é que nós ainda não as vimos?
Poderia ser porque eles estão muito bem "camuflada" ou, mais provavelmente, porque eles não estão aqui!

Forgan disse: "O fato de que nós não vermos sondas deste tipo faz com que seja difícil acreditar que sondas ou civilizações possam ter existido na Via Láctea nos últimos milhões de anos."

Os resultados mais uma vez destacaram o "Paradoxo de Fermi", que postula: Dado que a tecnologia alienígena tem tido tempo para se desenvolver suficientemente dentro do prazo do universo, por que nós não vimos nada ainda?

Ou, mais simplesmente: Onde está todo o mundo?

Os investigadores também se basearam noutros trabalhos anteriores nas suas descobertas, incluindo um estudo realizado em 1983 pela Nasa, expert Robert Freitas.

Forgan disse: "A sonda camufla-se, de modo a configurar um teste de limiar da tecnologia ou inteligência das espécies receptoras, onde o teste devem ser cumprido antes da espécie é permitido para se comunicar com o dispositivo."

Dr. Anders Sandberg, da Future of Humanity Institute da Universidade de Oxford, tinha uma explicação mais pessimista.

Falando no lançamento do Reino Unido Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), ele conta: "Se a vida ou a inteligência é rara, deve ser de milhões ou bilhões de vezes mais raro, se as sociedades avançadas limpar-se para fora, ou decidir não ir explorar, eles precisam convergir para esse resultado com probabilidade extremamente alta, já que ele só tem um que escapa a este destino para encher o universo. "

Crédito

Sem comentários:

Enviar um comentário