domingo, 7 de julho de 2013

O regresso das luzes anómalas na noite do dia 6 e 7 de Julho no Porto e Lisboa

Após muitos testemunhos de observações de objectos não identificados, registados em diversos pontos do país no dia 29 e 30 de Junho, um grande objecto de origem não terrestre no dia 03 de Julho, assim como outras observações registadas, foram observados de novo, no dia 06 de Julho, os mesmos objectos semelhantes na região do Porto e Lisboa, aos do dia 29 e 30 de Junho.
Estas observações devem-se ao facto é fim de semana e as pessoas podem passar mais tempo a observar, mas estas observações não pararam apenas no dia 6 e 7, ainda continuam, pelos objectos que foram e continuam a ser observados juntamente com esta formação de objectos. Existe ainda alguns objectos estacionários a grande altitude, assim como 2 a 3 aeronaves sobre 7 que sobrevoam diariamente o território nacional vindas de vários destinos, para Norte. O objecto de grande porte, foi revisto desta vez no Porto no dia 06, no dia 04 houve flashs semelhantes, mas no oceano, ao largo da costa portuguesa.

                    Mapa do dia 29 e 30.06.2013                   Mapa das observações desde o dia 
                                                                                 03.07.2013




Segue o relato das testemunhas:

Relato do Sr. Mário no Porto


No dia 6 de Julho de 2013 também testemunhei o referido fenómeno, por volta das 23h30, no Porto, onde resido.
Como estava muito calor, fui até à varanda e deparo-me com um aglomerado de luzes no céu, todas da mesma cor, que diria branca. Estas moviam-se a uma velocidade constante, semelhante à velocidade de um avião que se observa a grande altitude, no sentido nordeste/sudoeste.
No entanto essas luzes possuíam características para as quais não encontro explicação. Passo a descrever:
À frente deslocava-se um “objecto” de grandes dimensões (cerca de dez vezes o tamanho que se observa a lua a olho nu) composto por centenas de luzes, as quais não tinham forma uniforme, eram pequenas, ténues, e cintilavam duma maneira que parecia formar padrões, ou seja, não cintilavam todas ao mesmo ritmo.
Atrás desse objecto deslocavam-se outras luzes, cerca de meia dúzia (não contei), a curta distância daquele, e a curta distância umas das outras, mas estas luzes eram diferentes das que compunham o “objecto” – eram maiores, mais intensas e não cintilavam. Na minha interpretação diria que estas luzes pareciam escoltar o “objecto”.
Observei este fenómeno aproximadamente por 1, 2 minutos (é difícil precisar), após o que as luzes se foram afastando, até deixarem de ser visíveis.
Não me recordo de ter ouvido qualquer som ou de qualquer outro facto relevante.
Na altura da observação encontrava-me sozinho.



Relato da Sra. Cristina Costa em Fafe

Boa tarde. Chamo-me Cristina Costa e ontem, por volta da meia noite, olhei para o céu e vi um enorme aglomerado de estrelas em movimento. Fiquei estupefacta com o que estava a ver!!! Tinha ido ao café com o meu marido, que também presenciou o fenómeno. O café situasse junto à igreja Matriz de Fafe,  estávamos na esplanada com os amigos e quando nos despedimos deles, para regressar a casa, olhei para a o céu e vi uma grande extensão de estrelas a piscarem muito e a movimentarem-se em conjunto, como se fossem um bando de pássaros a percorrer o céu mas em forma de luzes, das que se usam nas árvores de Natal. Disse ao meu marido para olhar para o céu e ele ficou igualmente pasmado com o espectáculo  Não conseguia tirar os olhos do céu e aquele enorme aglomerado de estrelas avançava lentamente, sem parar por entre todas as outras estrelas do céu que continuavam, como é normal, estáticas a brilhar. Quando olhamos em redor apercebemo-nos que outras pessoas que estavam igualmente na esplanada do café, também apontavam para o céu, por isso este fenómeno foi visto por muitas mais pessoas de Fafe. O meu marido, incrédulo com o que via, procurou um lugar com menos luz dos candeeiros, de forma a ver melhor as estrelas, e acabou por encontrar outro senhor que se juntou a ele na observação do fenómeno. O senhor também disse que nunca tinha visto nada assim e que pareciam mesmo as luzes que se utilizam nas árvores de Natal, as chamadas “Bago de arroz”. Pelo que pude ver pela minha pesquisa hoje na internet, já mais pessoas avistaram este fenómeno noutros pontos do país e em datas anteriores!! Gostaria de saber que explicação tem.Obrigado


Relato do Sr. Victor Redondo em Cascais

Hi my name is Victor Redondo, I live in Quinta da Marinha, Cascais. Me and my friend where just in the garden and we saw about thousands of lights in the sky blinking really past, there is no way that it could have been airplanes or anything they were in a group and after about a minute they started to go away as if they were travelling. I am emailing you as I saw your blog. My friend and I arent the only ones who saw them, his brother did as well and he filmed it but it is really bad quality.

Victor

Oi meu nome é Victor Redondo, moro na Quinta da Marinha, Cascais. Eu e meu amigo, estávamos no jardim e vimos milhares de luzes no céu piscando passado, não há nenhuma maneira que ele poderia ter sido aviões ou qualquer coisa que eles estavam em um grupo e depois de cerca de um minuto começaram a ir embora como se eles estivessem viajando. Estou enviando-lhe que eu vi o seu blog. Meu amigo e eu Arent os únicos que os viam, seu irmão viu tão bem e ele filmou isso, mas é realmente má qualidade.

Victor (google translate)

Segue o video


OFAE Gontijas -Ferreira do Zêzere
Carlos Lopes

Durante a vigília que decorreu das 21h30 ás 02h00 ( Opération Suricate ), foi observado um objecto ás 00h19, que se dirigiu de Oeste para Norte-Este, emitindo uma série de flashs pulsantes e ocasionalmente flashs vivos, deixou de ser observado em direcção ao espaço. Durante toda a vigília foi possível observar flash ocasionais de mesma aparência aos do dia 29 de Junho, mas sem observação de objectos. Foi também observado com binóculos, 2 objectos a grande altitude em formação, mas não foi possível gravar, derivado á distância, ás 21h53.

Video do objecto




Relato do Sr. Miguel em Paranhos - Porto

Apercebido hoje, 7 de julho cerca de 1:50 da madrugada (gravação video ainda tenho de confirmar se apanhou algo) Porto/Paranhos/jardim de arca de àgua, apercebida (por acaso quando se encontrava às 10 horas de elevação, cessou após uma dúzia de minutos.
Descrição detalhada do "ovni" um aglomerado quase oval de pontos cintilantes que teria cerca de ... 5 graus de comprimento e 2 de largura, brilho bastante forte, comparável a estrelas de magnitude maior ou até planetas.
deslocação este oeste a 5/10 graus a sul

Hipótese de chuva de meteoritos afastada pelo seguinte:
1. Apesar de apenas ter sido uma duzia de minutos os objectos percorreram quase 45 graus de arco na direcção leste oeste (aproximada) a sul do porto
2. a nuvem cintilante era perseguida por 4 luzes distintas compatíveis com aviões clássicos
3. quando chegaram às 14:30 as luzes deixaram de avançar começando a diminuir de tamanho e intensidade (compatível com subida vertical)
4. Os 4 pontos (caças?) seguiram até à ultima posição onde se viru o enxame de "pirilampos" e aproximaram-se, tendo-se mantido nessa posição aproximada uns minutos
5. depois os 4 pontos clássicos começaram a deixar de se ver, se tentaram elevação ou mudança de rota não foi possível determinar. última posição vista dos pontos, 2 proximos e mais elevados e/ou distantes, dois abaixo formando (visualmente um triangulo a partir do ponto em que se observava
Contexto e participantes/testemunhas
Jantar no exterior
5 adultos, 35 a 47 anos 3 crianças/jovens 7 a 14 anos
Grau de formação de 11ª a MBA nos adultos, compatível com a idade nas crianças.
Adultos com algum álcool mas não o suficiente para alterar significativamente a percepção
Naturalmente nenhum álcool nas crianças e jovens
Fenómeno observado e confirmado por todos. Quer na descrição, quer nas posições e timings.
Gravação a transferir do telefone, mas penso que não activou modo nocturno, a ver o que se consegue observar.

Sugestão, verificar se houve alguma saída de caças (qualquer que tenha sido a justificação) com trajecto em direcção a oeste terminando talvez sobre o mar(?)
Numa noite tão quente é provável que no grande porto encontrem confirmação e quiçá gravação melhor.

Video do Sr. Miguel



Relato do Sr. Alexandre Silva em Fânzeres - Gondomar

Foi na passada noite do dia 6 de Julho de 2013 por volta das 22h30 em Fânzeres - Gondomar.
Encontrava-me na esplanada do café juntamente com familiares e conhecidos da zona.
Estava uma noite quente e abafada, encostei-me para trás na minha cadeira e olhei para o céu, foi então que me deparei com um pequeno aglomerado de luzes cintilantes juntas numa zona do céu, não emitiam um brilho constante como as estrelas, mas sim flashes ou seja piscavam.
Alertei os meus familiares perguntando o que seria, de imediato toda a gente naquela esplanada ficou a olhar para o céu estupefactos a apontar e a discutir o que seria, outras chamando pelas pessoas que se encontravam dentro do café para assistirem a aquele fenómeno.
Minutos depois começaram a aparecer mais e mais luzes pelo céu, espalhadas e sempre a piscar, umas em movimento, outras a emitir flashes coordenados como se fossem aquelas luzes das árvores de natal a um ritmo acelerado.
Foi um autêntico espectáculo de luzes, que foi ficando cada vez mais intenso chegando a cobrir quase todo o céu daquele ângulo de visão.
Após alguns minutos as luzes foram desaparecendo, umas deixaram de emitir luz outras foram desvanecendo em movimento para longe.
Eu e um familiar ainda tentamos captar o momento com os nossos telemóveis, mas infelizmente não tinham qualidade suficiente para captar aquelas luzes à distância e à noite.



Videos do Sr. Alexandre Silva


Relato do Sr. Carlos Gaspar em Baleia - Ericeira

Sinto-me na obrigação de partilhar e encontro-me ainda perplexo, perante aquilo que presenciei acompanhado pela minha esposa,  ontem dia 07/07/2013, pelas 23H10, na Baleia - Ericeira.

Estando no meu quintal com a luz apagada desfrutando de uma noite cristalina e quente, avistei  no céu umas luzes piscando em movimento, formavam um grupo longo e extenso, vinham do lado do mar, a norte da Ericeira, deslocando-se a uma velocidade cruzeiro  semelhante a vulgares aviões,  no entanto perante a quantidade de luzes (ultrapassando mais de cinco dezenas, no mínimo), tal fenómeno transcendia tudo aquilo já visto por mim!!

Importa dizer que tal 'espectáculo' tomou proporções para mim ainda maiores, quando  no preciso momento um avião comercial passou, na perpendicular das luzes e a uma altitude e velocidade já por si significativa, voava em direcção a Sul, enquanto que as luzes voavam em direcção a terra - Estas nitidamente a uma altitude  e velocidade superior ao avião comercial. É IMPOSSÍVEL QUE A TRIPULAÇÃO DESSA AERONAVE NÃO TENHA PRESENCIADO TAL FENÓMENO E MUITO MENOS PARTICIPADO ESTE FATO! De referir que nesse momento só era audível o ruído dos reactores da aeronave.

Este fenómeno, que durou cerca de cinco minutos, foi-se afastando até perder de vista, delimitado no final do conjunto por duas luzes piscando e afastadas significativamente uma da outra.

Considero-me uma pessoa objectiva e lúcida, conhecedora de pormenores em termos de aeronaves e afins, não sou de deitar conversa fora e muito menos de apresentar teorias descabidas, mas continuo a perguntar-me: QUE RAIO FOI ISSO?

Perante tanta curiosidade, acabei por deparar-me com este blog que vem de encontro ao fenomeno presenciado por mim e  pelos vistos não só!

QUE FIQUE REGISTADO! DOMINGO DIA  07/07/2013 - 23H10 - PASSARAM POR AQUI!!



Relato do Sr. Pedro Costa em Carvoeira - Mafra

Ontem, dia 7 de Julho de 2013, por volta das 23h00, na Carvoeira (Ericeira - Mafra), eu e mais 3 adultos e 3 crianças, avistamos um aglomerado de objetos voadores não identificados.
Os objectos pareciam estrelas, mas cerca de duas vezes maiores. Tinham uma luz branca a piscar, com uma frequência aproximada de um segundo acesa e um segundo apagada.
Seguiam a direção NNE para SSO.
Não me ocorreu conta-las, mas seriam entre 40 a 80 talvez.
Seguiam uma trajetória rectilínea, e estavam espaçadas entre elas, formando um efeito tipo enxame. A distância entre elas era constante.
A velocidade da deslocação era parecido com os aviões. Não consigo ter ideia a que altitude seguiam.
O episódio durou cerca de 3 a 5 minutos, desde aparecerem até desaparecerem.

O vosso blog foi o única sítio que encontrei uma descrição idêntica ao episódio a que assistimos.

Gostava de saber porque é que não há nenhuma informação sobre isto.
Alguém me pode dar uma explicação para este fenómeno?


Relato do Sr. Carlos Ferreira em Braga

Venho por este meio informar sobre a quantidade de objetos voadores não identificados que observei no dia 9 de Julho de 2013 ás 22:55.
Eu vinha de um café com uns meus familiares quando observei pela janela do carro mais de 50 pontos que piscavam no céu, e movendo-se de oeste para este a uma velocidade maior que os satélites ou aviões. Paramos o carro e observamos que eles piscavam entre tons de azul , vermelho, amarelo e verde.Eram bastantes e alguns faziam alguns movimentos estranhos. Eu já tinha visto algo parecido no dia  01-06-2013 mas eram mais pontos. Desta vez eram menos.Tentei captar em video o que vi mas a resolução da câmara não o permitia.
Queria ver se há alguma explicação plausível para isto!!!



Relato do Sr. Rui V. em Carvalhido - Porto

Deixo aqui o registo do fenómeno observado por mim e pela minha mulher na noite de 6 para 7 de julho, na cidade do Porto, na zona do Carvalhido.
Muito perto da meia-noite de sábado, 6 de julho, encontrava-me no andar superior da minha casa e ouvi um estampido ligeiro de foguete de fogo-de-artifício. Ao desviar o olhar para o local onde previsivelmente teria sido lançado, não vi presença de fumo mas constatei a presença das previsíveis “estrelas” que, ao contrário de descer, deslocavam-se na horizontal no sentido nascente-poente, e tinham cor azulada. Era uma "nuvem de estrelas" realmente estranha, o que me levou a pegar nos binóculos (10x30x50) e observar uma quantidade imensa de pontos luminosos, muito intensos, que piscavam alternadamente. Percorri a nuvem com os binóculo e detectei que na parte da frente seguiam 5 objectos luminescentes  alternando entre branco/azul/vermelho, e um deles estava mais baixo que os outros, o que me permitiu distinguir claramente a forma circular e quatro (ou cinco – nesta altura a batida cardíaca aumentou e tornou-se muito difícil firmar os binóculos) calotes esféricas na parte inferior. Todo o conjunto se deslocava a velocidade análoga à dos aviões em direcção a poente e, quase na vertical do local em que me encontrava, os 5 objetos luminosos colocaram-se a par e à direita da “nuvem”. O conjunto “parou” a 2 ou 3 graus à esquerda da estrela Arcturus (passavam perto de 20 minutos da meia-noite), e foi quando me lembrei de tirar uma fotografia (Canon Ixus V3, automática, e até o flash disparou). Aparentemente não registou nada mas, quando se faz a edição da fotografia (luminosidade, contraste e tonalidade de cor/filtro de vermelhos) constata-se a presença dos 5 objetos luminosos e de outros objectos de cor cinzenta que também observei com os binóculos (deslocavam-se em trajectórias rectilíneas, em todos os sentidos, mas dentro da “nuvem”).
A edição da fotografia foi feita por um amigo, astrónomo amador, cético em relação a estes fenómenos, e que me afirmou ter visto a nuvem mas que não ligou, até porque tinha ouvido uns foguetes, sendo a situação em tudo semelhante ao que se teria verificado no ano passado pela mesma altura.
Forneço mais alguns pormenores das observações feitas com binóculos:
- estava o conjunto “nuvem”/5 objectos luminosos quase na vertical do local em que me encontrava e partiu do meio da “nuvem” um sexto objecto que se dirigiu em direcção a sul, a muito grande velocidade e deixando um rasto luminoso (ainda colocámos a hipótese de ser um meteorito, mas seria demasiada coincidência);
- cerca das 0h30 um avião que se deslocava no sentido sul-norte passou por baixo da “nuvem”. Os objectos luminosos reduziram bastante a oscilação cromática. Confesso que ainda pensei identificar o voo através do Flightradar24 mas a atrapalhação e a vontade de não perder nada não o permitiram;
- a partir do referido momento fiquei com a ideia que os objectos estavam com movimento ascendente. Deixei de ver os 5 objectos mas a “nuvem” foi-se deslocando lentamente para norte e quando estava sob a Ursa Menor deixou de ser possível observar com detalhe porque estava muito afastada. Terminei a observação cerca da 1h15.
Sou um curioso da astronomia e estou muito familiarizado com máquinas, quer por formação quer por actividade profissional. Não enquadro nada do que observei em qualquer fenómeno ou actividade conhecidos. O local de observação não tem obstáculos num raio de 300 a 400 metros e está virado para nascente.
Rui V.

Com a cortesia do Sr. Bruno Santana 
https://www.facebook.com/pitch0/media_set?set=a.10201251772114285.1073741825.1171149807&type=1
Fotografado em 4 segundos! desapareceram logo.
A semana passada vi a primeira vez...e foi bem mais perto..mas so um. Hoje com a maquina fotografica...tirei nao a um...mas sim a 6. mas mais distantes. Se filmasse causaria outro impacto, mas so tive tempo de pegar na maquina e disparar.


Durante os restantes dias, puderam ser observados outros objectos sobrevoando o espaço aéreo Português, alguns dos quais a grande altitude. Grande parte, vindos de um grande flash a 90º à  vertical de Ferreira do Zêzere, enquanto outros vindos de várias direcções, mas todos se dirigiram em direcção Norte-Este de Portugal. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, estes objectos que estão presentes desde o dia 29 e 1 deles desde o inicio do mês, que já foi observado 13 vezes, não são satélites Iridium, balões, aviões ou qualquer outro tipo de aeronave conhecida. Por várias vezes, têm trajectórias erráticas, fazem paragens estacionárias, mudam de emissão de luz, têm aumentos de velocidade etc. Para se certificarem, podem ter recurso às mensagens colocadas, das observações feitas em Ferreira do Zêzere, neste blog.

Video das centenas de "luzes" observadas em várias zonas de Portugal
Enviado pela Sra. Paula Amaro em Paranhos - Porto

No passado dia 06 do presente mês por volta da meia-noite, dirigi-me à varanda do meu quarto que se situa nas traseiras do prédio e quando olhei para NE vi uma grande massa de objetos cintilantes no céu. Essa massa movimentava-se lentamente em direcção a SW. Quando se aproximaram mais do meu prédio reparei que essa massa era acompanhada por 4 objectos esféricos de dimensões superiores que se movimentavam de uma forma diferente da restante massa. Este fenómeno teve a duração aproximada de 10 minutos. A massa cintilante acabou por abrandar e desaparecer enquanto os restantes 4 objectos se mantiveram no céu sempre em movimento no que me pareceu a mesma rota inicial.
Eu e o meu marido fizemos uma filmagem,  mas não é muito esclarecedora pois pensamos que a máquina de filmar não estava a captar qualquer imagem. Neste vídeo para além da massa cintilante aparecem 2 dos 4 objetos mencionados  atrás.
Achamos muito estranho que dada a dimensão do fenómeno não tenha sido registado em qualquer noticiário.
Pelas imagens que constam neste site os objectos que acompanhavam a massa cintilante são exactamente iguais, e existem imagens filmadas nos E.U.A no dia 04/07/13 com os mesmos objectos.

Video original


Video com o brilho aumentado

Lançamento de balões LED

Agora reparem nas diferenças que há, dos objectos para os balões





Se observou algo no dia 06 e 07 de Julho ou continua a observar, queira entrar em contacto com Ufo Portugal ufo_portugal@sapo.pt 

89 comentários:

  1. Essas luzes foram avistadas em Gondomar também não por mim mas por amigos que contaram ter visto essas luzes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, por volta da meia noite, na Costa da Caparica eu e mais 3 pessoas testemunhamos algo parecido com as descrições já referenciadas! Foi estranho mas bonito!

      Eliminar
    2. ola, vi hoje exactamente estas luzes no ceu,no porto/matosinhos,cerca das 24h
      !!!fiquei estupefacto quando me apercebi que ja aconteceu!!!!

      Eliminar
    3. Tambem foi avistado hoje dia 17! por volta da 23:45

      Eliminar
  2. Tenho pagina no face ( paulo bento )

    ResponderEliminar
  3. O que mais me intriga é os vídeos não apanharem nada. Será que é por falta de qualidade dos aparelhos ou há outro factor a considerar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite "anónimo"

      Filmar á noite, requer um certo equipamento especifico. Para filmar, terá que optar por uma câmara CCD ou Super night shot, com um minimo de 0,4 lux. para ter uma imagem como no video que fiz, já vai ter que ser com visão nocturna e camara ccd de 0,01 Lux.
      O minimo de Lux é importante numa filmagem de noite, a maioria das camaras que não são ccd só permitem ter o minimo de 1 Lux.

      Eliminar
  4. Ontem também visionei, juntamente com mais pessoas, fenómeno similar na Ericeira.

    ResponderEliminar
  5. Eu tanbem vi estava a pescar em s.juliao com dois amigos meus eram mais o menos 23:00

    ResponderEliminar
  6. Se avistou este fenómeno ou outro similar vá a http://sdfovni.blogspot.pt/ e partilhe o seu testemunho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Consegui partilhar o meu avistamento e receber algum feedback através de um ou outro blog, mas nada de estruturado e que conduza a uma investigação séria e isenta.

      Assim, decidi retomar o meu trabalho e se possível obter ajuda de quem queira realmente investigar este fenómeno mundial com seriedade e criei este blog." ... deve fazer melhor! Deixe-me rir :D Basta ver o seu video, vê-se mesmo que não percebe nada

      Eliminar
    2. Boa noite Sr. Samuel

      Reparei, que não está satisfeito pela investigação que está a ser feita perante o seu relato. Neste momento estamos a agrupar o maximo de informação possivel. Entre outros "estruturado e que conduza a uma investigação séria e isenta", não se aplica a estrelas que se movem ou constelações, mas chamamos isso satélites ou em ultimo caso objectos voadores não identificados.

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
    3. Sr. Samuel

      O relato da sua observação foi removido, pela falta de respeito e de consideração á UFO Portugal. O trabalho que estamos a efectuar, requer o seu tempo, não havendo nenhuma prova física do acontecimento. Se o Senhor Samuel, achar que pode fazer melhor, a Ufo Portugal deseja-lhe o melhor sucesso. Entretanto queira retirar o seu comentário, caso contrário será o administrador do blog que o fará.

      Sem mais nenhum assunto

      Carlos Lopes

      Eliminar
    4. Sr. Carlos Lopes,

      Lamento que assim pense. Como acontece frequentemente o objetivo de quem gere estes websites é gerar tráfego e ganhar notoriedade e esquecem-se do real objetivo que é a partilha de informação e a entre ajuda para tentar encontrar explicações que por si só são controversas.

      Para explicar o meu pensamento, sugiro que sem recordem que nas últimas duas décadas se extinguiram diversos grupos e associações que se dedicavam seriamente à investigação do fenómeno OVNI em Portugal, a maioria derivado ao "boom" da internet levando as mesmas a perder informações preciosas devido ao surgimento, quase diário, de pequenas páginas de internet que sem precisão divulgavam relatos sem os verificarem e analisarem, muitos deles obtidos sem filtro nos meandros da Internet.
      Entre muitas destacaram-se a CNIFO, APPO e o CTEC das quais restam a CTEC com serviços quase inexistente pois cortaram fundos (Pertence à Universidade Fernando Pessoa no Porto) e alguns membros da APPO formaram a APO que se mantêm a desenvolver um trabalho idôneo.

      Não pretendo com isto descredibilizar o seu trabalho aqui demonstrado, nem interprete como uma afronta. Apenas tome em consideração que nem sempre conhecemos quem está do outro lado e é extremamente deselegante criticar o esforço alheio.

      Os mais cordiais cumprimentos,

      Samuel Monteiro



      Eliminar
    5. Sr, Samuel

      Falando por mim. Tenho o meu próprio blog, apenas sou colaborador da Ufo Portugal, se o Sr. pensa que estou aqui para notoriedades e gerar tráfego, está bem enganado, basta visitar-lo para se aperceber que não é mentira. O mínimo que podia ter feito, era pedir para colocar o seu site web, não descredibilizando, ao contrário do que diz, "como nada estruturado e que conduza a uma investigação séria e isenta". Caso não tenha reparado desde o dia 29 de Junho, que estamos a investigar por todos os meios, encontrar uma resposta a estas observações, algumas das quais eu mesmo continuo a ter diariamente durante as minhas vigílias. Para tudo é preciso tempo, se queremos fazer as coisas bem feitas. Mas como sugeriu em falando da APO, o Sr. Samuel, poderia-lhes enviar o seu relato, seriam bem mais eficazes a desvendar a sua observação, talvez como na maioria dos casos... nunca. Esses é que são os verdadeiros caçadores de ovnis oficiais.

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
    6. Sr. Carlos Lopes

      Continuo a informa-lo que é muito deselegante criticar, principalmente quem atualmente se esforça por divulgar o fenómeno por terras Lusas com muito êxito.
      A questão da eficácia é relativa pois depende da quantidade de informação recolhida, provavelmente vocês têm mais informação relatada sobre este tema, e do número de operacionais disponíveis para compilar, analisar e teorizar.

      Quando me diz que desde o dia 29 de Julho que estão a investigar por todos os meios só lhe pergunto a que conclusão chegou neste momento? Já tem alguma teoria explanatória formada? Alguma ideia?

      Repare que para todas estas pessoas que lhe enviam os seus relatos é mais importante obter alguma possível explicação do que ver simplesmente o seu relato publicado. Todos procuram respostas e recorrem a quem se anuncia "Página Oficial do Fenómeno OVNI em Portugal e no Mundo" para as obter.

      Não descredibilizo o vosso trabalho, pelo contrário dou-lhe muito valor mas é necessário algo mais...

      Sem mais me despeço,

      Samuel Monteiro

      Eliminar
    7. Sr. Samuel

      Se não se manter apenas nesta página, poderá ler, mas mensagens posteriores o resultado dos comentários. O resultado é simples, como já foi referenciado noutras mensagens e envia-do aos seus observadores; são objectos de origem não terrestre, que estamos a presenciar em grande numero neste momento.

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
  7. Esse fenómeno também foi visto em Cascais por volta das 23h do mesmo dia...

    ResponderEliminar
  8. Mais um louco que acredita nas cantigas da APO com as histórias do conto do vigário em que os ET´s, andam a raptar senhoras para as engravidar.
    O Ufo Portugal faz e desenvolve o que mais ninguém em Portugal tem feito a não ser querer ser noticia num jornaleco ou TV!
    Não vivemos de imagem....
    Realizamos ovnilogia de forma gratuita sem pedir dinheiro, não vivemos de associações ou associados!
    Criticar é muito fácil, mas apresentar trabalho com explicação dentro dos critérios a coisa complica!
    Exatamente como o fez a APO com algumas noticias em que o Ufo Portugal teve de vir na frente para desmentir esses erros a fim de que a população não julgue ou pense que ovnilogia é coisa de doidos.
    Os unicos doidos que conheci em todos os meus longos anos nesta área foram aqueles que de forma menos digna tentara e tudo fizeram em vão para desacreditar a ovnilogia ou quem nela trabalha com seriedade.

    O que não ocorre com as entidades a que se refere por escrito!

    ResponderEliminar
  9. Para esse anónimo que fala em criticas.
    Aqui vai!

    O Sr. escreve muito bem sim senhor, mas se esquece de um pequeno pormenor que vale a pena aqui salientar.
    Reveja-mos aqui as suas palavritas.

    "( Continuo a informa-lo que é muito deselegante criticar, principalmente quem atualmente se esforça por divulgar o fenómeno por terras Lusas com muito êxito. )"

    Se reparou bem no que escreveu a cima, o Sr. contradiz as suas próprias palavras!
    Isto dá que pensar.
    Agora poderei dizer o mesmo.
    RESPEITE QUEM SE TEM ESFORÇADO QUANDO TODOS OS OUTROS ANDAM A DORMIR.

    Aos elementos do UFO PORTUGAL, só tenho uma simples palavra a escrever """MAGNIFICO O VOSSO TRABALHO""".

    As associações de ovnilogistas parecem apresentar uma disputa típica de clubismo de futebol.

    Quanto ao Sr. Carlos Lopes, ele tem apresentado provas em vídeo do que tem observado.
    Já as referidas entidades de associações etc, etc e etc até ao momento parecem andar a dormir!
    Fico pasmado com algumas palavras de pessoas que solicitam respeito sem respeitar os outros.

    Ass
    PM
    Pedro Passos Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr.Pedro Coelho

      Agradeço-lhe imenso o seu comentário.
      Os meus melhores cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
  10. Alguém viu ontem ( 8 de Julho ), na zona do grande Porto, um objecto grande, cintilante por volta das 23 horas?
    Falei com um amigo que também viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa localização é Lousada e observamos esse objecto na direcção de Baltar ( Paredes ) mas podia estar a sobrevoar para os lados de Campo ou Valongo!
      Quando o vi a luminosidade era de mais de 10 x do que qualquer estrela. O meu amigo diz que desapareceu a grande velocidade quando passa um avião nas redondezas. Infelizmente não vi essa parte porque fui buscar a câmare de video...

      Eliminar
    2. Boa noite "anonimo"

      O objecto a que faz referencia, pode ter sido o objecto do dia 03 de Julho? ou o aglomerado de objectos "pequenos" em formação?

      Eliminar
    3. Era um só objecto, pelo menos que eu tenha visto.
      A sua altitude aparentava ser baixa ( abaixo de 1000 metros ).
      Tenho a certeza que as pessoas nas zonas que referi ( Baltar, Campo, Valongo ) viram melhor do que eu.

      Só uma nota: Aqui onde eu vivo ( fora das luzes urbanas ), os "fastwalkers" (aquelas luzes a alta altitude que se movem de forma irregular ) veêm-se às dezenas por noite...

      Eliminar
    4. Vi e, pelos sinais emitidos, pareceu-me um satélite (deslocamento sul-norte) que passou fora do cone de sombra da terra. Já não é a primeira vez que o deteto e tem piada pelo pulsar do feixe mais brilhante alternado. (Porto, Carvalhido)

      Eliminar
    5. Satélite não era! Esteve estacionário por momentos e, segundo o meu amigo, despareceu a alta velocidade!

      Eliminar
    6. Boa noite Sr. Viriato

      Filmei o objecto no dia 10.07 ás 22h51.
      Esse objecto pertence aos 7 objectos que são vistos desde o dia 29, não é um satélite. 2 minutos antes, o objecto estacionário emitiu-lhe 2 flashs.

      Eliminar
    7. Boa Tarde Carlos,

      Confirmo também os 2 flashs! Espero que envie o video!!!

      Eliminar
    8. Bom dia Sr. Viriato

      O video foi agora colocado em fundo da mensagem

      Os meus cumprimentos


      Carlos Lopes

      Eliminar
  11. Boa noite a todos.

    Os objectos ( centenas e o grande objecto ) neste momento, estão, em todo o caso foram avistados em direcção a Espanha, por Bragança, esta noite, por volta das 23h15. No entanto foi observado ainda um objecto estacionário que se encontra na zona sensivelmente da Guarda, a grande altitude, desde o dia 29 de Junho, assim como um objecto ( pertencendo ao grupo dos 7 ) que foi observado após um grande flash inicial, a 65º á vertical em sentido Este, do ponto de observação, dirigindo-se para Norte-Este. A sua emissão de flash era sincronizada descrevendo 3 flashs circulares em torno da estrutura invisível, da direita para a esquerda e ao final da 3º volta emitia um grande flash. Poderão encontrar aqui:

    http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/07/7-ovnis-dia-29062013-ferreira-do-zezere.html

    a emissão de luz dos objectos ( grupo dos 7 ) que estão presentes desde o dia 29, como estes 2 que consegui observar em melhores detalhes, que são observáveis mais frequentemente

    http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/06/2-ovnis-dia-25062013-gontijas-ferreira.html

    Os vídeos desde o dia 7 até 9, ainda não foram editados, em breve colocarei-os na página.

    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Carlos, mencionou que está a editar os vídeos de dia 7 até 9, os vídeos são seus ou das pessoas que estão aqui a publicar o seus relatos?
      É que eu tenho 3 vídeos desses acontecimentos que não consigo editar devido à fraca qualidade.

      Eliminar
    2. Boa noite Sr. Alexandre
      São meus, infelizmente, não temos nenhum video que mostre o aglomerado de objectos, mas pode-nos enviar os seus?

      Eliminar
  12. Sr. Alexandre Silva, nos envie os seus vídeos em anexo ao ufo_portugal@sapo.pt
    Toda e qualquer informação será bem vinda.

    Aqui deixo um especial agradecimento a todos aqueles que nos tem vindo a contactar e deixar relatos e comentários sobre as suas observações.

    Estamos atentos a novos acontecimentos.

    ResponderEliminar
  13. Presenciei o fenómeno do dia 07/07 em Avintes, Gaia, estava-mos cerca de 20 pessoas, eram muitas luzes brilhantes a deslocarem-se de este para oeste até que desapareceram. nunca vi nada semelhante, nem consegui perceber até agora que tipo de fenómeno era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. "anonimo"

      Obrigado pelo relato da sua observação.
      Os meus cumprimentos.

      Carlos Lopes

      Eliminar
  14. Avistei o fenómeno parecido com 1 bando de passaros ou estrelas intermitentes no dia 07/07 por volta das 23h30 da faixa costeira da linha de cascais, em que os mesmos se deslocavam lentamente de este para oeste.

    ResponderEliminar
  15. Óla a todos, por volta das 20:45 (em plena luz do dia) em santa cruz estava eu a fumar um cigarro e reparei num objeto negro e com uma forma muito estranha pensei por momentos que fosse uma ave(miafre) que pairava no ar em busca de uma presa, o que e muito comum por aqui uma vez que vivo no campo.Mas rapidamente me apercebi que não era,logo de seguida pensei que seria um avião militar pela forma estranha que tinha (parecia um caça furtivo tipo b2) mas depois reparei que não fazia barulho nenhum e não tinha qualquer luzes de navegação/visibilidade que as aeronaves tem. Voava no sentido peniche lisboa, muito devagar,e a baixa altitude pois o céu por aqui esta encoberto com nuvens baixas(Metar em lisboa:vesibility 9999m clouds few at 1000 feet, broken at 2000 fee)t, a certa altura ele pareceu ter parado (poderia ser uma ilusão otica) e depois começou a subir e desapareceu nas nuvens, tudo isto foi visto a olho nu e com binoculos, por mim e pelos meus pais
    Eu gostaria de deixar bem claro que não estou a dizer que era um ovni, mas garanto que não era uma aeronave, e disso percebo pois sou um aficionado por aviação á muitos anos.Sera que mais alguem viu o mesmo, espero que sim e que partilhe a informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Tintin

      Não estou a perceber o sua observação. Não era uma aeronave, não era um pássaro, não era um objecto voador não identificado (ovni), então o que era?

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
    2. Óla sr Carlos Lopes, quando disse (Eu gostaria de deixar bem claro que não estou a dizer que era um ovni) queria dizer objeto extraterrestre, pois não posso confirmar se o era ou não,tambem faço a mesma pergunta,o que era?
      Como o tempo estava de norte para sul, poderia ser alguma coisa lançada por mão humana? balão ou outra coisa?se eu tivesse fotografado ou filmado seria mais facil tentar perceber o que era pois podia ser visto por pessoas entendidas nestes fenomenos.Para finalizar gostaria de dizer o seguinte : não podemos e devemos banalizar este assunto, pois é serio demais, e devemos ter cuidado ao vermos coisas que não conseguimos explicar, por vezes são fenomenos naturais ou humanos, ao dizer isto quero diexar bem claro que não sou mais um como muitos pelo mundo que tentam enganar os outros com falças historias e até videos e fotos, devemos ser serios quando relatamos um avistamento, e não cairmos no erro de dizer logo que vimos um objeto extraterrestr.

      Com os meus comprimentos



      Eliminar
    3. Bom dia Sr. TinTim

      Caso tenha reparado, não banalizamos este assunto, e analisamos todos os testemunhos que nos são enviados.Infelizmente quando temos por uma única vez a prova real de um objecto não terrestre, conseguimos ver o que é a incompreensão das pessoas. De momento não temos outros relatos de ocorrências na sua zona, o que nos é difícil de lhe apresentar uma resposta, necessitamos de mais informação sobre a sua observação.

      Os meus cumprimentos
      Carlos Lopes

      Eliminar
    4. Sr Carlos Lopes longe de mim a ideia que o ufoportugal benaliza o assunto, muito pelo contrario tem demonstrado um profissionalismo, e que são pesssoas isentas de má conduta, e que focam-se apenas e só na divulgação e compreenção dos fenómenos aqui relatados.Esclarecido este ponto, gostaria de dizer o quanto seria importante haver mais pessoas a reportar o mesmo avistamento, pois seria uma prova inequívoca daquilo que eu vi, e seria muito mais facil através da partilha de informação conseguirmos saber se realmente era um objeto não terrestre.
      Para finalizar, que mais informação poderei dar para ajudar esclarecer e comprender o avistamento que tive?

      Os meus cumprimentos

      Eliminar
    5. Sr. Tintim
      Obrigado. Quando observou esse objecto, a distância que o separava de si era grande? mesmo após ter observado com os binóculos? podia-nos dar uma estimativa da altitude e do tamanho do objecto?

      Pode-me enviar as suas respostas directamente para ofae@outlook.pt

      Os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
    6. Sr Carlos quero lhe agradecer pela sua pronta resposta ao meu email, tal como eu esperava fica a duvida se realmente era ou não era.O sr Carlo no email referiu que ontem foram avistados 2 objetos na minha zona , que local foi? e para termina foram visto a baixa altitude ou alta, faço a pergunta porque o tempo por aqui tem estado encoberto nos ultimos dias, o que é pena pois gostaria de poder observar o ceu, talvez tivesse a mesma sorte que muitos tiveram.

      Os meus comprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite, eu avistei por volta da meia noite de dia 6, o mesmo que a maioria das pessoas viu, um aglomerado de estrelas tipo nuvem, para mim era um numero difícil de contar poderiam ser 100 ou 1000, sei que havia um primeiro grupo menor, depois um pelotão enorme e por fim vinham umas na traseira desse pelotão e para mim pela deslocação dava a ideia que as ultimas é que davam orientação ás da frente, a deslocação era idêntica a de um avião comercial, mas o movimento era idêntico a um bando de pássaros ou até a um bando de patos, a cor para mim era idêntico ás estrelas mas com um tom mais esverdeado...a deslocação era feita de norte para sul, e pareceu-me ser feita no litoral, sou de Vila Franca do Rosário/Mafra,não registei porque para além de ficar quase incrédulo a olhar para o fenómeno, achei que era pouco provável conseguir filmar com uma câmara de 1 iphone, preocupei-me em ligar a amigos próximos de mim, para tentarem ver o mesmo...é possível ser tipo restos de um cometa?

    Eu para mim acho muito difícil saber qual a distancia que as "estrelas" estavam, pelo menos eu não tenho conhecimento suficiente para avaliar isso, para mim é igual ás estrelas, eu olho para uma estrela e não faço a minima ideia de qual a distancia que poderá estar da terra, por isso nao sei avaliar a distancias para este acontecimento...

    Não teem como falar com autoridades do estado ou outra identidade cientifica?Será possível este fenómeno não ficar registado por fontes militares ou entidades oficiais de registos feitos no nosso espaço aéreo?

    Gostava imenso de poder acompanhar a investigação deste fenómeno, e até mesmo fazer observações, se me poderem esclarecer ou convidar para algum evento mandem por favor email para fruter@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Ontem eu ,e mais o menos 50 pessoas, vimos provavelmente a coisa mais fantástica das nossas vidas, eram exactamente 00:03 quando olho pro ceu e vejo um cinturão de "estrelas" a piscar e moverem-se em conjunto, acompanhadas de um objecto maior e mais próximo, semelhante a cúpula de um cogumelo, com uma luz azul dentro dele que piscava!!! simplesmente fantástico arrepiei-me todo e fiquei euforico! lindo!

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde a todos.

    Desde o dia 8.7.2013 que tenho seguido com muita atenção este blogue, isto porque no dia 6.7.2013 avistei um fenomeno que me deixou intrigada e com necessidade de uma explicação, ao fazer a pesquisa na net encontri-vos e desde então tenho seguido com muito interesse o vosso trabalho.

    Sempre acreditei na existencia de seres extra terrestres, inteligentes e/ou irracionais não sei, mas é ignorante e egocentrico aquele que acha que, num universo com mais de 170 bilhões de galáxias, muitas delas com mais de 100 trilhões de estrelas, bilhões dessas estrelas têm sistemas solares como o nosso, porque motivo só o nosso planeta desenvolveria vida racional e irracional??!!! Não creio...

    Nessa noite, entre as 23:30 e as 00:00, na freguesia de paranhos, mais precisamente no bairro do outeiro, deparei-me com um aglomerado de luzes fixas (com maior intencidade que as estrelas), com uma trajetória retilinea na direção Nordeste/Sudoeste, atrás deste grupo, iam mais 6 objetos voadores em grupos de dois, eram maiores, ou então viajavam a uma altitude mais baixa, fazendo-os parecer maiores que os outros e a luz era intermitente dando a sensação de um bater de azas (talvez seja iluzão de otica pela intermitencia das luzes). Não sei dizer a que altitude ou velocidade iam, pois não sei fazer esses calculos, mas talvez estivessem acima da area de voou dos aviões comerciais e penso que mais rapidos. Tal como todos os outros, que viram o mesmo que eu, também tentei filmar, mas o meu telemóvel não tem resolução suficiente para captar objetos com aquela distancia e á noite.

    Desde esse dia que não paro de olhar para o céu na esperança de voltar a avistar esses ovni's/ovet's. Já coloquei os meus binócolos á mão para o caso de ver novamente tal fenomeno os poder observar com maior nitidez e quem sabe poder ajudar-vos no vosso trabalho.

    P.F., não deixem de nos manter informados das vossas pesquisas, por más linguas ou comentários de pessoas limitadas, que não conseguem ver para além do pequeno mundo onde cohabitamos.

    Força e muito sucesso para o vosso trabalho.
    Com os Maiores Cumprimentos
    Nídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sra. Nidia

      Obrigado pelo seu apoio.
      Colocamos um video que recentemente nos foi enviado sobre os objectos observados no dia 6 e 7.

      Os nossos melhores cumprimentos


      Carlos Lopes

      Eliminar
  19. Boa noite! Quero voltar a referir a minha observação de 1 de Junho ,aqui relatada em 3 de Junho : "OVNI observado em Canidelo (v n de Gaia). Na altura, na dificuldade que tive em descrever o que vi, disse que logo que tivesse conhecimento doutras observações que de alguma forma pudessem dar uma achega,voltaria a comentar. Num outro comentário anterior referi-me às semelhanças com um vídeo aqui apresentado duma largada de balões ledd. Mantenho esse comentário no que se refere aos flashs e acrescento agora, que as semelhanças são muito grandes, com o que se vê no vídeo enviado pela Sra Paula Amaro de Paranhos, Porto.Vendo este vídeo, não tenho dúvidas em acreditar e afirmar que foi isso o que vi em 1 de Junho! No meu caso, como disse então, só foi possível ver com binóculos, e assim vi com grande nitidez os flashs apresentados neste vídeo. Como disse na altura, um espectáculo deslumbrante. Fernando Sousa, Canidelo, v n de Gaia.

    ResponderEliminar
  20. Agora que vi o último vídeo, não tenho qualquer dúvida que são balões com LED,s. Já vi exactamente o mesmo com dezenas de testemunhos na praia de Quiaios, em Agosto do ano passado. As pessoas estavam assustadas e até comentavam que era o fim do mundo. Tentei filmar, mas a minha máquina não tem grande sensibilidade nocturna o que acabou por dar em nada. Pesquisei bastante na altura e no terreno, acabando por confirmar que se tratou de um casamento no hotel da praia de Quiaios e em que soltaram este tipo de balões na altura do corte do bolo. Parece que agora é moda cortarem o bolo de casamento perto da meia-noite e lançarem estes balões iluminados em pacotes de 100, 500 ou mais unidades. Tudo depende do quanto queiram impressionar e gastar. Está aqui (http://www.limitedosonho.com/) uma empresa que efectua este tipo de eventos. Mostrem-lhes o último vídeo deste blogue e publiquem a resposta com coragem, de forma a acabar com a má identificação deste tipo de fenómeno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silverio, temos consciencia da presença destes nas festividades Veranianas.
      Por terem visto os balões com led´s, não significa que obrigatoriamente as pessoas tenham observado por todo o territorio balões!

      Seria o mesmo que um Juiz acusar alguém de um crime que não cometeu.

      Algumas pessoas com conhecimentos em astronomia descartaram esses balões, outros viram os balões.
      Houve uma observação em simultâneo dos dois.

      Reveja-mos as observações elaboradas pelo Carlos Lopes.
      O que observamos não é balão, Satélite ou avião.
      Rastreamos os mesmos de forma a termos uma conclusão do que pode ou não ser observado.

      O fenómeno sim deve ser enfrentado com coragem de forma a se ter uma conclusão do que ocorre em Portugal.
      Com ou sem balões, as observações continuam e não só em Portugal como também lá fora.

      Certamente que os cépticos vão continuar a ser cépticos, devido a não terem observado nada.
      Mas acredito que se um destes objectos estivesse bem na frente de um céptico o mesmo continuará a dizer que o objecto era zundap turbina, com enfeites natalicios.

      Como será óbvio existem sempre os sabichões que entendem tudo, mas que ao fim de contas não entendem completamente de nada.

      Para isso sempre recomendei a terem uma mente aberta.

      "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito".
      Albert Einstein

      Eliminar
    2. Acabei de pesquisar o site referido pelo Sr. Silverio, e gostava de apresentar este video da empresa em questão: http://www.youtube.com/watch?v=xgSPK_SZroU Seria de grande seriedade se o UFOPortugal, publicasse o mesmo oficialmente.
      Obrigado.

      Eliminar
  21. Hoje à tarde, por volta das 14h15, a caminho de Bragança... Observei no céu um objeto circular brilhante cinzento que se deslocava como se fosse um pião... Foi muito rápido, ainda informei os outros passageiros do carro mas como estavam atrás não viram nada... Eu fixei o objeto e reduzi a velocidade e até parei... Nunca vi nada assim... De repente subiu e esvaneceu-se no céu ... Foi perto de Mós- Bragança... Não era avião nem helicóptero ...

    ResponderEliminar
  22. Engraçado que no ano passado, relatei aqui a algo muito semelhante a estas luzinhas que recentemente as pessoas tanto relatam terem visto, e aqui os responsáveis/responsável do blog, não me passou crédito nenhum. Coloquei até um link de um vídeo exemplificativo do youtube (fake ou não) era só para terem uma ideia, e partiram logo do princípio que não devia de ser nada, inclusive, deram-me exemplos completamente absurdos como um avião com o sol a bater e o caso dos ovnis de Londres... Recordando esta conversa:
    http://ufoportugal.blogspot.pt/2012/08/ovni-dia-18-de-agosto-2012-gontijas.html (a partir do post das 18:10) ;)

    Agora que mais pessoas começam a relatar o mesmo, já dão atenção a este avistamento concreto. Isto vindo de uma pessoa normal, era de esperar, agora vindo de pessoas que estão fortemente ligadas ao estudo de ufo's, deixa-me triste e leva a depreender determinadas coisas, como, se estas pessoas não dão credibilidade ao que eu digo, quem dirá? ...

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, só para informar que o que quer que fosse, voltou a aparecer este sábado à noite no porto (24/08/2013) pelas 23h30 ou 00h00. Estava em casa, e saí para o pátio para fumar um cigarro, estava em convívio com a família, e a minha sobrinha de quatro anos disse: Olha tantas estrelas, quando olhei não queria acreditar no que os meus olhos me mostravam, parecia um conjunto de estrelas a deslocar-se. Fiquei estupefacta e chamei a minha família que se encontrava no interior da casa para confirmarem aquilo que os meus olhos viam, porque eu ainda não estava a acreditar! Depois desapareceu, e eu voltei a entrar na esperança de encontrar algo no google que me explicasse o fenómeno, mas nada. Publiquei a experiência no facebook e um amigo confirmou ter visto o mesmo e então decidi continuar a minha busca e encontrei esta página. Vi aqui um vídeo de balões e até se assemelha ao que vi, mas aquela altitude duvido que os balões aguentassem a pressão. Muito estranho isto.

    ResponderEliminar
  24. Eu vi hoje dia 1 de Setembro 2013 eram 1h50 da manha a passar por Braga, como estavam num ponto alto, a luz a piscar, parece quando as asas da ave passam em frente a luz e de longe faz o efeito a piscar. o andamento que iam era igual ao de aves, iam num bando para a mesma direcção. fenómeno nunca antes visto. será que agora colocam luzes nas aves? :) . não faço ideia o que seja, mas pareciam aves, agora como eram não faço ideia. Estava escuro, eram só 'estrelinhas' a passar... Gracinda Palha

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Porto, 14-09-2013 - São 22:20 quando me descloco á varanda para fechar as cortinas, vivo em na Rua Honório de Lima, ao pé de costa cabral, Porto.
    Deparo-me a grande distância com uma formação enorme de luzes cintilantes, chamo a minha mulher para ver e qual a minha surpresa quando vejo a nuvem de luzes cintilantes a mover-se na minha direcção, ficamos espantados, a formação parecia gigantesca, quase com um corpo central caotico em que as luzes brancas nao piscavam num padrão definido, no entanto á medida que se aproximava deu a sensação de se manterem equidistantes entre elas, como se revestidas de um corpo central indefinido. as luzes do fim no entanto pareciam fazer parte de outro tipo, sendo que piscavam alternadamente aos pares (uma pisa seguida da outra , par a par como se nas extremidades de algo). Foi uma experiencia fabulosa! tudo isto nao durou muito mais do que cinco minutos e a formação passou directamente por cima da minha cabeça sem qualquer som. O meu nome è Paulo Correia, e o fenomeno foi presenciado por mim, minha mulher e filho.

    ResponderEliminar
  27. 21 de setembro de 2013 também avistei um fenómeno semelhante por volta das 23 horas no algarve, na senhora da rocha

    ResponderEliminar
  28. Boa noite.

    Mesmo à bocado, por volta das 22h00 encostei na A3 perto da saída para o Hospital S. João e eu e a minha namorada verificamos exactamente o mesmo fenómeno que a utilizadora Cristina Costa (Fafe).

    Eram luzes a piscar no céu, como se de uma árvore de Natal se tratasse, numa formação que parecia estacionaria no início mas que começou a deslocar-se no céu, fazia lembrar os bandos de pássaros, até se tornar cada vez mais estreito e ficando mais ténue.

    Não faço ideia do que era, liguei para o 112 onde me reencaminharam para o Comando do Porto... mas sabiam tanto como eu.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite,

    Vivo em S. Mamede de Infesta e hoje 22-09-2013 pelas 21:50h la estava um aglomerado de luzes cintilantes que criavam diferentes formas no céu. Estava com a minha esposa e filha e nunca vimos nada igual. Começaram por subir na vertical e de seguida a afastarem as um ritmo lento seguido de alguns flashes tipo maquina fotografica... O que terá sido???

    ResponderEliminar
  30. Boa noite,
    Vivo em S.João do Estoril e na madrugada do dia 5 ou 12 de Outubro, cerca da 1,40h
    também observei um fenómeno muito semelhante. O céu estava pouco estrelado mas de repente pareceu-me ver uma luz forte que julguei ser de um avião, de seguida outra e outra, e eram imensas e em formação as luzes que se deslocavam com o mesmo brilho,velocidade e mantendo distâncias equidistantes, na cauda percebi o alinhamento de algumas figuras geométricas, lembro-me do trapésio e um W, pareciam a réplica de constelações.Este fenómeno foi presenciado por mim e pelo meu filho.Fico satisfeita por ter partilhado a minha experiência e saber não ser a única! Grata pela oportunidade
    Aldina Sousa

    ResponderEliminar
  31. http://youtu.be/xgSPK_SZroU

    ResponderEliminar
  32. Por volta das 2:00 do dia 14/06/2014 ví um aglomerado de luzes piscantes que pareciam satélites mas movimentavam-se muito mais rápidas, de diferentes altitudes, todas indo para uma mesma direção, moro em Laranjeiras em um apartamento com uma janela apontando para direção Odivelas e o contrário para a direção da ponte 25 de abril, vou confirmar na outra janela e ví todas aquelas luzes indo em direção a ponte...não eram aviões, nem satélites, se houvessem animais que emitissem luzes, eu diria que eram, pois parecia alguns passaros voando todos à mesma velocidade e na mesma direção! Grato! Alexandre

    ResponderEliminar
  33. Acabo de ver, 20 minutos atrás, as mesmas luzes piscantes, um aglomerado, sobrevoando Lisboa, sobre o Tejo, em direção à ponte Vasco da Gama, visto da Graça. O que é isso?

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. Na zona do Porto na avenida Fernando Magalhães por volta das 23:00h vi o mesmo fenómeno de luzes cintilantes, consegui captar com meu tlm alguma coisa usando a luz do poste de iluminação

    ResponderEliminar
  36. Sábado dia 30 de Agosto de 2014, cerca das 23h15 estava eu a jantar com amigos no terraço de um restaurante frente à Doca dos Pescadores em Setúbal, quando um dos meus amigos chamou a atenção para olharmos para o céu. Observamos uma grande quantidade de estrelas em movimento como se fosse um bando de pássaros.
    Inicialmente pareceu-nos um enorme bando de gaivotas que vinham do lado da Arrábida e que estaria a subir o rio. Pareceu-nos ver uma espécie de bater de asas sempre com a mesma cadência. Pensámos que a luz da lua ou de outra coisa qualquer estaria a reflectir nas asas das gaivotas. Algumas pessoas espreitaram em redor e não havia lua nem luzes. Em determinada altura mudaram de rumo e dirigiram-se para sul, como se fossem atravessar o rio em direcção a Tróia. E foi a partir daí, que aos poucos, fomos deixando de vê-las em direcção ao horizonte. Depois, só ficaram as estrelas, quietinhas nos seus lugares habituais. Esta visão deve ter durado cerca de 5 minutos.
    As cerca de 50 pessoas que estavam no restaurante foram para o terraço observar o "fenómeno" abismadas, a tentar encontrar uma explicação lógica para o que estávamos a presenciar.
    O meu grupo era composto por 12 adultos na casa dos 40/50 anos e 5 crianças dos 3 aos 15 anos. Todos presenciaram este "fenómeno"!
    No restaurante garantiram-nos que não puseram nada na comida que pudesse causar este tipo de visões :-)
    Presumo que este "fenómeno" tenha sido presenciado por outras pessoas que estavam nas esplanadas dos outros restaurantes.
    Lembrei-me de partilhar esta experiência no facebook e do meu grupo de amigos, recebi até ao momento, três testemunhos de pessoas que viram o mesmo na região de Palmela, há cerca de 3/4 semanas atrás, sendo que uma delas viu também luzes vermelhas e verdes. Recebi também o testemunho de uma pessoa que viu o mesmo há 3 semanas atrás, no Algarve.
    Tive conhecimento deste blogue através de um amigo que partilhou o vosso link no facebook e fiquei bastante surpreendida por encontrar relatos semelhantes de 2013. O testemunho de Cristina Costa de Fafe descreve exactamente aquilo que vi.
    Não sei o que vi, mas depois de tantos relatos estou cada vez mais curiosa.
    Meteoritos não eram, já vi alguns a caírem, inclusive vi a chuva de estrelas nos anos 90 na Serra da Arrábida e não tem nada a ver com aquilo. Até porque os meteoritos vêm de cima para baixo, não andam na horizontal, nem mudam de rota.
    Aviões acho pouco provável, penso que era impossível tantos aviões juntos e além disso não se ouviu qualquer som de motores.
    Podiam ser satélites, balões meteorológicos, ... , não sei, a mim pareceram-me gaivotas iluminadas!

    ResponderEliminar
  37. Acabei de testemunhar o mesmo fenómeno em Almada, cerca das 21:40 (12/10/2014), centenas de luzes a piscar deslocando-se em formação no sentido Costa de Caparica -> Lisboa. A observação durou cerca de 6 minutos até as luzes se confundirem com o horizonte. O fenómeno assemelha-se ao apresentado no penúltimo e antepenúltimo vídeos deste post, mas com mais luzes.

    ResponderEliminar
  38. Chamo-me Luciana e resido em Ermesinde, num 5º andar virado a Este. Ontem, dia 21 de dezembro de 2014, às 21h45m, vi, pela porta da minha varanda, o que me pareceu ser fogo de artifício a desvanecer. Mas, em vez de desaparecer, continuou a movimentar-se. Eram centenas de luzes intermitentes, de um branco azulado e um pulsar constante, numa formação arredondada, como se de pássaros ou patos bravos se tratasse.
    A formação continuou a movimentar-se, sempre à mesma velocidade, no sentido Este – Oeste. Eu estava a olhar em direção ao Norte e a formação passou por baixo da Ursa Maior, mas sempre no mesmo percurso, à mesma velocidade, num piscar a um ritmo constante.
    Não havia qualquer som.
    Estariam a uma altitude de 200 a 300m e a luz emitida assemelhava-se à das estrelas, bem como o seu tamanho. Estive a vê-los deslocar-se durante cerca de 10 minutos, até o prédio onde resido me tapar a visão relativamente ao seu percurso a partir daí. Continuei na varanda por mais algum tempo e ainda vi mais três, isolados, a voar na mesma direção. Então vi mais um… e um último…
    Foi algo que durou 15 minutos.
    Foi ao presenciar algo que nunca tinha visto que resolvi fazer uma pequena pesquisa. Foi aí que encontrei este blog.
    Fiquei muito surpreendida ao saber que há relatos de fenómenos semelhantes desde 2013 e em vários pontos do país.

    ResponderEliminar
  39. Boa noite...registo o mesmo fenómeno às 23:55 do dia 30 do corrente ano, em Campo - Valongo, o que vimos...três pessoas...foi exactamente igual ao acima descrito no relato da Luciana...à excepção dos pontos isolados.

    ResponderEliminar
  40. Costa da Caparica, por volta da 1 da manha relatámos um conjunto de luzes a piscar no céu e que se dirigiam juntas para a direita. Pareciam piscar sincronamente duas a duas e que o efeito global cintilavam. Foi visto por quatro adultos. efeito lindissimo.

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. Boa noite, hoje cerca das 23h durante passeio a pé na zona do cabo da roca Sintra, avistei com a minha companheira um fenómeno espectacular de luzes no céu, parecia um bando de pássaros fluorescentes mas sem corpo perceptivel, passaram sobre nós cerca de 100 luzes redondas brancas a baixa altitude, a uma velocidade constante afastadas entre elas como se fosse um bando de pássaros, deslocavam se de norte para sul na mesma direcçao do vento. Brutal!

    ResponderEliminar
  43. Vi isto há coisa de 30 Minutos Vila Real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Azambuja foram avistadas pelas 00:30 hj, dia 20-09-2015 alguém tem justificação cientifica para este fenómeno?

      Eliminar
  44. Em Azambuja foram avistadas pelas 00:30 hj, dia 20-09-2015 alguém tem justificação cientifica para este fenómeno?

    ResponderEliminar
  45. Bom dia, esse mesmo fenomeno foi avistado em Pinhal Novo por volta das 23H00/ 23H30, parecia um bando de aves a emitir uma luz flurescente em sentido Norte - Sul.
    Para alem do " Bando principal" havia duas luzes a alguma distancia um pouco atras.
    Alguem tem explicação para tal fenomeno?

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde.
    Sou de Fafe e no dia 18/10/2015 pelas 23.00 também presenciei este fenómeno na companhia do meu marido. Avistamos cerca de uma centena de luzes intermitentes a deslocarem-se na direcção Este / Oeste, parecia um bando de pássaros. Alguns dos pensamentos que tb. comentamos. "não emitiam um brilho constante como as estrelas, mas sim flashes ou seja piscavam" "como se fossem aquelas luzes das árvores de natal a um ritmo acelerado".
    Hoje ao falar com o meu dentista que se mostrou interessado, resolvi fazer uma pequena pesquisa. Foi aí que encontrei este blog.

    "ELES ANDEM AI"
    Alguém tem explicação para tal fenomeno?


    ResponderEliminar
  47. Boa noite
    Hoje por volta da meia noite avistei um fenómeno semelhante, estava no paredão junto ao rio no Estoril com a minha mãe, irmão e padrasto, todos nós ficamos perplexos ao ver uma centena de luzes intermitentes que percorriam o céu em sentido de norte a sul a grande velocidade. Só posso assumir que se tratasse de uma frota de aeronaves uma vez que produziam luz própria e voavam de forma organizada e a alta velocidade num único sentido. A minha impressão é que se tratasse de uma frota de aviões militares.. opinião que talvez esteja influenciada pelo facto de dois dias atrás ter avistado um avião militar a sobrevoar a baixa altitude a Serra de Aire e Candeeiros.

    Procurei uma resposta para o sucedido online assim que cheguei a casa e deparei-me com estes relatos extremamente semelhantes e decidi participar a minha observação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Devo acrescentar que todo o processo foi extremamente silencioso, a rua estava ruidosa mas para a quantidade de aeronaves que deviam ser centenas e ocupava praticamente o céu inteiro foi tudo muito discreto e silencioso.

      Eliminar
  48. Bom dia, venho deixar o meu testemunho sobre algo que assisti ontem dia 09/07/2016. Estava eu a conduzir quando fui alertado acerca de um conjunto de luzes brilhantes no céu que se movia em formação. Logo que me olhei parei de imediato a viatura pois era algo que nunca presenciei no meus efémeros 40 anos de vida. Estava acompanhado de mais três pessoas que também assistiram a tal fenómeno tentando encontrar explicação para um conjunto de pontos cintilantes que se moviam no céu tal qual um bando de pássaros em formação, tornando tudo isto anda mais estranho e espetacular reparei que cada um destes pontos alternava a cor da luz piscando em tons de branco, verde e vermelho. Durante a observação tentamos gravar em vídeo mas sem sucesso devido à luminosidade artificial da estrada onde paramos. No entanto, numa última tentativa para encontrar explicação para o que estava diante dos meus olhos decidi pegar na viatura e partir em perseguição mas sem sucesso. Estas luze tinham direção aproximada norte-sul e seriam várias centenas delas, arriscaria um número aproximado de 300 a 400. Acho que será algo presenciado talvez apenas uma vez na vida, é lógico que uma resposta a tudo isto seria bem vinda por muito lógica que seja, no entanto um momento único difícil de explicar e impossível de partilhar a quem não assistiu. O fenómeno aconteceu em Mozelos pequena vila do concelho de Santa Maria da Feira. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  49. Boa Noite:

    O mesmo fenómeno foi visto em Vila Verde, hoje, 4 testemunhas viram exatamente a mesma coisa em sítios diferentes.

    Centenas de estrelas em formação fixa a avançar a grande altitude.

    ResponderEliminar
  50. Bom Dia:

    Estou perplexa com tantos relatos similares. Pois, na noite passada (de sábado 6/8 para domingo 7/8/2016) sensivelmente entre a meia noite e a uma da manhã, eu e o meu namorado que estávamos sentados no jardim de nossa casa, a ouvir a música da festa que decorria, ao longe, na nossa freguesia (S. Pedro da Cova em Gondomar),quando por acaso observávamos o céu, nos deparamos com um fenómeno que nos deixou atónitos. A noite estava escura, com o céu muito limpo e quase sem vento, apenas fazia uma ligeira brisa. A nossa casa é virada para a serra de Valongo, da qual temos uma ampla perspetiva. Então vimos uma quantidade bastante grande de luzes em formação elíptica, numa cadencia ritmada e alternada. A dimensão de cada ponto luminoso era semelhante entre eles e aos corpos celestes que se observam normalmente a olho nu no céu noturno. Esta formação que nos pareceu a grande altitude, deslocou-se de norte para sul mantendo a sua forma, ocupando um grande espaço no céu e sem qualquer ruido. O avistamento ainda demorou alguns minutos a desaparecer (10 minutos mais ou menos).Passado algum tempo vimos mais um ponto de luz isolado, semelhante em tudo aos outros que foi passando... por fim apareceu mais um que a nosso ver, se deteve por uns minutos fixo no céu para depois desaparecer. Ficamos tão surpreendidos que nos lembramos de procurar na internet relatos semelhantes. A surpresa foi ainda maior quando verificamos que já há tantos relatos do mesmo teor que o nosso.
    Gostaríamos de ter respostas para as nossas dúvidas.

    ResponderEliminar
  51. Mais uma passagem em Lisboa brutal já vão três, espero que passa mais perto era bom para poder tirar uma bela foto,pois está longe ,mas vou esperar que consiga algo para dar a muitos o real do tamanho do objeto voador!

    ResponderEliminar
  52. Parou no céu de Lisboa e, posso dizer a que a observação ao objeto foi bem perto,seu tamanho era bem grande!

    ResponderEliminar
  53. Acabamos de presenciar o avistamento do que parecía ser um bando de passaros que cintilavam no céu. Estávamos em Matosinhos, dia 1/9/2017 e era por volta da meia noite. Iam em direção a Praia. Não eram estrelas devido ao número e ao desenho que formaram no céu. Eu descreveria como um banco de passaros fluorescentes que piscavam no céu. Notei que mais atras haviam as mesmas luzes mas mais dispersas do bando que vimos. Nunca tínhamos visto tal coisa ou nada parecido.

    ResponderEliminar
  54. Feliz Natal,

       Eu sou Daniel Anthony, um credor privado. Oferecemos Natal rápido
    empréstimo a uma taxa de juros muito baixa de 2%, então volte para nós através do nosso
    email: {d.anthonyloans@hotmail.com} para mais informações sobre este empréstimo
    oferta.

    Cumprimentos
    Daniel Anthony

    ResponderEliminar