segunda-feira, 15 de julho de 2013

Movimentação de luzes anómalas em Viseu

Localização - Viseu 
Data hora - 13/07/2013 - 23:30/45h
Testemunha - Srª. Ana Bonito

Segue o relato da testemunha...
No passado sábado, dia 13 de Julho, por volta das 23.30/23.45h encontrava-me na rua acompanhada quando no céu vimos milhares de pequenas luzes cintilantes com sentido Norte-Sul.
O conjunto era composto por uma mancha principal, de grande extensão e considerável largura e posteriormente uma fileira de luzes, todas elas cintilantes, vulgo pisca-pisca.
Não eram de grande dimensão.
Moviam-se a uma velocidade considerável, comparativamente a aviões, mais rápido, com trajectória certa e recta até ao ponto, mais a sul em que iniciou uma trajectória curva.
No aglomerado principal, composto por milhares destes objectos, era notória uma organização, em trajectória controlada, e em determinados momentos avistaram-se alguns objectos a abandonar temporariamente a formação, com vôo mais errático,  posteriormente aproximando-se novamente do aglomerado, em velocidade superior ao deslocamento deste.
Na cauda, conforme disse anteriormente, seguiam centenas de luzes, com trajectória certa, ordeira e com velocidade constante, em "fila-indiana" não sendo observado qualquer abandono à formação.
O fenómeno foi observado por uns 10/15 minutos até que deixaram de ser distinguíveis luzes isoladas, passado a ser uma massa difusa de luz até que esta desapareceu. Entenda-se que a mancha difusa se deve à distância até ao ponto em que estávamos.
Li, obviamente, alguns relatos de situações semelhantes nas ultimas semanas, concentradas maioritariamente na zona do Porto e uma tentativa de explicação que deito já por terra.
Não eram balões com led's, como muitos insistem em dizer.
É impossível, balões com led's, libertados ao mesmo tempo, terem aquele tipo de deslocação, organização, visibilidade e velocidade.

                                  Ufo Portugal

Se observou algo semelhante, queira entrar em contacto com ufo_portugal@sapo.pt

As ultimas observações realizadas em território nacional que referem um ou mais conjunto de luzes, se assemelham ao que os nossos amigos no México denominam de ( Flotillas Voladoras ).
Um conjunto de luzes que se movimentam de forma ordeira da qual cientificamente não existe uma explicação, como algo cientifico ou paranormal.
Embora alguns investigadores identifiquem estes como possíveis sondas de origem não terrestre.


Desta forma, vamos continuar vigilantes sobre este fenómeno em Portugal.
Apelamos a quem tiver vídeos ou fotos do fenómeno que nos enviem de forma a partilhar as imagens para com o público.

22 comentários:

  1. Lamento desiludir a Srª Ana Bonito, mas eram balões brancos com leds sim. Eu próprio os vi serem lançados na zona da Sé, onde decorria um programa cultural (e não eram milhares, eram algumas dezenas). Alías, nessa noite até várias crianças andavam na rua com exemplares de balões leds na mão.

    Este fenómeno está a tornar-se uma histeria porque de facto os balões leds têm grande visibilidade e adquirem um movimento concertado no céu quase dotado de inteligência, mas que se deve apenas às massas de ar em deslocação. Também sei de outros sítios em fins de semana passados onde foram lançados balões led, por exemplo Porto e Penedono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no Alentejo querem lá ver que libertam esses balões em pleno mato onde não existe vivalma!
      Podem ter largado os balões mas isso não justifica o que ocorreu sobre portugal de norte a sul.
      Ou esses balões são assim tão especiais que desafiam as leis da física!



      Eliminar
  2. Estamos cientes da presença desses balões durante as festividades Veranianas.
    Porem não justifica as muitas observações por todo o país.
    As mesmas já se estenderam para fora do Continente!
    Certamente que existe algo mais no céu além de balões.
    Para isso vamos continuar atentos a novos desenvolvimentos.

    De momento não poderei adiantar mais.
    Estamos analisar todos os relatos que nos são enviados de forma podermos apresentar a melhor justificação.

    Ao contrário das afirmações avançadas por Doutores, Engenheiros e Professores noutros locais criando afirmações bizarras, que demonstram o seu desconhecimento ou ignorancia sobre o assunto.

    Certamente devem ter feitos os referidos cursos na mesma Universidade onde esteve o Relvas ou Socraste.

    Muita da informação avançada por outras páginas na Internet e mesmo comunicação social, não coincide ou foi alterada sem os valores que o Ufo Portugal apresenta.

    ResponderEliminar
  3. O grande problema é estarem a misturar fenómenos e incluir na mesma noticia vários tipos de observações diferentes entre si. Os balões com Led,s são uma realidade que está a aumentar em quantidade nos meses de Verão e principalmente aos fins-de-semana. Logo há que descartar o mais provável e facilmente identificável como este tipo de balões, que seguem o vento, piscam ou não, são ás centenas ou milhares (depende do pacote que comprarem) e podem ser vistos até muito longe do local de onde foram lançados a voarem juntos. Podem subir até certo ponto e voarem na horizontal, conforme mandam as pressões atmosféricas, o vento e o próprio lastro constituído pelo peso de uma pilha tipo botão, o circuito e o LED. Anda aí muito tipo de fenómeno não tão espectacular, mas de certa forma merecedor da devida atenção e sem ser necessário associar tudo ao mesmo. Nem tudo o que brilha é ouro, neste caso; OVNI! :)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me incrível e até ridículo, que existem pessoas que perdem o seu tempo a navegar na net e a emitir opiniões de algo que desconhecem por completo.
    Lamento desiludir o Sr Anónimo, mas nao sabe do que esta a falar! Aquilo que tem sido relatado aqui, nada tem a ver com balões led's ou outra coisa qualquer que possa imaginar, até porque me parece que os seus "horizontes" sao demasiado curtos para que o possa alcançar.
    O que eu vi no dia 7 de Julho, mais precisamente na zona da Ericeira, nao eram balõezinhos, nem nada que se pareça, a nao ser, claro, que houvesse alguma festividade veraniana em pleno Oceano Atlântico...
    Tenham respeito e reservem os vossos palpites para vos mesmos, pois acredito que quem assistiu, colocou todas essas questões, antes de resolver dar o seu testemunho e nao me parece, que sejamos todos um bando de ignorantes, incapazes de definir que aquilo que tem sido avistado e algo maior do que a nossa simples mente esta habituada a ver.
    Quero felicitar o Sr Carlos Lopes pelo seu empenho em nos manter informados, bem como o Sr Nuno Alves, pelo excelente trabalho que tem feito neste site, que foi o único "Porto de abrigo" para talvez centenas de pessoas que aqui encontraram quem recebesse e aceitasse os seus relatos de forma seria e credível.
    Nao desistam... Pois ao contrario dos balões led's, vozes de burros nao sobem aos céus!
    Cumprimentos
    SG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr/a SG,
      Este artigo em que nos encontramos ambos a comentar refere-se especificamente a Viseu, no dia 13/07/2013 às 23:30/45h. Neste sítio e hora EU VI balões leds a serem lançados, portanto se alguém fala com conhecimento de causa aqui, sou eu.
      Não encontro nada neste artigo respeitante à Ericeira, nem fui, por isso, comentar outros artigos neste site referentes a outras localizações.
      É interessante ver como quem exclui pelo menos um dos avistamentos, é logo apelidado de ignorante e mentiroso. É um sinal do país que temos, infelizmente.

      Eliminar
  5. Tenho estado atento às informações prestadas da "ufo portugal"aos testemunhos, sendo eu uma de muitas pessoas que viu esta frota de ovnis ou em último caso ovet. O testemunho da sr Ana coincide com o que vi em Santo Tirso no dia 30 de junho. o sr anonimo viu balões led e quanto a isso não à nada a dizer, o sr anonimo só não viu o mesmo que a sra Ana e como tal não à termo de comparação.

    ResponderEliminar
  6. Sr Anónimo,
    Caso nao tenha reparado, este e o artigo mais recente de muitos outros que tem surgido ao longo do mês de Junho/ Julho, acerca do mesmo assunto - luzes anómalas - que tem surgido nos céus de Portugal, de norte a Sul e de este a oeste. Talvez nao seja má ideia Perder uns minutinhos a ler os diversos testemunhos que a UFO Portugal conseguiu aqui juntar, vai constatar que todos eles coincidem no mesmo tipo de descrição, em diversos pontos do pais e em datas diferentes, talvez assim compreenda como nao pode levianamente vir dizer o que os outros viram ou deixaram de ver, compreende?
    Como tal, custa-me a crer que insista em manter-se nesse seu papel de orgulhosamente só.
    Talvez existam outros sítios mais apropriados para partilhar o espectáculo bonito e magico do lançamento de balões led's a que o senhor assistiu...
    SG

    ResponderEliminar
  7. Hoje eram aí 23 horas dirigiame na A1 de sul para norte, quando na zona entre a área de serviço se Santarém e o acesso a A23 deparei me com um piscar de luzes mesmo na minha frente durante 10 segundos, fazendo o diametro redondo, piscando um luz de cada vez, achei estranho, mas de facto parecia algo redondo e gigante em movimento, não consegui filmar nem tirar fotos foi tudo muito rápido, fica aqui o relato se mais algo estranho avistado nos céus de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Anonimo,
      Observei essas luzes, eram vários objectos de cor laranja, que se deslocaram para Norte,pouco antes filmei outros semelhantes aqui em Gontijas, em que 3 dos quais desceram ao solo.

      Eliminar
  8. Boa noite a todos

    Poderão visualizar aqui: http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/07/o-regresso-das-luzes-anomalas-dia-6-de.html no final da mensagem, os objectos gravados esta noite a cerca de 5 km de gontijas Ferreira do Zêzere, dos quais 3 desceram ao solo, não foi possível gravar esse momento, mas fica o resto da observação que durou no máximo 15 segundos, outros objectos semelhantes foram vistos em direcção a Norte. Uma nova mensagem será colocada relatando o momento e o sucedido após a observação.

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite,

      Antes de mais, felicito-o por não ter desistido e que continue a tentar mostrar " a verdade que anda ai" a alguns céticos como eu:)

      Quando diz que "... dos quais 3 desceram ao solo...", refere-se a 3 objetos que desceram abaixo da linha do horizonte, da linha de árvores, atrás de um monte ou que realmente aterraram?

      Coloco essa questão porque caso o tivessem feito, penso que seria muito interessante fazer uma pesquisa no local...

      Anseio por ver aqui colocado um insusceptível de gerar dúvidas ;) (um ET a sair da nave parecia-me bem)

      Cumprimentos

      Inte

      Eliminar
    2. Bom dia David

      Isto foi sensivelmente na zona do Tojal - Pereiro, é uma zona de olival e mato.
      Sim pelo resto seria excelente se alguem conseguissse uma fotografia desses objectos não identificados.

      Cumprimentos

      Carlos

      Eliminar
    3. A procura do local de aterragem parece-me que seria bastante produtiva, obrigatoriamente tinhamos de encontrar ramos partidos e muito mais coisas que permitiam determinar o tamnho e forma dos objetos, quanto ao facto de ser mato ainda era melhor nesse sentido porque iam deixar muito mais rasto, a não ser que aterrem em zonas limpas o que acaba por diminuir os locais a procurar... é algo a pensar...

      No meu caso, se eu visse algum a aterrar podem ter a certeza que tinha de lá ir, além do mais como ja sabem sou extremamente cético, por isso tinha mesmo de ir confirmar ;P

      Inte

      Eliminar
  9. o Sr Silverio apresenta os factos, bastantes válidos, de os objectos serem balões com leds incorporados. Eu pessoalmente, após assistir a este fenómeno no dia 13 de Julho, achei o mesmo. Mais curioso, foi nem saber da existência de balões leds nem da utilização dos mesmos em festas. Simplesmente foi o meu instinto de pensamento perante o que estava a ver. De facto as "estrelas" cintilantes movimentavam-se como os balões se movimentam quando são largados no ar as dezenas.

    Mas... o que me tem suscitado muitas dúvidas, é o facto de os relatos do dia 13 de Julho terem sido todos há mesma hora. Será possível uma coincidência de largada de balões leds á mesma hora pelo pais fora ? Se a resposta é não, então de facto os nossos objectos cintilantes sobrevoaram a uma altura mais estratósférica de modo a que o pais todo conseguisse ver se olhássemos para o céu nocturno.

    Venho propôr a seguinte investigação ao UFO Portugal, e eu próprio não me importaria de colaborar com vocês de modo a ser um estudo oficial e com uma testemunha parcial (deixo o meu e-mail para contacto):

    1. Pesquisar á volta dos locais de avistamento, se existe alguma propriedade/espaço de festa,se o mesmo organizou alguma festa/casamento no dia em questão e se lançaram algum balão com dispositivos de luz na hora em questão.

    2. Simular á noite a largada dos ditos balões leds e filmar o evento. Logo de seguida, fazer upload para o site e deixar as pessoas confirmarem se foi isso que viram ou não.

    Não estou aqui armado em Debunker, simplesmente quero apurar o que assisti naquela noite de verão e tenho a certeza que muito mais também o gostariam.

    Obrigado e boa noite.

    S. Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. Rodrigues

      Muito obrigado pela sua disponibilidade.
      Irei fazer um teste sobre 3 km, com um balão LED nos próximos dias, semelhante aos que são apresentados no video "largada de balões com LED".

      os meus cumprimentos

      Carlos Lopes

      Eliminar
    2. O que o Sr. Salvador Rodrigues tem muita lógica.

      Se analisarmos todos os relatos desde o início de Julho verificamos que em quase todos foram avistados os "supostos balões" em diversos pontos do pais em simultâneo, logo para que seja possível ver os mesmos objectos em todo o Portugal continental, estes têm de estar a uma altitude de no mínimo 400km (Orbita Baixa) o que descarta por completo a ideia de grande parte dos avistamento serem balões com LEDs.

      Eliminar
  10. Bom dia a todos.

    Existe de facto semelhanças nos vídeos apresentados. Certas pessoas viram balões a serem largados, em quanto outras, estão certas que não foram balões. Como me podem explicar que pessoas que viram os objectos alinhados, em formação, tenham observado certos desses saírem e voltarem de novo á formação, sem que todo o conjunto seja afectado?, como é que no video há objectos a dirigirem-se de maneira diferente em relação á grande maioria? correntes térmicas pessoais? cisalhamento do vento?
    Temos um facto importante que no meio desta confusão se estão a esquecer, neste momento em Portugal e não só, que objectos voadores não identificados, incluindo um OVET, estão a ser observados para além deste tipo de observação, que foi presenciada, seja ela de balões LED ou não.

    Se as pessoas que observaram e acreditam que após observação dos vídeos, seja balões.... tudo bem, o assunto está esclarecido, mas não forcem os outros a acreditar em balões que não viram.

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  11. Queria deixar meu relato, coincidente com a descrição dum fenomeno no dia 15 Julho de 2013, cerca das 23h, no algarve. Eramos 3 pessoas e vimos todos essas luzes que se deslocavam ora mais rapido ora mais lento em formação durante cerca de 4 mnt... sem explicação e deferente de tudo que tenha visto.
    Vasco Lopes

    ResponderEliminar
  12. Reporto mais um avistamento semelhante ao original
    Já hoje, dia 21 de Julho, por volta das 00.30/00.45h numa esplanada de Jardim junto à praia de Setúbal, foi avistado no céu muitas dezenas de pequenas luzes cintilantes com sentido Norte-Sul. A direcção era Noroeste-Sueste , da Serra junto à cidade para Troia / Alcaçer do Sal.
    Não havia fileiras nem manchas principais , esta era tudo muito desorganizado e espalhado, umas mais rápidas outras mais lentas , era quase tudo luzes intermitentes ( pisca-pisca ), e nem todas piscavam na mesma frequências ( mais rápido mais lento ). Estas entidades eram acompanhadas por outras que a olho nu pareciam "maiores" e cada uma constituída por varias luzes de tons diferentes que rodavam em circulo.
    O fenómeno também foi observado por uns 10 a 15 minutos …
    Festas na zona … esta a decorrer a Feira de Santiago .. mas do outro lado da Cidade … e também temos o SuperBock Super Rock no Meco/Lagoa da Albufeira , aqui sim poderia ser , mas duvido que os "Queens Of The Stone Age" tenham largado assim tantos balões, alguns fumos e pózinhos ainda acredito mas não chegavam a Setúbal , pelo menos de forma a me colocar a mim e mais umas quantas dezenas de pessoas a ver estrelas daquela maneira …

    Bem aqui fica o relato..

    ResponderEliminar
  13. Hoje, dia 11 de agosto, pelas zero horas e vinte minutos, na praia da Azurara, Vila do Conde, passou uma centena de luzes a piscar. Luz branca, de piscar forte, a maioria seguia no grupo do meio, as restantes lateralmenemte, e ainda outras a formaruma cauda. seguiam no mar no sentido Viana / Porto. segundo outras pessoas que estavam no local, numa noite do mês de julho passou a mesma formação de luzes,mas com o triplo das luzes. Tenho gravado no telemovel.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, acabei de presenciar o mesmo fenômeno, eu e mais 4 pessoas. Não se trata de certeza absoluta de balões! Parecem mesmo "estrelas" a deslocarem-se a grande velocidade e muito cintilantes. Infelizmente tentamos gravar com os telemóveis mas não conseguíamos visualizar no mesmo. Isto aconteceu hoje 8 de Setembro as 2h e pouco. Zona de Vila nova de Cerveira (distrito de Viana do castelo).

    ResponderEliminar