quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aglomerado de estrelas move-se em Vilar do Paraiso

Localização - Vilar do Paraiso
Data hora - 30/06/2013 - 23:00h
Testemunhas - 6 - Patrícia Santos, Fábio Gonçalves + quatro amigos

Relato da testemunha...

Srª. Patrícia Santos; Esta noite, dia 30.06.2013 pelas 23 Horas eu Patrícia Santos e o meu marido Fábio Gonçalves, mais quatro amigos nossos presenciamos um fenômeno para nós estranho. Estávamos num local descampado, na freguesia de Vilar do Paraíso situada em Vila Nova de Gaia, estava uma noite com o céu bastante limpo, quando avistamos um aglomerado de pequenos pontos brilhantes e cintilantes, bastante próximos, que se moviam no sentido norte sul.
Durante 2 a 3 minutos deslocaram-se nesse sentido, começando formar uma espécie de linha vertical até perder o brilho e desaparecer por completo. 
Croqui elaborado pela testemunha
Não conseguimos tirar fotografias ou filmar, pois os telemóveis não tinham resolução para tal.
Fiz uma pesquisa e não encontrei nada semelhante, apenas o relato no site APO de uma ocorrência bastante semelhante acontecida numa cidade vizinha, (Oliveira de Azemeis), domingo 28.04.2013 16:45.
Ficamos bastante curiosos pois nunca vimos algo assim. Será um Enxame de Estrelas um fenômeno natural?
Agradecíamos um possível esclarecimento. Em anexo envio um desenho ilustrativo para terem uma pequena noção.

Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Santos

                                                                 Ufo Portugal

Enxame de estrelas não será a melhor resposta certamente, visto que astronomicamente estas não se movem a não ser meteoros 
Uma consulta sobre várias entidades ligadas a astronomia em território nacional nada indicam ou mencionam  sobre qualquer evento nessa mesma noite.
Na madrugada 29 e 30 de Junho,  ocorriam um pouco por todo o território outras observações que mencionavam uma grande quantidade de luzes em movimento.
Algumas testemunhas estavam convictas que essa causa seria originada de balões leds.
Por outro lado, algumas testemunhas discordam, inclusive um astrónomo amador que teve a peculiar observação e notou que em nada estava relacionado a balões festivos.


O mapa astronomico nada indica para a noite 30 de Junho pelas 23:00h.

383 comentários:

  1. Boa noite.
    deparei-me com este artigo pois ontem, dia 06/07/13 pelas 23h30 eu, a minha esposa, filha e mãe vimos precisamente algo semelhante.
    Sou de Guifões, freguesia do concelho de Matosinhos, e estaa a decorrer afesta da freguesia e como estavamos muito próximos às 00:00 para iniciar-se o fogo de artificio olhei para o céu e reparei em, sem exagero, 200 a 300 luzes azuladas que se moviam de nordeste para sudoeste a uma velocidade, aparentemente regular e baixa. Consegui vizualizar o fenómeno durante cerca de 10 minutos, tive tempo para pegar na minha máquina fotográfica e filmar até desaparecerem no céu. Infelizmente possuo uma máquina que não conseguiu captar nada. Todo o filme está preto. Tenho uma OLYMPUS SP-800UZ. Se alguêm tiver conhecimentos de video e quiser analisar o filme posso enviar. samuel_monteiro@netcabo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, hoje as 02h presenciei o mesmo. vimos 4 pessoas e contado ninguém acredita!!! Pesquisei e não encontro explicação.

      Eliminar
    2. Eu estava sem sono em casa então fui a janela,o céu estava tão lindo e estrelado,e eu meio que tenho uma queda por estrelas então fiquei um tempo na janela,então repente do nada uma estrela começou a cruzar o céu,fiquei asustado mais achei incrivel .. então depois ficou aquela curiosidade,pesquisei sobre estrelas que andavam no céu ,mas não achei nada ,então retornei a janela,passou um tempo então vi mais uma .. eu assustado chamei meus pais mas eles não quiseram ver .. então fiquei mais uns tempos na janela e vi mais uma . não acho que sejam satélites,nem aviões pois não tinha absolutamente nenhum barulho !

      Eliminar
    3. Ontem assisti a um fenómeno em tudo igual ao que descrevem por volta da meia noite em fânzeres. O céu estava bastante enublado e mesmo assim foi me possível ver as "estrelas" a moverem-se durante algum tempo até desaparecerem. Neste caso seguiam juntas (nao consigo precisar quantas, mas seriam bastantes para tornar dificil a contagem) a brilhar com intensidades diferentes e intermitentes) e uma única seguiu atrás e acabou por desaparecer no mesmo sítio que as outras. Coloquei a hipotese de serem testes com drones.. até ver que ha relatos semelhantes bem mais antigos.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Boa noite,
      Acabei de ver esse mesmo "fenomeno"
      Estou estupefacta...sou de Matosinhos, zona de Guifões e nunca tinha visto nem ouvido falar em tal coisa.

      Eliminar
    6. Boa tarde !
      Isto é realmente estranho e, ao que parece, sem explicação. Eu e os meus pais fomos espectadores do mesmo fenómeno ontem à noite na Póvoa de Varzim! Estou realmente inquieta porque nunca tinha presenciado nada assim! E, ao que parece, até agora este fenómeno só foi captado a olho nu. O meu pai tentou filmar o fenómeno com o que tinha mais à mão, neste caso o telemóvel (um iPhone), e no ecrã apenas se espelha uma escuridão imensa. É extraordinário! Um verdadeiro mistério.

      Eliminar
    7. Vi o mesmo na noite de 13 julho 2014 no estádio do Dragão Porto, eram umas 22 e qualquer coisa, ao inicio pensei ser algo lançado por um avião vistos nesses dia decorrer um concerto no estádio mas, não, era algo de estranho mesmo, nunca tinha visto uma coisa dessas!

      Eliminar
    8. Ontem dia 27 de setembro, aconteceu precisamente o mesmo que descrevem, um aglomerado de estrelas a brilharem intensamente e a moverem se rapidamente no ceu o que na minha opiniao descarta a hipótese de serem baloes, vaivens o que fosse, uma coisa que esta à mesma distancia das estrelas e que passado 3 min vai desaparecendo nas mesmas è algo novo que ainda nao nos foi explicado e que gera muira curiosidade. Este fonemono ocorreu numa aldeia perto da ericeira vista inicialmente por duass pessoas que foram fumar e quando se apersebemdo sucessido chamam o resto da familia, portanto digamos que assistiram cerca de 10 pessoas, crianças e adultos. È de facto algo muito curioso e fascinante,agradeço a criaçao deste tema para o partilhae cm outras pessoas.

      Eliminar
    9. presenciei esse fenomeno onte na ilha da madeira.

      Eliminar
    10. Dia 27 de Junho2015 as 23h30 avistei varias luzinhas que se deslocavam em conjunto...em seguida parecia uma estrela cadente a cair mas fiquei na duvida se não seria um meteorito!!! ....Em Felgueiras

      Eliminar
  2. Bom dia, venho relatar o mesmo avistamento, desta feita na zona de cascais. Á volta mesma hora descrita pelo Samuel, surge no horizonte um aglomerado de luzes cintilantes. Olhando casualmente, realmente pareciam meras estrelas, mas a sobrevoar á velocidade da nossa gravidade. Estavam presentes cerca de 20 pessoas comigo, tudo fascinado a olhar para o céu. Dizia tudo que era uma chuva de estrelas, mas tive que acalmar um pouco os ânimos dizendo que o mais provável era serem balões de hélio com luzes leds. Depois em casa pensando, se de facto eram balões com leds, eram mais de 100. Alguém teria de se dar a um grande trabalho e despesas para fazer este tipo de "partida".

    ResponderEliminar
  3. Olá Anónimo eu vi o mesmo ontem à noite na Serra de Sintra, 1º pensei que era fogo de artificío a sair da serra depois fiquei a ver e vi o aglomerado de luzes a mover-se pelo céu, outras 2 pessoas telefonaram-me a dizer que em Almoçageme passou mesmo por cima, tudo se passou à mesma hora.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde, ontem pouco passava da meia noite, não conseguimos precisar ,também avistamos o mesmo fenomeno, aqui na zona de gondomar, realmente parecia um pequeno enxame de estrelas cintilantes em movimento no sentido norte sul. também tentei tirar fotos mas ficaram todas pretas... eramos um grupo de 10 pessoas e ficou tudo deslumbrado a ver tal coisa...se houver alguém que tenha uma explicação para tal?
    Cpts,
    Francisco Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco eu também sou de gondomar mas quando assisti a isto eram 22h30 mais ou menos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Fernando Calapez Xavier7 de julho de 2013 às 13:16

    Bom dia. Observei o mesmo fenómeno ontem, 06Jun2013 23h30, perto do Cabo da Roca, Sintra. Penso que apesar das características invulgares pode ser apenas a passagem de um grande número de aviões de combate. Se os aviões voarem a 40 000 pés de altitude e a 600+ nós de velocidade o tempo do avistamento coincide. A cintilação de cada um dos elementos coincidem também com os strobs das luzes de sinalização e navegação que todos os aviões têm. O que é estranho é o número invulgarmente grande de unidades e a forma relativamente solta da formação, lembrando um cardume em câmara lenta. A forma geral da formação era a de um boomerang deitado seguido de dois ou três aviões mais "atrasados" e de uma pequena formação com seis a dez aviões a fechar a formação. Invulgar é também o tamanho de toda a formação que estimo em cerca de 15 a 20 km de extensão, se a minha assumpção de velocidade e altitude estiver correcta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Fernando, também sou testemunha deste fenómeno, penso que temos de excluir a possibilidade de serem aviões, uma vez que eram milhares e com movimentos nada semelhantes a aviões.

      Eliminar
  6. Boa tarde! Já imaginava não ter sido o único, e folgo em saber que foi o que aconteceu. Vi exactamente o mesmo, desde Paranhos, pelas 23.00 de 6/7/13. Consegui tirar uma foto algo decente, mas não no início, quando ainda estavam perto. Mesmo assim, ficou relativamente boa, quando se tem em conta que foi tirada algo 'à pressa'. Quanto à possibilidade de terem sido balões 'LED', pareceu-me a mais plausível, mas... balões de látex não se aguentam àquela altitude (cheguei a ver um par de aviões comerciais a passar por debaixo deles, e iam também eles alto), nem com aquela mudança de direcção em formação (porque o engraçado foi mesmo isso, tanto eu quanto os meus pais vimos 4 'principais' em formação, e uma cauda seguia atrás deles, composta de centenas mais pequenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Eça de Queirós, na noite de 6 para 7 de Julho de 2013, também depois das 23h (penso que já passava das 24h) assisti ao fenómeno apresentado no croqui (acima), perto da Pç. do Marquês de Pombal, no Porto! Estava com um familiar e os dois olhamos para o céu e vimos várias luzes brancas (como a luz das estrelas) muito fortes e cintilantes, deslocando-se lentamente e à frente delas deslocava-se uma nuvem enorme composta por centenas de luzes muito fortes, mas mais pequenas, igualmente brancas e cintilantes que se aproximavam e afastavam a grande velocidade (como fazem os pássaros quando voam em bando)! Nunca tínhamos visto algo assim e ficamos maravilhados, com esta "dança" de luzes!

      Eliminar
  7. Confirmo a mudança de direcção, já na parte final da visualização, bem como a alteração de forma da 'nuvem' cintilante que seguia atrás.
    Foi, seja lá o que for, um espectáculo formidável.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,
    Ontém (07/07/2013), sensivelmente por volta da meia noite, o mesmo fenómeno foi visível no Porto. Era uma quantidade gigantesca de "estrelas cintilantes" que se moviam sem rasto e a uma velocidade aparentemente constante. Acrescento que o conjunto foi gradualmente mudando de direcção ao longo de todo o tempo em que o fenómeno foi visível. A extensão da formação corresponde a dezenas largas de km e a quantidade de "objectos" a milhares...

    ResponderEliminar
  9. Vi o mesmo fenomeno na noite de 30/06/2013, e fiquei sem saber o que era até hoje. Fui chamado a atenção pelos meus pais para me dirigir à sala,e deparo-me com algo inacreditável. Várias centenas de luzes cintilantes todas a deslocarem-se em grupo, cada uma com o seu próprio movimento, e a deslocarem-se basicamente como um bando de pássaros. Ficando alguns bastantes para trás, mas que se pretendiam juntar ao grupo.

    Para mim e a razão mais plausível seria os balões LED'S, mas estavam a uma grande altura

    ResponderEliminar
  10. Assisti ao mesmo fénomeno a 30 junho 2013 entre as 23h00 - 23h15 na zona do Gaiashopping (V.N.Gaia). Um 1º conjunto de "estrelas cintilantes" (acima de 10) seguida de um 2º conj., enorme (tinha o formato de uma nuvem) e atrás seguia um pequeno ponto cintilante. Consultado o planetário do Porto nada sabiam e justificaram que seriam balões led ou aviões. O brilho cintilante e o formato dos conjuntos não é próprio de aviões em formação e balões led era preciso ter muito dinheiro para tal trabalho. Eu e a minha mãe fomos testemunhas de tal fenómeno, bastante estranho mas lindo.

    ResponderEliminar
  11. Estava em Oliveira do Douro na noite de 06/07 para 07/07 numa festa com cerca de 20 pessoas, por volta das 00:30 assistimos todos a este fenómeno, tal e qual o descrevem, várias luzes cintilantes como se fosse um bando de pássaros, penso que a direcção seria de este para oeste.
    Assistimos ao fenómeno cerca de 10 minutos. Aprecio imenso olhar para o céu e ler sobre fenómenos naturais mas nunca vi nada parecido.

    ResponderEliminar
  12. Óla a todos, por volta das 20:45 de hoje em santa cruz estava eu a fumar um cigarro e reparei num objeto negro e com uma forma muito estranha pensei por momentos que fosse uma ave(miafre) que pairava no ar em busca de uma presa, o que e muito comum por aqui uma vez que vivo no campo.Mas rapidamente me apercebi que não era,logo de seguida pensei que seria um avião militar pela forma estranha que tinha (parecia um caça furtivo tipo b2) mas depois reparei que não fazia barulho nenhum e não tinha qualquer luzes de navegação/visibilidade que as aeronaves tem. Voava no sentido peniche lisboa, muito devagar,e a baixa altitude pois o céu por aqui esta encoberto com nuvens baixas(Metar em lisboa:vesibility 9999m clouds few at 1000 feet, broken at 2000 fee)t, a certa altura ele pareceu ter parado (poderia ser uma ilusão otica) e depois começou a subir e desapareceu nas nuvens, tudo isto foi visto a olho nu e com binoculos, por mim e pelos meus pais
    Eu gostaria de deixar bem claro que não estou a dizer que era um ovni, mas garanto que não era uma aeronave, e disso percebo pois sou um aficionado por aviação á muitos anos.Sera que mais alguem viu o mesmo, espero que sim e que partilhe a informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. me add no face https://www.facebook.com/#/saulo.pedroso.75?ref=tn_tnmn

      Eliminar
  13. Hoje dia 03 d agosto vi o mesmo fenomeno d nuvem cintilante por volta da 1h15! Seguia na autoestrada sentido vila do conde porto quando vi uma nuvem que se deslokava para norte! A medida que pasei a nuvem disipou!!

    ResponderEliminar
  14. Acabei mesmo agora de verificar esse fenômeno parece estrelas cintilantes. Mas achei estranho porque todo o grupo se moveu no mesmo sentido a uma velocidade considerável, mas a 2 ultimas do grupo ficaram paradas enquanto as outras seguiam e quando todas desapareceram essas ultimas tomaram outro sentido. Será extraterrestres?

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de informar que hoje dia 10 de Agosto pelas 23h35 em Vila Nova de Gaia verifiquei o mesmo fenómeno aqui mencionado. Fiz uma pesquisa na internet e não descobri nada até chegar a esta página. Quero deixar o meu testemunho porque o que foi avistado foi como um enxame de estrelas que surgiu durante cerca de 3 minutos.

    ResponderEliminar
  16. Eu vi, mas a 11 de agosto pois já eram 0h20m em Vila do Conde, seguia no sentido Viana/ Porto, se viu mais cedo em V.N.Gaia, não seriam as mesmas luzes. Quem se diverte a enviar balões de led's a toda a hora? Acho pouco provável !
    Algum efeito, ou feitio da natureza ?

    ResponderEliminar
  17. avistei o mesmo fenomeno no dia 24 de agosto por volta das 24 h em pevidem|guimaraes era um grupo de luzes parecia estrelas que se moviam e faziam desenhos no ceu avisteias durante cerca de 3 minutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tb vi, mas não consegui registar o momento.. alguma foto? se sim envia-me para pjkm22@gmail.com...

      Eliminar
  18. Eu vi , ontem na maia 24 agosto as 22.15 .
    Comecei por ver duas estrelas relativamento perto uma da outa , por isso chamou atençao , depois avistei vinda de baixo para cima uma luz outra com um espaço de dez segundos , derepente aparece um bando para cima de cem na mesma rota lindas , espetaculo nunca pensie ves tal fenonemo , por fim ficaram duas a piscar dez minutos no mesmos sitio como as luzes de um alarme se tratasse ate desaparecer .

    ResponderEliminar
  19. Voltou a acontecer o mesmo , hoje 31 de Agosto pelas 23:50 na zona de Marco de Canaveses mais precisamente na freguesia de Banho e Carvalhosa, aglomerados de estrelas proximas umas das outras que formavam uma especie de corda que se movimentava a uma velocidade razoavel sempre a cintilar ate que ao fim de uns minutos despareceu completamente . agradecia que me respondessem que fenomeno é este

    ResponderEliminar
  20. Fabio Sousa, eu sou de perto de marco de canaveses e também vi esse aglomerado de "estrelas" que cintilavam em sintonia e se moviam... EU ESPERO QUE DESCUBRAM ESTE FENOMENO, pois estou muito.. OAAAAAAA
    Opções: Estrelas, Satélites, Aviões, ET'S

    ResponderEliminar
  21. boa noite ontem avistei o mesmo fenómeno,na branca albergaria a velha as 10 e 30 quando vi um aglomerado de centenas de estrelas a brilhar parecendo uma nuvem com uma cauda,gostava que me dessem informações sobre este fenómeno obrigada. achei lindo, nunca vi igual.

    ResponderEliminar
  22. Ontem, dia 1 de Setembro, por volta das 23h, em Navarra, Braga, avistei o mesmo tipo de fenómeno na companhia de mais 8 familiares.
    É de facto surpreendente, impressionante, desconhecido e ficamos a questionar -nos sobre qual a causa de semelhante aparição luminosa.
    Se acaso alguém obtiver informação ou explicações palpáveis para isto, por favor partilhe.

    ResponderEliminar
  23. Hoje tb vi esse tal enxame de estrelas cintilantes.em Rio Tinto.e muito estranho,que nao haja uma explicacao concreta..levar isto ao jornais ou a tv a ver se alguem possa decifrar o misterio,

    ResponderEliminar
  24. Em Cascais, na localidade da Torre, na noite do dia 30 de Agosto por volta das 22:00 horas, o mesmo fenómeno foi avistado por diversas pessoas.
    Na altura muita gente tentou recolher imagens através do telemóvel mas ninguém conseguiu...
    A mancha de estrelas cintilantes movimentou-se de norte para sul, assemelhando-se a um conjunto de pirilampos brilhando no céu.

    ResponderEliminar
  25. Também vi no dia 1 de Setembro, Domingo, por volta das 22.00 horas, zona de Amarante. Pareciam aviões, porque piscavam em tons de azul, vermelho, amarelo, branco. Não me parece que sejam estrelas!!! Mas para aviões, também se deslocavam muito perto uns dos outros... Seriam na volta de 30 pontos de luz. Muito estranho. O que será??? Era bom que alguém respondesse...

    ResponderEliminar
  26. Venho igualmente testemunhar este acontecimento em Valadares - V. N. de Gaia, na noite de 31 de Agosto para 1 de Setembro, por volta da meia-noite. Estava com o meu pai e vimos um aglomerado de luzes a piscar no céu. Todas com a mesma cadência. Deslocavam-se de Norte para Sul, desaparecendo após alguns minutos. Pesquisei em alguns sites de astronomia e nenhum fala deste tema. Apenas encontrei alguns testemunhos, tal qual como neste blog, assim como, dois amigos meus de Vilas vizinhas, igualmente testemunharam este enigma.

    ResponderEliminar
  27. Pessoal..hoje pelas 00:10 nos Carvalhos pelo menos umas trinta pessoas viram esse fenômeno quando estavam a conviver à porta de um bar.Pareciam "estrelas" a moverem-se como se estive-se num Planetário.Basicamente nunca tinha visto nada assim.Acreditam que poderiam ser balões com luzes led?eles moviam-se em várias direções diferentes e depois foram-se embora todos ao mesmo tempo..

    Ivo Gomes (ivo.gomes@live.com.pt)


    ResponderEliminar
  28. Pessoal aquilo são baloes com umas luzinhas que se compram nas lojas orientais, normalmente utilizadas em festas de aniversario casamentos, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Eu ainda pensei que fosse algo do género daqueles focos que havia nas discotecas. Mas a sério que há algo que faz este efeito?

      Eliminar
    2. Esses balões com luzinhas são um prodígio da ciência pois conseguem percorrer o país de lés a lés durante dias e sempre a brilhar (a menos que estejam a enviá-los em catadupa pró céu).

      Eliminar
  29. boa noite pra todos e andava pela net a pesquisar o aglomerado de estrelas e nao consegui descobrir nada em concreto ate que encontrei este blog e me deparei com inumeras pessoas que viram tambem o aglomerado....,eu e minha familia estava-mos a dar uma volta pela cidade de setubal,sim setubal,sul,era umas 23:20 mais ou menos e estavamos a beira mar quando vimos bem devagar o aglomerado de estrelas,ficamos tao curiosos que fomos a outros miradouros da cidade e nao vimos mais nada!!! se alguem puder esclarecer o acontecimento....

    ResponderEliminar
  30. Boa noite. Eu e a minha família acabamos de observar o mesmo fenómeno. Se por acaso são balões de leds que se compram em lojas chinesas, fico ainda mais estupefacto, pois é um brinquedo espectacular e também vou querer comprar!

    ResponderEliminar
  31. As pessoas esquecem que existe muitos relatos desde que a terra e terra da existencia sempre vieram sempre foram associados ao criador mas o homem hoje achasse um ser superior e arrogante e quer a toda a forca provar o contrario por isso vivem na mentira e no erro nem se quer sabem a verdade sobre as estrelas!!! - Eu poderei dizer que sao seres celestiais muito superiores a nos !! nos somos um grao de areia!! e poderei dizer que e fantastico!! o meu nome Elisabete Soares
    elisabetesoares66@outlook.com

    ResponderEliminar
  32. Ontem, dia 15 de Setembro em Amarante várias pessoas viram o mesmo fenómeno, eram carros parados pela estrada fora a apreciar esta maravilhosa imagem.

    ResponderEliminar
  33. boas hoje em santa cruz, torres vedras aconteceu o mesmo varias luzes brilhantes a deslocarem-se no ceu foi agora mesmo há cerca de 5 minutos

    ResponderEliminar
  34. Acabei de ver em Amarante. Eu e mais três pessoas, estávamos todas em locais diferentes de Amarante.

    ResponderEliminar
  35. Era quase meia-noite. Só para clarificar em relação à hora a que parece o comentário.

    ResponderEliminar
  36. Ontem por volta das 23h30m em santa cruz, Torres Vedras avistei algo semelhante. Algo parecido com estrelas centilantes que se moviam. Este fenómeno foi visto por algua dezenas de possoas que ficaram admiradas com o que estavamos a ver. Cheguei a casa e fiz uma pesquisa sobre o assunto e infelizmente não encontrei nada que me esclarece-se sobre o que vi. Por incrivel que pareca , com tantos avistamentos, não existe nada informativo na tv nem qualquer preocupação de fazer uma pesquisa exaustiva, de alguém especializado, deste fenomeno intrigante. Será que o intresse é esconder? Não se tornar público? E pensar que somos todos maloquinhos?

    ResponderEliminar
  37. Hoje, dia 22 de setembro, já depois da meia noite eu e mais duas amigas avistamos exatamente o mesmo fenómeno a partir de Santa Maria da Feira.
    Realmente é muito intrigante e se alguém descobrir o que é realmente, partilhem aqui!

    ResponderEliminar
  38. 22 de Setembro 2013 22h00, eu e a minha namorada paramos na berma da A3, perto da saída para o Hospital S. João após termos avistado este fenómeno, ligamos para as autoridades mas não souberam indicar-nos nada.

    Numa primeira fase encontrava-se estacionário, depois começou a mexer-se até que formou uma espécie de linha enquanto se deslocavam pelo céu até desaparecerem.

    Abraço,
    Fábio Pereira (Serzedo)

    ResponderEliminar
  39. Fábio constatei exactamente o mesmo que tu e mais curioso ainda, no mesmo sítio!
    Estava com a minha família no carro e não deu para ver durante muito tempo, mas foi algo surreal, e com milhares de estrelas :)

    ResponderEliminar
  40. A descrição que faço do que vi é a seguinte: A primeira impressão parecia um bando de pássaros-seguramente mais de uma centena-de cor prateada que brilhavem no céu, como uma bola de vidros das que existiam nas discotecas nos anos 70/80. Esse "bando" movia-se no sentido da esquerda para a direita, mas como seguia com a minha família na A3, ao chegar ao Porto, não deu para parar e apreciar melhor o fenómeno que para já ninguém sabe explicar.

    ResponderEliminar
  41. são 22:35 05-10-2013 zona paranhos porto aconteceu de novo tal fenómeno já que já e a segunda vez que vejo... lindo... pena que ninguém saiba explicar....

    ResponderEliminar
  42. completando o que diss aqui de paranhos não s acreditem qd dizem q são estrelas pois estão mt longe de nos.. não s movem assim...meteoritos também não porque destroem se mt rápido... portanto penso que tem uma resposta um pouco mais complicada.... congratulo quem presenciou e da o devido valor ...bom saber que há pessoas que apreciam tal e sabem s reduzir a insignificância que somos como eu neste belo tempo...e espaco... fausto silva

    ResponderEliminar
  43. Hoje na vila de Alenquer , um grupo de 30 pessoas avistou um fenómeno sobreponivel às descrições anteriores: uma espécie de " nuvem cintilante" composta por inúmeros pontos de luz azulada e cintilante, que se movia numa formação tipo bando de aves, a baixa velocidade, que se permitiu observar durante cerca de 2-3 minutos.
    Nunca tinha visto ou ouvido falar sobre este fenómeno, até encontrar este site.
    Foi fascinante e perturbador. Dificilmente esquecerei.
    Gostava de conhecer a explicação.

    ResponderEliminar
  44. No passado dia 5/10, por volta das 23h30, em Santo Tirso, o meu marido e eu vimos algo semelhante a deslocar-se de este para oeste.
    A tal "nuvem cintilante", após 10 - 15 minutos de formação, seguiu um ponto brilhante mais intenso em direção ao espaço.
    É lindíssimo, e nada assustador. Gostaríamos de saber que fenómeno astronómico será.

    ResponderEliminar
  45. Também visualizei com o meu companheiro, o mesmo fenómeno, no dia 5 de Outubro, aproximadamente pelas 22h45, na localidade de Matosinhos sul. Contudo essa "nuvem de estrelas" movia-se no sentido norte/sul.

    ResponderEliminar
  46. "Enxame estrelar" - É o nome.
    Li um artigo, mas não sei onde.
    Mas se pesquisarem por este nome, poderão perceber o que é.

    ResponderEliminar
  47. Ontem , dia 01/11/2013 as 19:00 na Cidade de Campo Formoso eu minha mãe e mais duas amigas estavamos olhando para o ceu quando uma amiga disse que estava vendo um avião mas quando olhamos estava com um grande brilho e bem perto , então começou a se mover lentamente ,diminuindo ate desaparescer

    ResponderEliminar
  48. Ontem, dia 2 de novembro de 2013, também presenciamos (2 testemunhas) ao mesmo fenómeno. Ocorreu na passagem para o dia 3 e em Valbom (Gondomar).

    ResponderEliminar
  49. Hoje dia 17 de Novembro por volta das 20H em Vilar do Paraíso foi visto exactamente o mesmo. não sabendo explicar como nem o que era mas foi conforme relatado. Foram 4 pessoas a ver/assistir a este aglomerado de "estrelas" a cintilar e passado uns pequenos minutos afastaram-se de tal forma ate desaparecerem completamente. Acreditem, não estamos sós...

    ResponderEliminar
  50. Estava no Cais de Gaia e também o mesmo por volta das 19h30, o grupo de estrelas veio do lado do Porto e passou para Gaia tendo depois desaparecido para sul.
    Estavam mais pessoas que viram o mesmo e fotografaram com o telemovel.

    ResponderEliminar
  51. Bom-dia Sr ou Sra
    Atribuímos Empréstimos de 5.000 as 5.000.000 € à qualquer pessoa
    física ou moral;
    Particulares ou chefe de empresa do mundo inteiro, ou financia
    privados, que têm necessidade de financiamentos para a consolidação
    das vossas dívidas, ou de financiamento para permitir à vossa empresa
    a entregar-se sobre os carris.
    Então orientam para nós, e encontrará solução aos vossos problemas financeiros.
    Somos ao vosso serviço para os vossos pedidos de empréstimo privado de
    5000€ à 5.000.000€ ao qualquer particular capaz de reembolsá-lo com
    interesse à taxa de 3% sobre um longo período dado; pessoas não sérios
    .
    Estamos na medida do possível, de satisfazer os meus emprestadores nas
    72 horas de acordo com a recepção do vosso pedido formulado.
    queiram contatar-me por e-mail: josemonteiro19870@gmail.com

    ResponderEliminar
  52. Não quero fazer "spam" mas vi e continuo a ver, pela janela do meu quarto, em Fátima, estrelas a cintilar bastante rápido... Sei que é um fenómeno.... se é raro ou não, não faço a mínima, mas é fantástico!!! Estrelas é do mais bonito que se pode ver! Também sei que em Malpartida é possível ver estrelas cadentes!!! Sim estrelas cadentes!!! Ainda mais interessante do que estrelas cintilantes! Só queria partilhar!!! Ok é tudo ^^

    ResponderEliminar
  53. Tipo as horas deste blog estão erradas --' ... São 21:38h e não 13:36h --' ...enfim xD

    ResponderEliminar
  54. Vi esse fenómeno a cerca de 10 minutos em Ermesinde e decidi procurar para saber o que era mas não encontrei nada. Alguem pode esplicar? Obrigado 28-12-2013 22:35H

    ResponderEliminar
  55. boa noite acabei de ver o mesmo acimo descrito há 5 minutos atras em ermesinde

    ResponderEliminar
  56. Eu tb vi o mesmo em Ermesinde.. por volta da 22h30 no dia 28

    ResponderEliminar
  57. Sou de Petrópolis, RJ, Brasil, e tenho visto estrelas que se movem algumas vezes. Acabo de ver uma novamente, e por isso vim pesquisar.

    ResponderEliminar
  58. Sou de Lavras-MG Brasil e todo dia que vou trabalhar( 5 da manhã) vejo algumas estrelas se movendo também. O mais impressionante que todo dia, no mesmo lugar uma estrela se move e depois vai ficando menor até sumir. Fui ontem dia 14/03/14 observar novamente, notei que existem várias. Umas enormes e outras pequenas. Umas chegam a cruzar o céu praticamente inteiro numa velocidade média. Está cada vez mais estranho isso. Não faz muito tempo, vi um objeto no céu em pleno dia. Esse ficou parado por algumas horas, e depois que cheguei em casa, não vi mais nada. Isso que estou falando acontece toda noite. Quem quiser ver, basta ficar olhando as estrelas que logo verá uma em movimento.

    ResponderEliminar
  59. Ontem assisti a um fenómeno em tudo igual ao que descrevem por volta da meia noite em gondomar. O céu estava bastante enublado e mesmo assim foi me possível ver as "estrelas" a moverem-se durante algum tempo até desaparecerem. Neste caso seguiam juntas (nao consigo precisar quantas, mas seriam bastantes para tornar dificil a contagem) a brilhar com intensidades diferentes e intermitentes) e uma única seguiu atrás e acabou por desaparecer no mesmo sítio que as outras. Coloquei a hipotese de serem testes com drones.. até ver que ha relatos semelhantes bem mais antigos. Alguém viu? Há explicação?

    ResponderEliminar
  60. Olá a todos. No dia 13 de Maio de 2014, pelas 00h10 em Rio Tinto Gondomar, eu mais a minha esposa testemunhamos este fenómeno acima descrito. O céu estava completamente limpo. A nuvem deslocava-se no sentido este-sudeste para nor-nordeste. Conseguimos ver por uns bons 10 min. até desaparecerem dada a distância. A altitude era enorme, voavam acima da dos aviões comerciais, e a sua magnitude era semelhante ás estrelas. Na filmagem do telemóvel nada ficou registado, só fundo preto. Este fenómeno é em tudo diferente do que tenho conhecimento visto até aos dias de hoje. Agora dificilmente se torna despegar os olhos do céu! Espero poder tornar a ver a mesma coisa e de preferência com os meus binóculos por perto. Neste mesmo dia contactei o aeroporto de Sá Carneiro para informar o radar sobre o meu avistamento, e contactei a APO.

    ResponderEliminar
  61. eu resido em França e todas as noites com ceu limpo eu vejo.eu chamo estrelas mas nenhuma estrela comum se move ao menos nao ha nenhum relato ou pesquisa que diga isso;ainda ha momentos vi uma que estava parada e começou a mover se nao muito rapido mas com uma luz muito brilhante branca e sempre que o çeu esta limpo e um espetaculo de ver;e acredito que seja algo que vive em outro planeta.
    sim tem estrelas que se movem que chamam se estrelas cadentes e os satelites so se podem ver no momento muito perto do crespuculo

    ResponderEliminar
  62. Vi um fenomeno igual hoje dia 18 de maio de 2014, rio tinto. Um enxame de estrelas cintilantes a moverem-se a uma velocidade consideravel. Adorava saber a explicaçao.

    ResponderEliminar
  63. Vi exactamente o mesmo . 20 "estrelas" juntas a moverem-se. 31 de maio

    ResponderEliminar
  64. vi ainda á 40m mais ou menos na zona de carnaxide e acho estranho nao dar nas noticias algo desta natureza..7/ 6/ 2014 por volta das 23.50

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  66. Olá boa noite... hoje dia 14 de Junho de 2014, eu e o meu marido acabámos de assistir ao mesmo fenómeno!! Ninguém sabe o que é? Ficámos encantados com as dezenas de luzes a dançar no céu... somos de Évora. Mais alguém presenciou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim eu e o meu marido vimos exatamente a mesma coisa

      Eliminar
    2. foi visto o mesmo fenómeno por cerca de 30 pessoas em Palmela às 23h05 de 14 de Junho. Uma formação de estrelas (umas com luz fixa e forte e outras cintilantes) com km´s de àrea em movimento "lento" para uma dita estrela cadente.

      Eliminar
  67. eu tambem vi exatamente o mesmo moro em guifoes com o meu marido efoi hoje dia 15de junho de 2014 pelas 23e30 mais ou menos nao conseguimos filmar nem se encontra nada sobre esse assunto

    ResponderEliminar
  68. Olá, ontem no Porto na zona das Antas, também tive o prazer de avistar esse maravilhoso fenómeno. Estava com mais 4 amigos na varanda e todos vimos. Pareciam um enxame de pirilampos muito distantes a piscar intermitentemente e com uma intensidade fantástica. Inicialmente formaram uma seta em que vinham algumas mais atrás depois começaram a curvar como se estivessem a mudar de rota acabando por desaparecer lentamente. Se alguém souber dar uma explicação a este fenómeno gostava muito

    ResponderEliminar
  69. Boas.. afinal nao sou o unico a ter visto um aglomerado de estrelas a piscarem intensamente e a moverem.se ate desaparecerem.. é realmente uma coisa que nos deixa estupfactos.. confirmo que no sabado (14 de junho) á noite isso aconteceu em guimaraes.. a

    ResponderEliminar
  70. Hoje 21 de junho eu e a minha esposa vimos esse mesmo fenomeno. Um grande aglomerado de pontos brilhantes a moverem-se rapidamente, eram aproximadamente 20:30. No fim, mais atrasados 2 ou 3 pontos tambem na mesma diração. Isto passou-se na ericeira. Alguem me consegue explicar o que foi que vimos?

    ResponderEliminar
  71. Pequena correção eram 23:30 e não 20:30

    ResponderEliminar
  72. Hoje 00:20, dia 22 de Junho 2014 Sesimbra. Acabei de observar o mesmo fenomeno.
    Mais alguem na zona a ter avistado o mesmo?

    ResponderEliminar
  73. Hoje 00h30 (29-06-2014), observei em Gondomar exactamente este fenómeno.

    ResponderEliminar
  74. Viva, dia 28 Junho 2014, pelas 23H50, fazia eu horas para ver o fogo de artificio do S. Pedro na Afurada, após ter tido a boa ideia de ter escolhido o local: 1 dos observatórios de aves qua ali existem junto ao rio Douro, bem, escolhi o que fica mesmo quase dentro do rio, pois a maré estava baixa, e ali estava-se mesme fixe, e era muito escuro, como gosto de olhar para o céu, e ali estava porreiro no escuro, bem de repente, fiquei arrepiado pois fui o 1º a ver, estava com a esposa e filha de 12 anos, nunca vi tal em 42 anos e elas tambem não. Até disse a 3 pessoas que chegavam, mas pensavam q estava a brincar, depois 1 é que viu e tambem ficaram pasmados. O avistamento era mesmo o descrito aqui nos comentários, bem como, o 1º desenho traduz mesmo o q se passou. Vi cerca de 2 minutos de norte para sul, bem alto lá no céu, pois passam ali aviões e sinceramente, não tem nada a haver...Arrepiei-me de emoção naquele momento e de partilha com a familia, que nunca sera esquecido. OBG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só mais 1 pormenor, 2 minutos antes apareceu 1 estrela cadente MUITO BRILHANTE, num local diferente e a ESTE....

      o fenómeno será as ditas poeiras( lixo ) do espaço??? não me pareceu, pois estavam em plena sintonia....(parecia o FCP a treinar:) )))

      Eliminar
    2. Acabei de assistir ao fenómeno descrito (noite de 12 para 13 de Julho de 2014, 1 hora da noite, Salvaterra de Magos). Os relatos e o croqui traduzem o que realmente observei. Muito estranho, mas bonito de se ver.

      Eliminar
    3. Acabei de assistir em Oliveira do Douro com a minha família (cerca de 20 pessoas) e todos vimos, exatamente o mesmo fenómeno, por volta da 23h ou 0h (não sei especificar) um grande exame de estrelas cintilantes movendo-se de Norte para Sul, e mais atrás uma sozinha a seguir o mesmo.
      Agradecia que quem consiga o conheça alguém que possa esclarecer o fenómeno respondesse ao comentário.

      Eliminar
  75. Mesmo fenómeno em Gondomar pelas 00h10 um conjunto de estrela cintilantes em forma de seta com cauda a deslocarem-se para Sul ou sudeste. Muito estranho ainda não haver alguém a saber explicar este fenómeno!!! Eu também não sei....

    ResponderEliminar
  76. No dia 5 de Julho fui a um casamento em que, à noite, lançaram uma série de balões com LEDS. Posso-vos dizer que os balões desapareceram no horizonte a brilhar e piscar. O que me passou naquele exato momento pela cabeça foi: o que será que alguém que veja isto a passar no céu vai pensar? OVNI!
    Acho que é preciso manter a calma, naquele dia (já noite) de chuva conseguimos observar os balões a voar com vento ainda forte (perto de uma serra), durante cerca de 10/15 minutos (estimativa de memória).
    Alguém que tenha fotografias do que ocorreu que as coloque aqui, e assim teremos a certeza!

    ResponderEliminar
  77. Ontem a noite avistei isto foi algu fenumenal e igualmente assustador gostava de ter uma explicaçao logica para tal fenomeno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando !
      Poderia partilhar qual a localização de onde avistou o tal fenómeno ?

      Eliminar
  78. acabei de assistir( 23.00h) a esse fenómeno em Macedo de Cavaleiros

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde.
    Ontem (19 Julho 2014), pelas 23:00 horas, na Lourinhã, eu e mais 3 pessoas, observámos o fenómeno descrito.
    Um conjunto de centenas de objectos cintilantes, no céu, deslocavam-se no sentido norte sul.

    ResponderEliminar
  80. Mais uma vez foi avistado o mesmo fenómeno em Salvaterra de Magos, no dia 26 de Julho de 2014 pelas 23:30. Analisando os comentários desta página, alguém já reparou que os relatos referem-se maioritariamente (senão todos) a Sábados?

    ResponderEliminar
  81. Em busca de respostas também vim parar a este site. Avistado por 3 pessoas na cidade de Lisboa. Dia 26 de Julho. Também com direcção de Sul/Norte.

    ResponderEliminar
  82. Avistado o mesmo fenómeno por volta da meia noite do dia 2 para 3 de Agosto, na zona de Palmela. A "nuvem" de estrelas a piscar parecia movia-se de SW para E. Incrível... Nunca tinha visto tal coisa! Serão mesmo os balões de LED? Realmente foi num sábado...

    ResponderEliminar
  83. O mesmo fenómeno foi visto em Viseu dia 3/08/2014 por volta das 23h.
    Realmente algo incrível, nunca tinhamos visto nada igual!!

    ResponderEliminar
  84. Acabo de ter a experiência visual mais extraordinária da minha vida! Vi um conjunto de estrelas às 23.09h(cerca de 100) a moverem-se na vertical e com uma cauda, de um lado para o outro enquanto piscavam ao mesmo tempo com uma rapidez espantosa, estando eu na Vila das Aves (sentido Bairro, Rebordões). Aliás, esta foi a experiência mais espantosa que alguma vez pude observar. Não estava sozinha, estavam comigo mais 3 pessoas que também presenciaram isto, senão pensaria que estava a ficar maluquinha! Tentei tirar fotos e até gravar em vídeo, mas a definição do meu tlm é demasiado baixa para tal, pelo que não consegui.
    Alguém sabe de que fenómeno se trata? Alguém viu também?

    ResponderEliminar
  85. acabei de presenciar o mesmo em vila do conde. incrivel! era um conjunto deestrelas mas movimentavam-se na horizontal.

    ResponderEliminar
  86. Acabei de ver o mesmo fenómeno em Rio tinto. Explicação??? Não me digam k algo ja visto por tanta gente não tem explicação.

    ResponderEliminar
  87. Boa tarde a todos !
    Acontece que eu (cuja pessoa viu o mesmo fenómeno no mês passado, com os pais, e igualmente não encontrava solução para este mistério) agora sei de que se trata o momento extraordinário que a todos nos espantou. Nunca pensei que, o que parecia um fenómeno inexplicável e fantástico, não passasse do que é. No dia 9 de Agosto (sábado), eu e a minha família fomos a um casamento, e por volta da meia noite lançaram para o céu, nada mais, nada menos que: balões LED. E eu e os meus pais presenciamos novamente o tal fenómeno misterioso (mas desta vez muito menos misterioso). Acreditem que foi isso que viram, e que foi isso que nos trouxe, a todos, a este blogue: balões LED. Nunca tinha presenciado, por isso é que não reconheci o que estava diante do meu nariz da primeira vez que vi. Se querem tirar as dúvidas baste verem o lançamento dos balões ao vivo, porque confesso que quando pesquisei sobre o fenómeno me disseram que os tais balões seriam a resposta que procurava. Por isso, pesquisei na internet e logo descartei essa opção, pois na internet a perceção dos balões quando já estão no céu não é muito boa.

    ResponderEliminar
  88. Acabei de presenciar este fenômeno em Gaia, canidelo. Pelo meio do "enxame cintilante" vi também um cometa.. Tou curioso.. "eles andem aí"

    ResponderEliminar
  89. Boa noite, durante uma festa junto ao comando da polícia de oliveira do douro , entre a 00:00 e a 00:03 do dia 30.08.2014 aconteceu exactamente o fenómeno descrito acima no croqui.

    ResponderEliminar
  90. Ontem por volta das 23 horas no ceu de Santa Maria da Feira vi exactamente a mesma coisa...nenhuma das câmaras de 20megas consegui-a filmar...centenas de estrelas a piscarem e a movimentarem-se em sentido contrario à rotação do céu.

    (visto por 12 pessoas )

    ResponderEliminar
  91. Ontem presenciei ao mesmo fenómeno na zona centro do pais!

    ResponderEliminar
  92. 31/08/2014 - 22h10 - Aldeia de Juzo - Cascais

    ResponderEliminar
  93. Na noite 31 de Agosto 2014 por volta das 00.40 avistamos o mesmo fenómeno descrito no croqui em cima , na cidade de Setúbal. O croqui representa exactamente aquilo que presenciamos..... O Céu apresentava-se limpo e as "Estrelas" dirigia-se de Norte para Sul a uma altura considerável e com uma velocidade aparentemente lenta..... As Estrelas" eram bastante brilhantes e lembro que haviam 3 estrelas que formavam um triângulo e que alteravam de sítio formando novamente um triângulo na parte da frente da "NUVEM" .... as restantes eram com certeza bem mais de 200 todas juntas..... a visualização durou mais de 20 minutos e de repente deixamos de a ver!!!

    ResponderEliminar
  94. Portimão.. 14-09-2014 23:40... Ganda cena!!!! As estrelas andam malucas!!!Nuvem de " Estrelas" a piscar em movimento lento norte -sul ....EXPERIÊNCIAS,ETS,FENOMENO ????Nunca vamos ter a certeza pois não...!!!

    ResponderEliminar
  95. avistado hoje algo idêntico ou descrito, em Chaves, 13-09-2014 ás 23h aproximadamente, por pelo menos meia dúzia de pessoas

    ResponderEliminar
  96. Hoje por volta das 22:10 observei o mesmo fenómeno no trajecto entre Mindelo (vila do conde) e lavra. De que se trata afinal?

    ResponderEliminar
  97. Hoje também avistei no cais de gaia um aglomerado de estrelas cintilantes a piscar ao mesmo tempo, por cerca de 5m. Pensei tratar-se de uma projeção LED mas visto ter sido avistado por diferentes pontos do país estou curiosa... ??

    ResponderEliminar
  98. Tambem vi isso dia 13 set 2014 por volta das 23e40, 00.00 em rio tinto.

    ResponderEliminar
  99. Boa noite, hoje em V.N. Famalicão, Meães-Alto da Vitória foi visto o mesmo fenómeno pelas 23h30.
    Alguem sabe do que se trata em concreto?

    ResponderEliminar
  100. Boas,

    Ora aqui está! eu vivo uma dúzia de quilómetros a sul de Coimbra e na noite de 14/09/2014 assisti ao mesmo juntamente com o meu Pai. A "formação" começou a subir no horizonte e a vir na nossa direcção, ou seja de Sul para Norte. Estranhei a situação, primeiro por me parecer, no horizonte, uma "linha" de luzes brancas a subir e segundo porque, tal como já descrito antes, parecia mais um enxame de insectos a esvoaçar. À medida que se iam aproximando do nosso campo de visão percebíamos que eram uma quantidade considerável delas, largas centenas. Formavam um cordão que, já por cima das nossas cabeças, começou a serpentear até que o brilho se começou a desvanecer acabando todas por desaparecer. O movimento do enxame era bastante linear apesar do movimento das luzes dentro do agrupamento ser aleatório ziguezagueando em todas as direcções.
    Já alguém encontrou mais relatos de acontecimentos semelhantes noutras fontes de informação? No estrangeiro, na net, redes sociais, etc...?
    Estou curioso! :-)

    ResponderEliminar
  101. Hoje dia 28-09-2014 pelas 01:30, eu a minha namorada um primo e uma amiga, assistimos a algo do genero, conseguiamos ver na zona de amarante, um monte de pontos a vibrar no ceu em movimento, eram certamente mais de 200 pontos, foi algo muito estranho de se ver, algo que nos fez ficar vario tempo a olhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi exactamente o mesmo na zona de santacruz. Deve ter sido o mesmo fenomeno!

      Eliminar
  102. Por volta da 1h da madrugada de hoje, 5 de outubro de 2014, assisti a um fenómeno semelhante no carro com a minha amiga em carcavelos. Pareciam duas nuvens gigantes de purpurinas vindas do norte em direção ao mar e, depois, apenas uma "purpurina" solitária vinda como numa corrida atrás do bando. Nunca vimos tal coisa e ficámos abismadas. De que se trata, afinal, este fenómeno? Obrigada*

    ResponderEliminar
  103. mais do mesmo na figueira da foz no dia 21

    ResponderEliminar
  104. Acabei de ver este fenómeno de centenas de luzes tipo "pirilampo" a mover-se contra o fundo de céu estrelado, por volta das 21:40, em Almada. Mais alguém viu?

    ResponderEliminar
  105. Eu vi em Setúbal....incrível.. Parecem objectos super brilhantes... Alguém sabe o que é???

    ResponderEliminar
  106. Hoje 16.11.2014 às 0h20 em Albufeura, eu e a minha irmã presenciamos o mesmo fenómeno do que parecia ser uma concentração de estrelas cintilantes a moverem-se de oeste para sudeste, inicialmente de forma vertical passando para forma tipo boomerang até deixarem de se ver. Moviam-se rapidamente mas mesmo assim este fenómeno demorou uns dez minutos, as fotos que tentamos tirar saíram todas pretas, mas deu para telefonar para algumas pessoas que também viram. Depois de pesquizar para tentar perceber que fenómeno acabaramos de ver, encontramos este blog e resolvemos partilhar o que vimos, mas não encontramos as explicações que procurávamos. O que era aquilo?? Era lindo, mas o que era???

    ResponderEliminar
  107. Encontrei algumas explicações sobre este fenómeno, visitem a pagina:
    http://www.oal.ul.pt/astronovas/estrelas/andre_moitinho.html

    ResponderEliminar
  108. Sónia, nesse texto o autor diz, e passo a citar, "Uma equipa de investigadores entre os quais se inclui André Moitinho de
    Almeida, actualmente a trabalhar no OAL, descobriu 11 novos enxames de
    estrelas na vizinhança do Sol. Estes enxames estelares, apesar de
    próximos, são quase indiscerníveis ao telescópio.", ora, neste blog tem se falado de algo que se vê claramente a olho nu!

    ResponderEliminar
  109. Ontem dia 14/12/2014 eu e minha noiva vimos o mesmo na zona norte de sao paulo brasil

    ResponderEliminar
  110. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  111. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  112. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  113. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  114. Boa noite, o meu nome é barbara e hoje presenciei este facto. zona de Bragança, estava numa esplanada com mais 3 amigos. Olhei céu e apercebi-me de um monte de corpos brilhantes que se moviam lentamente, parecia areia sobre o céu. Gostava de saber o que é, não encontro explicação apenas aqui neste blog os relatos de outras pessoas. Foi um momento lindíssimo e não me vou esquecer. Aconteceu pelas 23h. 20.06.15

    ResponderEliminar
  115. Boa noite!
    Hoje dia 20 de Junho 2015, por volta das 23:30, avistei o mesmo fenómeno. Um cluster de luzes com um comportamento centilar padronizado e equidistante,apareceu vindo de Este com um movimento regular foi-se deslocando para Oeste até se imobilizar e lentamente desaparecer! Felizmente consegui filmar parte do fenómeno que partilharei oportunamente!

    ResponderEliminar
  116. Boa noite!
    Hoje dia 20 de Junho 2015, por volta das 23:30, avistei o mesmo fenómeno. Um cluster de luzes com um comportamento centilar padronizado e equidistante,apareceu vindo de Este com um movimento regular foi-se deslocando para Oeste até se imobilizar e lentamente desaparecer! Felizmente consegui filmar parte do fenómeno que partilharei oportunamente!

    ResponderEliminar
  117. sim!! às 22.20 final da A5 cascais! um bando de passaros cintilante... em direção ao sul... o que é???

    ResponderEliminar
  118. também vi sou de Viseu nunca tinha visto algo aparecido sempre gostei de olhar para o Espaço de noite, mas isto foi demais não faco a mínima o que seja

    ResponderEliminar
  119. Hoje dia 27 de Junho 2015, pelas 23h em Freamunde, eu e mais três pessoas vimos o mesmo fenómeno, luzes a piscar no céu (pareciam estrelas) e em movimento, todas na mesma direcção. Tenho relatos de pessoas que viram o mesmo no ano passado pela mesma altura.

    ResponderEliminar
  120. Na noite de ontem por volta das 00h... Eu e mais 3 amigos assistimos ao mesmo fenómeno, no céu de Sever do Vouga. Algo extraordinário e inexplicável!

    ResponderEliminar
  121. Ontem,na noite de 27 para 28 por volta da meia noite ao pé da ponte 25 de Abril tb assisti a esse fenômeno. Eram algumas centenas de estrelas a sintilar em direcção a Sul...magnífico

    ResponderEliminar
  122. Ontem dia 27 Junho por volta da 01h na Serra de Sesimbra eu e mais 4 amigos vimos algo idêntico, com a diferença que quando vi parecia em espiral, e sobrevoava a zona das pedreiras, vindo na nossa direção e deixando essa forma em espiral, passou por nós e foi em direcao ao mar.

    ResponderEliminar
  123. Dia 27 de Junho 2015 as 23h30 avistei varias luzinhas que se deslocavam em conjunto...em seguida caiu uma estrela cadente fiquei na duvida se não seria um meteorito........Em Felgueiras

    ResponderEliminar
  124. Acabei de chegar a casa e encontrava-me a procurar respostas sobre o que observei (exatamente a situação descrita nos comentários e publicações anteriores) quando encontrei este blog. Foi incrível! Haverá alguma possibilidade de serem ovnis ou algum fenómeno, visto que todos os observadores descrevem o ocorrido sendo sempre por volta da mesma hora e na mesma altura do ano?

    ResponderEliminar
  125. Boa noite, estava a vir do Porto para Guimaraes na autoestrada quando de repente me deparei com um enxame de estrelas a andar todas em conjunto no céu, foi um fenómeno que nunca havia avistado antes, deixou-me na dúvida quando cheguei a casa e percebi que podia ter sido um conjunto de pirilampos, que dizem? foi um fenómeno mesmo surreal, parecia literalmente que as estrelas que observamos no céu tinham entrado na atmosfera do planeta

    ResponderEliminar
  126. hoje dia 12 07 2015 por volta da 00.30 em Braga S.Victor avistei um fenómeno de algo parecido com uns meteoros que pareciam estrelas em movimento, em que um meteoro seguia em frente e vários o seguiam (ou os seus fragmentos) que reluziam e depois desapareciam. Posso afirmar que não eram pirilampos por que estávamos no meio da cidade, que não eram balões por que balões com leds ou algo assim não suportaria aquela altitude e não seriam visíveis e se fosse um lesar não poderia andar em linha reta ou fazer curvas e teriam de provir de algum sitio da terra . Pelas mais de 6 pessoas presentes nenhuma destas explicações faria sentido. contactamos algum colegas via telefone e os mesmos apesar de estar a vários sítios diferentes da cidade, também afirmam ter visto infelizmente também a nossa resolução de telemóvel não foi possível tirar fotografia. Como na internet não parece ter alguma informação sobre tal fenómeno pretendo logo que possível contactar o instituto da astrologia do porto. O que teremos nós visto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem dia 12.07.2015 por volta da meia noite também avistei o mesmo fenómeno descrito aqui em Ferreiros - Amares.

      Eliminar
  127. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  128. Pelas 22:52 do dia 16 de julho de 2015 foi presenciado no espaço aéreo do marco de canavezes, avistado do largo da portela, santo isidoro, livração, o seguinte fenómeno:
    Durante um período de 10 minutos foi avistado um grupo de no mínimo 15 pontos de luz cintilantes à mesma frequência de cerca de 1 segundo, a tempos diferentes umas das outras, de cor azulada, com tamanho maior do que as estrelas, o que indica uma proximidade da terra a distancia de voo comercial.
    No início a formação era mais vertical pelo que as luzes moviam-se lentamente a uma velocidade possível de equiparar à de um avião comercial a baixa altitude. A formação ia ficando diferente à medida que se deslocava de poente para nascente. Inicialmente mais próxima, aglomerou-se num núcleo central, escoltado por 3 pontos luminosos equidistantes durante toda a passagem, afastados do núcleo.

    ResponderEliminar
  129. Vi o mesmo ha cerca de uma hora aqui nos ceus perto de Mafra. Um fenomeno lindo, intrigante e rápido. Será mesmo o chamado enxame estelar??

    ResponderEliminar
  130. Eu, a minha namorada e os pais dela acabamos mesmo agora de ver este fenómeno já relatamos em 2013.

    Estamos em Guimarães.

    Três ficaram mais para trás, agora só uma é que se encontra sozinha e a deslocar-se em direcção à última posição conhecida do grupo maior. Parecem ser lideradas por uma que se encontra mais à frente sozinha e mais distanciada.

    Cumprimentos,
    Fábio Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, isto foi por volta da 1h da manhã... As horas dos comentários no blog estão maradas.

      Cumprimentos,
      Fábio Pereira

      Eliminar
    2. Alguém apanhou em vídeo:https://youtu.be/TEd0EQJQCGo

      Eliminar
  131. Vi ainda há pouco o bando de estrelas que se movem, na figueira da foz

    ResponderEliminar
  132. ontem por volta das 23:40 presenciei o mesmo fenomeno, lindo sem duvida, mas que fenomeno sera?!

    ResponderEliminar
  133. Hoje em Fafe um grupo de 5 pessoas, por volta das 23:30, na sequência de um fogo de artificio, visualizaram também o fenómeno antes descrito, um conjunto de luzes cintilantes que se deslocaram no céu até desaparecerem e também no final visualizaram uma estrela cadente....

    ResponderEliminar
  134. Acabei de observar também à cerca de 30min este fenómeno. Um conjunto de pontos cintilantes, apresentando um comportamento em tudo semelhante e comum ao que foi aqui relatado. Deslocavam-se de norte para sul, sábado e na região norte, mais propriamente Matosinhos.

    ResponderEliminar
  135. Esta noite por volta das 23:40 estava eu a olhar para o ceu coisa que faço diversas vezes quando vejo um cardume de no minimo 200 luzes tipo estrelas no sentido braga guimarães.Parecia que eram lideradas pela que ia na frente.Já ñ é a primeira vez q avisto este tipo de coisas e só ñ acredita quem ñ quer porque nós ñ estamos sós eles andam ai...

    ResponderEliminar
  136. Eu também vi isso no passado dia 8 de Agosto à meia noite em Rio Côvo Santa Eulália, Barcelos! Essas luzinhas corriam de este para oeste! Foi lindo! Parecia placton que se vê na água a brilhar! Mas a minha irmã disse-me que eram balões led que tinham sido mandados para o ar numa festa de ricaços perto da minha cidade hehehe! Por isso não sei, ou uma espécie de aurora boreal sem ser boreal ou aurora, ou se forem aliens, acho que eles simplesmente largaram os dejectos sanitários sobre o nosso planeta ahahahaah! Estou a brincar, mas de certeza que aquilo foi algo de muito natural! abraço a todos!

    ResponderEliminar
  137. Boas, no sábado(dia 8 de Agosto) estava em casa de um casal amigo em Penafiel - Paredes, estávamos todos na rua à conversa quando reparámos num fenómeno. Era algo a mover-se no céu, por largos minutos, eram brilhantes (tipo estrelas) mais pareciam borboletas umas atrás das outras, foi Lindo! Mas todos ficámos na dúvida o que seria. Apesar da senhora da casa dizer que aquele fenómeno acontecia vezes sem conta. Ando a pesquisar e não encontro nada que me esclareça. Acho estranho serem (imensos) leds, ou baloes...

    ResponderEliminar
  138. Boas, no sábado(dia 8 de Agosto) estava em casa de um casal amigo em Penafiel - Paredes, estávamos todos na rua à conversa quando reparámos num fenómeno. Era algo a mover-se no céu, por largos minutos, eram brilhantes (tipo estrelas) mais pareciam borboletas umas atrás das outras, foi Lindo! Mas todos ficámos na dúvida o que seria. Apesar da senhora da casa dizer que aquele fenómeno acontecia vezes sem conta. Ando a pesquisar e não encontro nada que me esclareça. Acho estranho serem (imensos) leds, ou baloes...

    ResponderEliminar
  139. Também eu, m/ mulher, e os donos da casa (casal amigo), em Seixo Alvo (Gaia), na noite de Sábado para Domingo (8 para 9 Agosto 2015), já passava bastante da meia-noite, presenciamos esse fenómeno: parecendo a deslocação de um bando enorme de gaivotas (talvez duas centenas). eram umas luzes cintilantes brancas mais intensas que estrelas, talvez a intensidade da luz banca que pisca nos aviões, que se deslocou de Norte para Oeste. A mancha que fazia esse "bando" teria a forma de uma girafa , a cabeça que ia a alargar como um pescoço, depois o corpo com o maior nº delas e umas ramificações em último como se fossem as patas. Pena tenho de não ter tido a destreza de pegar na máquina fotográfica, que até estava perto, pois fiquei espantado a ver o fenómeno e teria pena de perder de o ver enquanto procuraria a máquina, A passagem durou um ou dois minutos. A minha amiga (dona da casa) diz ter presenciado o mesmo há cerca de um ano
    Não vejo respostas com explicação disto.

    ResponderEliminar
  140. Tambem assisti em Oeiras a este fenomeno na noite de 9 de Agosto. Já alguem tem o nome para o fenomeno?

    ResponderEliminar
  141. Ocorreu o mesmo ontem por volta das 23h na Serra da Arrábida. Uma conjunto de corpos luminosos cintilantes e intermitentes a moverem-se. Como tantos outros aqui, não encontrei ainda uma explicação para o fenómeno. Seria óptimo se alguém esclarecesse, duvido que sejam "balões de festa led" tendo em conta a altura a que estavam...

    ResponderEliminar
  142. Também vimos na noite de 9 de agosto em Sermonde, Vila Nova de Gaia, por volta das 23:00. Tirei foto e filmei com o smartphone, mas a resolução é fraca. Só numa dá para ver e que eram muitos, se se ajustar o contraste e a luminosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado moro perto de seremonde,sera q anuvem anda por aqui muito a miudo? Gostaria de ter a sorte de voltar a ver novamente☺

      Eliminar
    2. Engraçado moro perto de seremonde,sera q anuvem anda por aqui muito a miudo? Gostaria de ter a sorte de voltar a ver novamente☺

      Eliminar
  143. Acabei de ver agora mesmo exatamente o que relatam aqui!! Mas o que é isto?! Ninguém conseguiu saber?! Estou estupefacto!!!

    ResponderEliminar
  144. Ola boa tarde,ontem ou hoje dia 5/09/2015 pelas 00:10 vi o mesmo fenómeno em Nogueira da Regedoura, no conselho de Santa Maria da Feira, estava eu a chegar a casa quando me dei com uma 'nuvem'carregada de estrelas,achei eu q estava a ter visões, visto isto liguei de imediato a minha esposa para vir a correr a porta de casa para ser minha testemunha e por alguma sorte ainda chegou a tempo para assistir a pelo menos mais 2 minutos antes de desaparecer. Ficamos ambos estupefactos com o sucedido e entao vim dar uma vista de olhos ao google e vejo aqui q afinal ja aconteceu varias vezes em varias partes do pais,assm ja fico mais descansado..mas não é uma coisa de se ver todos os dias,é algo de interessante e muito bonito é pena nao ter durado mais tempo para ter chamado mais gente☺

    ResponderEliminar
  145. Hoje dia 5 de Setembro por volta das 00:10, vi em Lagos no Algarve, o mesmo aglomerado de pontos cintilantes, o céu estava extremamente limpo! Ao fim de um tempo de olhar com mais atenção reparei que esse mesmo aglomerado tinha uma aura a toda a volta quase impercetivel, dando mesmo a sensação de este conjunto de pontos cintilantes ser um único objecto, como que uma especie de camuflagem, refletindo as estrelas a medida que se deslocava! Deu a sensação de o objecto ter um aglomerado na frente, ou "corpo" e uma cauda atrás! Eramos 5 pessoas e todos assistimos ao mesmo!

    ResponderEliminar
  146. Bom dia,
    Ontem pelas 23:25 vinha de Paredes para o Porto e o meu namorado disse que tinha vista qualquer coisa no céu e parou o carro e realmente vi um monte de estrelas no mesmo sitio a se movimentarem. Até saímos do carro e ficamos a observar e elas foram sempre se movimentando... algo que não consegui perceber o que era.... e hoje vi a net pesquisar e encontrei este site.... não sei se é um fenómeno ou outra coisa qualquer... mas que é estranho é.......

    ResponderEliminar
  147. Bom dia,
    Ontem pelas 23:25 vinha de Paredes para o Porto e o meu namorado disse que tinha vista qualquer coisa no céu e parou o carro e realmente vi um monte de estrelas no mesmo sitio a se movimentarem. Até saímos do carro e ficamos a observar e elas foram sempre se movimentando... algo que não consegui perceber o que era.... e hoje vi a net pesquisar e encontrei este site.... não sei se é um fenómeno ou outra coisa qualquer... mas que é estranho é.......

    ResponderEliminar
  148. Boa noite, na madrugada do dia 5 eu também vi, na auto-estrada A3 em direção ao Porto..... por acaso consegui filmar.....
    Alguem sabe explicar o que é?

    ResponderEliminar
  149. Ontem assisti ao mesmo fenómeno por volta das 00:30 em Leça da Palmeira.

    ResponderEliminar
  150. Valdomar Rafael, hoje por volta das 22horas na A8 direção torres Vedras lisboa avistei o mesmo fenômeno, muitos pontos de,luz movimentando, estranho!!!

    ResponderEliminar
  151. Isto foi o que eu avistei na madrugada de de Setembro.... foi isto que viram?
    www.youtube.com/watch?v=EwvpZBdS-Qg&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mais ou menos assim, não sei se é do vídeo mas a que eu vi tinha um maior aglomerado de estrelas em deslocação e tinha a forma de uma raia incluindo a cauda

      Eliminar
  152. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  153. No dia 30 de Agosto pelas 23:30 em Colares, o mesmo fenómeno acima descrito foi avistado por várias pessoas. O fenómeno durou alguns minutos.Parecia um enxame de estrelas a piscarem com muita intensidade e movendo-se em conjunto.Fenómeno espectacular!

    ResponderEliminar
  154. Acabamos de presenciar, há 30 minutos em Vila Nova de Gaia, eu e o meu marido, o mesmo fenómeno. Um conjunto do que parecem estrelas, todas juntas, e formando a forma de uma raia, vindo de poente para nascente, entretanto a forma alonga-se e torna-se i«um fio mudando de direção para norte até esmorecer. Fenómeno espetacular mas para qual ainda não encontrei explicação. Já alguém tem uma explicação científica para o facto?

    ResponderEliminar
  155. Eu e a minha mãe acabámos de presenciar, há 10 minutos o mesmo fenómeno , no centro de Viseu.
    Eram exatamente 1:27 da manhã quando a minha mãe me chamou para ir ver algo que ela achou estranho, e é então que me levantei e fui ver o que era, e era quase como um conjunto de "pontos" no céu a cintilar e brilhar, e moviam-se em formação que, aparentava uma raia. Porém já não é a primeira vez que nos deparamos com tal acontecimento, em meados de Agosto, aproximadamente à mesma hora, olhamos para o céu, na zona da Figueira da Foz, e vimos o mesmo, mas nem ligámos muito pois pensámos que seria uma chuva de estrelas a acontecer, e nesse dia cheguei a casa e fiz alguma pesquisa, embora sem sucesso.
    Então hoje, ao fim de termos visto isto, sentei-me no computador e estive até agora a pesquisar sobre este assunto, até que finalmente me deparei com este blog. É assustador o numero de vezes que isto já foi reportado, terá isto alguma trajetória definida ? Assusta-me pensar no que isto poderá ser, porém desperta-me bastante curiosidade. Se alguém conseguir explicar isto, ou se alguém vir o mesmo em qualquer área perto de Viseu, que entre em contacto comigo ou que responda a isto!

    ResponderEliminar
  156. Boa noite, acabei de presenciar o fenómeno em Leça da Palmeira, Matosinhos, eram 23h da noite, abri a janela da varanda e deparei-me com muitas luzes a se moverem no céu, a princípio pensei que eram de algum holofote, mas vi que se moviam com bastante rapidez, então pensei na hipótese de serem estrelas, mas pelo que estou a ler nos comentários anteriores, está descartado. Fotografei com meu telemóvel, mas a resolução da foto ficou péssima. Acredito que seja mesmo um ovni. Foi maravilhoso!

    ResponderEliminar
  157. Boas noites no dia 03 de Outubro pelas 24h da noite na região da Meda(Guarda) tambem assisti a esse fenomeno , era um enxame de luzes a voarem bem alto , não acredito que fossem baloes pois a luz não era amarela, tembem mais uma vez moviam-se a uma velucidade constante.
    Tentamos fotografar mas a imagem não mostrava luzes.
    Pensava que tinha sido o unico , mas já vi que não .
    Vou dormir mais descançado xD

    ResponderEliminar
  158. esta noite eram 00.00h em ponto vi o mesmo "espetaculo" de luzes.tava a trabalhar e fui a rua fumar um cigarro mais 2 colegas e deparamo-nos com centenas de luzes num movimento constante a piscarem passaram por cima de nos ate as perdermos de vista.afinal de que se trata?e algo natural?

    ResponderEliminar
  159. esta noite eram 00.00h em ponto vi o mesmo "espetaculo" de luzes.tava a trabalhar e fui a rua fumar um cigarro mais 2 colegas e deparamo-nos com centenas de luzes num movimento constante a piscarem passaram por cima de nos ate as perdermos de vista.afinal de que se trata?e algo natural?

    ResponderEliminar
  160. Boa noite, eu e a minha irmã acabámos de ver a tal nuvem de estrelas, tal e qual como a descrevem. O céu estava super nublado mas destacava se um aglomerado de estrelas muito brilhantes e piscavam, nao se avistava mais nenhuma estrela, apenas aquela nuvem. Nunca tinhamos visto nada disto antes, voltamos para tras para chamar os nossos amigos para verem mas já tinham desaparecido, pensavamos q eramos as unicas a ver este fenomeno, mas graças a este blog podemos partilhar este momento. Isto passou-se tambem por volta sa 23:30/ 00h em quarteira.

    ResponderEliminar
  161. Boa noite, eu e a minha irmã acabámos de ver a tal nuvem de estrelas, tal e qual como a descrevem. O céu estava super nublado mas destacava se um aglomerado de estrelas muito brilhantes e piscavam, nao se avistava mais nenhuma estrela, apenas aquela nuvem. Nunca tinhamos visto nada disto antes, voltamos para tras para chamar os nossos amigos para verem mas já tinham desaparecido, pensavamos q eramos as unicas a ver este fenomeno, mas graças a este blog podemos partilhar este momento. Isto passou-se tambem por volta sa 23:30/ 00h em quarteira.

    ResponderEliminar