segunda-feira, 1 de julho de 2013

7 ovnis dia 29.06.2013 Ferreira do Zêzere

As noites do 29 e 30, foram realmente algo de fantástico, com muitas observações e testemunhas em todo o país.
Durante a vigília que decorreu das 22h00 ás 04h30,  foi registado ao total 11 objectos, 5 dos quais encontravam-se em voo estacionário e só emitiam uma sequência no máximo de 3 flashs á aproximação de outros objectos ou de satélites. No entanto, só foi possível gravar 1 desses objectos emitindo 2 flashs, poucos segundos antes da observação do objecto das 22h51. Apenas houve 6 objectos que foram observados por um período mais longo. Ambos foram todos registados a altitudes superiores a 20 km.
Este numero de observações, é algo extraordinário em comparação com um dia normal de vigília nesta região.

Mapa das observações



Ovni ás 22h40

Após um grande flash inicial, foi observado um objecto, a cerca de 30º de inclinação em relação ao ponto de observação sentido Este-Norte-Este. O objecto emitiu uma pequena sequência de flashs vivos, numa deslocação praticamente linear em direcção Este-Norte-Este, deixou de ser observado derivado á distância.

Fotografia do objecto

Video do objecto



2 Ovnis ás 22h51

Após 3 grandes flashs de um objecto estacionário, foi observado um objecto que emitiu uma série de flashs pulsantes a cerca de 75º de inclinação a Oeste, que se dirigiu de Oeste para Norte-Este numa trajectória basicamente linear. O objecto deixou de ser observado, dirigindo-se ao espaço.

Fotografia do objecto estacionário

Fotografia do objecto

Video dos objectos



2 ovnis em formação ás 23h46

Vindos de Norte, foi observado 2 objectos em formação a uma velocidade extremamente lenta que durou aproximadamente 7' 30". Os objectos dirigiram-se para Sul-Este , numa trajectória basicamente linear, apenas descrevendo numa rara ocasião uma viragem larga praticamente imperceptível. Não emitiram qualquer tipo de ruído ou de flash, desaparecendo em direcção ao espaço.

Fotografia dos objectos

Video dos objectos



Ovni ás 23h58

Após 2 flashs de um objecto estacionário a Este, foi observado um objecto que emitia flashs pulsantes em torno de uma estrutura de forma circular, a uma cadência rápida. O objecto efectuou uma trajectória de sentido Este, a 70º de inclinação, para Norte, deixando de ser observado em direcção ao espaço.

Fotografia do objecto

Video do objecto



Ovni ás 00h36

Após 2 flashs de um objecto estacionário a Este, foi observado um objecto a cerca de 70º de inclinação para Este, que apresentava ter uma luz própria que deixava de ser observada antes do inicio de um grande flash ou em série de flashs. O objecto dirigiu-se para Norte-Este numa trajectória linear, em direcção ao espaço.

Fotografia do objecto

Video do objecto


Existe uma testemunha que presenciou um dos falshs, de um dos objectos estacionários aproximadamente ás 03h30, na região de Peniche.

Um abraço

Carlos Lopes

11 comentários:

  1. Deixei meu testemunho no post anterior, por lapso.Peço desculpa.

    Viseu

    ResponderEliminar
  2. Dia 30 Junho à noite, desde Braga, vi igualmente alguns fenomenos anomalos a olho nu, aprox. entre 22h30 e 23h30, que aqui partilho, pois penso sere semelhantes a alguns dos casos aqui relatados de Ferreira do Zêzere. A serem comuns, terão sido certamente a grande altitude.
    Quanto a mim, fica em aberto a questão sobre posicionamento avioes ou satelites militares àquela hora, pois nao temos acesso aesse tipo de informação

    http://goo.gl/6EnRb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia "Anonimo"

      Muito obrigado pelo seu testemunho. Não há nenhum registo de que um exercício militar dessa envergadura, tenha ocorrido nessas horas, nem mesmo existe um agrupamento de satélites que possa se identificar com estas observações em Braga

      Eliminar
  3. Carlos sempre em alta !! Eu quero ver se vou fazer uma vigília para a serra da Lousã , um familiar da minha namorada teve uma experiência muito interessante em 1981 enquanto fazia serviço militar !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Edgar :)

      Devia-mos juntar umas quantas pessoas e fazer uma. Este ano promete mesmo :)

      Eliminar
  4. Grande power essa camera.
    Verificaram se eram iridiuns?
    Eles emitem flashes e enganam com muita facilidade.
    Sou astronomo amador e já vi muitas coisas que seguramente vão mais além do que conheço em astronomia e nem astronomos profissionais apresentam um argumento satisfatorio.
    Por isso vim aqui a este site e vi este vídeo que apresenta o mesmo que tenho verificado através do meu equipamento no observatório montado na minha quinta.
    Fico satisfeito por saber que não sou o unico a registar estes objectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia Sr. João
      Sim verifico sempre as trajectórias dos satélites. Nos primeiros tempos,pensava que era satélites Iridium, com o tempo e com a quantidade de diversas observações e sobretudo adaptando o material para filmar, apercebi-me que não se trata de satélites. mesmo os flashs são completamente diferentes dos Iridium.
      Estes descrevem viragens, acelerações, paragens, mesmo em diversas vezes, pude observar a estrutura deles a olho nu. Existe vários tipos, mas em grande maioria os flashs pulsantes, pelo que vi, é apenas uma luz fixa que gira em volta dos aparelhos e em outros são spots fixos.

      Eliminar
    2. Em outros que emitem grandes flashs em movimento ou estacionários, muitos deles a estrutura está invisível, podemos "ver" unicamente este, se ele emitir alguma rotação com a luz, mesmo assim a estrutura permanecerá invisível, podendo ver o lado oposto através do objecto.

      Eliminar
    3. E outra coisa que me estava a esquecer de dizer, é que estas observações deste tipo de objecto, só são observáveis a olho nu, se emitirem grandes flashs ou flashs pulsantes fortes, caso contrário passam despercebidas, só mesmo se os apanharmos azaradamente quando estamos a observar o céu com um telescópio ou com binóculos, mesmo com pouca poluição luminosa.

      Eliminar
  5. Caro Carlos Lopes, sou o Helder de VIla Real, quero pedir-lhe se me pode ajudar numa duvida. Sera possivel entre as 22:57 e as 23:17 observar 3 satelites a deslocarem-se 2 de sul para norte e um de norte para sul exatamente pela mesma rota, pois observei isso no dia 29. Fico grato pela atencao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. Helder

      Sim, é perfeitamente normal, mas o que não seria normal seria do estilo como está no video das 23h46 ou que a um dado momento mudassem de trajectória. Muitas das vezes, podemos ser enganados por o que pensamos ser satélites, podemos estar a observar um e não reparar que na mesma trajectória estão a seguir outros objectos em formação :) já fui enganado várias vezes :) Normalmente, têm sempre uma formação sincronizada e uma distância que os separa de o maximo de 15º a 20º

      Eliminar