segunda-feira, 3 de junho de 2013

OVNI observado em Canidelo


Segue o relato da testemunha...

Estava esta noite, 01-06-2013, no terraço de minha casa, a tentar fotografar Vénus , com um pequeno telescópio, a caminho de  se esconder no horizonte.
Estou em Canidelo, Vila Nova de Gaia  e tenho uma vista privilegiada sobre a Foz do Douro.
O fenómeno que vou relatar decorreu entre as 22H30 e 22H40.
Estava a observar a olho nu o horizonte sobre a Foz do Douro quando me apercebi de um rasto luminoso de cor clara e de forma comprida e horizontal, como que um rasto de avião a jacto, mas pouco nítido e de cor  clara azulada e  a relativamente baixa altitude.
Como tinha binóculos à mão, foi com espanto que verifiquei que se tratava de uma espécie de imagens que piscavam de forma intermitente e em posições  diferentes e não sincronizadas, agrupadas em forma  de losango  horizontal  e sobre o comprido e que se deslocavam de Norte para Sul  e que à medida que  se deslocavam foram subindo no horizonte.
A primeira coisa que me ocorreu , foi que me parecia um estranho bando de aves, com o seu bater de asas luminosas(???).


À medida que o fenómeno se deslocava, foi alterando  a sua configuração.
A forma de losango, que era horizontal  foi-se tornando vertical e quando passou   na direcção de Oeste estava com os vértices agudos na forma vertical e à medida que se deslocou para Sul foi voltando à forma horizontal.


Não vou dar por agora mais pormenores, pois não valerá a pena se me  disserem que é possível que um bando de aves , possa ter tais efeitos luminosos, o que não me parece que tenha sido.
Um bando de aves desloca-se sempre, penso eu, à mesma altitude, o que não aconteceu.


Fotografia e croqui por Fernando Sousa "testemunha".

                                                  Ufo Portugal

Não sabemos exatamente qual o tipo de observação realizado pela testemunha Sr. Fernando Sousa.
Como bem relata, um bando de aves pode criar uma ilusão de óptica, como já ocorreu no passado levando a Associação Portuguesa de Ovnilogia "APO" a fazer como noticia ( Vaga OVNI em Lisboa ).
Consoante a altitude das aves em grupo e vento as mesmas podem mudar a sua configuração de voo.
Uma verificação de tráfego Aéreo confirmou a existência de um número considerável de aeronaves sob a região na hora mencionada.
Porem não significa que o Senhor Fernando Sousa não tenha observado algo de extraordinário!
Os referidos flashes coincidem com uma investigação levada a cabo em Ferreira do Zêzere pelo colaborador Carlos Lopes, que tem vindo a registar este fenómeno em vídeo.
Uma outra testemunha tem vindo a registar em foto alguns objetos anómalos na região mencionada, salientando também as estranhas observações realizadas no ano anterior 2012 em Braga.
Perante esta ocorrência vamos ficar atentos

Se vive na região e presenciou o mesmo fenómeno queira entrar em contacto com o Ufo Portugal através de e-mail deixando o seu depoimento da sua observação ufo_portugal@sapo.pt

8 comentários:

  1. Quero aqui afirmar que não encontrei qualquer semelhança do que observei com os vídeos de Ferreira do Zêzere do Sr Carlos Lopes, nem com o descrito em "Vaga Ovni em Lisboa" Não vi luzes em deslocação relativamente dispersas nem "bolas", com se afirma no último caso citado. Eu vi um espectáculo deslumbrante de cor intensa(verde/azulado não sei como explicar melhor,talvez comparando de alguma forma aproximada aos raios laser que se vêem em alguns espectáculos públicos ou até em certos casos aos raios nocturnos da trovoada), movimento, com flashs muito rápidos mas que dava para ver com alguma nitidez a sua forma rectangular e de linhas rectas ou ligeiramente curvas (como tentei apresentar no croqui) Seriam em número de muitas dezenas, agrupadas em forma de losango de pequena largura em relação ao seu comprimento e de linhas pouco definidas,como se emanassem de um hipotético núcleo central, mas que não foi possível ver.Os flashs viam-se simultâneamente por todo o "corpo" do losango e não deu para perceber se apareciam de forma sincronizada ou aleatória.De uma coisa tenho quase a certeza:o que vi não teria como origem um bando de aves!Quanto a outras pessoas terem observado o fenómeno, parece-me pouco provável: teriam de estar a observar o céu e pelo menos com binóculos, ou , à vista desarmada, como no meu caso, terem-se apercebido duma ténue mancha clara, quase despercebida, como na minha zona e terem uns binóculos a jeito. Vou, a partir de agora, fazer uma busca mais aprofundada na net sobre o tema e se encontrar descrição de algo semelhante, darei notícias.( Fernando Sousa)

    ResponderEliminar
  2. Depois de ver a largada de balões led referida a propósito dos relatos de observações no dia 29 de junho na região do Porto ,quero aqui afirmar que encontro muitas semelhanças com o que vi em 3 de Junho e o que se vê no vídeo da largada de balões led.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Em canídeo já vi muitas luzes estranhas ...não sei o que será ...

    ResponderEliminar
  5. Hoje pelas 22.30 observei em Canidelo Vila Nova de Gaia uma forma oval com varias luzes muito intensas. O que era sobrevoava a uma altitude relativamente baixa e sem barulho algum. A direcao seguida era sul/norte. Seria o que chamam de OVNI?

    ResponderEliminar
  6. Hoje pelas 22.30 observei em Canidelo Vila Nova de Gaia uma forma oval com varias luzes muito intensas. O que era sobrevoava a uma altitude relativamente baixa e sem barulho algum. A direcao seguida era sul/norte. Seria o que chamam de OVNI?

    ResponderEliminar
  7. Hoje pelas 22.30 observei em Canidelo Vila Nova de Gaia uma forma oval com varias luzes muito intensas. O que era sobrevoava a uma altitude relativamente baixa e sem barulho algum. A direcao seguida era sul/norte. Seria o que chamam de OVNI?

    ResponderEliminar
  8. Hoje pelas 22.30 observei em Canidelo Vila Nova de Gaia uma forma oval com varias luzes muito intensas. O que era sobrevoava a uma altitude relativamente baixa e sem barulho algum. A direcao seguida era sul/norte. Seria o que chamam de OVNI?

    ResponderEliminar