sábado, 29 de junho de 2013

Luzes anómalas sobrevoam a cidade do Porto na madrugada 29 de Junho

Localização; Porto
Data hora; 29/06/2013 - 01:00h / 01:20h da madrugada.
Testemunhas; 9 - Srª. Fátima Martins, Sr. Filipe Sá, Sr Lemuel Silva, Sr. Tiago Montes, Sr Nuno Rodrigues, Srª. Alexandra Mendonça, Srª Carolina e Srª. Gilda Reis.

Relato de ambas as  testemunhas...

Srª. Fátima  Martins: Tomo a liberdade de vos enviar este email, não que tenha visto um ovni (pelo menos assim penso), mas pelo facto de ter presenciado um fenómeno que ocorreu hoje no céu (29 de Junho de 2013) que gostaria de ter possíveis interpretações do mesmo.

Moro no Porto, perto da Rua Costa Cabral, numa zona que tem o céu descoberto, pois a casa está num cruzamento. A minha casa tem três andares e no andar de cima tem um terraço grande.
Hoje de madrugada (por volta da 1 hora) eu, o meu marido e o meu filho de 15 anos estávamos no terraço a conversar quando olhei para o céu e fiquei estupefacta.
Vi uma formação de luzes a piscar, inicialmente pareciam estrelas, pois eram pontos brilhantes no céu.
O meu marido pensou tratar-se de um avião, mas essa formação era muito grande e movimentava-se de forma relativamente rápida para o mar.
Eu descrevo aquilo que vi como se fosse um bando de pássaros a voar muito alto (esses pássaros seriam os pontos luminosos), numa rota semicircular, já que só vi a parte do círculo virada para mim.
Os três ficamos estupefactos durante uns segundos, até que começou a desaparecer pouco a pouco.
Poderão ter alguma explicação para este fenómeno?
Melhores cumprimentos

Sr. Filipe Sá: Nesta madrugada, 29 de Junho de 2013, por volta da 1.20h quando chegava a casa na zona da Foz no
Porto,  na parte de trás da casa onde o céu de torna mais visível por resguardado da iluminação pública, observei o céu e vi dezenas, talvez 100 de luzes brancas intermitentes a deslocarem-se de Este para Oeste. As luzes semelhantes às dos aviões a grande altitude deslocavam-se a uma velocidade superior ao normal e algumas bastante juntas em grupos de 20. Todo o céu, mo meu horizonte visual esteve preenchido por estas luzes durante uns 5-10 minutos.

Tive o cuidado de ligar a um vizinho que mora a 1 quilómetro de minha casa e ele também teve oportunidade de as observar.

Ou eram caças ou aviões mais rápidos que o normal  em número extraordinário em algum exercício militar ou coisa do género ou então algum fenómeno que desconheço.
Não fomos com certeza os únicos a observar, embora ainda não tenha encontrado nada nas notícias.
Gostaria de saber algo mais sobre o que observei.

Sr. Lemuel Silva; O meu nome é Lemuel Silva, sou residente em Honório de Lima, uma transversal de Costa Cabral, e acabei de visualizar o mesmo fenómeno.
Visualizeio-o perto de Honório de Lima, na rua Fonte do Outeiro, perto das 23:00 horas da noite, portanto ainda dia 29 de Junho.
Esta rua é uma pequena viela que vai dar a uma passagem pedestre sobre a via de cintura interna.
Não li o relato já publicado anteriormente no vosso site, um amigo meu a quem liguei de imediato a contar o que vi é que foi pesquisar na net e disse-me que algo idêntico ao que eu estava a contar tinha sido visto na mesma zona na madrugada anterior.
Eu ainda não li para não viciar os meus relatos....e nem conhecia o site, pois nunca liguei a estas coisas, mas se o meu amigo diz que é a mesma coisa que eu vi.....confio nele.
De qualquer forma, depois de vos enviar o meu relato, vou ler o anterior.

Passo então a relatar o sucedido comigo:

Saí de casa pelas 22:45....para dar a minha volta diária de uma hora a pé.
Meti pela Rua Fonte do Outeiro, em direcção à passagem pedestre para a rua do relógio.
Chegado à passagem, começo a subir, e como naquela zona é muito escuro, praticamente desprovido de luz artificial, resolvi olhar para a direita para o céu, como sempre faço, pois gosto de ver as estrelas. Logo de imediato deparo-me com o que me parece ser um bando de gaivotas a voar, a cerca de 500 metros de altura, mais a 500 metros de distância de mim também.
Estranhei estarem a voar à noite num bando tão concentrado, mas mais que isso, estranhei o facto de serem gaivotas brilhantes!
Olhei melhor e confirmei, naquela zona particularmente escura, não havia qualquer luz artificial ou brilho que elas pudessem estar a refletir, o brilho era próprio, delas!
Percebi repentinamente que não eram gaivotas e resolvi investigar melhor.
Aquela enorme massa constituída por muitos pontos, seguia na minha direcção, mais ou menos à velocidade de deslocação das nuvens, sempre em linha recta.
Quando passou por cima de mim pude ver claramente, não eram aves, não eram animais.
Pareciam antes estrelas!
Vocês conhecem aqueles peixes do fundo do oceano que possuem luzes biológicas?
Eram corpos com uma luz semelhante, luz essa idêntica à das estrelas também.
Só que estas estrelas encontravam-se muito mais próximas da terra, mesmo ali por cima a escassa altitude e agrupadas num enorme cardume, que ia alternando, ligeiramente, entre formas meias circulares a rectangulares, devido ao movimento individual de cada corpo dentro dela.
Vocês sabem como é que um cardume de peixes se desloca?
O cardume, a massa, vai toda no mesmo sentido, no entanto cada elemento tem um movimento próprio, era o que estava a acontecer na massa que vi.
Esse movimento era quase nulo, talvez circular, se bem me lembro.
O que mais contar?
Nesta enorme massa havia algo, uma característica, que me fez acreditar tratar-se de uma nova ou um enorme agrupamento de pequenas naves.
Portanto, como já relatei, tínhamos a enorme massa, um cardume de pontos luminosos. À volta  dessa massa, por trás, pela frente e pelos lados, iam pontos sozinhos, isolados. Era como se fossem avançados (scouts em inglês), que iam à frente  a guiar ou a estabelecer um perímetro de segurança. Aquela massa estava a ser escoltada....
A partir desse momento percebi que estava perante um fenómeno paranormal.
Nos meus 28 anos de vida nunca vi nada assim.
Pensei de imediato que só podiam ser duas coisas.
Algo militar, ultra secreto, dos estados unidos, ou então seres de um outro mundo.
Acredito, sinceramente, que o que passou à minha frente não era humano.
Apenas admito que pudesse ser uma nave militar, porque sei que existem muitas coisas secretas que nós civis desconhecemos. Porém, há que entender que se era uma nave militar humana, então estaríamos a falar de uma tecnologia superior a qualquer coisa que se tenha ouvido falar até hoje.
Mas prossigamos com o relato.
No meio destes pensamentos todos, e do pânico a ligar para alguém que pudesse atender, para partilhar, resolvi berrar para a suposta nave ou massa, tipo: Ei!.
Depois, comecei a gesticular com os braços.
Por essa altura o fenómeno estava já a passar para lá de mim, isto em plena ponte em cima da via de cintura interna.
Eu então desato a correr atrás do fenómeno, queria conseguir vê-lo e registar pormenores enquanto fosse visível.
Tentei também registar fotograficamente o fenómeno mas sem sucesso, o meu telemóvel é de fraca qualidade.
Continuei a perseguir, a gesticular para o céu. Subitamente, a meio da Rua Professor Mendes Correia, o fenómeno começou a ascender para o espaço sideral, lentamente, ficando cada vez mais ténue e diminuto, até desaparecer por completo na escuridão do céu.
Espero que o meu relato possa ser útil para a investigação deste caso, eu ainda estou perplexo com o que aconteceu.
O que está aqui escrito é verdade....declaro-o com compromisso de honra.

Sr. Tiago Montes; Em primeiro lugar fico contente por saber que o que observei no Porto além de não ter explicação tem aparecido com frequência pelos relatos apresentados.
Descrevendo a situação:
Tenho uma casa na Rua Da Areosa no Porto num 4o andar que é o ultimo.
Já me encontrava na cama quando a minha mãe me acordou e disse para ir ver umas luzes muito estranhas no céu.
Qual o meu espanto quando chego à janela e vejo no mínimo 50 pontos luminosos no céu tipo avião mas sem as luzes a piscar além do movimento a velocidades muito elevadas.
Durante uns 5 minutos desapareciam no horizonte e apareciam mais.
Também descrevo como já referido um desses pontos que parecia ter ficado para trás.
De referir que não havia barulhos, não havia nuvens, o céu limpo e com excelente visibilidade.
Tentei filmar mas sem sucesso devido a falta de claridade e o telemóvel não identificar os pontos luminosos.

Srª. Alexandra Mendonça: Gostaria apenas de deixar o meu testemunho, pois tal como nos restantes relatos também visualizei o fenómeno de ontem.
Vivo no Porto, na Praceta Francisco Borges, num nono andar.
Ontem, por volta da meia noite eu e o meu marido observamos uma mancha no céu (sudoeste) com imensas luzes a piscar. 
Parecia um enxame a mover-se e que foi desaparecendo.
Por volta da 1h e 40,por cima de nós (SUL) passaram imensas luzes (agora mais perto) a uma velocidade razoável a dirigirem-se para o mar. Todas no mesmo sentido.
Não sei o que era e tenho a certeza que não eram estrelas ou fogo de artificio (meu primeiro pensamento quando avistei o fenómeno por volta da meia noite).
Estou bastante curiosa pois sou bastante cética e não sei que tipo de fenómeno foi.

Srª. Carolina; Meu nome é Carolina, sou brasileira e estou de passagem pela cidade de Guimarães, Portugal.
Eu escrevo pois eu e minha família também observamos por cerca de 13 minutos o fenômeno descrito pela srª Fátima Martins e sr.Felipe Sá, e também estou interessada em saber do que se trata.

Observamos o fenômeno da pousada Santa Marinho, em Guimarães, Portugal.  Nossa janela está de frente para a Montanha da Penha (onde tem o teleférico de Guimarães), comecei a ver o fenômeno quando olhei para a montanha, na direção  leste, posso descrever o que avistamos da seguinte maneira: 
A meia noite (12h) de ontem, dia 29 de junho de 2013, uma massa de centenas (mais de 100 com certeza) pontos luminosos, de luz branca, a maioria a piscar rapidamente, se deslocando de leste para oeste, espalhados no céu formando uma faixa (sem manter uma formação definida, mais larga em uma das pontas (de cima), alguns pontos dispersaram mais rápido do que outros, a maioria sumiu do nosso campo de visão á oeste em cerca de 12 minutos, restaram 3 ou 4 pontos piscando por mais alguns minutos.

Quando começei a observar, pensei que fosse um holofote especial pois vi uma faixa que se alargava, mas percebi que não estava sendo projetado, daí chamei meus familiares no quarto ao lado e observamos o fenômeno por mais uns 7 minutos.
A maioria era do tamanho de estrelas comuns ou pequenas, como aviões muito longínquos no céu ou satélites, porém eram centenas, alguns piscavam mais do que outros, os maiores tinham aproximadamente o tamanho de vênus. Certamente não se tratava de satélites, muito menos aviões.
Tentei filmar mas com maquina digital não foi possível captar nada.
Com aplicativo do celular  localizei que essa massa apareceu no céu na região onde estava Antares, logo acima estava a constelação de virgem, a massa de pontos se movimentou para oeste passando na direção onde estava a constelação de centaurus (saturno estava um pouco acima) e seguindo na direção onde estava a constelação de hidra e depois seguiu para onde estava vênus, a referência mais a oeste naquele momento.  
Não sei se esse tipo de indicação serve para alguma coisa, mas deixo tudo registrado na esperança de auxiliar a determinar o que foi esse fenômeno, agradeceria imensamente por receber informações confiáveis sobre o que ocorreu.

Srªa. Gilda Reis; Verifiquei no vosso site que pelo menos 2 pessoas testemunharam o mesmo que eu.
Estava a calibrar o meu telescópio para ver a estrela Arcturus, quando me apercebi de um ponto luminoso, perto da mesma, que voava a grande velocidade e com luz intermitente.
Pensei tratar-se da ISS, e, empolgada, tentei verificar com o telescópio.
Quando me apercebo, dezenas de outros objetos luminosos voavam na mesma direção (mar), sempre a apresentar luzes de forma intermitente.
Infelizmente não consegui ter reação para apontar o telescópio, fiquei embasbacada a olhar o céu. Provavelmente teria que perder tempo que não tinha a calibrar e a colocar uma lente mais potente para distinguir alguma coisa, pois isto durou entre 5 a 10 minutos.

Passado cerca de 10/15 minutos, um outro objeto, já não tão alto, semelhante a um balão de S. João, uma brilhante bola laranja, voou na mesma direção.
Cerca de 40 minutos mais tarde, outro "balão" faz exatamente o mesmo percurso.
(Poderiam ser balões de S. Pedro, mas, apesar de parecidos, não se assemelhavam a nenhum balão de santos populares que tenha visto).
O meu namorado estava comigo e também verificou toda esta situação.
Se possível gostaria de ter mais informações sobre o que observamos esta noite.

                                            Ufo Portugal

Localização de luzes anómalas na madrugada 29 de Junho.
Alta e baixa pressão atmosférica
Não sabemos o que ambas as testemunhas presenciaram.
Perante data hora, localização mencionada os movimento não corresponde aos Satélites visíveis nessa noite.
Aeronaves comerciais não correspondem com o descrito.
Sobre aeronaves militares não possuímos qualquer informação!

Uma análise através do Observatório Astronómico de Lisboa, nos informa de que não houve qualquer atividade celeste.

Permanecendo desta forma uma incógnita o fenómeno observado pelas testemunhas.
Os relatos não param de chegar ao Ufo Portugal, vindos um pouco por todo o país se acentuando com maior intensidade na área do Porto.
Um especial agradecimento a todos aqueles que nos fizeram chegar os seus relatos com as suas observações.

Algumas pessoas acreditam convictamente que se tratou de um lançamento de "balões Leds".
Cabe ás testemunhas analisar o vídeo e descrever se era ou não similar o que observaram na madrugada da noite 29 de Junho pelas 01:00/01:30 horas.


Algo ocorreu e despertou atenção de muitas pessoas de Norte a Sul do país, mas permanecendo na ignorância dos meios de comunicação social sobre tal fenómeno.

No dia 1 de Julho o Ufo Portugal, via e-mail, conta com mais de 100 testemunhas desta misteriosa ocorrência.

Se observou o fenómeno ou possui registo do mesmo queira entrar em contato connosco (ufo_portugal@sapo.pt).
Toda a informação será bem vinda.

268 comentários:

  1. nesta noite foi registado vários flashs a Norte-Este, mas sem seguimento de observação de objectos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, 20 Setembro 2013, observeiomesmo fenómeno! Ainda nao há explicação?

      Isabel Carvalho

      Eliminar
    2. isabel eu vi o mesmo ás 0.30, garanto que nao eram baloes com leds, a luz era constante e vi centenas delas, parecia um enxame de abelhas a voar todas na mesma direçao e a uma velocidade constante.

      Eliminar
  2. Será que alguém conseguiu fazer vídeo ou fotografia do fenómeno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem dia 20 de julho pela primeira vez e para dois colegas meus pela segunda avistamos as tais luzes, era quem mais saía à rua para ver e parava os carros, tentei filmar praí uns 10 vídeos sem exagero, mas sem sucesso, ou melhor, consegui dois ou três pontos a piscar em cerca de 100 ou mais que podiamos ver no céu. Deixo aqui o link http://gifboom.com/x/8d3ee053

      Eliminar
  3. hoje(29/06/2013) por volta das 23h eu e mais 5 familiares meus avista-mos para cima de mais 100 luzes, todas perto umas das outras com uma luminozidade fortissima.Passaram por cima do terraço do meu avô(rua dr joaquim pires de lima,ao lado de costa cabral)e aos poucos foram subindo ate que deixou de ser possivel velos.

    ResponderEliminar
  4. Também eu vi este mesmo fenómeno!

    Cheguei a casa por volta da 1h da manhã, estacionei o carro (perto do parque nascente / fábrica do cobre) e reparei no céu numa formação de luzes de 3 em 3 ou 4 em 4 na horizontal e umas 30 ou 40 linhas no total, como se fosse uma matriz de 3 por 30, todas com espaçamento igual entre elas e com as luzes brancas a piscarem em sintonia. Achei o fenómeno engraçado e pensei que fossem balões ou coisa do género mas deslocavam-se bastante rápido e numa sintonia perfeita e não pareciam ganhar nem perder altitude. olhei à volta a ver se via alguém para comentar o assunto mas não apareceu ninguém. Ao fim de alguns minutos passaram todas e perdi-as de vista perto do estádio do dragão (direcção para onde pareciam deslocar-se).
    Não conseguia ver absolutamente nada senão as luzes a piscarem.

    Engraçado no mínimo.

    Atentamente

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite
    Moro em Gondomar - Valbom. Estava no quintal e apercebi-me de umas luzes no céu por cima de mim que pareciam balões de São João, no entano achei estrahho a movimentação parecendo passáros a voar em formação mais ou menos em circulo. Passaram em direção ao mar havendo pelo menos uma luz que parecia que tinha ficado para trás que seguia a formação.As luzes ficaram cada vez mais distantes e mais altas desaparendo por completo no horizonte.
    Gostaria que alguém me explicasse o que vi

    ResponderEliminar
  6. Acabei de ver o mesmo fenómeno perto das 23:00, ainda dia 29 de Junho portanto, e também no Porto. Já enviei o meu relato por email para os dirigentes do site. Consegui ver mais algumas coisas, pormenores que creio serem importantes e interessantes, que penso que todos deviam conhecer. Espero que sejam publicados aqui.

    Lemuel Silva

    ResponderEliminar
  7. Ontem na zona de Lavra-Matosinhos, por volta das 22.30/11:00 tambem me apercebi de algo fora do normal no céu. Esse fenómeno começou por se um compacto conjunto de luzes (bastante brilhantes)que de repente se começou a alongar, formando uma grande fila, tomando a direcção Norte/Sul,minutos depois mudou de direcção e começou a dirigir-se para o mar acabando por desaparecer.

    ResponderEliminar
  8. Ontem por volta das 23h estava num prédio na rua Dr. Manuel Pereira da Silva (perto do cemitério de paranhos) e também vi várias luzes a deslocarem-se no céu. Pareciam movimentar-se de Oeste para Este e a ganhar altitude. Não consegui perceber o que era por serem várias luzes (umas 40?) a deslocarem-se juntas, como bandos de pássaros. Espero que consigam chegar a uma explicação para o fenómeno.

    ResponderEliminar
  9. Eu vi exactamente o mesmo fenómeno no Restelo em Lisboa por volta das 11 a noite. Estava com mais 6 pessoas que viram exactamente o mesmo. Estávamos a jantar no jardim e apagámos um foco para com mais escuridão poder ver mais em detalhe este estranho fenómeno. Vimos claramente vários pontos luminosos algo espaçados um dos outros, mudar de cor entre diferentes tons laranja, azul/verde (não consigo precisar mas oq ue chamou mais a atenção foi precisamente a mudança de cor e a ideia de movimento, pois foi o que se destacou das estrelas)e afastando-se paulatinamente até deixarem de se ver. Contei 18 mas podiam ser mais, mas era claramente uma formação. Houve um momento em que deixaram de se ver. O facto de termos relatos em Porto e Lisboa afasta a hipótese de serem objectos a baixa altitude. Desapareceram em direcção ao mar.

    ResponderEliminar
  10. Olá, bom dia. Presenciei o fenómeno esta noite pelas 1H40m (dia 30/06) na rua Honório de Lima, Porto. Pelo que percebo os relatos referem-se à noite anterior (dia 29/06). Espero que esta noite se repita para ver se consigo fotografar/filmar. Vou mandar memória descritiva do que vi.
    Nuno

    ResponderEliminar
  11. Estamos em Guimarães, na Pousada da Marinha, de frente para o montanha da Penha e avistamos este fenômeno muito nitidamente. Um grande conjunto de luzes, certamente mais de uma centena de pontos luminosos, em rápido deslocamento do leste para o Oeste, que durou cerca de 17 minutos. Foi algo muito impressionante e de fácil observação, porém não foi possível filmar o fotografar com os equipamentos digitais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!

      Uns amigos meus e eu presenciamos este fenómeno ontem à noite, dia 21/09, em Ronfe, Guimarães. Tal como tem sido descrito, era um conjunto de luzes que brilhava interminantemente e que depois se foi afastando e se dissolveu. Alguém sabe do que se trata?
      Cumprimentos,
      Ana

      Eliminar
  12. Estamos em Rio Tinto (Gondomar - Porto) e também visualizamos (3 pessoas) o mesmo fenómeno pelas 01:30h do dia 30.
    Podemos descrever como sendo um bando de pássaros a grande altitude, sendo que estes eram luminosos com uma luz intermitente assemelhado ás luzes dos aviões.
    Não nos foi possível registar o fenómeno em foto ou vídeo, no entanto, as luzes eram identicas à foto do link abaixo, contudo, não tão dispersas umas das outras, tendo inclusive se formado num circulo em movimento que fomos deixando de ver gradualmente.

    http://alojaimagens.com/images/0q2dbavrsyjm4t5nv8vj.jpg

    ResponderEliminar
  13. Eu e a minha namorada também vimos.
    Zona do Freixo.
    Para além dos pontos brancos cintilantes também avistamos dois pontos luminosos isolados a uma altitude aparentemente muito superior a deslocarem-se em direção ao mar.
    estamos a falar de altitudes aparentemente muito maiores do que atingidas por aviões comerciais.
    A formação de centenas de pontos cintilantes também se deslocavam em direção ao mar.
    tenho uma varanda sobre o rio e observei o fenômeno em condições excelentes.
    Uma vez que sou completamente cético em relação a estas coisas, ainda me encontro de boca aberta.
    AA

    ResponderEliminar
  14. Aposto numa explicação. No mês passado fui a um a casamento de uma familiar e no final, antes do fogo preso, entregaram aos convidados balões com hélio e um led intermitente no seu interior. A largada dos mesmos e seriam mais de 100 foi ao mesmo tempo provocando um cenário em tudo idêntico ao descrito. Portanto: balões com leds! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Victor Reis a sua explicação faz todo o sentido se um led tivesse potência para ser visto a 25km de altura. é a essa altura que o balão de hélio estabiliza. um led a 1km de distância já não se consegue aperceber da sua emissão de luz.

      Eliminar
    2. Mas eu não sei se as pessoas viram as tais luzes a 25 km de altura. Poderá ter sido como eu que nessa noite vi os balões até desaparecem no horizonte (não deverão então ter atingido 25km de altura). Sei que foi o que pensei na altura, que as pessoas nas freguesias... concelhos circundantes iriam ver algo estranho no céu. Mas pronto, foi só uma hipótese que continuo a achar válida, haverão mais certamente.

      Eliminar
    3. e eu tambem não a descarto por completo. não vá ter existido um casamento ali ao lado noutra quinta qualquer...

      Eliminar
    4. e os balões iriam manter-se todos juntos durante assim tanto tempo ?

      Eliminar
  15. Boas a todos, não consegui presenciar esses objectos, mas fiquem atentos porque existes outros objectos que continuam em voo estacionário, seguramente esta noite ainda haverá novas observações, por isso fiquem atentos. Apenas consegui observar 11 e gravar 6 esta noite.

    Fiquem atentos!

    Um abraço

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  16. Se pudesse entregar à equipa as gravações seria óptimo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Anónimo

      Seria excelente se podesse colocar no youtube, seguramente que não conseguirá enviar por e-mail.

      Eliminar
  17. Ontem dia 29/06
    eu também vi!
    eu estava em Merceana-Alenquer. num casamento de amigos, depois do fogo preso dentro da quinta. eram entre 22:45/23:15 quando o acontecimento se deu. os olhares ficaram presos ao céu com aquilo. eram umas dezenas (talvez 30/40)e deslocavam-se a velocidade uniforme, com a formação como se fosse um bando de pássaros mas organizada em termos de distância entre eles.
    foi possível observar pois estava o céu limpo e a ocasião levou muita gente a olhar para o céu e a comentar disparates(aviões,cometas,asteróides,estrelas cadentes...)

    Sr. Victor Reis a sua explicação faz todo o sentido se um led tivesse potência para ser visto a 25km de altura. é a essa altura que o balão de hélio estabiliza. um led a 1km de distância já não se consegue aperceber da sua emissão de luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. Denunes
      Pode-me dizer em que sentido foi a deslocação?

      Eliminar
    2. mais ou menos
      sul-oeste
      mais sul que oeste.

      Eliminar
  18. Entre as 22h30 e as 23h, também me apercebi de umas luzes estranhas conforme relatado. No entanto, encontrava-me de férias em Melides, em pleno alentejo. Se conseguirem fazer upload dos videos para o youtube seria porreiro. Cumps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Bom dia Sr. Jesus Correia
      Pode-me dizer em que sentido foi a deslocação?

      Eliminar
  19. Podem dizer a que altitude aproximadamente observaram esses objectos?

    ResponderEliminar
  20. Pelo que me apercebi estas misteriosas luzes foram observadas por todo o país!
    Alguém conseguiu alguma imagem?

    ResponderEliminar
  21. Eu observei isto perto do Estádio do Drgaão pareciam as luzes de um aviao, eram 5 luzes vermelhas a andar devagar, pensei que fosse um aviao mas apercebi-me que estava relativamente baixo para ser um avião, nunca tinha visto algo do genero... :O

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente: Para mim não era um bando de pássaros ou outra coisa qualquer, mas sim algo de diferente e novo que a Humanidade ainda terá de dar explicações. Estava aqui em minha casa num 8º andar em Rio Tinto e até apagamos a luz para se ver melhor. Era-mos 9 pessoas. Ficamos todos parvos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. Luis Coutinho
      Pode-me dizer em que sentido foi a deslocação e em que zona observou?

      Eliminar
  23. Sugestão: Podem também usar a câmara em directo da I.S.S. (International Space Station) para de vez em quando ir vigiando alguma coisa, pois muitas vezes apanham-se fenómenos interessantes ao vivo:
    http://www.ustream.tv/channel/live-iss-stream

    (e uma vez que o fenómeno observado terá em principio sido a grande altitude, pode haver algumas probabilidades de visualizar alguma coisa logo se a ISS passasse perto..)

    Nota: Até há quem grave o streaming da camara duranre 24 horas, por exemplo. Posteriormente observa-se a ver se ficou registada alguma coisa

    ResponderEliminar
  24. Devo dizer que as luzes que referi acima pareciam voar a grande altitude, eram brancas, sem execepção, intermitentes a um ritmo constante mas não sincronizado, não consegui distinguir qualquer formação mas aglomerados e a rota pareceu-me ser sempre no sentido sudeste em direcção ao mar, noroeste... A altitude, impossível de calcular mas pela experiência igual ou superior a um avião comercial de longo curso a 12000-13000 metros.


    Filipe Sá

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, posso também afirmar que eu e a minha namorada e mais um casal amigo visualizamos estas formações no céu em Braga. Começou por parecerem aviões a passar, pois estes emitiam uma luz forte e piscavam, mas começaram a aparecer do nada e de um momento para o outro já tinha cerca de mais de 10 dessas luzes a piscarem todas muito perto umas das outras, logo deduzimos que era impossível serem aviões, depois começaram a afastar-se e desapareceram, e segundos depois vé-se uma formação enorme no céu de pontos a brilharem com a forma de semi-círculos a cruzarem-se, muito parecida com a forma do ADN, que inicialmente tinham mais brilho e passado cerca de 3 minutos foram começando a desaparecer. O mais incrível é que no final vimos um ponto a piscar e a cruzar o céu à velocidade de uma estrela cadente, e voltou a acontecer pelo menos mais 2 vezes. E não era estrelas cadentes não pois piscavam como no inicio aquilo que nós pensávamos ser aviões. Se já houver alguma noticia acerca disto no telejornal ou algum site que tente explicar agradecia que publicassem.

    ResponderEliminar
  26. Depois de ver a largada de balões led referida a propósito destes relatos de observações no dia 29 e 30 de junho na região do Porto ,quero aqui afirmar que encontro muitas semelhanças com o que vi em 3 de Junho e relatei e o que se vê no vídeo da largada de balões led.
    Fernando Sousa, Canidelo, Vila Nova de Gaia.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite eu sou de gaia e tambem vi o fenomeno á cerca de meia hora e fiquei espantado de como se moviam. Nunca tinha visto nada assim. Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. Paulo
      Pode-me dizer em que sentido foi a deslocação e a zona a onde observou?

      Eliminar
  28. Boa noite, moro em vila real e ontem dia 29 por volta das 22:57 vi uma luz aparentemente a grande altitude a deslocar_se de sul para norte parecia um satelite, o mais estranho foi as 23:03 vi uma luz mais intensa exatamente no mesmo percurso da anterior, mas no sentido norte_sul e as23:17 vi uma luz com o brilho e trajetoria da primeira. Alguem me sabe dizer se seriam satelites?

    ResponderEliminar
  29. Acabei de testemunhar em Santo Tirso com mais 5 pessoas o mesmo avistamento feito ontem por várias pessoas de pontos no céu a cintilar em formação durante 20 minutos a grande altitude visto com binóculos 16×50 e tenho a certeza que não eram aviões nem coisa que se parece, impressionante e inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A hora meia noite e um quarto.

      Eliminar
    2. Olá novamente
      Eu já escrevi aquilo que testemunhei e ao ver o video aqui colocado sobre a largada de balões de led, resolvi deixar novo comentário para informar que o que eu vi não tem nada a ver. Eram luzes, como se fossem estrelas cintilantes que se movimentavam numa harmonia observável, organizadas e numa trajetória definida (como referi, parecia um semicirculo). O movimento dessas luzes não era aleatório ou desorganizado... Não vi outras cores senão a branca e não havia ruído. Creio, portanto, que não havendo para já qualquer informação contrária, foi sem dúvida um "objeto voador não identificado". Anseio, por agora, volta novamente a assistir a tamanho espetáculo. Fátima Martins

      Eliminar
    3. isso aconteceu ontem outra vez..era para ai 1:30 e consegui ver em movimento entre Vila das Aves e Rebordões. pedroindioliveira@hotmail.com

      Eliminar
  30. Boa noite,

    Existe um video no youtube que mostra, mais ou menos, o que vi ontem. Não sei se a parte da lanterna é ou não o correto, mas as fotos da "formação" de luzes ilustram, sem dúvida, o que vi ontem.

    Aqui fica o link http://www.youtube.com/watch?v=cf60fdaXAJU

    ResponderEliminar
  31. Alguns dos observadores aqui presentes, podia identificar os suas observações com este video?
    http://www.youtube.com/watch?v=ShGl5rQK3ew

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, veja por favor entre o minuto 1:58 e 2:00 do vídeo. Foi assim algo muito parecido que eu vi, com a diferença de que haveria mais pontos luminosos e a movimentarm-se para o mar (Oeste). Esses pontos, eram ligeiramente mais pequenos dos que estão apresentados no vídeo, pois tinham aproximadamente o tamanho (observável) das estrelas. Espero ter ajudado. Fátima Martins

      Eliminar
    2. Boa noite D. Fátima
      Alguma das luzes era semelhante ás dos objectos gravados em Ferreira do Zêzere no dia 29?

      Eliminar
    3. Veja o 1:27 a 1:30 do dia 30 de Ferreira do Zêzere. O que vi é muito parecido, só que a fornação tinha inclinação para o lado direito. Ou seja as luzes estendiam-se para esse lado. Mas foi muito aproximado. Fátima Martins

      Eliminar
    4. De que video faz referência ( horas)?

      Eliminar
    5. É o último vídeo, das 00h36.

      Eliminar
    6. Obrigado D. Fátima, vou tomar nota

      Eliminar
  32. Após analise do NOTAM para o dia 29 de Junho, não há aviso de uma área temporariamente restrita, com exercícios militares nocturnos. A probabilidade de aeronaves militares em exercício, deixou de ser a principal hipótese destas observações.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A que ter em conta que este aviso de fogo de artificio engloba em grande parte as zonas das observações das testemunhas. Os eventos festivos ( leds ) uma hipótese que não se poderá deixar de lado.
      O que seria mesmo excelente, era poderem apresentar um video das observações feitas nesses dias ou até mesmo uma foto, o que ajudaria imenso a desvendar este mistério. Aeronaves, eventos festivos, ovnis ... temos mesmo que descobrir!

      +
      FIREWORKS WILL TAKE PLACE WITHIN RADIUS 1KM CENTERED AT 4109N00839W
      (FOZ DO RIO DOURO, PONTE DA ARRABIDA, CAIS LUGAN E CAIS DOS
      PESCADORES). ACTIVITY MUST BE PREVIOUSLY COORDINATED WITH PORTO TWR
      BY TELEPHONE: +351 229408021 OR +351 229411568.
      LOWER: SFC
      UPPER: 150M AMSL
      A1756/13
      FROM: 29 JUN 2013 09:00 TO: 30 JUN 2013 23:35
      SCHEDULE: 29 0900-0905 2300-2330 AND 30 1000-1005 1500-1505 1800-1805 2330-2335

      Eliminar
  33. Bom dia. Eu não estive presente, mas arriscava-me a dizer que seriam balões com leds... no entanto reparo que a questão do vento ainda não foi levantada...

    Se fossem baloões tinham de seguir na direção do vento, mais rápido ou consoante a velocidade do vento.

    Atenção que o vento no solo é diferente nas camadas superiores...

    O problema é que se não exisitam nuvens é díficil ver qual a direcção do vento nas camadas superiores.

    Talvez um ponto de partida para pesquisa sejam sites metereológicos para saber qual o vento sempre que existam fenómenos semlhantes...
    Inte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas David, sim também já pensei nisso, no dia 29 havia uma baixa pressão na região do Porto. O sentido do vento fez-se para oeste, voltando para a zona de Lisboa para a alta pressão e de novo em direcção ao Porto.
      Caso fossem balões Led, podia em grande parte explicar a mesma observação no Porto, Lisboa e Alentejo.

      Eliminar
    2. ... mas não explica a forte actividade, registada na região de Ferreira do Zêzere no dia 30

      Eliminar
    3. Se os "sintomas" forem os mesmos, então os balões LED, largados em um outro local podem explicar os fenómenos em ferreira do Zêzere

      Eliminar
    4. não aqui é diferente não são balões ;)

      Eliminar
    5. e á que ter em conta que a maioria das observações feitas pelas testemunhas foi observada a grande altitude. As Led não são observáveis a olho nu a altitudes superiores a 10 km nem mesmo a 1 km. A vista humana não consegue tal proeza.

      Eliminar
    6. ok. E como é que conseguem determinar a altitude se não conseguem determinar o tamanho real do objeto?

      Se eu estiver a ver um avião, mais ou menos eu consigo discernir a altitude a que está. Se eu estiver a ver um balão eu também consigo mais ou menos saber a sua altitude...

      a questão é quando não sabemos o que estamos a ver...

      De noite ao ver um avião, a não ser que ele esteja muito baixo, ou esteja a refletir algum luz (luar de lua cheia), eu não consigo disitnguir o tamanho real do avião, mas pelas 3 luzes, eu consigo calcular porque já o vi de dia, é facil associar e mais ou menos fácil calcular a altitude a que voa. se eu estiver a ver um balão, e souber que é relmente um balão, também sei mais ou menos a altitude a que voa. No entanto se eu estiver a ver uma "luz pulsante", mas não souber qual o objeto da qual esta faz parte eu não consigo determinar nem o tamanho do objeto, nem a altitude do mesmo.

      Concordo que não consigamos ver um balão LED a 10km, mas se virmos uma luz no céu e pensarmos que é um objeto voador agrande altitude porque o vejo muito pequeno, penso que seja errado porque julgo que será mais ou menos proporcional a diferença entre ver um balão com led a 100m e um avião a 10 km, o tamnho aparenta será o mesmo mas o real não é.... Os valores acredito que não sejam estes, mas é apenas para explicar o meu ponto de vista.


      Atenção que não estou a duvidar de nenhum dos testemunhos, mas como já disse aqui em mais participações, eu acredito, só que gosto de eliminar TODAS as hipóteses até chegar realmente à prova irrefutável.

      Eliminar
    7. David estes objectos "falo pelos meus" já são 97 vezes que observo de todas as maneiras e feitios estes objectos, tenho o equipamento necessário para observar, mesmo com telescópio ou binóculos, grande parte não é possível distinguir a estrutura. Com os aviões posso ver mesmo se quiser, de que cor são os pentelhos do nariz do piloto e com a experiência que tenho de voo, entre outros, consigo calcular aproximadamente a que distância que se encontram esses objectos, alguns pela sua estrutura, outros pela sua emissão de luz, etc. mesmo tendo equipamento para medição.
      Mas neste caso do relato desta mensagem, é necessário haver o máximo de informação para tentar chegar a uma conclusão sobre as observações feitas pelas testemunhas. Como já disse, existe várias maneiras de chegar a uma conclusão rápida sobre estas observações, mas existe muitos pontos que não são concordantes.

      Eliminar
  34. Os balões Led são apenas uma hipótese, caso fosse a baixa altitude, é por isso que seria de grande importância um video sobre o acontecimento.
    Aviões militares em formação, seria uma excelente hipótese, se não fosse o numero ou a formação em aglomerado.

    ResponderEliminar
  35. a hipoetese dos balões pode ser verificada tendo em conta a trajectória e a direcção do vento se for possível determinar...

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde
    No sábado, dia 29 Junho, pelas 23H30 + ou -, encontrava-me numa esplanada de um café na cidade de Albufeira/Algarve. A minha visão foi atraída por uma luz muito brilhante que pairava no espaço, o que me surpreendeu face a proximidade da coisa que brilhava. Pensei, não é avião porque os aviões têm várias luzes e não estacionam no espaço! Depois aquela coisa muito brilhante começou a mover-se em direcção a oeste tendo acelerado a sua deslocação subindo e desaparecendo no espaço sideral. Só vi um único ponto luminoso, ao contrário da maioria dos testemunhos aqui relatados que avistaram uma massa de pontos luminosos em movimento. Penso que há conexão entre o que avistei e os vários testemunhos de outros cidadãos. Este é o meu 2º testemunho de objecto voador não identificado, o 1º foi em 1988 também aqui em Albufeira, com características diferentes mas não menos extraordinário e na presença de mais 2 pessoas que estavam comigo nesse momento.

    ResponderEliminar
  37. Depois de alguns telefonemas, creio que é de se pôr a hipótese de o fenómeno ser um "enxame galático" ou "enxame globular" o que, caso se verifique, não deixa de ser extraordinário!!!

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde,

    Não é possível serem balões por uma razão muito simples. Quando largamos um balão, o que é que acontece? Um balão sobe em altitude. Não sobe em altitude verticalmente, direitinho, obviamente, mas o mais que pode acontecer é espalhar-se um bocadinho e continuar a sua subida em direção ao céu. Ora o que vi, como bem expliquei, era como um cardume de peixes, ou um bando de aves, como quiserem. Aquela massa estava a deslocar-se em linha reta, sempre à mesma altitude e o conteúdo, os pontos luminosos, não saíam de dentro da massa, se circulavam era lá dentro. Ora um balão ou um conjunto de balões não se comporta desta maneira.

    ResponderEliminar
  39. No meu relato referi ainda outra coisa estranha, que foi referida por mais uma pessoa. À volta da massa central, a carrada de metros de distância, movendo-se no mesmo sentido, existiam pontos isolados. Um à frente, outro a trás e penso que outros dois de cada um dos lados. Ora isto é muito estranho, quer dizer, então íamos ter um grupo de balões que não se conseguiam desagregar uns dos outros, e que permaneciam dentro da massa, e íamos ter outros 4 isolados, mais ou menos à mesma distancia para cada um dos lados? É muito estranho. Eu não quero ser sensacionalista, mas ali, naquilo que vi, existia inteligência, PLANEAMENTO, aquilo estava tudo em harmonia.

    ResponderEliminar
  40. A sério, pensem no que referi agora. Se pensarmos nas leis da física, é impossível terem sido balões leds luminosos. Não digo que a luz não seja idêntica, mas não eram balões desses. Mais, não me lembro dos pontos estarem a piscar como árvores de Natal. O que vi tinha luz própria, mas praticamente ou praticamente fixa. Como disse, foi como se o negrume do céu fosse o fundo do mar, e aquela massa fosse um cardume daqueles peixes que produzem luz própria, eles não andam para lá a piscar e estes pontos também não acho que piscassem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão no que diz em relação a eles subirem +/- direitinhos, mas nesse caso estamos a falar de balões apenas com hélio. se colocarmos um gás mais pesado misturado com hélio, o balão não vai subir tão depressa, logo fica sujeito a todas as outras forças laterais... penso que não me tenha enganado.

      Em relação ao dito cardume e aos pontos isolados, é sim possível isso acontecer, basta algumas pessoas terem largado os seus balões fora de tempo, antes ou depois do sinal para algo parecido acontecer. No entanto, o facto de os balões aparentarem escoltar o cardume principal, pode ter sido coincidência, no entanto reconheço que é muito dificil coincidências dessas ocorrerem e também duvido que quem quisese largar balões o quisesse fazer de modo a parecer uma formação militar... não sei...

      Em relação ao piscar dos LEDs, atenção que os LEDs podem ser programados para ir a piscar ou em emissão contínua, e algus peixes com bioluminescência também piscam, inclusivamente variando em alguns casos as tonalidades das luzes...

      Inte

      Em rela

      Eliminar
  41. Depois de alguns telefonemas, creio que é de se pôr a hipótese de o fenómeno ser um "enxame galático" ou "enxame globular" o que, caso se verifique, não deixa de ser extraordinário!!!

    ResponderEliminar
  42. Esta ideia foi apontada pelo Instituto de Astronomia de Lisboa, para onde telefonei esta manhã, depois de ontem, na zona de Cascais e acompanhada por um grupo de cerca de vinte pessoas, cerca das 21h00, ter visto no céu uma "nuvem" de centenas de pontos luminosos, a "piscar", deslocando-se com alguma rapidez e desaparecendo em cerca de vinte segundos.
    Gostaria de saber se alguém na zona centro, para além de nós, terá visto este fenómeno.

    ResponderEliminar
  43. Dia 29 estavamos em festa cerca de 70 pessoas em minha casa em Paranhos. Todos vimos o fenomeno. Em 1º lugar tipo uma nuvem de pontos brancas a piscar e a deslocar-se lentamente para sul. Incrivel. Não sei quanto tempo demorou mas ainda uns minutos. Depois passodo um tempo e numa imagem bem diferente e no sentido contrário aonde se deslocou a tal nuvem, surgiram no ceu luzes pequenas a brilharem (tipo a apagar e a acender, mas neste caso pareciam estrelas a piscar. Quanto a mim não foram led's. Na altura e quanto ao 1º fenomeno pensei que seriam um bando de aves a migrar. Quanto ao segundo fenomno não tenho ideia nehuma mas existiu.

    ResponderEliminar
  44. Será muita coincidência largarem balões leds no Porto, Lisboa e Alentejo!
    O Ufo Portugal recebeu um outro relato que contem vídeo.
    Observação realizada na noite 30 e que irá entrar online assim que nos seja possível.
    Aguardem.

    Perante esta questão pergunto?
    Onde estão os nossos jornalistas de Portugal perante uma situação destas?!!!!
    Curioso que alguns dos nossos jornalistas quando publicam algo é sempre vindo de uma matéria muito duvidosa ou mesmo com uma explicação plausível.
    Mas neste nestes casos são surdos e mudos.
    Assim vai o nosso jornalismo nacional.
    Parece darem importância ao que não importa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que estão ocorrentes da situação, mas preferem se manterem calados ou não publicar mensagens, porque vai de encontra às suas vontades de fazerem passar a falsa informação em relação aos objectos não identificados ou extra-terrestres, que sobrevoam o território nacional frequentemente.

      Eliminar
    2. Exactamente, é isso mesmo! A tentativa de acobertamento não atinge só os meios ditos de "informação" e muitos governos, atinge mesmo alguns grupos que se dizem de Ovnilogia. Se tudo ficar na mesma, e se diante do Sol se colocar uma peneira, todos ficam mais em paz (na sua paz podre) e dormem mais tranquilos. Ou seja, há os que dormem e os que zelam pelo sono deste planeta!

      Eliminar
  45. Olá:

    Venho dar o meu testemunho.No dia 28 de Junho estava na varanda, pelas 23h30m(mais ou menos) e vi muito perto de mim um objeto laranja fogo.Parecia dois pratos colados e era todo laranja.Apareceu vindo de nordeste e prosseguiu no sentido oeste.Pensei que ia bater no prédio ao lado do meu, mas subiu e seguiu a grande velocidade.Corri para a varanda da casa de banho e tive acesso ao objeto. Ainda o vi, da mesma cor, mais pequeno.Parou uns segundos e lançou-se a toda a velocidade em direção ao Caramulo.Nem com os binóculos consegui apanhá-lo. Os binóculos não os tinha quando ele apareceu de frente.Mesmo se tivesse não tinha tempo de o ver com eles, tal foi a rapidez.A rua estava deserta e um silencio profundo.

    Abraço

    Viseu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que consegui captar o objecto que observou, esta noite, poderá encontrar o video no chat do blog, enquanto vai ser editada a mensagem

      Eliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  47. Pode ser algo parecido com este video?
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hT23g32z9UM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nós (eu e os que estavam comigo) vimos não foi nada disto! Foram centenas de pontos luminosos, uma luz mais branca do que amarelada, a piscar e "em bando".

      Eliminar
    2. pode-me dizer qual era o sentido da deslocação em Cascais?

      Eliminar
    3. Olá:

      Não sei se se está referir ao avistamento em Viseu.Se sim, nada parecido.Nada mesmo.

      Obrigada

      Viseu

      Eliminar
    4. Boa noite "anonimo"

      A observação feita por si em Viseu não corresponde ás observações feitas nas zonas do Porto/Lisboa/Alentejo
      Pode enviar o relato da sua observação para ufo_portugal@sapo.pt, a onde se poderá dar seguimento.

      Eliminar
  48. Também vi esta formação de pontos luminosos em santo Tirso, na noite de 29 de Junho,e surgiram algumas hipóteses parvas: Uma praga de pirilampos, um bando de pombos-correio com luzes pisca-pisca, ou uma excursão de extra-terrestres que tinham vindo ver o fogo-de-artifício que foi lançado em vários pontos das redondezas. Depois de ouvir a explicação dos balões com LED, fiquei aliviada, achei aquilo que se vê na filmagem muito semelhante ao que observei, e estou menos arrepiada do que antes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      A hipótese de lâmpadas Led, balões de São João ou até mesmo aviões militares são plausíveis, mas ainda existem muitos factores que não estão em concordância com a maioria das observações para que se possa afirmar que seja tal coisa. O percurso efectuado por estes objectos é superior a 50km apenas na região norte. Não podemos descartar qualquer hipótese.

      Eliminar
    2. não me referindo a " Uma praga de pirilampos, um bando de pombos-correio com luzes pisca-pisca, "

      Eliminar
    3. eu descarto por total a hipotese de ser voo nocturno militar, pois estive 6anos na força aerea a abastece-los.
      tenho plena noção do que vi e voo nocturno pelo menos nosso(pt) não era.
      ainda não vi um video que tivesse semelhanças as luzes que foram avistadas.
      os balões são talvez até agora a melhor explicação alem dos anunnakis, mas deixa-me hesitante por causa da potência dos led e a altura a que o balão de hélio estaciona em altura. 25km...
      o que vi tinha a intensidade aproximada as estrelas da ursa maior.

      Eliminar
  49. Eu sou de Santo Tirso e vi no domingo à noite a mesma formação com binóculos e garanto que balões de led não eram, para além do mais falámos em dois dias seguidos a mesma situação no céu e no domingo seriam uma média de 500 pontos no céu, se acha que não existe vida extraterrestres e alienígena, então pode continuar arrepiada mas também não quer dizer que vida fora da Terra seja sinónimo de mal porque o bem existe em qualquer ponto do universo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr. André

      Aqui está um dos factores mais importantes, que muitas pessoas põem de lado como hipótese provável.

      Eliminar
  50. Bom dia Sr . Carlos Lopes, certamente o problema da sociedade nunca será o corpo como veículo e limitação propositada dos seus sentidos, mas sim de consciência, felizmente ela expande se :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acredito nas observações feitas pelas testemunhas, assim como na sua, porque já fiz o erro de ser bastante céptico durante bastantes anos, até recentemente. O que falta a grande maioria das pessoas é terem provas por elas próprias, mas também não se esforçam a tentar conhecer a verdade, porque as ideias feitas já estão enraizadas á bastante tempo.
      Todos nós somos Tomés, até a verdade aparecer á nossa frente.

      Eliminar
  51. Concordo consigo Sr. Carlos, estamos num ponto da evolução do ser e certamente é para todos. Um bem haja e certamente continuarei atento a este blog agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  52. Ninguém tem meios para organizar os dados tentar contactar o aeroporto e o instituto portugueses meteorologia e tentar saber se na hora e data em que ocorreram a maioria dos eventosos objectos foram identificados e se não qual a direcção do vento!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sim, isso já foi feito. Em termos de comunicação do aeroporto, há um aviso de eventos festivos e não houve qualquer anomalia nas transmissões entre pilotos e torre. O sentido do vento nesses dias era de Este para Oeste na região do Porto e Oeste para Este na zona de Lisboa, derivado a uma baixa pressão na zona Centro.

      Eliminar
    3. Contactei o Instituto de Meteorologia, o Instituto de Astronomia de Lisboa, a ANA e um departamento mais específico ainda ligado ao tráfego aéreo, e todos me disseram desconhecer o que se passou e vi no dia 30 de Junho em Cascais...
      Carlos Lopes, quanto à direção para a qual se dirigiam os pontos luminosos, não sei a que corresponde ao certo, mas pensando no que conheço da zona, talvez na direcção da costa/ do mar.

      Eliminar
  53. Então está confirmado que não houve trafego aéreo fora do normal na região do Porto a essa hora? Nesse caso fica excluída a hipótese de serem aviiões militares não é verdade?

    ResponderEliminar
  54. Então o aeroporto não pode confirmar se houve ou não registos no radar de trafego aéreo fora do normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso apenas a Força Aérea pode informar se houve algo nos radares de anormal.

      Eliminar
    2. Os controladores aéreos do Aeroporto do Porto não podem?

      Eliminar
    3. Não apenas o INAC Instituto Nacional de Aviação Civil.... só talvez os conhecendo pessoalmente :)

      Eliminar
    4. Eu liguei para o INAC, expliquei o que tínhamos visto na festa em Cascais, na noite de 30, e falei com um senhor que me disse que não havia registo de qualquer situação anómala.

      Eliminar
  55. Olá a todos.

    Eu, a minha familia e todas as pessoas que estavam à minha volta (Agudela-Lavra-Matosinhos) viram o "fenómeno". Porém há uma diferença em relação à maioria dos relatos (alguns referem o mesmo que eu vi): não vi movimento nas luzes e muito menos a piscar. Seriam uns 80/100 pontos brancos que se estendiam paralelamente à costa e que gradualmente começaram a perder a luz ao fim de algum tempo, como se tivessem um reóstato ou estivessem a subir até perder de vista.

    Repito que não vi qualquer movimento nas luzes e ainda as observei por uns bons 20 minutos, em condições de pouca luz ambiente (esplanada na praia), até desaparecerem, o que demorou cerca de 5 minutos.

    O que também vi foi um movimento algo anormal de luzes que normalmente atribuimos a satélites a passar (luz fixa com movimento unidirecional e velocidade constante). Digo anormal porque em cerca de 5 minutos vi uns 5 ou 6, de diferentes intensidades e em direcções várias, alguns visiveis apenas por alguns segundos.

    Seriam umas 23:15 quando acabou o "espectáculo".

    Os balões de leds seriam uma boa hipótese de explicação, mas não justifica a constante equidistância das luzes e muito menos como iriam "apagar" gradualmente e todos exactamente ao mesmo tempo.

    A "mancha" estendia-se de norte para sul numa região em que cruzava a "panela" da Ursa Maior.

    Abraços

    ResponderEliminar
  56. Impressionante. Pena que tenha sido em noite festiva de balões sanjoaninos, o que logo gera confusão e controvérsia... Por favor, deixem de se querer agarrar a balões, leds e pirilampos... Nada nos depoimentos, de norte a sul do país, parece compatível com isso. É certo que nessas noites anda muita gente na rua a olhar para os céus por causa dos balões, e talvez por isso mesmo ocorram "outras" observações que em outros dias passam despercebidas. Li a maioria dos depoimentos no blogue da Ufo Portugal, muitos deles preciosos pelo rigor e minúcia da descrição. Muito significativo aliás que muitos deles venham de pessoas visivelmente cultas e bem informadas, mesmo que alheias ao fenómeno OVNI. Significativo também que tenha havido relatos similares desde Albufeira até Guimarães, e sempre referindo a mesma direcção. Quanto a mim, e apenas pelo que li (pois não vi), logo pensei naquilo que na América do Sul foi baptizado como "FLOTILLA": uma frota de OVNIS (naves? sondas? luzes, sim, seguramente) voando todas em formação com uma precisão inconfundível. Na Europa também há descrições semelhantes e cada vez mais frequentes. Quanto a mim, ouso pensar que se trate de um avistamento desse tipo. E (por algo que não posso revelar aqui) particularmente significativo também que tenha ocorrido agora nos céus de Portugal e em tão grande número.

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  58. Uma pista para a análise dos preciosos depoimentos aqui deixados, de norte a sul do país: verificar e comparar globalmente a hora a que os avistamentos foram feitos. Se formos pela hipótese de uma "flotilla de UFOS" é bem compreensível que essa formação conjunta de luzes possa não ter tido a mesma configuração ou movimentação consoante a hora a que foi feita a observação... Deixo apenas esta dica, pois admito que esta seja uma hipótese a explorar.

    ResponderEliminar
  59. Muito bem escrito/ dito Sr. Pedro Barbosa identifico me na sua opinião e descrição. Ao que tenho em conta por vezes algumas ou até talvez todas estas manifestações antecedem outros acontecimentos mais terrenos alguns de ordem geológica, estaremos a ser avisados!?

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde a Todos e Todas

    Por minha parte, tenho as minhas conclusões sobre estas observações, mas não me afectando de maneira alguma nesta investigação.
    Existe muita zona sombria para que se possa afirmar que se trata globalmente de um lançamento de balões Led ou de balões de São João ou até mesmo um improvável exercício militar aéreo desconhecido dos pilotos civis.
    Perante o relato de mais de 100 testemunhas, esse tipo de evento, não se enquadra nas observações relatadas, sendo eu testemunha de outros objectos observados noutras localidades no mesmo dia, em que certos dos objectos que observei, são idênticos aos que foram observados no Porto.
    Não tenho nada a perder ou a ganhar, em dizendo e trazendo a publico as observações que faço, apenas desejava que as pessoas que não acreditam neste tipo de evento excepcional, que buscassem a verdade por elas próprias, levantassem mais a cabeça em direcção ao céu e observassem por algum tempo, porque por vezes é necessário eventos destes para se questionarem realmente se não estão a passar ao lado de algo, que muitas das vezes é único numa vida.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos, já agora, partilhe connosco quais foram as suas conclusões. Pois efetivamente, tal como referido pelo Pedro Barbosa, eu "não entendo nada de OVNIS", apenas relatei aquilo que vi e gostaria de obter uma resposta plausível para o fenómeno observado. Que lhe parece? Fátima Martins

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  61. Boa noite D. Fátima

    A minha conclusão é simplesmente que estamos perante algo que vai para além de tudo o que conhecemos. Não diria que seria ovnis, porque estaria mesmo na hipótese que fosse algo terrestre, o que tudo aponta para que não seja na grande maioria.

    Mas antes demais, quero que fique claro, que não acredito, em tudo o que não seja identificado, seja de origem extraterrestre; porque existe muita coisa que não é conhecida publicamente a voar no espaço de origem terrestre.

    Não podemos nos basear em todos os conhecimentos que temos para tirar uma conclusão pensando da maneira que temos. Porquê que haveríamos de pensar que obrigatoriamente seria impossível a outros seres de nos virem "observar" ou até mesmo ter em mente, que seriam obrigados a entrar em contacto connosco?
    Pessoalmente, acredito que estas observações que foram feitas no Porto/Lisboa/Alentejo, sejam OVET ( objectos voadores extra-terrestres ) mesmo "não tendo provas físicas" para o afirmar, por várias razões:

    O nº de objectos em simultâneo a elevada altitude e a grande velocidade
    O nº de observações relatadas
    O nº de zonas diferentes em território nacional
    O nº de objectos anormalmente elevado filmados a grande altitude
    O nº de objectos estacionários a grande altitude que emitiam flashs , até mesmo aos satélites que os cruzavam

    Os factores conhecidos:
    Fogo de artificio no Porto, com um aviso á aviação civil NOTAM
    Lançamento de balões Led
    Lançamento de balões de São João
    Uma Alta pressão no extremo Norte de Portugal e Espanha e uma baixa na zona Centro de Portugal, fazendo uma circulação do vento de Este para Oeste no Porto e de Oeste descendo para Sul até á zona de Sintra e para Este em Lisboa seguindo pela zona de Castelo Branco/Braga em direcção ao Porto.

    Sim.... de facto tudo isto aponta para que tenha sido balões Led ou de São João que fizeram cerca de 1000 km em 24 horas seguindo o sentido do vento? Não creio

    Balões Led vistos a grande altitude? Não. Penso que todos os observadores segundo os relatos, conseguiram determinar aproximadamente a altitude e não era inferior a algumas centenas de metros

    Balões de São João... teriam-se consumido após alguns Km

    Aeronaves Militares, teria havido uma aviso temporário da parte do INAC, no NOTAM, como foi o caso do fogo de artificio para o dia 29 e 30 na zona do Porto e sobretudo, a ultima vez que o mundo presenciou tantas aeronaves juntas, foi em 6 de Junho de 1944, no desembarque da Normandie, para dar inicio ao fim da 2ª guerra mundial.

    Nada disto é plausível perante as vossas observações.
    O que é pena com tudo isto, é não haver uma verdadeira mudança na informação por parte dos meios comunicação sociais, porque estas observações do dia 29 e 30, não são invulgares, apenas foi, derivado à quantidade de objectos.
    A investigação ainda não está terminada, ainda falta alguns pormenores para certificar ainda mais, que não se trata de eventos festivos ou militares.

    * peço desculpa pelo erro ao indicar a posição do vento no mapa , vai ser corrigido, é o que faz a falta de dormir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por ter expressado a sua opinião. Não entendo muito destas coisas, mas o que é certo é que "senti" que fosse algo fora do "normal" sim. É pena que a comunicação social não faça disso notícia de informação. O que dá são apenas os sensacionalismos. Enfim!
      Obrigada. Fátima Martins

      Eliminar
    2. Tocou num ponto muito importante. O sensacionalismo! para muitas pessoas e até mesmo para certos ufologistas, estas "luzes" não têm importância, porque simplesmente não passam de meros pontos de luz a piscar, perante os testemunhos ou videos, tentando desacreditar, porque não é sensacional e mesmo que fosse haveria sempre desculpas para dizerem o contrário, como este caso.
      Não tem que agradecer, a UFO Portugal é que lhe agradece pelo seus preciosos testemunhos.

      Carlos Lopes

      Eliminar
  62. Bom dia sr Carlos Lopes neste vídeo e em mais um que se encontra em vídeos relacionados está muito mesmo próximo do que foi testemunhadohttps://www.youtube.com/watch?v=t2bkeq8Le54&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar
  63. Exactamente, era isso que eu sugeria acima como hipótese a ser explorada: uma "FLOTILLA DE UFOS", fenómeno cada vez mais frequente:
    https://www.youtube.com/watch?v=t2bkeq8Le54&feature=youtube_gdata_player
    Ridículo perder-se tanto tempo com balões, leds e pirilampos. Isso seria mais securizante, sem dúvida, pois o ser humano sempre teme o desconhecido. Mas porque se há-de querer sempre negar o óbvio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o mundo autista em que vivemos, infelizmente. Fátima Martins

      Eliminar
  64. Em relação aos videos acima publicados realço a grande diferença na altitude, velocidade, e a intermitencia das luzes...

    ResponderEliminar
  65. Numa pesquisa que fiz encontrei uma cadência semelhante à que vi. Embora o vídeo em causa seja, segundo ouvi dizer, considerado "fake" e não se consiga perceber a altitude a que se encontram, as luzes que se observam no céu a piscar a seguir ao evento da esfera sobre a abóboda têm uma cadência semelhante e o espaço que algumas parecem percorrer e os intervalos da cadência parecem coincidir. Serve para se perceber o ritmo da cadência da intermitencia. https://www.youtube.com/watch?v=xTQVtyh4XkI
    Filipe Sá

    ResponderEliminar
  66. Estes objectos foi apenas o começo de grandes observações que acabaram de surgir

    ResponderEliminar
  67. A partir dos 7min e 23seg, parece-se um bocado com o que vimos, embora tivéssemos avistado muito mais "pontinhos" luminosos e todos "piscassem" - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=J2hcBl-RRNk#at=455

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ás outras mensagens... é tempo perdido, já passei por isso, nenhuma informação é divulgada, mesmo sabendo a 200%, que eles também presenciaram.

      Eliminar
    2. Bom dia!
      De facto, estranhei que, à exceção do Instituto de Astronomia de Lisboa, todos os sítios para onde liguei estavam muito pouco interessados no que eu estava a dizer...Eu expliquei que ninguém tinha bebido, que fomos cerca de 20 a ver as luzes, o aspeto e a duração da coisa, mas ninguém parecia muito interessado em perceber melhor a coisa...Talvez tenham de lidar com muitos "malucos" e tivessem achado que eu era mais um deles...

      Eliminar
    3. É isso que querem que as pessoas pensem ou que é uma ilusão colectiva, fazendo tudo para que as pessoas se desinteressem naquilo que viram.

      Mas também existe muitos relatos fantasistas e são esses que levam as pessoas a não acreditar.

      Eliminar
  68. Algumas coisas fazem-me ainda muita confusão. Se, efetivamente, se tratam de OVNIS ou de OVETs, porque razão andariam eles por ai e ainda não estabeleceram qualquer tipo de contacto?? Ou será que, na realidade, haverá uma outra explicação que não esta? Será que alguém tem dados suficientes para me responder? Obrigada. Fátima Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde D. Fátima

      O objecto do dia 03, pode ser uma explicação aos objectos observados no dia 29 e 30, tinha capacidade suficiente para os transportar. Não lhe sei dizer, o que procuram na realidade, só podemos supor, ....não queiram interferir no nosso desenvolvimento e apenas que se queiram assegurar que não somos uma ameaça para eles num futuro próximo. São apenas meras suposições, penso que ninguém está na capacidade de responder a esta questão com provas.

      Eliminar
    2. Estabeleceram contacto, sim... Até com governos. Em vão. Há imensos contactados, simplesmente não querem falar para que não sejam considerados loucos, ou são desmentidos e silenciados pelos media e poderes estabelecidos. O material é imensoooooooo! Depois deste avistamento estou certo de que se sentirá motivada e desperta para obter a informação. Muita gente ainda não toma a sério este assunto simplesmente porque está desinformada. Mas após um avistamento, um contacto ou uma abdução, não é possível continuar alheado. Sugiro, se me permite, este contacto: http://ctec.ufp.pt/projectos/projectoabdupor.htm

      Eliminar
    3. Obrigada caro Pedro Barbosa. Vou ver o link que deixou. Estive novamente a reler os vários depoimentos e comentários deixados e na verdade, um dado interessante que não deixa de ser curioso: independentemente dos dias das observações, estas ocorrem entre as 22 e as 2 da manhã. Porque será?? Interessante! Fátima Martins

      Eliminar
    4. Desconhecia completamente o núcleo de investigação (CTEC), onde efetiamente se encontram muitas pessoas que conheço da minha área de formação (psicologia). Obrigada Pedro Barbosa. Fátima Martins

      Eliminar
  69. E nós a pensar que era da nossa moca, afinal foi uma moca colectiva em escala urbana... exactamente um ano depois disto: https://www.youtube.com/watch?v=9XLi1rRhsRc

    Coincidência? não me parece. Aqui há gato.

    ResponderEliminar
  70. Acabei de ver um fenômeno exactamente igual ao descrito, curiosamente na região do Porto novamente...

    ResponderEliminar
  71. Boa noite,
    Hoje dia 07/07/2013 em Gondomar foi avistado por uma dezena de pessoas o mesmo fenómeno relatado anteriormente à cerca de meia hora atrás, parece um bando de pássaros migratórios extremamente organizados com luz cintilante de nascente para poente... e esqueçam os balões com leds e os balões de s. João .... realmente não me parece.... já vi este fenómeno anteriormente, não sei precisar quando mas talvez o verão passado e estas tais luzes organizam-se enquanto voam....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou no Porto e vi exactamente isso hoje por volta da meia noite...

      Eliminar
    2. Boa tarde
      Uma nova mensagem foi criada para as observações do dia 07

      Eliminar
  72. Estou na Alvares Cabral e acabei de ver muitas luzinhas voando no ceu por volta da meia noite de hoje (06 para 07 de julho). Sou brasileira estou ca no Porto a estudar. Sempre observo as estrelas do ceu mas nunca havia presenciado algo parecido antes. Alguem pode dar uma explicacao do que possa ser? Norma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há explicações sugeridas acima...

      Eliminar
    2. poderá encontra o seguimento das observações recentes aqui : http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/07/o-regresso-das-luzes-anomalas-dia-6-de.html

      Eliminar
  73. boa noite moro em Gondomar numa zona alta próximo da IC29, estava na sala a ver televisão quando por volta das 00h30m minha filha que estava numa festa na minha vizinha em frente me ligou para eu ir ao pátio que as luzes que presenciamos na madrugda do dia 30/06 estavam novamente no céu. Desta vez corri para o sotão abri a janela e lá estavam novamente o aglomerado de luzes a piscarem e a dirigirem~se para o mar mas desta vez estavam mais altas que as do dia 30, uma delas afastou-se em direção ao norte e outra desceu em alta velocidade parecendo que tinha caído no solo não tendo a certeza porque tinha arvores em frente a minha casa que não me deixarem ver. Ainda não consigo perceber o que são e porque é que ainda não surgiu ninguém a nivel oficial a explicar, tal como eu, os meus vizinhos também viram e de certeza muito mais pessoas, que com o tempo que está se encontravam no exterior de suas casas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde Sra. Beatriz
      Permita-me que publique a sua 2º observação na nova mensagem do dia 06?

      Eliminar
  74. Bom dia a Todos e Todas

    Esta noite esteve bastante movimentada, houve várias séries de flashs observados aqui,um pouco por todo o país, apenas filmei um ás 00h19 dirigindo-se Oeste para Norte a grande altitude.
    Como já referenciei, e que outras testemunhas referenciaram no Chat do blog, existe um aparelho de origem extraterrestre de grande porte, que se encontra neste momento numa região algures, perto da costa portuguesa e que sobrevoou o território nacional no passado dia 3 de julho.. Algo se está a passar e não há comunicação por parte dos meios de comunicação social.

    ResponderEliminar
  75. Vou colocar uma nova mensagem sobre estas observações, que decorram no dia 29/30/03/06, novos relatos estão a chegar, com testemunhos de novas observações no dia 06 de Junho.

    ResponderEliminar
  76. poderão visualizar e comentar aqui: http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/07/o-regresso-das-luzes-anomalas-dia-6-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamo-me Carlos Manuel' e na noite de ontem, 13 de julho, pelas 22:15, no ceu de Vila Nova de Gaia, observei com a minha mulher e a minha filha mais nova, um aglomerado de luzes, umas vermelhas e outras brancas, durante cerca de 5 minutos que piscavam. Eram muitas, talvez mais de 100, e deslocacam-se de nascente para poente, em direcao a Espinho. Havia mais umas luzes brancas que acompanhavam o conjunto a alguma distancia. Estamos muito curiosos para descobrir de que se tratava. Tenho a certeza que nao eram satelite nem avioes.

      Eliminar
    2. Andeia a vasculhar a informação disponível, e chego à conclusão que se trata apenas de luzes LED lançadas com balões, em festas particulares.
      Ainda não foi desta que vi os ETs. Cps.

      Eliminar
  77. A única prova que temos é que cada vez mais pessoas vêm o fenómeno. E a hipótese de ter-mos uma base em Portugal é cada vez maior.

    ResponderEliminar
  78. Gente na madrugada de hoje, dia 14 de julho no Rio de Janeiro, vi varios pontos de luzes piscando, como se fosse estrelas que piscam e ao mesmo tempo se moviam.

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde

    O video do aglomerado de "luzes" foi colocado aqui: http://ufoportugal.blogspot.pt/2013/07/o-regresso-das-luzes-anomalas-dia-6-de.html

    ResponderEliminar
  80. Hoje, dia 21 de julho de 2013, em Rio Tinto, Gondomar, Porto, perto do MacDonalds, avistamos eu e três amigos meus umas luzes que piscavam sucessivamente numa trajetória de norte para sul, em quantidades que ascendem as centenas. Dirigiam-se primeiramente em bando, dispersas pelo céu e em seguida formaram uma reta que foi sucessivamente desvanecendo. Curiosamente já não foi a primeira vez que as vimos, pelo que aquando da companhia da minha namorada as avistamos há coisa de 1 mês ou 2 no máximo, mas em pesquisa na internet não encontramos nada relevante, no entanto tivemos confirmação de pessoas que viram pelas redes sociais.

    ResponderEliminar
  81. Boa noite, hoje palas 23h em santo tirso vimos o mesmo , muitas luzes a piscar e a andar em bando.... gostravamos muito de saber do que se tratava, e mais pessoas viram, estava tudo a parar os carros para olhar .

    ResponderEliminar
  82. Hoje no alto de Bicesse no estoril vi a mesma coisa...por voltas das 21h30 fui alertado pela minha filha mais nova que julgava serem estrelas cadentes... fiquei estupefacto com a observação....pareciam aves em formação... era o que mais faziam lembrar..Uma formação emasiado perfeita e ordenada para ser uma largada de balões. Vinham de Sintra e seguiram para a costa...ou seja de norte para sul sensivelmente...

    Filipe Teixeira
    Estoril

    ResponderEliminar
  83. Boa noite a todos. Observei o mesmo fenómeno no Norte (Entre-os-Rios) junatmente com um grupo de cerca de 20 pessoas. Todos ficámos bastante impressionados pois nunca tinhamos visto nada assim. A descrição é em tudo semelhante às demais aqui relatadas. Uma formação central de estrelas cintilantes, ligeiramnete mais intensas do que as próprias estrelas, com a sensação subjectiva que estavam mais perto em altitude. De factio também havia uma ou outra mais afastada. Eu próprio que sou muito céptico fiquei bastante impressionado e por isso fui à procura na net se alguém mais tinha visto. Os relatos são muito coincidentes e no inicio comecei a crer ser de facto um OVNI. Na verdade, depois de ver os videos da largada de balões de LED fico convencido que é disso mesmo que se trata. Não posso deixar de constatar que as datas coincidem quase sempre com fins de semana que é quando há festas de casamento ou aniversários. Os balões de LED estão na moda. De facto fazem um efeito visual na largada muito bonito e quando se afastam adoptam precisamente o comportamento das luzes que observámos. Uma vez que de noite perdemos a referência óptica de distância e a focagem dos nossos olhos acomoda-se so único ponto de referência que são as estrelas parece-me neste momento bastante evidente que seriam balões de LED juntado todos estes factos.

    ResponderEliminar
  84. Acrescento ainda que mais uma vez o nosso "avistamento" foi num fim de semana (3 para 4 de Agosto)

    ResponderEliminar
  85. hoje eu e a minha família assistimos por 2 vezes a este fenómeno.um deles há poucos minutos.

    ResponderEliminar
  86. a hora do blog não é a portuguesa, neste momento são aqui: 00:48
    quero com isto justificar que o que vimos foi agora de noite.

    ResponderEliminar
  87. porque tinha comentado como anónima sem querer, aqui vai de novo:
    "hoje eu e a minha família assistimos por 2 vezes a este fenómeno.um deles há poucos minutos."

    ResponderEliminar
  88. Aconteceu este Sábado para Domingo em Rio Tinto, gravei por alguns segundos

    ResponderEliminar
  89. Aconteceu connosco em Freamunde, distrito do Porto, o meu marido foi acordar-me às 00:38, do dia 16 de Agosto, para eu ver o que estava a acontecer. Quando chego cá fora e olho para o céu verifico uma série de luzes que piscavam e pareciam seguir em bando, nunca tinha visto nada semelhante, nem tão pouco lido nada sobre este assunto, quando fui pesquisar hoje de manha revi-me em muitos dos relatos. Inexplicável e curioso!

    ResponderEliminar
  90. Estou na Rua costa cabral com 3 amigos e a cerca de 10m acabamos de presenciar algo semelhante ao que é relatado por aqui. Imensos pontos luminosos, movimentaram-se de forma rápida em direcção ao mar. Estamos a pensar que pode ser uma chuva de estrelas mas normalmente estas deixam rastos, e esta formação porém desorganizada não deixaram qualquer rasto.

    ResponderEliminar
  91. Vi o mesmo esta noite em Pedrouços, Maia. Duvido que sejam balões de leds pois estas luzes pareciam estar numa formação ordenada e pairaram algum tempo no mesmo sitio. Vi também umas 2 ou 3 luzes que pareciam estar fora desta formação mas também estavam a pairar. Num instante as luzes começaram a afastar-se mantendo a formação e desapareceram.

    ResponderEliminar
  92. presenciei este fenómeno das luzes dia 16 de agosto de 2013,cerca das 23:00h em Rio Tinto

    ResponderEliminar
  93. Vi o mesmo fenómeno ontem por volta das 23:00 no Porto. Muitas luzes organizadas no céu que no inicio faziam uma especie de meia lua e depois meteram-se em linha reta e foram em direção ao rio. No inicio encontravam-se muito juntas, aparentemente,mas depois foram afastando-se e acabaram por desaparecer. Nao sei o que era aquilo mas gostava muito de saber, porque nunca tinha visto nada igual e foi realmente lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No passado dia 11 de Agosto cerca da 1:00, estava em casa de uns amigos em Vila Nova de Gaia. A casa do meu amigo fica no 10º andar e é o último apartamento daquela entrada do edifício. Estávamos no terraço a conversar, 5 adultos e duas crianças. De repente um dos meus amigos chamou a nossa atenção para "um fenómeno" de difícil descrição: O que avistamos estava muito alto e formava duas espécies de "bandos" que reflectiam uma luz brilhante ( era como se fossem entrelinhas aglomeradas e a deslocarem-se). Estes "bandos" deslocavam-se de Norte para Sul e assim se mantiveram cerca de 3 minutos. A determinada altura o primeiro "bando" parou e o segundo continuou a sua marcha até se aproximar do primeiro e quase se misturar com ele. Depois remaram em direcção a oeste e cerca de 5 minutos depois desapareceram do nosso alcance visual. Os dois "bandos" estavam cercados por pequenas e raras luzes. Ficamos perplexos, sem palavras, e não conseguimos fazer qualquer comentário sobretudo por causa das crianças que estavam assustadas com o que estávamos a ver. A verdade é que até nós adultos nos sentimos desconfortáveis com o cenário e aparato do fenómeno.

      Eliminar
  94. O mesmo verificou.se hoje às 22.15 por cima de sintra em direcção a lisboa

    ResponderEliminar
  95. Eu também vi! Na zona de Vila Nova de Gaia Às 23 horas de hoje! em direcção a Sul.

    ResponderEliminar
  96. O mesmo se passou por volta das 22.30 sabado 24 de agosto cerca de umas 100 luzes que piscavam e foram em direçao ao mar.

    ResponderEliminar
  97. Eu tambem vi no dia 24 de agosto cerca das mesma 100 luzes em Gâmbia ( estuario do rio sado " em Direcção a sudeste por volta das 23 horas juntamente com mais 4 amigos um fenómeno que ainda durou uns bons 5 minutos tentamos gravar mas nao aparece nada pois os telemoveis e câmaras disponíveis nao conseguiam captar :( .

    ResponderEliminar
  98. Acabamos de ver um fenómeno inexplicável, zona de Alenquer/Abrigada. Nuvem tipo cardume, com centenas de luzes a oscilarem. Vimos o fenómeno (arrepiados e fascinados) por cerca de 10 min. As nossas filhas tb viram se não ia achar que eu e o marido estávamos a delirar.... Já li relatos idênticos mas ainda não percebi o que seria.... Possivelmente nunca saberemos... Mais alguém???
    Hoje dia 31 de Agosto as 23:00 (sensivelmente)

    ResponderEliminar
  99. Acabei de ver agora as luzes 31 de agosto 23,55h,com esta vez já é a segunda vez que vejo este fenomeno desta vez as luzes iam mais altas em relação ao primeiro avistamento,um facto curioso é que ia uma luz á frente delas todas a piscar que parecia que as estava a guiar.

    ResponderEliminar
  100. Hoje cerca da 24 horas em Fonte Boa dos Nabos, freguesia da Ericeira, fui chamado por dois amigos para identificar um conjunto de luzes semelhante a um bando de aves, com algumas, mais afastadas ou atrasadas em relação às primeiras. Piscavam como aviões e não tanto com pirilampos, deslocando-se rapidamente. Quase que não ha vento nesta 1ª noite de Setembro.

    ResponderEliminar
  101. Eu vi hoje dia 1 de setembro 2013 eram 1h50 da manha a passar por Braga, como estavam num ponto alto, a luz a piscar, parece quando as asas da ave passam em frente a luz e de longe faz o efeito a piscar. o andamento que iam era igual ao de aves, iam num bando para a mesma direcção. fenómeno nunca antes visto. será que agora colocam luzes nas aves? :) . não faço ideia o que seja, mas pareciam aves, agora como eram não faço ideia. Estava escuro, eram só 'estrelinhas' a passar... Gracinda Palha

    ResponderEliminar
  102. Ola boa tarde, experimentem olhar para o ceu todos os sabados a noite, ou domingo de madrugada e verao concerteza novamente essas luzes. O mes passado fui a um casamento na zona do porto e no final da noite fizemos um ritual que começa a ser rotina em todos os casamentos. As quintas onde se realizam agora os casamentos para alem do fogo de artificio tem um novo habito, lançar baloes cheios de helio e com uma luz no interior, uma lampada forte que pisca constantemente, um balao que todos os convidados sao propostos de largar ao mesmo tempo, e assim eles partem, fazendo um espectaculo impressionante, estrelinhas que brilham e brilham no ceu durante muito tempo, sendo levadas ao sabor do vento. Ja tinha visto este efeito umas semanas antes, tambem na zona do porto e como muitas gente neste blog me perguntei o que seria, ate que neste sabado à noite tive a resposta Por isso olhem para o ceu numa noite de sabado, com o ceu bem estrelado, e principalmente numa noite de verao, de certeza que alquem estara a festejar o seu casamento e poderao assim ter a possibilidade de ver as famosas luzes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela explicação fiquei com o fenómeno explicado :)

      Eliminar
    2. No dia 8 de Setembro pelas 00:10 umas 30 pessoas assistiram a esse fenômeno à porta de um Bar nos Carvalhos (vila Nova de Gaia). Basicamente pareciam estrelas (umas 50) a moverem-se de um lado para o outro. Sobrevoaram a zona durante uns 5 minutos e depois foram todas embora no mesmo sentido (Sul/Sudeste)(não as vi chegar).Ouvi a explicação dos balões com luzes que pelos vistos estão na moda nos casamentos e parece-me bastante credível mas gostava que alguém me explica-se uma coisa.Porque é que os balões ficaram sobrevoar uma zona específica, uns em diferentes direções, outros cruzado-se entre si e como é que não houve um único que tivesse ficado isolado para trás ou seguisse uma direção diferente?Uma corrente poderia levar todos na mesma direção apesar do comportamento anterior?estes não piscavam nem faziam formações em linha ou qualquer outra forma geométrica.

      Ivo Gomes

      Eliminar
  103. Posso Confirmar que no dia 1 de Setembro pelas 22:30 em Gondomar observei tambem centenas de pontos luminosos no ar, piscando de forma intermitente "luz branca só" movimentando-se no ar de uma forma sicronizada de este para leste. FAzendo me lembrar como aqui já foi referido um bando de passaros,cardume de peixes ou um enxame. Certamente foi uma das coisasmais bonitas que vi até hoje em 26 anos, mas contudo é intrigante, pois não sei o que realmente se trata.Tentei pesquizar e encontrei algo , que realmente foi identico, só que eu o que eu avistei foi mais "MASSIVO" ~http://www.youtube.com/watch?v=OWDBeVoJVV0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia 06 de setembro por volta das 23:50 vi o mesmo fenómeno que o anterior comentário.
      A mesma descrição... impressionante e ao mesmo tempo um maravilhoso privilégio assistir a este fenómeno!
      Zona de Cascais

      Eliminar
  104. Acabei de presenciar o mesmo fenómeno. Centenas de luzes (100? 200? mais?) que se moviam em grupo e a elevada velocidade. Pareciam estrelas (mesma cor, mesmo tamanho...a única diferença era que piscavam!)... Quando já mal as via tive oportunidade de ver uma última que se deslocava sozinha mas a executar a mesma trajetória que o grupo principal e alta velocidade! Moro perto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, como tal, estou habituada a ver aviões/helicópteros... não era nenhuma dos dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá acabei de presenciar o mesmo fenómeno. Um conjunto de estrelas muito cintilantes que se deslocavam para sul a elevada velocidade. Avistei este fenómeno em Mindelo-Vila do Conde

      Eliminar
  105. Acabei de ver o mesmo fenómeno......estou perplexa. Até chamei o meu marido para ver também,pois pensei que estava maluca, mas ele também viu. Moro em Vila Nova de Gaia

    ResponderEliminar
  106. Vi o mesmo fenómeno ontem à noite, no Porto.

    ResponderEliminar
  107. eu e mais 3 pessoas tambem

    ResponderEliminar
  108. Vi o mesmo fenómeno, ontem, dia 7 Setembro 2013, às 23h e 50m,em Leça do Balio, concelho de Matosinhos.
    Era uma formação de luzes muito brilhantes, a piscarem e em movimento. Eram muitas (100?/200?), não sei. Atravessaram mesmo por cima do meu prédio, deslocando-se para sul. Fazia lembrar um bando de pássaros, todos sincronizados. O fenómeno durou 1 a 2 minutos. Depois desapareceram, ao fundo.
    Fátima Bessa, 58 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite:

      Ontem, dia 8 de Setembro por volta das 22:00, presenciei este fenómeno aqui descrito, em Rio Tinto.Havia muitas luzes, semelhantes a estrelas, em formação e a deslocarem-ses. Pareceu-me que a maior parte dessas luzes estavam estáticas mas algumas delas pareciam pulsar..
      Essa formação pareceu-me ter forma cónica/circular- À minha mulher pareceu mais rectangular. Para além disso pareceu-me ver um movimento rotativo muito rápido de luz,- como se fosse um propulsor, mas que não era permanente, e que parecia ocorrer dentro dessas luzes brancas.
      Parece impossível estar a descrever um fenómeno como este, mas é verdade!. Nunca na vida vi algo assim. O fenómeno durou poucos minutos.

      Eliminar
  109. eu vi ontem a noite dia 8 de setembro de 2013 em pedrouços porto...afinal n estou maluco...eheheheheh

    ResponderEliminar
  110. Olá eu e o meu marido também vimos na madrugada do dia 8 (2h da manhã) o mesmo fenómeno....Não existe explicação para tal????

    ResponderEliminar
  111. No dia 8 de Setembro pelas 00:10 umas 30 pessoas assistiram a esse fenômeno à porta de um Bar nos Carvalhos (vila Nova de Gaia). Basicamente pareciam estrelas (umas 50) a moverem-se de um lado para o outro. Sobrevoaram a zona durante uns 5 minutos e depois foram todas embora no mesmo sentido (Sul/Sudeste)(não as vi chegar).Ouvi a explicação dos balões com luzes que pelos vistos estão na moda nos casamentos e parece-me bastante credível mas gostava que alguém me explica-se uma coisa.Porque é que os balões ficaram sobrevoar uma zona específica, uns em diferentes direções, outros cruzado-se entre si e como é que não houve um único que tivesse ficado isolado para trás ou seguisse uma direção diferente?Uma corrente poderia levar todos na mesma direção apesar do comportamento anterior?estes não piscavam nem faziam formações em linha ou qualquer outra forma geométrica.

    Ivo Gomes

    ResponderEliminar
  112. Sábado dia 14/09/2013 em Matosinhos por volta das 22:15 estava a jantar em casa de uma amigos quando fomos surpreendidos por um fenómeno semelhante aos aqui descritos, meia centena de luzes a piscar movendo-se no sentido norte/sul

    ResponderEliminar
  113. Alguém viu as luzes género estrelas mas maiores e com um brilho constante sem piscar como aqui referem, passaram por viana do castelo em direção a sul, era 1h12 da manha. Alguém sabe explicar do que se trata? Uma delas passou mais atrasada e ia mais próxima da terra, o que era bem grande, tinha uma cor branca azulada

    ResponderEliminar
  114. Vitor Carvalho- Guimaraes16 de setembro de 2013 às 10:57

    Vi no sábado por volta da meia noite em Guimarães uma formação de luzes a piscar, deslocavam-se na direção norte sul e demoraram cerca de 5 minutos a desaparecer, mas ainda antes de esta formação desaparecer outra formação de luzes fazia o mesmo trajeto. A formação era composta por três luzes em fila, depois mais atras vinha o grosso da formação (cerca de 20)e atras mais três em fila. Parecia que o grosso da formação levava escolta. já tinha visto outro fenómeno igual a cerca de três meses mas dessa vez eram muitas mais luzes (mais de uma centena)mas levavam escolta também).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi em Matosinhos o mesmo fenómeno por volta das 22:15. Quando reparamos o céu estava carregado destas luzes e no fim vinham duas ou três mais atrasadas. Estava a jantar em casa de amigos e todos presenciamos o sucedido. Sentido Norte/Sul

      Eliminar
  115. boas a esta hora estou a ver essa massa de estrelas cintilantes
    zona de braga

    ResponderEliminar
  116. acabo de ver o fenómeno, as 22h00 de 22 de setembro sobre o ceu do Porto, proximo ao Hospital S.João.
    Consegui registar alguma coisa em video HD, mas com camara à mão a tremer, não será a melhor das captações.
    A olho nú parece um aglomerado de luzes led dispostas em formato rectangular que são suportadas por pelo menos dois pontos mais acima em cada extremo que piscam igualmente.
    Mal possa carrego o video no youtube

    ResponderEliminar
  117. Muito provavelmente serão balões com luzes led http://www.youtube.com/watch?v=eWdjwc5hab8

    ResponderEliminar