sexta-feira, 10 de maio de 2013

5 Ovnis dia 09.05.2013 Gontijas Ferreira do Zêzere

Após 4 dias de céu completamente coberto, no dia 9 foi efectuada uma vigília que teve inicio das 22h30 LT até ás 00h00 LT.

2 Ovnis ás 23h00 LT

Após confirmação de que não se tratava de um satélite, foi observado um outro objecto que seguia o primeiro objecto, a cerca de 15º de distância á sua rectaguarda, acompanhando á mesma velocidade e com a mesma trajectória. Os objectos foram observados em direcção a Este, vindos de Sul para Norte numa trajectória linear, vistos a cerca de 70º de inclinação em relação ao ponto de observação.
Após uma análise exaustiva, os objectos não eram satélites, embora á primeira vista, poderia-se o afirmar.
Os satélites presentes no momento a Este, não correspondem em termos de trajectória nem em magnitude aparente, aos objectos observados.




Satélite Cosmos 2230 Rocket












Satélite Cosmos 1241 Rocket












Mapa da observação

Fotografias dos objectos


Video dos objectos



2 Ovnis ás 23h15 LT

Foi observado 2 objectos que surgiram a Este, vindos de Sul em direcção a Norte, distanciados aproximadamente cerca de 2º. Os objectos efectuaram uma trajectória linear desaparecendo no horizonte, sem emitirem qualquer tipo de sinalização ou de mudança de trajectória.

Mapa da observação

Fotografia dos objectos

Video dos objectos



Ovni ás 23h42 LT

Após um grande flash, surgiu um objecto, que emitia uma série sequêncial de pequenos  flashs pulsantes, seguidos de um grande flash. O objecto foi observado a cerca de 80º de inclinação a Este, dirigindo-se para Norte, até deixar de ser observado pela linha de horizonte.

Mapa da observação

Fotografia do objecto

Video do objecto



Um abraço

Carlos Lopes

15 comentários:

  1. Excelente, os 2 que estavam juntos iam aproximadamente a mesma velocidade pois a distância entre os dois era quase sempre constante.
    Bom trabalhos :D

    ResponderEliminar
  2. Boas noites, algum de vocês presenciou este fenómeno?
    É que eu a 2 semanas atrás vi uma coisa parecida e gostaria de ter mais informação para poder comparar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André

      Mais informação sobre estes videos?

      Eliminar
    2. Boas Carlos
      Sim é sobre estes vídeos é que eu a mais ou menos 2 semanas em Vila Real vi uma luz que se comportava de forma estranha esta a baixa altitude e era uma luz constante e forte movendo-se na horizontal e parava por breves momentos, o que não é normal para nada que eu conheça. Desviei o olhar durante um bocadinho para pegar no telemóvel e tentar filmar e quando voltei a olhar nunca mais vi a luz, foi muito estranho pois nada desaparece tão rápido.

      Eliminar
    3. Algumas vezes conseguimos a determinados momentos observar a reflexão do sol sobre o objecto, tornando-o mais brilhante e de aspecto maior, acontece sobretudo nos satélites, mas, os satélites têm uma trajectória linear ligeiramente em parabólica. Os objectos que tenho filmado emitem luz própria, muitas das vezes que os observei sem camara, só os observava por poucos segundos, porque a visão já não enxergava mais. É por isso que lhe aconselho a equipar-se de ums binóculos 8x40, que serão bem suficientes para poder observar os futuros objectos durante vários minutos

      Eliminar
    4. O que te posso dizer é que satélite não era pois o objecto estaria a uma altura muito baixo, a uns 3 mil metros no máximo,depois os satélites não param em pleno ar e a velocidade a que se movia depois de cada paragem não era a mesma umas vezes voltava a movimentar-se muito devagar e outras muito mais rápido, depois tenho um programa o stellarium que mostra todos os satélites e confirmei que não era nenhum. Avião também não era pois não havia voos aquela hora naquele local e a luz era constante e não intermitente, pensei que as vezes fosse o helicóptero do Inem a ir pro hospital mas não se ouvia um único som daquela luz. Resumindo o que era não sei mas o que não era tenho a certeza.

      Eliminar
    5. Não queria dizer que era um satélite :)
      Um helicóptero é fácil destingir á noite, geralmente tem 2 luzes fixas vermelhas a cada extremidade acompanhados de flash estroboscópio branco ou vermelho, uma luz fixa ou flash verde á direita e vermelha á esquerda.
      Teria sido excelente poder tido filmar esse objecto a essa altitude, ainda não me apareceu nenhum assim tão perto agora que utilizo este tipo de camara. Isso foi mesmo pena , a mim também, me teria ajudo bastante se o tivesse gravado.

      Eliminar
  3. Boas
    Sou eu que filmo estes objectos e podem ser vistos seguramente por toda a parte do mundo, 90% dos avistamentos não são observàveis á vista desarmada, porque se situam muitas das vezes a altitudes muito elevadas, entre os 15 a 200km ou muito mais. Só ontem foram 6 objectos confirmados, 2 dos quais em formação,que não tive tempo de agarrar na camara para os filmar, derivado a velocidade deles e a baixa altitude, deviam fácilmente ir na ordem dos 15km/s. E 3 ainda por confirmar, porque a um dado momento, já parecia o Star Wars, não sabia para onde apontar com tantos aparecendo ao mesmo momento dirigindo-se em direcções diferentes.

    Se quizerem presenciar estes objectos, (Atenção não se trata de satélites, aéronaves conhecidas, meteoritos, ect ect, ou seja qualquer objecto conhecido) Basta agarrar nums binóculos no maximo 20x50 ou num binóculo de visão nocturna e saber esperar com bastante paciência ;)

    Um abraço
    Carlos

    ResponderEliminar
  4. Olá pessoal, boa noite.
    Gostaria de deixar meu depoimento quanto ao avistamento de objetos emitindo flashes. Há algum tempo observamos, eu e minha esposa, alguns objetos que emitem pulsos luminosos no céu, aqui onde moramos, o primeiro, emitia um pulso a cada dois segundos mais ou menos, acompanhamos o tal objeto até que em certo ponto, ele parecia não mover-se mais na horizontal, e sim na vertical, já que sua progressão para Sul, foi interrompida e seus pulsos foram diminuindo até desaparecerem. dois dias depois, observamos outro objeto idêntico na frequência dos pulsos, só que seu movimento horizontal não foi interrompido. Na madrugada do dia 19 deste mês, as 04:45h mais ou menos, tivemos um avistamento de um objeto que seguia de Oeste para Leste, emitindo pulsos com frequência de 25 segundos aproximadamente, tal objeto surgiu no nosso visual a mais ou menos 40° de elevação passou por cima de nosso ponto de observação e seguiu até que o perdemos de vista à uns 40° de elevação à leste.
    Nas outras ocasiões, tentei contato com alguns sites que tratam do assunto, porém ninguém me respondeu. Ressalto que não havia previsão de nenhuma passagem de satélites ou ISS ou telescópio espacial para este dia sobre minha cidade.
    Este são apenas alguns exemplos do que temos visto aqui.

    Parabéns por todo seu post.

    Abraços.

    jota.

    Rio de Janeiro, cidade de Iguaba Grande. (Região dos Lagos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jotta
      Seguramente que se trata de objectos semelhantes registados nos dias 01 ao dia 12 de Maio?

      Um abraço

      Carlos Lopes

      Eliminar
  5. Olá amigos, boa noite.

    Em 2010, aconteceu aqui na cidade, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, (acredito que vcs já ouviram falar dela), só que depois da apresentação, a qual filmei para uso particular; ao passar o filme para o pc, observei algo que não deveria estar ali naquela hora, vejam filme postado no youtube.http://www.youtube.com/watch?v=NWW2hYgHjlQ. Observem o objeto em destaque na câmera lenta do filme, como se fosse uma esfera branca, (não era estrela, já que era cedo demais para elas aparecerem), e a primeira não aparece nesta área,(sudoeste).

    Abraços amigos.

    jotta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Jotta,
      :) é um video bastante surpreendente, ás 16.14 ! Se fosse mais tarde até se podia dizer que fosse a ISS, assim á primeira vista, não te recordas se podia ser um avião de linha bastante distante? Poderia ser excelente se tivesses mais informação, ou até mesmo alguem que tivesse filmado o show aerio num outro angulo.

      Um abraço

      Carlos

      Eliminar
  6. Olá Carlos, boa noite.

    Quando descobri o objeto na filmagem, tentei, sem sucesso, contato com a tv que cobriu o evento. Quanto a ser um avião, creio que não seja, já que o espaço aéreo fica interditado durante estes eventos.

    Abraços.

    jotta.

    ResponderEliminar