quarta-feira, 8 de maio de 2013

17 ovnis em Gontijas - Ferreira do Zêzere Portugal



As observações decorreram do dia 01.05.2013 ao dia 05.05.2013, tendo como lugar de observação, a aldeia de Gontijas em Ferreira do Zêzere, Portugal. As filmagens foram gravadas com uma camara de video, concebida especialmente para a observação do céu nocturno. 



04.05.2013


As condições do tempo tiveram optimais, para as observações que decorreram. Ao total contabilizáram-se 9 objectos não identificados.


Ovni às 21h27

O objecto observado, começou a ser registado após um flash pulsante, emitiu alguns flashs rápidos, mas maioritariamente flashs pulsantes. O objecto dirigiu-se de Norte-Este a Sul a uma velocidade constante, com uma trajectória linear.

3 Ovnis às 22h21
Após a primeira observação suposta de um satélite, observou-se que um outro objecto acompanhava a cerca de 2º o primeiro. A um certo momento o satélite Envisat cruzou estes dois objectos, podendo observar mais em pormenor que um 3º objecto mais pequeno, também acompanhava os 2 mais brilhantes. Os objectos dirigiram-se de Norte-Este para Sul, a uma velocidade constante e linear.


2 Ovnis às 22h42
Após um grande flash pulsante ( dos maiores observados até hoje ) um objecto invisivél emitiu 6 flashs pulsantes mais pequenos. Ao 5º flash um outro objecto
saiu do objecto principal, em direcção ao solo numa trajectória rectilínea. O objecto principal emitiu um ultimo flash, deixando de ser observável.


Ovni às 23h55
O objecto observado, teve inicio após um pequeno flash. Descreveu um minúsculo quarto de circulo, ficando imobilizado durante toda a observação que durou cerca de 9 minutos. O objecto acabou por desaparecer gradualmente em direcção ao espaço. A observação foi feita a cerca de 40º de inclinação a Sul-Este em relação ao ponto de observação.


Ovni às 00h21
O objecto foi observado após um grande flash inicial, o objecto descreveu uma pequena parabólica direcção Sul-Oeste a Norte-Este emitindo pequenos flashs, desaparecendo derivado à distância, mesmo durante a sua gravação é dificil poder observar o objecto. O avião apresentado no video no momento da observação a cerca de 10km de altitude, não se encontra nos dados do Flightradar24.


Ovni às 00h40
O objecto observado foi observado após um grande flash inicial. O objecto emitiu vários flashs pulsantes durante a sua trajectória. Inicialmente a sua trajectória foi linear, acabando por descrever uma viragem larga, que teve inicio a Norte, acabando a Este em direcção ao espaço gradualmente.



03.05.2013 

Durante uma vigília que decorreu das 21h00 ás 00h00, foram observados 3 objectos não identificados. O estado do tempo não esteve nas melhores condições, derivado ás nuvens que cobriam grande parte da região. Os objectos referidos, situavam-se a uma altitude superior a 10Km.

Ovni ás 21h31

Após um grande flash, foi observado um objecto que emitiu ocasionalmente alguns flahs, tornando-se invísivél a várias ocasiões. O objecto dirigiu-se de Norte a Sul, a uma velocidade muito reduzida com uma trajectória rectilínea, tendo o inicio da observação, sobre a região sensivelmente de Évora. Deixou de ser visto derivado à distância. O objecto foi observado a cerca de 30º de inclinação, em relação ao ponto de observação.


2 Ovnis ás 22h16
Sensação de déja vu...........
O objecto começou a ser observado após uma sequência de 3 flashs. O objecto emitiu mais de uma centena de flashs sequênciais durante a sua trajectória, que teve início a cerca de 80º de inclinação do ponto de observação, tomando uma trajectória linear, dirigindo-se de Oeste para Este a uma velocidade muito reduzida.
Este objecto é seguramente a 99%, o mesmo que foi observado no dia 01.05.2013 às 22h03. Exactamente mesma localização de inicio de observação, mesma sequêencia de flashs, mesma trajectória, tudo aponta para que seja o mesmo objecto.
O 2º objecto que vem ao encontro do primeiro, de Sul para Norte, não existe nenhuma confirmação de que se trata de um satélite, não à nenhum registo de um satélite presente no momento, dirigindo-se de Sul para Norte. O objecto emitiu uma luz pulsante tornando-se invisivél por alguns segundos, deixando de ser observável  após alguns segundos após uma trajectória linear. Este objecto terá que enquadrar como um objecto não identificado.


01/05/2013 


Durante a vigília que teve inicio das 22h00 às 01h00, foi observado 5 objectos. A observação dos objectos, tinha uma inclinação de 75 a 90º e basicamente, as observações tiveram inicio na mesma localização no espaço. Os objectos foram observados a uma altitude superior a 10 km.

Ovni ás 22h03
O objecto começou a ser observado após uma sequência de 3 flashs. O objecto emitiu mais de uma centena de flashs sequênciais durante a sua trajectória, que teve início a cerca de 70º de inclinação do ponto de observação, tomando uma trajectória, por vezes descrevendo pequenos S, mas maioritariamente uma trajectória linear, dirigindo-se de Oeste para Este a uma velocidade muito reduzida.


Ovni ás 22h42
O inicio da observação teve inicio após um grande flash inicial, o objecto emitia uma luz pulsante e alguns flashs ocasionais, dirigindo-se de Norte-Este para Sul a uma velocidade bastante reduzida, desaparecendo no horizonte.


Ovni ás 23h07
Inicialmente semelhante a um satélite, em velocidade e aparência, o objecto começou a descrever uma curva   larga e a reduzir drasticamente a sua velocidade, chegando ao ponto de parar por completo e dirigir-se em direcção ao espaço e deixar de ser observado ( infelizmente a qualidade de imagem não permite visualizar esse momento ). A observação da direcção do objecto, teve inicio de Norte para Este.


Ovni ás 23h58
O objecto começou a ser observado após uma sequência de 3 flashs a 90º de inclinação do ponto de observação. O objecto emitiu mais de uma centena de flashs sequênciais durante a sua trajectória linear, dirigindo-se de Sul para Norte a uma velocidade muito reduzida. Este objecto é muito semelhante ao objecto observado às 22h03, tendo como semelhanças as sequências de flashs e a velocidade bastante reduzida.


Ovni ás 00h32
O objecto foi observado após 3 flashs iniciais a 80º de inclinação do ponto de observação. Como quem não tenta nada, nada têm, decidi, apontar um lazer (com raio de 7km ) ao objecto, na esperança de uma reacção por parte do objecto, mas sem resultados infelizmente.  O objecto dirigiu-se de Norte para Sul a uma velocidade bastante reduzida, acabando por tomar a direcção ao espaço, acentuando a sua velocidade ao fim da observação.        
  
* O video foi gravado ás 00h32 e não ás 23h07, as minhas desculpas. 




Um abraço

Carlos Lopes

WWW.OFAEFZZ.BLOGSPOT.PT

5 comentários:

  1. excelente, só queria ter dinheiro para investir em equipamentos destes para poder fazer vigilias XD.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado
      Verá que não é assim tão dispendioso, basta um pouco de paciência e ter visto todas as séries do Macgyver :) estou a brincar. Tem aqui o link da maquina modificada, simples e funcional. http://www.ofaefzz.blogspot.pt/2013/04/teste-da-camara-ccd-ir-night-vision.html

      Eliminar
  2. Parabéns pelas filmagens , Ferreira do Zêzere é hotspot pelos vistos ! :) Eu próprio gostaria de fazer umas vigílias , mas ninguém alinha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre pronto, desde que o tempo o permita :)

      Eliminar
    2. Obrigado
      Muitos que aparecem são á vertical do ponto de observação, mas outros são vistos, a sobrevoar ( a várias dezenas de kms de altitude na região de Castelo Branco, Abrantes, Évora, Covilhã, Viseu. De momento só estou a observar para Este.

      Eliminar