domingo, 3 de março de 2013

OVNI em Alcácer do Sal?

Data: 26-02-2013
Hora: 20:30.
Localidade: Alcácer do Sal

Não é costume o investigador colocar as suas próprias observações, pelo simples facto de estar em jogo a sua credibilidade em relação ao fenómeno em si.
A não ser que seja essa observação mencionada durante uma investigação, vigília na companhia de outras testemunhas que possam confirmar o respectivo fenómeno "ocorrência".

No dia 26 de Fevereiro pelas 20 horas e 30 minutos, estava a realizar uma fotografia nocturna com o panorama da cidade Alcácer do Sal.
Portanto estava na margem Sul do Rio Sado no Bairro da Quintinha no exacto momento.

Foto panorâmica de Alcácer do Sal
Equipado com a minha câmera Fujifilm e tripod para realização da foto a cima, olhei a trás e ao fundo observei uma luz que se movia vagarosamente de Norte para Sul a uma baixa altitude sobre o Rio Sado para lá da Ponte IC1 que faz a ligação Norte Sul.
Era uma luz de um tamanho razoável, pelas viaturas que transladavam na IC1, esta era obviamente do tamanho de 4 autocarros, uma luz de coloração amarela e tons ligeiros de azul.
Pelo que observei era uma luz opaca sem qualquer tipo de luz secundária ou psicadélica.
O formato desta luz seria algo comprido tipo "charuto", onde a sua luz era perceptível e não ofuscante.
Nesse momento instintivamente, rodei o tripod com a câmera e fiz a foto com 10X zoom aproximadamente que resultou em algo de muito curioso!
Era visível algumas aeronaves a grande altitude, onde a sua fisionomia se destacava em relação a esta que se movia lentamente.
Exemplo dos voos Iberia Express, Easyjet e Rayaner que estavam visíveis naquele momento.


Durante alguns dias andei analisar a foto, como averiguar o local onde foi realizada a fotografia a fim de tirar algumas dúvidas.
Através de recursos de edição de imagem, foi possível obter contrastes que na foto em si, não são perceptíveis, embora a fotografia tenha sido realizada em modo nocturno com tripod, perfeito para esta categoria de foto nocturna.



A foto a cima mostra o que se pode observar em plena luz do dia.
Ao fundo porem coberto por uma colina de laranjeiras, existe um monte para qual as suas luzes naquele ângulo, não são perceptíveis a olho nú nem pela câmera, algo que confirmei na noite seguinte.
Inicialmente a luz parecia estar bem mais distante do que a foto revela, o que não deixou de ser uma surpresa, como deveria também, ter deixado um rasto de movimento, devido ao processamento lento de obturação em modo nocturno.
Neste caso deveria existir um rasto de movimento à direita da respectiva luz o que não ocorreu.
A luz em si apresenta estar estática e foi nesse momento que simplesmente a luz desapareceu.
Este relato e fotos não eram para ser colocadas como referi a cima, nem serve como exemplo para alegar algo de extraordinário como uma nave tripulada por visitantes de outro mundo.
Alcácer do Sal, é uma cidade em que a sua região tem sido palco de treinos da Marinha por parte das tropas especiais de Fuzileiros.
Não existe nada no local!!!
No momento não houve ruído a não ser as viaturas que se faziam deslocar na IC1.

Somente algo de intrigante para qual não identifiquei como aeronave naquele momento e como fotografia apresenta parâmetros que não fazem sentido para algo que se encontrava em movimento.

Algo que me está a deixar completamente intrigado, curioso por não conseguir até ao momento encontrar uma explicação para a observação e foto em si.

Somente avancei com este relato, pelo facto dessa mesma noite no Montijo ter sido observado um outro fenómeno luminoso que despertou atenção da testemunha.


Na imagem a cima, podemos constatar um ligeiro rasto indicado movimento da esquerda para a direita, contrariando a luz observada inicialmente.
É aqui que reside todo o mistério.
O formato circular da luz, penso que seja um efeito causado pelas ramas das árvores ao fundo.
Gostaria de saber se já ocorreu o mesmo a alguém experiente em fotografia?

14 comentários:

  1. Se reparares na fotografia nocturna manipulada (a que tem a seta amarela) mais à direita, de quem olha, tens a "continuação" dessa luz por isso ou era algo muito maior ou então algo muito luminoso...
    As formas arredondadas podem ser causadas pelas folhas do género de quando acontece um eclipse se pode ver reflectido no chão.
    De certeza que não era um carro que estava só a passar e iluminou essa zona e por mero acaso criou essa forma?

    Com isto não estou a criticar o trabalho que fizeste mas apenas a tentar perceber se pode ou não ser outra coisa.

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Pela distância vs altitude não podia ser um veiculo terrestre.
    Estou deveras intrigado com esta foto.
    Já realizei milhares de fotos, mas esta é algo fora do normal.
    Tentei fotografar a luz inicial e pelo que entendi devo ter capturado outra coisa qualquer!

    ResponderEliminar
  3. queria dizer que realmente as câmeras Fujifilm pelo menos a ls300 captura luz infra-vermelha, hoje comprei uma e já fiz o teste e sim ta aprovada é pena só dar 61 minutos de video não dá para deixar ligada de noite a gravar seria muito fiche, estou convencido que iria aparecer alguma coisa, apesar de ter pouco tempo disponível e ser um meio pequeno deve haver pouco interesse por parte desses fenómenos!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se comprar um cartão SD com bastante memória a filmagem vai aumentar em duração de tempo.
      No minímo 16GB.

      Eliminar
  4. Tbm tenho de comprar uma boa camera para ver se consigo capturar alguma coisa.

    Nao conheces nenhum especialista que possa ajudar a desvendar este mistério??

    ResponderEliminar
  5. Miguel eu trabalho com fotografia e nunca me ocorreu uma situação destas.
    A pior explicação que encontro embora sem sentido, seria algum insecto passar próximo da objectiva.
    Mas mesmo assim não faria sentido, devido ao mecanismo Flash não estar activo neste tipo de foto nocturna.

    ResponderEliminar
  6. Se calhar é pode ser uma pergunta descabida, mas poderia ser a Lua?

    ResponderEliminar
  7. bem eu comprei um cartão SanDisk 30MB/s 10 SD HC 1de 32GB, e mesmo assim só me dá para 61m14s isto se for em formato 4:3 se for em formato HD só dá 9m40s, na altura não sabia o que comprar e perguntei ao vendedor mas parecia que ele sabia menos que eu, nem mesmo sabia qual era o máximo de de iso que ela continha,não sabia se captava infra-vermelho etc, estive-lhe a explicar ele ficou de boca aberta olhar para mim, na câmera em exposição não tinha definições detalhadas a não ser 14Mpl, zoom 30x e pouco mais

    ResponderEliminar
  8. Visitante a câmera em questão é muito boa.
    Só precisa de saber trabalhar com ela e programas.
    Recomendo a compra de um Tripod.
    Vai ajudar bastante em caso de querer realizar filme.

    ResponderEliminar
  9. sim já pensei no Tripod, e achei que a maquina até que serve um pouco lenta mas a verdade é que ainda não estou bem acostumado com ela, só faltou mesmo a parte do video, só 61m embora que ja fiz um filme quando voltei a gravar apareceu os mesmos 61m ou seja só deve deixar gravar 61 de cada vez, bem mais tarde compra-se câmera de video, digo eu!!!

    ResponderEliminar
  10. Para filmagem, pessoalmente prefiro a câmera de filmar.
    Porem recomendo a comprar uma câmera com Night Shot, Night Vision, IR... Convem ter um destes dispositivos para uma boa captura nocturna.
    Nem todas as câmeras servem.
    Tenho uma JVC Everio, que não é grande coisa para este tipo de evento, porem tem servido de alguma forma e conseguido algumas imagens curiosas.
    A sua qualidade é que deixa a desejar.
    Estou a preparar um novo investimento para uma nova câmera com uma qualidade suberba.

    ResponderEliminar
  11. eu tenho um monóculo de visão nocturna e sei que dá para aplicar em várias câmeras o que não é o caso desta, e depois a qualidade do monóculo é péssima para obter imagem, um dia chegarei lá quando ficar rico :P

    ResponderEliminar
  12. Viva a todos, só quero dizer que no dia 19 de fevereiro de 2013, presenciei um fenómeno nesta mesma zona, ou seja, vinha eu do Algarve por volta das 17 horas mais coisa menos coisa, estavam muitas nuvens e quase a chover, quando vi 3 bandos de aves a sobrevoarem a ponte de Alcaçer do Sal, mas houve um diferente dos outros, que me despertou a atenção, e para meu espanto a certo momento este suposto bando forma um círculo, e depois deixou de piscar e subiu, todos ao mesmo tempo desaparecendo nas nuvens.
    Fiquei estupefato. Quando cheguei a casa contei à minha esposa e a mais ninguém, até porque eu acredito em extra terrestres, e os meus amigos iriam pensar que eu estaria a mentir.
    Espero que este fenómeno se repeti, porque desde esse dia não paro de olhar para os céus.
    Cumprimentos todos.
    Rui

    ResponderEliminar