quinta-feira, 11 de outubro de 2012

OVNI Observado e filmado sobre a cidade de Braga

Braga novamente como centro das atenções.
Após um longo período de registos e observações de esferas luminosas e multicoloridas, surge um vídeo realizado na madrugada desta Quinta Feira dia 11 de Outubro.

O autor do vídeo Sr. Manuel Serrano, conta que tinha acabo de se levantar para se despachar para mais um dia de trabalho quotidiano. "rotina diária"...
Ao espreitar sobre a janela da sua sala para verificar as condições atmosféricas é surpreendido com uma luz estática que após breves segundos se move voltando a imobilizar.

O Sr. Manuel conta também que tem vindo acompanhar o Ufo Portugal com as recentes noticias sobre a observação de Objetos Voadores Não Identificados e nesse momento se recordou de alguns procedimentos que foram fundamentais para conseguir obter o registo desta luz voadora.
Não pensou duas vezes e rapidamente foi buscar a sua câmera.
Com a sua SONY DCRSX iniciou a gravação na sua varanda.
Com alguma dificuldade devido a ausência de luz e um desfoque total sem apoio colocou a câmera sobre uma cadeira e focou o zoom no ângulo dessa mesma luz sobre o horizonte.
Nesse momento já a luz tinha deixado de estar estática passando a uma velocidade muito vagarosa sentido Sul  Norte, desaparecendo na direção de Vila Verde.
O céu estava nublado e esta luz logo abaixo destas.
Durante a observação houve ausência de ruído por parte do objeto.
Como ponto de orientação e forma de ver a velocidade do objeto na gravação, utilizou a quina da janela da sua varanda que é visível no lado direito com alguma dificuldade.

Com as muitas limitações da câmera mencionada, será de referenciar que o ter a câmera sobre um apoio fixo, foi a proeza deste registo.
Relato realizado através de Skype ( ufo.portugal ).
Quanto ao objeto em questão não temos ainda uma opinião formulada sobre a sua natureza.



Sobre a veracidade do vídeo, este é autentico e não uma manipulação digital.
Através de tratamento de imagem podemos verificar um ponto vermelho que é o sistema IR muito comum neste tipo de câmera digital

.

4 comentários:

  1. Interessante o vídeo. Também não consigo opinar sobre o que seja.

    ResponderEliminar
  2. Hoje dia 10 por volta das 20H15 eu e a minha esposa vimos exactamente o mesmo na zona da Sertã

    ResponderEliminar
  3. Experiencia (UMA DAS CENTENAS FORMAS QUE REFUTAM A VERACIDADE DO VIDEO): Apagar as luzes, pegar num telecomando, apontar para a camara e pressionar os butoes; passar o video em slow-motion. Resultado: luz de cor azulada fluorescente (LED dos comando e UV e faz parte do espectro de captaçao da maioria dos sensores das maquinas digitais)e sintilante; ponto vermelho: Lens Flare devido a luz intensa, podem baixar a gamma e o que quiserem, a camara e digital, vai clipar no vermelho, por isso o valor de RGB nesse ponto vai ser quase constante com R muito roximo dos 255. Para alem disso a intensidade do ponto vermelho e quase (tambem depende do angulo em que a luz entra na lente da camara) proporcional a da luz, logo lens flare. E ridiculo acreditar em tudo o que aparece a frente. lamento..

    ResponderEliminar
  4. Por mais do que uma vez, presenciei o mesmo fenómeno, ou, pelo menos, bastante idêntico. No entanto foi facil perceber do que se tratava: nada mais, nada menos do que da estação espacial, que se deslocava a uma velocidade superior à dos restantes satélites e cujos reflexos da luz solar, criavam um efeito multi-colorido ao atravessar as várias camadas da atmosfera. A luz refletida, dependendo da hora, pode ser muito intensa e ser visível até durante o dia. Acredito piamente na veracidade do vídeo e, não querendo desacreditar o autor do mesmo, deixo-vos um link muito útil de rasteio de satélites em tempo real, que me tem ajudado bastante a prevenir eventuais erros de interpretação, muito comuns, e que nos poderão ajudar a descartar várias hipóteses em avistamentos futuros: http://www.n2yo.com/
    A experiência que o Vitor Guerreiro menciona, pode ser usada para verificar o estado das pilhas do comando da tv, por exemplo, quando este não funciona corretamente...

    ResponderEliminar