sábado, 8 de setembro de 2012

Ovnis na Aroeira "Almada"

Segue o relato da primeira testemunha...
 
Exmos. Srs.
Serve o presente para relatar um fenómeno por mim observado e mais 5 familiares na noite do passado Sábado, dia 1 de Setembro, pelas 22:00 horas na Aroeira, Concelho de Almada, Distrito de Setúbal.
 
Estando em confraternização familiar no exterior da minha moradia foi por nós observada uma mancha de pontos luminosos, em deslocamento que nos pareceu acelerado por comparação com o que é possível observar à mesma altitude para um avião comercial, na direcção SW, sem produzir qualquer som, praticamente à nossa vertical, alternando entre várias cores como o azul, verde, vermelho, violeta, âmbar mas em que predominava o azul.
 
 Entre o avistamento e o desaparecimento no horizonte apenas terão mediado cerca de três minutos.
O fenómeno foi por mim registado apenas na parte final e em vídeo, uma vez que existia por perto uma máquina fotográfica de boa qualidade que tinha sido utilizada para fotografar uma lua cheia esplendorosa uns minutos antes.
A tentativa inicial por mim efetuada de fotografar não resultou uma vez que a máquina se recusou a disparar, concerteza devido à insuficiência de luz, tendo sido necessário passar para o modo de vídeo.
 
Nesta situação de relativo “stress” perderem-se os melhores momentos da observação. Porém, a noite não acabaria sem uma nova surpresa, uma vez que, cerca de 40 minutos depois do primeiro avistamento, fomos de novo surpreendidos por uma nova vaga de pontos em deslocamento acelerado.
Relativamente a esta nova situação apenas disponho apenas do registo sonoro das vozes dos observadores, uma vez que, entretanto, a câmara fotográfica tinha sido guardada e tinha já montada a lente normal de 55 mm, com a qual não foi possível fazer qualquer registo, tendo apenas ficado, como já referi, a gravação sonora da nossa impotência, por não ser possível registar, pela segunda, vez um momento tão extraordinário.
Muito gostaríamos de partilhar esta experiência com outras pessoas que tenham observado o fenómeno e achámos muito estranho não haver quaisquer notícias ao nível dos “media”, nem da Internet, mas tão-somente na vossa página vimos a referência a um outro avistamento com muitas luzes em Rio Tinto, mas mais tarde, na mesma noite.
Nos sites internacionais há outros avistamentos mas não com as características do nosso, os que nos deixa verdadeiramente intrigados.
O filme que disponho precisa de ser visto com muita atenção e para obter os melhores resultados num monitor com bom contraste, se tiver regulação para tal em modo filme, com a janela de projeção a encher o ecran de forma a que seja possível ver os pontos mais pequenos. De facto, inicialmente foi difícil enquadrar as luzes em movimento devido à utilização de uma teleobjetiva de 55-250 mm, e os primeiros 25 segundos de filme não contêm muita informação.
 

 
 
 A partir daqui é possível observar algumas luzes azuis cintilando, em particular uma que cintila com bastante frequência, surgindo igualmente outros pequenos pontos luminosos azuis e também em verde, que aparecem e desaparecem rapidamente em movimentos aleatórios na mesma zona do espaço.
Uma parte do movimento oscilatório das luzes poderá ser explicada devido à falta de estabilidade da imagem (embora a teleobjetiva disponha de estabilizador de imagem). Como é óbvio não houve tempo para montar a máquina no tripé.
 
É ainda necessário regular o volume do som do computador para seguir os comentários dos observadores. O filme não tem qualquer aperfeiçoamento correspondendo a uma cópia integral do que foi filmado naquela noite.

Li na vossa página que existe agora a moda do lançamento de balões com lâmpadas led no seu interior as quais se deslocam posteriormente devido às massas de ar quente. Atendendo à distância de observação que, quanto a nós, tornaria irrelevantes objetos tão pequenos como os balões por vós referidos, e ainda à velocidade de deslocamento das luzes por nós observadas, parece-me que esta hipótese deverá ser de descartar.
 
Sendo um espírito racional, aberto ao conhecimento, muito gostaria de obter da vossa parte ou dos contribuintes desse blog a indicação de fontes de informação na Internet ou de outra origem que possam contribuir para uma explicação científica deste fenómeno.
Das pesquisas por nós efectuadas até agora, há, a nível internacional, principalmente nos EUA, muitos registos de avistamentos de luzes mas nunca tão numerosas e próximas e em deslocamento acelerado.
 
António Ramos


                                  Ufo Portugal

Efectivamente, o deslocamento ou mesmo iluminação projetada segundo análise se parece muito com os referidos balões com leds.
A sua altitude consoante as temperaturas térmicas podem criar alguma ilusão de óptica.
Como por exemplo ampliação de luminosidade de algo que está distante mas aparenta estar próximo ( efeito lupa ).
Foi possível recuperar o áudio dos autores e  gravação e observação da ocorrência.

O parecer não é crer!
Aguardamos por mais relatos de algo semelhante, visto que durante a data mencionada foram referidos inúmeras observações semelhantes com as mesmas descrições.
Será que por todo o país foram libertados balões com led´s!

O forte agradecimento ao Sr. António Ramos, pelo seu relato muito bem detalhado.
Será também de salientar que perante a observação de algo extraordinário, fiquemos um pouco "atrapalhados" quando tendemos a registar algo de extrema importância.

Uma explicação cientifica...
Balões Led, Gás de Pântano, Sprite, aviões, Satélites e mesmo Vénus.
Nem sempre a ciência apresenta as melhores respostas.

5 comentários:

  1. Eu e mais dois amigos vimos o mesmo à dias horas a traz. Uma formação orgânica de "estrelas" de Oeste para S Este, num período que pode ter sido de 10 minutos???
    O Pedro, fotografo profissional, nao consegui registar imagens, ou porque a maquina estava com a memória cheia ou porque o telemóvel nao captava ... Apena uma mini gravação vídeo com os comentários das crianças, é o unico registo que temos, tudo num semi silencio e sussurro de respeito e admiração ao mesmo tempo...
    Sem explicações ficámos.
    A sensassao foi óptima ... Como se tivesse a certeza agora que nao estamos Sós!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Nada mais que balões com Leds. Algo agora na moda de casamentos e no corte do bolo ...

    http://www.facebook.com/silverio.santos.100
    http://www.limitedosonho.com/particulares/baloes.php

    ResponderEliminar
  3. Para quen nunca viu nao adianta esplicar, e como diser para um aviciado em drogas que usar ela faz mau, eu javi isso por tudo que esiste neste mundo, mas fazer o que ninguen vai acreditar em min a não cer o meu irmão que presenciol o fato ocorrido, mas alen de tudo isso acreditando ou não eu estou na minha, vou guarda isso pra senpre; "to pouco me lixando por essas pessoas sem conprienção". E é uma lenbrança que nunca ninguen vai tirar de min vou levar pro resto da vida , acriditen ou não.

    ResponderEliminar
  4. Engraçado, voltou a acontecer ontem, 13SET2014,, entre 20 a 50, luz branca predominante, iridiscência azulada, todos deslocando-se de S-SW para N, de acordo com ventos predominantes.
    Foram visiveis até que o horizonte limitado os escondeu. Formação dispersa, como uma tira de céu estrelado a mover-se. Altitude inferior às nuvens, Lua por nascer.
    Movimento não é compativel com o movimento de balões que eu conheça, sem movimentos verticais prenunciados, e demasiado rápidos nos laterais, para aquela velocidade tinham que ter ventos ciclónicos.

    ResponderEliminar
  5. Depois de ver estas imagens é muito provavel que sejam balões:
    http://www.led4balloon.com/galeria.htm

    ResponderEliminar