segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ovni sobre a cidade do Porto "Portugal"

Observação realizada na noite de 18 para 19 de Agosto de 2012.

Relato da testemunha.

No seguimento do meu relato publicado ontem no vosso site, segue alguma documentação relativamente ao fenómeno que vi.
Aviso desde já para a fraca qualidade dado ser uma câmara de iPad (era a única coisa que tinha comigo) e dos filmes terem sido feitos sem recurso a um tripé (não consegui também encontrar nenhum suporte horizontal para estabilizar).

Apesar do objecto ter movimento, dada a ausência de um suporte físico e de referências no horizonte é impossível provar pelos vídeos que o objecto se movia, no entanto resolvi enviar na mesma este material.

Como podem ver pela hora (na extensão do ficheiro e pelo clarear no dia no último vídeo), tudo foi gravado em momentos distintos entre as 4h38 e 6h16, logo pelo menos consigo demonstrar que não se tratava de um corpo celeste "normal" dado que não acompanhou o "movimento" da abóbada celeste.



No terceiro vídeo (o do clarear do dia), é pena que nesse momento o céu ficasse nublado, dado que se pode argumentar que o objecto não cintilava e que se tratava apenas de uma ilusão de óptica por ser uma estrela ou planeta banal a "esconder-se" ou a "aparecer" por detrás de uma nuvem, mas caso o vídeo tivesse mais qualidade e a imagem estivesse estabilizada era facilmente excluída esta possibilidade.

Apesar de não esperar visualizar o mesmo na noite de hoje, já tenho preparado um dispositivo câmara e tripé para o caso de fenómeno se verificar novamente.

Se necessitarem de mais detalhes relativamente a este caso estou à vossa disposição!

Obrigado,
João Carreira

Ufo Portugal

18 comentários:

  1. bem desde ja muito obrigado por postar essa informaçao e desde ja fica sabendo k esta noite às 23h00 aconteceu o mesmo e eu proprio observei o ovni no ceu a norte cintilando muito o k me chamou atençao, pois estava fixo e so tive tempo de tirar 1 foto miseria porque fui ofuscado por 1carro e quando ia filmar, ele desapareceu e so se ve 1 pekeno ponto de luz na foto :S espero k tenhas conseguido provas melhores isto se estavas preparado a essa hora eheh sem mais 1abraço e fico aguardar novidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a dita foto:
      http://imageshack.us/photo/my-images/210/cpiadeufoporto190820122.jpg/

      Eliminar
  2. Viva,

    Ontem avistei um OVNI, cerca das 22:45 na zona da Maia, enquanto observava o ceu...provavelmente tratar-se-á do mesmo objecto. Sempre gostei de astronomia, olhar para o ceu e ver as estrelas cadentes e ja nao é a primeira vez que observo algo semelhante. Deslocou-se em linha recta no sentido norte/sul com uma curva á direita no final e desapareceu, luz clara, sem cintilar, coisa de poucos segundos (10 no maximo), o que mais me impressionou é que passam frequentemente avioes e na altura passava um no mesmo sentido e a diferença de velocidades á assustadora. Gostaria de saber se existe algum contacto do controlo de trafico aereo do aeroporto sá carneiro que possa confirmar a presença do OVNI ontem á noite. Obrigado (JPereira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim so pode ser o mesmo pois eu vi em Baguim do Monte e é perto da Maia e quanto à foto ja fiz o upload e aki esta ela pra voçes ver/analizar
      http://imageshack.us/photo/my-images/210/cpiadeufoporto190820122.jpg/
      pk apesar de ser ruim deu pra ver em zoom 3 pontinhos no ponto de luz..o k é estranho ja k aos meus olhos parecia apenas uma estrela grande brilhando*-*

      Eliminar
  3. Os dois primeiros vídeos são interessantes. Não consegui visualizar o objeto no terceiro vídeo. Boa qualidade de imagem.

    ResponderEliminar
  4. Nuno, se me permite um apontamento, não nos podemos esquecer que existem satélites geoestacionários pelo que esses satélites estão sempre na mesma posição no céu em relação a solo, independentemente do movimento dos astros no céu.

    ResponderEliminar
  5. ...sou do Porto e filmei ontem algo semelhante em termos de intensidade de luz por volta das 04.30h, passado +- 1hora ainda permanecia nos ceus mas desta vez ligeiramente a direita do local anterior, sabem dizer que estrela poderia ser com esta luz toda? ja a tinha visto anteriormente, mas o facto de nao ver todos os dias deixa-me curioso

    ResponderEliminar
  6. O Fernando Ramos tem razão!
    Porem a intencidade da luz é algo extremamente fora do comum para um Satélite.
    Se bem que a ISS quando refletida também emana uma luminosidade por vezes superior a qualquer estrela.

    ResponderEliminar
  7. 22:30, braga, ontem, luz descendente, sem ruido, na zona oeste de braga, com luz pequena acompanhar por detras..efectuou curva de 180 graus e rumou em direcção a vila verde (acho eu).
    Por total conhecimento excluo meteorito, aviao, helicopetro, miragem ou alucinação (visto ter uma testemunha que presenciou ou msmo).A luz mantinha-se contante coo se fosse uma esfera de luz e aumentava e diminuia de intensidade...esse aumento e diminuição mantiveram-se constante durante todo o trajeto, excluindo assim também o facto de poder ser um foco de iluminação e identificação para o trajecto da aeronave..nao possui qualquer tipo de luzes de sinalização (vermelhas branas ou verdes)...pergunto-me se mais alguem aqui viu o mesmo ontem.Obr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou a pessoa que escreveu esta mensagem original..contactei força aérea e estação de radar de aviação comercial e nem me responderam, remeteram-se ao silêncio...Meu caros eu sei o que vi, tenho testemunha e se for deste mundo...existe um avanço tecnológico tão grande que os aviões que existem agora, são como calhaus em relação a canhões de plama...abram os olhos, olhem para os céus e exigam respostas..

      Eliminar
  8. Boas, venho mostrar o vídeo que tenho do dia 20 as 05.30, a qualidade é má por ser uma HP R937 cam. fotográfica digital, mas dá para perceber que o ponto de luz é muito forte ao ponto de ser captado claramente ao contrario de todas estrelas no céu dessa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem nao sair o post com vide, aqui fica o link.

      http://videos.sapo.pt/WgVjd2JYUQIn0ZVdmtKY

      Eliminar
    2. Sim eu vi essa luz mas estava pulsante e em sentido descendente, muito baixo e sem ruido algum..eu e a outra testemunha ainda estamos incredulos como é que mais ninguem a viu...pelo video posso dizer que tem semelhanças com o que vimos apenas na estaticidade é que não..pois nós a vimos em movimento...no seu video recorda-se de ver alguma bola branca mais pequena por detras do objecto maior?

      Eliminar
    3. Nao vi! simplesmente foi isto, mas a própria luz era muito intensa o que provocava um certo brilho ou tipo raios como o sol, apesar de parecer estático tenho outro vídeo feito 2 min após onde a luz já se encontrava mais a direita já quase impossível de filmar do mesmo local.

      Eliminar
  9. Pareceuma estrela!
    Quais as cordenadas posição da camera para a luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim inicialmente parece, mas se observar com atenção ao vídeo consegue ao seg 35/40 observar a estrela mais intensa a única capaz de ser captada com esta maq. que foi filmada para servir de comparação com esta luz, o céu estava limpo e cheio de estrelas visível a olho.
      Em 2 minutos de diferença que gravei 2 vídeos a luz que se encontrava a NE passou para E (Antas, Porto)
      Se tiver alguma opinião com base a nível de astrologia partilhe comigo para eu próprio tentar perceber e tentar chegar a uma conclusão.

      Eliminar
  10. alguem me pode dizer quais os materiais para ver ovnis ontem as 22:30 estava na varanda a ver se via algum uma luz branca piscava rapidamente e foi de oeste para norte mt rapido dorou ums 16 17 segundos obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. errei a escrever perdao ontem as 22:30 vi uma luz branca piscando rapidamente de oeste para norte esteve presente 17 segundos mais o menos podem me dizer quai materiais para ver ovnis

      Eliminar