quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OVNI no Planeta vermelho

Após o histórico pouso da Sonda Curiosity em Marte no dia 5 de Agosto que o mundo cientifico está de olhos colados sobre o desenvolvimento da sonda que tem por missão recolher amostrar do solo marciano como também recolher inúmeras imagens do inóspito planeta, de forma a saber se este teve ou tem os ingredientes necessários para o surgimento de vida.

Curiosity é um laboratório sobre rodas que possui os mais modernos equipamentos de forma a recolher o máximo de informação cientifica sobre Marte e a sua geologia.

Algumas imagens recolhidas pela Curiosity, parecem ter despertado atenção de milhares de pessoas com imagem de alegado OVNI ou Ovni´s.
As imagens realizadas pela sonda são elaboradas em fotografia que por sua vez são elaborados vídeos denominadas de fotograma.
A sonda não está a realizar vídeos mas sim fotografias de alta resolução.



Será realmente um OVNI!
Existe uma explicação para este sucedido.
A imagem do alegado OVNI inicialmente como também o segundo, podem ser corpos celestes que devido á rotação do planeta a sonda terá capturado alguns corpos celestes em fotografia.
Embora a sombra da Curiosity não se mova será importante salientar que o mesmo ocorre no Planeta Terra nas primeiras horas do dia.
Serão visíveis algumas estrelas no periudo da manhã com alguma facilidade.
Podemos constatar que a luz solar se encontra sobre a retaguarda da Curiosity, o que indica a probabilidade de serem corpos celestes refletidos pelo Sol.


Sistema de câmeras da Sonda Curiosity


2 comentários:

  1. Olha, eu não entendo nada de astronomia, aliás não entendo muita coisa, mas uma coisa me deixou curioso no vídeo, de 0:13 a 0:16 o objeto faz uma orbita ascendente, em 0:17 para, e faz uma órbita descendente. Não me parece um comportamento normal de um planeta, cometa,satélite ou qualquer corpo celeste natural.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo um ovni. A sombra do Curiosity não se move. Não hà objectos celestes que se possam mover desta maneira.

    Um abraço

    Carlos

    ResponderEliminar