segunda-feira, 16 de julho de 2012

OVNI na cidade do Porto!

Segue o relato enviado pelo Sr. André Martins.

Na madrugada de hoje, 13 de Julho por volta das 5h05 da manhã tive o cuidado de filmar, através de um Samsung Galaxy Nexus um objecto bastante luminoso e de um tamanho bastante grande.
Vénus (dos pontos mais luminosos que se vễ no céu) encontra-se por cima de desse ponte de luz, sendo o mesmo 4 vezes maior que o ponto luminoso de Vénus conforme podemos ver no vídeo.
Tive o cuidado de filmar Vénus e e a luz para dar melhor a ideia do tomando do objecto luminoso que estamos a falar.




Nota: Verifico que entre as 4h e as 5h30 da manhã verifica-se sempre actividade visível a partir do Porto, local onde resíduo, sendo fácil para mim presenciar porque é a hora que chego a casa do trabalho, terei cuidado nas próximas noites para captar melhor filmagens em formato HD.


Atenciosamente,
André Martins

                                  Ufo Portugal

´Durante a hora mencionada e consulta do Stellarium, podemos verificar através da gravação elaborada pelo Sr. André Martins, que efetivamente os pontos luminosos se enquadram com o que encontramos no programa no dia e hora mencionada!



É possível observar Júpiter a cima e Vénus logo a baixo.
Um dos pontos que ajudou a obter esta referencia como a direção, posição que estava a filmar, foi ter filmado a Lua quando desvia o seu equipamento ligeiramente á direita.
Em ocasiões passadas, Júpiter e Vénus criaram algumas más interpretações devido á sua luminosidade neste caso luz refletida pelo Sol.
De certo que ao observar estes dois Planetas e sua configuração no horizonte é de que estarão relativamente baixos o que nos pode levar a pensar ser algo não natural.



Na imagem a cima, pegamos numa fotografia da cidade do Porto e a enquadramos com o mapa de estrelas da referida data - hora.
Ambos os Planetas nos podem criar alguma ilusão pelo fato de estarem afastado no horizonte mas nos parecer ser algo próximo e relativamente a baixa altitude.
Esta será a explicação mais plausível para esta observação.
Qualquer das formas recomendo a observar com atenção o céu na cidade do Porto a fim de poder efetivamente registar algo de anormal.
A movimentação Terrestre faz com que em determinadas horas sejam visíveis determinadas estrelas "Astros".

3 comentários:

  1. Atenção à fotografia da cidade do Porto ! A sobreposição do mapa das estrelas na foto está ERRADA. A foto escolhida está voltada a OESTE, quando a observação reproduzida direcciona-se a ESTE (como dá para perceber pelo "E" encarnado junto à ponte da Arrábida)! Assim, os "leitores" do Porto irão ficar confusos !

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida que o observador fez confusão, o ponto de luz é vénus, e o que está em cima desse brilhante ponto de luz é claramente jupiter, se puserem em slow motion na parte em que faz zoom no ponto de luz de cima dá para ver claramente que esta a filmar o inconfundivel jupiter. :) Bruno

    ResponderEliminar
  3. A imagem da cidade do porto não serve para referenciar a observação mas sim para explicar a observação angular dos Planetas perante a ilusão de baixa altitude!

    ResponderEliminar