segunda-feira, 9 de julho de 2012

Observação de OVNIs em Braga

Imagem ilustração
Segue o relato da testemunha...

"Atenção"

Os relatos estão sujeitos a alterações consoante as respostas que se vão obtendo ao longo do tempo, Ufo Portugal e testemunhas.


Data da observação: 07-07-2012
Hora 22:00h.


Gostaria de saber se alguém viu algo de anormal nos céus do norte cerca das 22H00 e se sabe de que se trata?
Encontrava-me na rua na companhia de vizinhos e alguém disse que lhe estava a cair algo na cabeça, como estava num jardim, pensando que fosse algo que caísse das árvores, olhei para o céu e vi:

Uma formação de cerca de 30 luzes que viajavam sempre em formação certa, cintilavam em cadência certa como se fosse o piscar das luzes de um avião.
Voaram baixo cerca de 15 minutos e depois inverteram o voo e desapareceram nas alturas tal como apareceram.
Fiquei tão incrédulo ao ver aquilo que nem me lembrei de fotografar ou filmar.
Quem estava comigo disse até que era o fim do mundo, diziam que as estrelas estavam a cair.
Nunca desde que me lembro de ser alguém, vi algo do género.

Algo parecido com uma luz do tamanho de um farol de um carro, que me parecia estar a uns kms de distância, com uma luz intensa no centro e desfocada gradualmente para fora como se estivesse nevoeiro, mas estava céu limpo.
Começou por crescer gradualmente imagino eu que ao aproxima-se na horizontal, parou então cerca de 5 minutos sem qualquer actividade e depois tal como apareceu assim desapareceu mas na vertical.


O que aconteceu no dia 7 foi algo mais estranho ainda e aí visto por muito mais pessoas do que eu imaginava, mas tal como disse, as pessoas retraem-se e só falam do assunto quando alguém pergunta se viram algo estranho no céu. Tentei saber no dia 8 se haveria mais alguém para alem da minha esposa, filho e 2 vizinhos que tivessem visto e afinal consegui mais 6 testemunhas além de um parque infantil que na hora tinha cerca de 7 ou 8 crianças que ficaram embasbacadas a olhar para o céu.

Parecia uma constelação do género ursa maior, só que a mover-se completa e as estrelas que a compõem a piscar com uma sequência perfeita.
Vi algo parecido no site cujo endereço envio abaixo ( vídeo ).




Envio-vos duas imagens com um esquema tosco, mas elucida mais ou menos o que aconteceu. Isto demorou cerca de 15 minutos. Na segunda imagem tento demonstrar mais ou menos a relação tamanho/altura de voo, do nosso ponto de vista. As estrelas a vermelho, servem apenas para elucidar, porque as luzes eram brancas e piscavam com grande intensidade.






Dinis D. P. Borges


                                      Ufo Portugal

Segundo a informação que nos foi possível recolher, na referida noite não ocorreu qualquer manifestação de astros, como chuva de estrelas, meteoritos etc.
Vamos ficar analisar e aguardar por mais detalhes de outras ocorrências como de imagens que nos possam ajudar a identificar algo ou mesmo a desmistificar objetos conhecidos.

Se observou algo na zona ou nessa espetiva noite, queira por favor emntrar em contato com o Ufo Portugal.
ufo_portugal@sapo.pt

18 comentários:

  1. Por mero acaso encontrei o seu comentário e tenho a registar algo igualmente estranho no céu de Viseu, mas cerca de 1 hora mais tarde.
    Eram bastantes luzes no céu mas de uma forma ordenada iam da direita para a esquerda e em 30 segundos desapareceram. Muito bizarro, sem dúvida. Algo que notei também foi o silêncio que tomou a zona na altura, verdadeiramente arrepiante.

    ResponderEliminar
  2. Existem outros pequenos relatos em redor de Braga.
    Relatos de observação de uma luz estranha como designam as tetemunhas!
    Devido á falta de muita informação vital, esses relatos são somente a observação de uma luz que poderia ser Satélites etc, o que não são de alguma forma vàlidos para adicionar a este avistamento a cima mencionado.
    Claro que todos os e - mails envidos com os testemunhos são de extrema importancia.
    Ajuda a confirmar ou não que algo ocorre na referida região.
    Porem a sua observação tem as semelhanças referenciadas pela testemunha da informação "relato".

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Sou um frequentador assíduo deste blog porém esta é a 1ª vez que comento. Sou de uma aldeia que pertence ao concelho de V.N.Famalicão e este por sua vez pertence ao distrito de Braga, e como é possível ver, existem nos últimos dias avistamentos aqui por perto e como tal acho interessante deixar-vos aqui também um avistamento meu parecido em parte ao do autor deste texto. Aproximadamente 2 meses atrás, num Domingo ao anoitecer eu vim á varanda de minha casa e como já é costume olhei para céu. Deparei-me com uma luz idêntica á que foi aqui retratada "Algo parecido com uma luz do tamanho de um farol de um carro". O que eu vos posso dizer é que essa luz estava a uma altura aproximada da altura que voam os aviões que por aqui passam. Durante alguns segundos observei atentamente mas ela não esboçou qualquer movimento nem mudança de intensidade ou cor, questionei-me o que seria, era anormal ver aquela luz ali(pensei que pudesse ser Vénus, mas dada a proximidade não fazia sentido). Observei-a aproximadamente 1 minuto, entrei para a cozinha coloquei a comida no microondas isto demorou nem 20 segundos, e voltei á varanda a ver se havia alterações na luz, mas para espanto meu a luz havia desaparecido e na direção de onde se encontrara essa luz estava um avião comercial a aproximar-se(rotas normais). Será que essa luz desapareceu porque o avião vinha na sua direção? O que é certo, é que nunca mais vi essa luz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima Bruno, camera na mão...
      Em relação aquela tua ideia de juntarmos os aficionados, em determinado lugar de Famalicão, é valida e esta de pé. Abraço...

      Eliminar
  4. Eu também vi algo estranho nessa noite, de dia 7 para 8, por volta das 00h30, também na zona de Famalicão. Mas eram uma espécie de 2 estrelas muito brilhantes e grandes, perto uma da outra, estranhei e saí para o jardim para ver melhor (pois reparei nelas através do vidro da porta), pois não estava a ver q estrelas pudessem ser. Nesses segundos em que abri a porta e saí, desapareceram e no mesmo lugar vi o q pareciam 2 estrelas normais com pouco brilho, mas que estavam a deslocar-se as duas na mesma direcção, uma atrás da outra, como q se uma seguisse a outra, em direcção a Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrava-me com a minha namorada em Freamunde (concelho Paços de Ferreira) na madrugada de dia 7 para 8 de Julho de 2012 e vimos o mesmo fenómeno que descreve. Durante uns 5 minutos vimos duas "estrelas" a moverem-se em movimento contínuo, sempre na mesma direção, sempre à mesma distância. Não cintilavam. As luzes foram ficando cada vez mais ténues até que deixámos de as ver. Alguma explicação para este avistamento? Já tentei pesquisar na internet rotas de satélites, cometas, etc mas ainda não tenho uma justificação plausível.

      Eliminar
    2. Foi mesmo isso Overflow :) Só perderam a parte em que cintilavam bastante e eram grandes :)

      Eliminar
  5. MORO PROXIMO DA CIDADE DE BRAGA. UM POUCO MAIS A NORTE.
    DEPOIS DESTA NOTICIA ANDEI A OBSERVAR O CEU NOCTURNO COM MUITA ATENÇÃO.
    VI O MESMO QUE AQUI MENCIONAM E MELHOR CONSEGUI FOTOGRAFAR ESSA LUZ ERRANTE QUE EM DETERMINADO MOMENTO SE ELEVA NA VERTICAL A UMA VELOCIDADE LOUCA.
    IREI ENVIAR A FOTO PARA O UFO PORTUGAL VOS PODER MOSTRAR.

    ResponderEliminar
  6. Não conheço (embora tenha vontade de conhecer) , mas a região de Braga está me parecendo um "UFOPORTO" tantas os avistamentos que apresenta.

    ResponderEliminar
  7. Vi isso com o meu chefe da segurança privada em braga enquanto estavamos a fumar um cigarro.
    Pensamos ser um avião, mas o problema é que se apresentava com mais de 5 luzinhas intermitentes que se afastavam no horizonte.
    Todas elas afastadas umas das outras.

    Sergio Cabrito
    S.P. B

    ResponderEliminar
  8. Vim passar férias a covas com os meus pais a covas (por cima de viana do castelo, em Portugal), e agora mesmo a minha mae pediu para ir com ela por o lixo lá fora e decidimos ir todos, quando estavamos a voltar para casa, a minha mae diz que ve uma estrela a movimentar-se, e eu disse que era um avião, e era mesmo, mas ao lado estava tbm uma "estrela" (parecia a estrela polar, embora muito provavelmente não e seja), e está a movimentar-se sempre por norte sem parar e ficámos incrédulos, foi mesmo há pouco, deve ter sido ás 21:15 do dia de hoje, 9 de agosto de 2012.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou do Porto, e não avistei nada, mas irei estar mais atento, qualquer coisa eu aviso.

    ResponderEliminar
  10. Avistei o mesmo fenómeno hoje. Várias pessoas da minha rua também o avistaram. Zona de Braga!!

    ResponderEliminar
  11. Bom parece k se esta a tornar algo continuo, hoje 23-09-2012 pelas 24:30 voltou acontecer nos ceus.foi uma coisa sem descrição uma luz muito parecida com led a piscar. Foi passando um perante outro quando derepente apareceram imensos.tendo em conta que alguns baixaran de altitude sobrevoando os telhados de habitações nos aredores de Gualtar trazendo a trajetoria do Bom Jesus pasando por Gualtar e seguindo para Adaufe...
    O que sera k anda a sobrevoar???

    ResponderEliminar
  12. Hoje, 27 Julho 2014, por volta das 00:30h, avistei desde Sta Marta em Viana do Castelo cerca de 40 luzes a piscar como se fosse um aglomerado de foguetes sobre Portuzelo, relativamente perto. Reparei que estes piscavam constantemente na mesma posição e portanto não era fogo de artifício como pensei inicialmente. Parei o carro para observar melhor e após cerca de 5min na mesma posição, as luzes abandonaram o aglomerado e começaram a subir seguindo-se umas às outras, não em linha reta mas em formas de S até se parecerem com estrelas muito distantes, mas sempre a piscar. Uma delas sobressaiu porque ia mais rápido do que as restantes. Até que deixei de vê-las após cerca de 20 min. Penso que se tratava de ovnis. E soube de outra pessoa que viu também na zona de Sta Marta.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,
    Somos de VNgaia e há dois anos vimos em duas noites seguidas essas mesmas "luzes". Na primeira noite (01h30) sentido nascente-poente a grande altitude. na segunda noite (23h30) sentido norte-sul em sentido ascendente direitinho para a constelação de escorpião (antares), mas desta vez bem baixo, não se ouvia qualquer som. De notar que passou por cima do hotel Holiday inn, e era bem maior.

    ResponderEliminar
  14. Dia 28 de Setembro de 2016 seria aproximadamente meia noite quando estava a seguir o movimento de um avião...quando olha mais para sul vejo uma luz muito mais intensa do que o avião que eu seguia ...mas está luz que eu reparasse não piscava e vinha no sentido sul norte . Moro na Lage freguesia de Vila Verde e distrito de Braga.. de repente a luz que até não vinha com grande velocidade mas a uma altura considerável....talvez semelhante à dos aviões...cerca de 10 km de altura....estagnou...parou por completo!!!! E eu pensei logo que que estava a presenciar um fenómeno fora de série....pois só tinha visto igual no YouTube....passados cerca de 5 segundos...não sei porque razão o objecto arranca no sentido ascendente a uma velocidade fora de série desaparecendo na altitude imensa...não sei se por causa do avião que não estava tão longe assim...mas o que vi foi sem dúvida um objecto voador que nao era do nosso planeta porque ainda faltam muitos anos para chegarmos aquele tipo de tecnologia.....pena não ter gravado mas mesmo se tivesse gravado não sei se iria captar o momento nas melhores condições...enfim...fica aqui o meu registo . Um bem haja para os crentes...agora para os cepticos só lhes dejeso uma coisa...que ESTUDEM!

    ResponderEliminar
  15. Dia 28 de Setembro de 2016 seria aproximadamente meia noite quando estava a seguir o movimento de um avião...quando olha mais para sul vejo uma luz muito mais intensa do que o avião que eu seguia ...mas está luz que eu reparasse não piscava e vinha no sentido sul norte . Moro na Lage freguesia de Vila Verde e distrito de Braga.. de repente a luz que até não vinha com grande velocidade mas a uma altura considerável....talvez semelhante à dos aviões...cerca de 10 km de altura....estagnou...parou por completo!!!! E eu pensei logo que que estava a presenciar um fenómeno fora de série....pois só tinha visto igual no YouTube....passados cerca de 5 segundos...não sei porque razão o objecto arranca no sentido ascendente a uma velocidade fora de série desaparecendo na altitude imensa...não sei se por causa do avião que não estava tão longe assim...mas o que vi foi sem dúvida um objecto voador que nao era do nosso planeta porque ainda faltam muitos anos para chegarmos aquele tipo de tecnologia.....pena não ter gravado mas mesmo se tivesse gravado não sei se iria captar o momento nas melhores condições...enfim...fica aqui o meu registo . Um bem haja para os crentes...agora para os cepticos só lhes dejeso uma coisa...que ESTUDEM!

    ResponderEliminar