sábado, 26 de maio de 2012

OVNIS em Santa Marinha do Zezere "Portugal"

Desde o inicio do ano corrente 2012, que o Ufo Portugal tem vindo a receber uma série de relatos sobre a observação de estranhas luzes da qual maioria dos observadores descrevem essas luzes como estrelas em movimento.

Este relato nos é enviado por um seguidor do Ufo Portugal, que optou por não revelar a sua identidade residente em Santa Marinha do Zezere.

Este nosso seguidor tem vindo a efetuar observações astronómicas, da qual tem reparado em algumas luzes estranhas na atmosfera.
Na madrugada do dia 23 de Maio das 03:00h ás 05:15h aproximadamente a nossa testemunha, reparou numa estranha luz pulsante que se movia muito pouco e após pulsar tinha um intervalo de 5 a 7 segundos sem emitir qualquer luminosidade.
Esta observação teve a duração de umas duas horas aproximadamente.
Munido de uns binóculos, se apercebeu que a luz não parecia ser refletida pelo Sol, portanto, não sendo um Satélite mas sim algo com luz própria.

Santa Marinha do Zezere
No dia seguinte 24 de Maio também durante a madrugada, aguardava pela observação do Satélite Iridium 75, que após consulta no Web Site, heavens - above e ajuda do Stellarium, verificou que este ficava no seu zénite para uma perfeita visualização ás 03:35h dessa madrugada.
A observação seria perfeita visto não ter qualquer luz artificial em seu redor numa área de dois quilómetros.

A testemunha devido a ter que levar o seu irmão a Campanhã "Porto", bem cedo terá resolvido ficar a observar o céu durante a referida espera.
No exato momento da observação do Iridium, sente um forte brilho no seu canto esquerdo.
Era uma luz pulsante extremamente forte diferente de todas as luzes que já tinha observado anteriormente.
Esta seguia com o trajeto de Oeste para Este com uma magnitude de -5.
A baixo desta surge uma segunda luz aproximadamente 10º onde deduziu as medidas através de contagem com os dedos.
Após observar estas duas luzes reparou numa terceira luz o que o fez ficar mais curioso como também ficar em adrenalina para referida observação, pois alega que o que estava a observar não era nada normal "conta".
Nesse momento chamou o seu irmão que se encontrava no interior de casa para observar estas três misteriosas luzes.
Mas acabaram por encontrar no total umas 9 a 10 destas luzes pulsantes em movimento que teve a observação de uns dois a três minutos.

Após esta observação e durante viagem, manteve conversa com o seu irmão sobre a estranha observação que efetuaram no momento ainda há porta de casa.
Após troca de palavras as cores definidas destes objetos seria de amarelo e verde.

Este observador acredita que ele e o seu irmão não terão sido os únicos a observar estas luzes, pela sua deslocação e brilho que facilmente desperta atenção de qualquer pessoa.
Desta forma partilha a sua observação com a finalidade de encontrar mais pessoas que tenham observado o mesmo na madrugada de 24 de Maio como também de encontrar uma explicação racional para a sua observação.

Se você observou algo similar ou mesmo nessa madrugada, queira entrar em contato com ufo_portugal@sapo.pt

O Ufo Portugal através das horas mencionadas no programa Stellarium encontrou alguns Satélites, porem a quantidade de objetos mencionados e tempo de observação exclui de momento a possibilidade de ser um Satélite ou conjunto destes.


Perante descrição, localização e horário somente um Satélite na sua magnitude.

Qualquer das formas aqui fica o vídeo de observação dos Satélites e Astros na localização de Santa Marinha do Zezere perante a nossa testemunha.
Seria esta a sua observação no devido momento.





Após elaboração desta noticia, Sérgio Ramos residente na Vila do Redondo Alentejo, nos faz chegar a informação de que também ele teria observado nessa mesma noite 24 de Maio, duas luzes que lhe terão despertado atenção por volta da uma da manhã.
Sérgio Ramos se encontrava a fumar um cigarro, quando observa pelo canto do olho a "NE" Neste, duas luzes de coloração azul, uma dela com um brilho muito intenso.
Luzes estas que estavam localizadas há estrela Ursa Menor.
Esta observação durou alguns escassos segundos afirma Sérgio Ramos também ele aficionado e conhecedor em astronomia, alegando também que não se trata de qualquer Satélite.

Através do Stellarium, podemos verificar que na hora e data referenciada não existe qualquer Satélite visível na constelação da Ursa Menor.


Somente a baixo desta eram visiveis três Satélites: Cosmos 482 Descent Craft, SL - 6 R/B (2) e ERS - 2, como nos mostra a figura abaixo.


Sobre a possibilidade meteoros "chuva de estrelas", a Sociedade Portuguesa de Astronomia, faz chegar ao Ufo Portugal a seguinte informação.

Nos calendários que a International Meteor Organization (http://www.imo.net/) disponibiliza não existem agendadas chuvas de meteoros nas datas que refere.


EM INVESTIGAÇÃO

10 comentários:

  1. Tenho uma foto estranha tirada de dia em 23 de maio, em Baião, concelho a que pertence Santa Marinha do Zêzere Fernando Sousa (fesosos@clix.pt)

    ResponderEliminar
  2. Se nos puder enviar a foto agradecia.
    ufo_portugal@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Alguma coisa anda a ser vista, resta saber o que.

    ResponderEliminar
  4. Ao que parece, a pessoa que fez a observação não é nenhum amador neste ramo. Pra esta pessoa achar que é algo anormal, deve realmente o ser.Também não sei o que é.

    ResponderEliminar
  5. Só não entendo os nossos jornais por não fazerem qualquer referência a estas histórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que não é algum tipo de censura, mesmo que velada, a este tipo de notícias?

      Eliminar
  6. Concordo com o Henderyck.
    Porque será que os jornais nunca falam destas coisas em portugal!
    Já repararam que eles só divulgam material de fora e ainda sabendo que são fraudes!
    Porque será que não divulgam o que se passa em portugal?
    CENSURA!!!!!!!

    JP

    ResponderEliminar
  7. Pessoalmente não dou muita credebilidade á imprensa em Portugal.
    Os Jornalistas não entendem nada sobre Ovnilogia como cometem muitos erros consecutivos neste tipo de informação.
    Os mesmo preferem politica e desporto.

    É devido a essa situação que existe o Ufo Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião Nuno,a imprensa raramente faz referência a avistamentos ovni no nosso país.Havia de haver mais interese, seriedade, e divulgação neste assunto.

      Eliminar
  8. Boas a todos.
    Estou de total acordo com as vossas palavras em relação ao jornalismo e os ovnis.
    Será que existe mesmo censura sobre o tema em portugal!
    Já fico seriamente a pensar que sim.
    Onde estão os jornalistas para cobrirem reportagens sobre as observações que são efectuadas no dia a dia!!!!

    Anda tudo a dormir

    ResponderEliminar