sábado, 25 de setembro de 2010

OVNI OU FENÓMENO ATMOSFÉRICO NATURAL

Foto enviada por- Emanuel Correia.

Residente em Portimão Algarve.

Maquina Modelo - Canon D 50.












Foto obtida no dia 16 de Setembro durante temporal.

Palavras da primeira pessoa...

Aqui deixo outra foto, tirada ha dois dias ( 16/09/2010 )durante a trovoada cá em Portimão, tenho o original da foto em raw se depois se quisere, esta foi tirada com a minha canon 50D profissional, a 30 segundos

iso 500, a 50mm, com lente canon 28/135, na altura da outra foto ha dois ou 3 anos eu nao precebia muito de fotos, tinha aquela fuji 7000 e fotografava tudo e mais alguma coisa, mas agora com esta e sendo profissional posso te garantir que nao é da lente nem sujidade seja da lente ou do sensor, ja falei com mais dois fotografos e todos sao da opiniao que alguma coisa estava la na altura, e como o tempo de exposiçao nesta foto foi de 30 segundos seja o que for nao saiu do sitio ou pouco se mexeu pois nao ha arrasto de luz quase nenhum, o que penso que mete logo de fora avioes ou meteoritos, como podes ver pelas casas em baixo nao houve tremidos tb da parte da camera , depois desse raio cair a luz em parte da cidade foi abaixo durante 3 minutos volta disso, é facil confirmar junto da populaçao a foto foi tirada ás 3 e 20 da manha e o objecto aparece em 3 fotos seguidas parado no mesmo local, nao aparece na foto antes nem nas depois, o que por mim exclui sujidade da lente ou do sensor, nas 2 fotos depois tb se pode confirmar o que falo da luz ter ido abaixo, mas tb nao é coisa fora do normal quando ha trovoadas fortes.
Gostaria que analissases a foto.
Obrigado mais uma vez pelo excelente trabalho na outra foto mais antiga.
Obrigado e Abraço


Clicar na imagem para ampliar
 Esta aqui uma das fotos a seguir, se fosse lente ou sensor via-se, tb foi a 30 segundos estas, na 1 podes ver as luzes apagadas em parte da zona e algumas acesas devem estar ligadas a algum lado diferente e o objecto ainda no céu, o que exclui algo a ver com a luz do relampago, na outra ja não está o objecto la,  e a luz ja tinha voltado, se fosse da lente ou sensor da maquina ainda tava la.




Clicar na imagem para ampliar


    UFO PORTUGAL

Poderia julgar se tratar de simples energia atmosférica libertada pela descarga electrica da trovoada com o raio que podemos observar na imagem, porem mais de 30 segundos nos leva a descartar essa possibilidade.

Existem muitos fenómenos atmosféricos como....


Raio circular


Jatos gigante atigem mais de 40 km em micró segundo.

OVNIS





Aqui fica a questão.
Fenómeno atmosfrérico ou Ovni!

Continuação 02/10/2010
Slide de Fernando Ramos


Após a observação atenta deste Slide e outras imagens, se descobriu que a luz acima é devida a um reflexo de luz de um poste de iluminação.
Não é muito difícil de entender.
Se reparar na iluminação da foto e respectiva luz do poste de iluminação, vai também ver o mesmo objecto com aumento ou diminuição de luz.
Recentemente num vídeo efectuado em Vila Real acontece o mesmo quando a pessoa em questão manuseava a camera de filmar se poderia observar o mesmo tipo de luz durante o processamento de Zoom.
30/10/10

11 comentários:

  1. Se me permite Nuno, numa foto com uma exposição de 30 segundos, como o Nuno sabe, muita coisa pode acontecer (ficar registado).
    Isso não significa que o fenómeno tenha durado 30segundos.

    Conforme o Nuno refere, julgo tratar-se de um raio que passou de uma nuvem para a outra devido proximidade entre ela o que fez com que não houvesse uma descarga para o chão.

    ResponderEliminar
  2. Discordo Fernando.
    Ter uma foto com o objecto e passados 30 segundos continuar a ver o mesmo objecto, não me parece que seja um raio sobre nuvem.
    Foi o que pensei inicialmente, mas um raio de trovão não fica durante 30 segundos no mesmo local e muito menos com a mesma forma.
    Se o Sr. Emanuel alega ter 3 fotos onde existe o espaço de 30 segundos, então algo esteve ali no local durante esse tempo.
    Atenção que não me refiro a Ovni ou Ovet.
    Na minha opinião pessoal estou inclinado para fenómeno atmosférico natural.
    Ainda estou a estudar esta imagem.
    Espero em breve conseguir identificar o fenómeno.
    Por esta razão coloquei as fotos com o objectivo de ver a opinião das pessoas.
    Abraço
    Nuno Alves

    ResponderEliminar
  3. Será uma luz reflectora por detrás do fotografo em algum vidro ou janela!
    Pode criar uma ilusão ao fotografo.

    João Carlos

    ResponderEliminar
  4. Boas, não é luz reflectora de vidro nem nada pois fotografei com a janela aberta, ainda nao estava a chover tenho outras fotos dos relampagos tiradas na mesma altura tb nao tem nada, o objecto aparece em tres fotos seguidas, o que deu por volta de 1 minuto e meio volta disso entre as tres fotos, apenas nao esta na foto antes nem nas depois, pra nao haver duvidas enviei ao nuno a foto no estado mesmo original em Raw, pra ver que nao mexi na foto, num forum ja me falaram em flare da lente, nao me parece pq nas outras tb nao tenho, ja tirei fotos ao mesmo local apontando directamente as luzes na estrada ai fico com flare mas nada que se pareça com essa imagem, fico com o flare normal hexagonos ou circulos transparentes grandes,agora so mesmo fotografando nas mesmas condiçoes, com o relampago incluido na foto so assim poderia saber se era flare ou não, apesar de me parecer uma mancha muito solida pra ser flare. Nesse relampago a luz da zona foi abaixo nas casas, ruas etc, o que se ve na foto a seguir, metade da zona ainda sem luz, e o objecto continua nessa foto.

    ResponderEliminar
  5. Caro Emanuel Correia.
    Existem imagens e elatos de ovnis durante trovoadas.
    Era miudo e recordo - me perfeitamente bem de ver num livro Readers Digest as mesmas imagens que o Emanuel apresenta.
    Não se trata de fenómeno atmosferico.
    Um investigador Australiana e Peru defendem que os ovnis recolhem energia de trovoadas, centrais electricas.
    Pode ser o que aconteceu.
    Você fotografou um ovni a processar a energia libertada pela trovoada.
    A luz pode ser o reflexo da luz existente sobre a fuselagem.
    É a minha opinião.

    Augusto

    ResponderEliminar
  6. Não tinha percebido que essa luz esteve 30 segundos "acesa".
    Já agora, e se o Nuno me permite usar o seu blogue como meio de comunicação, gostava de perguntar ao Sr. Emanuel Correia, ou ao Nuno que tem as fotos, se a luz está sempre no mesmo local e posição ou se há algum movimento.

    De facto, se a luz esteve sempre no mesmo local é muito estranho. Um fenómeno natural em rpincioo não fica estático e muito menos algo do género, com emissão de luz sem uma base fixa ou de apoio o faz.

    Seria possível o Sr. Emanuel Correia enviar-me também a sequencia das fotos?
    O meu obrigado desde já. Ao Nuno, pelo "abuso" que estou a fazer do seu blogue e ao Sr. Emanuel Correia, quer me envie as fotos ou não.
    Meu mail:
    ramos.fjc@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Já pensaram qee pode ser um avião a longa distancia com o farol de aterragem ligado!
    Está próximo do aeroporto de Faro.
    Mau tempo faz com que os aviões liguem as luzes de aterragem.

    ResponderEliminar
  8. Porque será que quando surge um ovni, tentam arranjar nomes e desculpas para dizer que é objecto terretre quando pode não ser!
    Seremos unicos neste universo!

    Lucia Lima

    ResponderEliminar
  9. Sr Ramos vou-lhe enviar as fotos depois diga qualquer coisa... Aviao ,vejo tb alguns por aqui mas isto nao é assim tao perto de faro nunca vi avioes com aquela luz so as normais pisca pisca e nao passam por aquele lado... Moro numa zona nos arredores da cidade por isso tenho pouca luz aqui na zona o que me facilita observar o céu, moro no ultimo andar e a minha sala é toda em janelas do lado da rua o que me permite durante a noite toda observar o ceu, numa zona alta, vejo a cidade quase toda de cima e tenho visto e filmado coisas bastante interessantes no ceu, como a ultima a semana passada, um ponto branco tipo estrela que se deslocava da esquerda pra direita entre as estrelas, e de repente virou pro lado da minha casa, falando comum, vinha de um lado pro outro depois e virou pro meu lado :) desapareceu pouco depois. So consegui filmar a luz a vir pro meu lado ja nao consegui apanhar ele a virar, nao conseguia focus, sei que fazem vigilias durante noites alguns grupos e tb veem objectos desconhecidos por vezes, eu praticamente estou de vigilia todas as noites tlv por isso apanhe estas coisas.

    ResponderEliminar
  10. Depois de receber as fotos do Sr. Emanuel, fiz uma montagem animada das fotos pela sequência dos nomes das fotos que ele me enviou.

    Na sequência reparei que a posição do fenómeno é exactamente o mesmo, sem que haja uma ligeira alteração de posição.

    Pessoalmente descarto assim a possibilidade de algum fenómeno natural, pela sua imobilidade no ar assim como a possibilidade de se tratar de um avião, como se propões acima.
    Se fosse um avião, heveria uma alteração na posição de luz no ar, coisa que não acontece.

    Resta-nos a possibilidade de se tratar de facto de um fenómeno extraterrestre ou de um reflexo de algum tipo de iluminação na lente da máquina (os flares) apesar de ter dito que já tinha tentado várias hipóteses.

    Terá de tentar lembrar-se da disposição dos objectos no local onde fez as fotos, da existência de fontes luminosas fracas (aquário, candeeiro com luz regulável, luz de presença, etc).

    ResponderEliminar
  11. Só tenho algo a dizer.
    O Fernando Ramos fez um mágnifico trabalho.
    O Slide permite - nos, poder observar de uma outra prespectiva o fenómeno.
    Concordo com as suas palavras.
    Mas não sei se será algo extraterrestre.
    Até ao momento não o foi possível identificar.

    ResponderEliminar