sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O arquivo de Luis Altamirano

















O IIEE de Chile o administrará
No sábado 11 de outubro do ano em curso, o IIEE de Chile fez-se cargo do arquivo completo de Luis Altamirano em seu domicílio particular.
Para tal efeito, o IIEE obteve a respectiva autorização dos Serviços Sociais do Instituto Nacional de Geriatría que lhe atendeu em Santiago, e um Poder Especial outorgado e assinado pelo próprio Luis Altamirano com data 25 de Outubro de 2008, em Casablanca (V Região) onde o pesquisador expressa sua vontade que o IIEE administre este imenso arquivo, relacionado com seus longos anos de recopilación e cuja única finalidade é que não se perca este labor realizado dia a dia e com grande esforço por sua vez.
Nestes momentos se esta catalogando em dependências do IIEE a grande quantidade de material retirado de casa do pesquisador.

O arquivo geral consta de material audiovisual, fitas gravadas, livros, e uma imensa quantidade ainda não determinada de recortes de jornais, revistas e imprensa escrita, todo relacionado com o mundo da ufología nacional. Seu translado às dependências do IIEE foi só possível num veículo de grandes proporções.
Demais esta dizer que na catalogación e classificação deste material se encontraram verdadeiras reliquias relacionadas com o tema dos OVNIS, as quais se teriam perdido no tempo de não ter tomado esta decisão.
O IIEE espera compartilhar e mostrar todo este material mês a mês em sua página SITE, (
http://www.iiee.cl ) ou a quem deseje apreciá-lo pessoalmente, e é bem como comentaram-nos que se inaugurará um espaço especial denominado Os Arquivos X de Luis Altamirano, onde se exporá pouco a pouco algumas reliquias da ufología chilena, que vão desde notícias dos anos 1800 até nossos dias. Relatórios inéditos sobre alguns casos nunca publicados, bibliografías de origem nacional quase impossível de encontrar hoje em dia, centos de fitas que contêm a maioria dos programas radiales de Patricio Varela, e todo um entresijo de cartas e escritos que poderiam servir para realizar uma documentada história dos OVNIS em Chile e também de seus componentes… os ufólogos, ao longo dos anos, etc, etc…
Consultado Patricio Arias, co-fundador do IIEE de Chile, expressou-nos que este labor se converteu numa verdadeira “experiência religiosa” e esta sendo um esgotador trabalho de classificação e ordenamento do material, pois este não se encontrava com um método de classificação definido, mas que trabalham com a melhor vontade para que ao final se reconheça e perdure o trabalho de uma pessoa que dedicou toda sua vida a nossos temas. . e seu esforço sirva pára futuras gerações de pesquisadores.
Equipo Redação
NOUFA-Chile

Tradução Espanhol / Portugues...

Sem comentários:

Enviar um comentário