sábado, 3 de maio de 2008

Aquecimento global estagna na próxima década

Correntes do Oceano Atlântico podem contribuir para um arrefecimento global

Aquecimento global estagna na próxima década

O aquecimento global do planeta Terra pode entrar numa fase de estagnação durante a próxima década, devido ao ciclo natural de oscilação das correntes do Oceano Atlântico. O novo modelo de antevisão, desenvolvido por uma equipa de investigadores alemães, demonstrou que existirá um arrefecimento nos próximos dez anos.



Esta oscilação natural das correntes atlânticas, actual responsável por transportar as águas quentes dos trópicos para latitudes próximas da Europa, é um fenómeno ainda pouco conhecido, mas que ocorre todos os 60 a 70 anos. Isto permitiria explicar o aumento de temperatura verificado no início do século passado, antes de um arrefecimento na década de 40.

Apesar das boas notícias, que entusiasmam os cientistas, pois dão mais tempo para planear o futuro da Terra, o mesmo modelo dá conta de um aumento repentino da temperatura global a partir de 2020.

Os investigadores não se mostraram surpreendidos com os resultados, esperando que isso não abrande a urgência de adoptar medidas para evitar a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Inf - Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário